Subscribe:

Páginas

22 de fev. de 2010

PT tem até agora seis candidatos a deputado estadual e dois à Câmara Federal

Até o momento o PT potiguar dispõe de seis candidatos a deputado estadual e dois a deputado federal.

Os seis candidatos a deputado estadual são: Fernando Mineiro, que concorre à reeleição; ex-vereador Hugo Manso; Manoel Cândido, presidente da Fetarn; ex-prefeito de Antônio Martins, médico José Júlio; Ex-deputado Júnior Souto; e Raimundo Glauco.

Para a Câmara Federal irão concorrer Fátima Bezerra, candidata à reeleição; e Geraldo Pinto, o Geraldão.

O PT também já comunicou à governadora Wilma de Faria(PSB) e ao vice-governador Iberê Ferreira(PSB) que irá apresentar candidato ao Senado.

O nome que se apresenta é do ex-vereador Fernando Lucena.

Advogado Marcos Antônio da Silveira é nomeado para o TRE na vaga de Fernando Pimenta

O advogado mossoroense Marcos Antônio da Silveira Martins Duarte será o substituto do juiz Fernando Pimenta no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte(TRE/RN).

A nomeação de Marcos Antônio foi publicada na edição desta segunda-feira(22) do Diário Oficial da União.

O comunicado da nomeação foi feito à deputada federal Fátima Bezerra(PT) na manhã de hoje pela Casa Civil do Governo Lula.

Marcos Antônio encabeçava uma listra tríplice e contou com o apoio de Fátima e da governadora Wilma de Faria.

Os dois outros advogados que integravam a lista tríplice eram Wlademir Capistrano e Klebet Cavalcanti.

Agaciel de novo, nos braços do povo?

O ex-diretor geral do Senado Agaciel Maia completou, no último dia 10, 33 anos de Senado, em trajetória marcada tanto pela polêmica, com envolvimento com denúncias de trens da alegria e atos secretos, quanto pelo bom trânsito nos bastidores políticos de Brasília.

Amigo do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), epicentro da maior crise da história da instituição, e apontado em sindicância como um dos responsáveis pela emissão de centenas de atos secretos, as fotos e o nome de Agaciel migraram nas últimas semanas das páginas de política do noticiário para as ruas, em cartazes e adesivos de carro.

Com a marca da autopromoção típica dos candidatos a cargos eletivos.

Um sinal de que, em pleno ano eleitoral, uma candidatura estaria a caminho. Afinal, depois de perder o cargo de diretor-geral, Agaciel se filiou ao PTC no início de outubro de 2009. “O futuro a Deus pertence”, despistou na ocasião.

Alguns meses depois, o futuro concedido por Deus materializou-se em cartazes como o que ilustra a reportagem. Ou em adesivos com o endereço do blog de Agaciel ou com os dizeres “Amigos do Agaciel”.

O que significa tudo isso? O ex-diretor geral do Senado jurou ao Congresso em Foco, em entrevista concedida na sexta-feira (19) que não quer dizer candidatura. “Não sou candidato a nada”, garantiu o servidor do Senado, instalado em uma sala na Subsecretaria de Pesquisas do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), para onde foi transferido depois de afastado da Diretoria Geral pelo próprio Sarney.

Em cima da mesa, chamava a atenção uma coleção de livretos infantis do dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de clássicos como "O soldadinho de chumbo", "O patinho feio" e "A roupa nova do Imperador".

Segundo Agaciel, toda essa promoção gira em torno do blog que criou. “A construção desse blog é para dar vazão à minha atividade acadêmica, apesar de todo o trabalho que tenho. É uma atividade que quero desenvolver para não ficar parado. Eu prefiro me manter em movimento”, disse.

Ele acrescenta que, após décadas de trabalho sem ausências e “sem tirar sequer um atestado médico”, sentiu falta da rotina nas atividades legislativas da instituição – 14 anos só à frente da Diretoria Geral, por indicação de Sarney. “Foi o pior castigo que recebi. Imagine, depois de tanto anos de trabalho, ficar em casa, olhando para a empregada. Ou você bebe ou você engorda de tanto comer.”

Agaciel explicou que o material distribuído serve como divulgação de seu blog e de sua atividade “acadêmica”.

E que a iniciativa é apoiada por um “patrimônio de amizade” construído em 35 anos de Brasília – natural de Brejo do Cruz, município da Paraíba, ele chegou a Brasília no final de 1974.

Periferia - Na terça-feira de carnaval, a reportagem obteve um exemplar do calendário 2010 no qual Agaciel aparece sorridente, com cabelo bem penteado e imagem da Ponte JK em segundo plano, adornada pelo já famoso pôr-do-sol da capital federal.

Logo abaixo da foto, registra-se a frase “Que as bênçãos de Deus sejam constantes em seu lar”, com a assinatura destacando o sobrenome Maia em letras maiores em relação ao pré-nome.

O que parece uma peça de campanha (foto) foi encontrada em uma oficina de automóveis do Paranoá, bairro da periferia de Brasília. A estampa do material de campanha é típica dos aspirantes a parlamentar: foto bem tratada, dizeres afetuosos e “serviços” como calendário e telefones úteis (bombeiros, Polícia Militar, Procon etc).

Na parte inferior do cartaz, Agaciel disponibiliza seu endereço eletrônico. Uma rápida consulta ao site não é suficiente para perceber a clara orientação eleitoral.

Mas aos poucos fica evidente o caráter de auto-exaltação do “blog”: em clique feito às 19h25 da última quinta-feira (18), o primeiro tópico era “8 habilidades essenciais para um bom administrador”, seguida em diagramação vertical pela frase “Hoje faz 33 anos que ingressei na carreira de servidor efetivo do Quadro de Pessoal do Senado Federal”.

Embora diante de todos os elementos de uma peça eleitoral, Agaciel diz que não se arriscaria a testar sua aceitação popular. “Eu não posso fazer futurologia, não me arriscaria a ser candidato sem saber se teria votos suficientes. Candidato todo mundo pode ser, mas tem de ser viável, ter voto”, observa, lembrando que “sempre ajudei todo mundo”.

Clã político - Integrante de um clã político arraigado no Rio Grande do Norte – com ramificações por estados como Paraíba e Rio de Janeiro, cujo mais notório representante é o ex-prefeito fluminense César Maia –, Agaciel é irmão do deputado federal João Maia (PR-RN).

O ex-diretor-geral tem parentescos distantes com o também deputado Felipe Maia (DEM-RN), filho do líder do DEM no Senado, José Agripino (RN).

“São primos de diversas gerações que só me dão orgulho. É um orgulho tê-los como parentes. São exemplares como pessoas, pais de família e filhos”, disse César Maia em entrevista sobre o clã político dos Maia, por e-mail, ao Congresso em Foco.

Fonte: Site Congresso em Foco

Com a melhora da saúde do pai, Garibaldi Filho retoma hoje suas atividades em Brasília

Depois de permanecer em Natal acompanhando a doença do pai, Garibaldi Alves, o senador Garibaldi Filho(PMDB) viaja hoje para Brasília.

Garibaldi vai retomar suas atividades no Senado.

Nesta terça-feira(23) ele já preside reunião da Comissão de Assuntos Econômicos(CAE).

Alta – Por causa da doença do pai, Garibaldi suspendeu todas as suas atividades políticas em Brasília e no Estado.

Segundo o senador, Garibaldi Alves se recupera bem em um dos apartamentos do Hospital Natal Center e até quarta-feira deve ter alta.

Curtas do blog...Curtas do blog...

Muriú – Passei quase todo o veraneio na praia de Muriú. E gostaria de destacar o trabalho da polícia na segurança dos nativos e visitantes. Foi um dos veraneios mais tranqüilos de Muriú. Parabéns à PM e à Prefeitura de Ceará-Mirim. Agora, é preciso que o policiamento continue em Muriú e nas praias de Jacumã e Porto Mirim.

Salomão – Em entrevista ao blog de Robson Pires o prefeito de Janduís, Salomão Gurgel(PT), foi lacônico ao ser indagado se votará na governadora Wilma de Faria(PSB) para o Senado: “Não vejo essa mulher há quatro anos”. Salomão disse que até agora só tem dois candidatos às eleições deste ano: Dilma Rousseff(PT) para a Presidência da República e Fátima Bezerra(PT) para a Câmara Federal.

Solidariedade – Ainda é tempo para manifestar minha irrestrita solidariedade ao prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado(PR), e sua família pela morte inesperada do médico e secretário estadual de Educação Rui Pereira dos Santos(PT). Foi uma perda muito grande para a política do RN. Rui era um político sério, honesto, digno, preparado e competente. Silenciosamente ele vinha realizando um bom trabalho à frente da educação estadual. E estava com muitos planos para este ano. Estive com Rui uma semana antes do seu falecimento. Ele demonstrava todo o seu entusiasmo com os projetos que estavam para se consolidar na área educacional do Estado. Que Deus o tenha!

Concurso no TRT - A Comissão do Concurso para Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-21) concluiu os trabalhos de elaboração do projeto básico do certame durante reunião realizada na última sexta-feira (19). De acordo com o presidente do TRT potiguar, José Barbosa Filho, que também está à frente da comissão, o projeto será enviado para a Fundação Carlos Chagas, responsável por publicar o edital e estabelecer as datas das inscrições e da realização das provas.

Vagas - O concurso vai oferecer vagas de nível médio e superior para os cargos de Técnico Judiciário e Analista Judiciário. O número total de vagas ainda está dependendo da aprovação do Projeto de Lei nº 5.547, que tramita no Congresso Nacional e que prevê a criação de 42 cargos de analista e quatro vagas para técnico judiciário. Aprovado o projeto, inicialmente cerca de 50 vagas estarão disponíveis.

Prazo - A expectativa é que até o final do primeiro semestre deste ano a publicação do edital e as inscrições dos candidatos sejam realizadas. Os concursados deverão atuar nas Varas do Trabalho que necessitam de ajustes no número de servidores e em outros setores do TRT. O concurso também deve contemplar outras vagas que surgirem durante a sua vigência, inclusive com a criação de sete novas Varas do Trabalho de Natal, Goianinha, Macau e Ceará-Mirim.

Café com jornalistas – Na próxima sexta-feira(26), no restaurante Mangai, às 8h30, o senador José Agripino Maia(DEM) reunirá a imprensa em um café da manhã. Na ocasião, será apresentada publicação sobre o trabalho do parlamentar potiguar no Congresso Nacional e uma prestação de contas dos três mandatos no Senado Federal.

Audiência – Na próxima quarta-feira(24), às 19 horas, na Câmara Municipal de Natal, haverá audiência pública sobre a questão dos “espigões” de Ponta Negra. Evento é uma iniciativa do vereador Raniere Barbosa(PRB). Na audiência serão discutidos os estudos técnicos que envolvem projetos para a construção de empreendimentos na área de entorno do Morro do Careca.

Sessões – Começam nesta terça-feira(23) as sessões ordinárias da Assembléia Legislativa para o ano de 2010. As expectativas são muitas quanto ao novo cenário político estadual. Pela primeira vez em oito anos de administração o Governo Wilma de Faria não terá maioria no parlamento estadual.

Álvaro Dias apoiará Sávio Hackradt e Garibaldi Filho para o Senado

O deputado Álvaro Dias(PDT) defende que a coligação que terá como candidato a governador o ex-prefeito Carlos Eduardo(PDT) tenha apenas um candidato a senador.

Esse candidato seria o jornalista Sávio Hackradt(PCdoB).

Quanto ao segundo voto, Álvaro entende que os integrantes da coligação ficariam livres para votar em quem achar mais conveniente.

Pessoalmente, o presidente de honra do PDT vai apoiar Sávio e o senador Garibaldi Filho(PMDB).

Foi o que ele disse em entrevista à Tribuna do Norte neste domingo(21):

“Eu defenderei que nós tenhamos apenas o nome do jornalista Sávio Hackradt como candidato a senador deixando a outra vaga em aberto para que as pessoas possam escolher livremente de acordo com a consciência de cada um. Eu pessoalmente votarei e apoiarei o senador Garibaldi Filho. Ele será minha escolha para o segundo voto. Mas as pessoas terão liberdade dentro da nossa coligação para fazer sua opção de acordo com a realidade de cada um”.

Caso aceite ser vice de Iberê, Larissa vai querer apoio para a eleição do irmão Lairinho

A deputada estadual Larissa Rosado(PSB) surge como uma das opções governistas para compor a chapa ao Governo do Estado encabeçada pelo vice-governador Iberê Ferreira(PSB).

É um bom nome, não apenas por ser mulher, mais por representar uma fatia importante do eleitorado do principal reduto da senadora Rosalba Ciarlini(DEM), que é a cidade de Mossoró.

Mas caso aceite ser a vice de Iberê, Larissa certamente imporá uma condição: apoio total para a eleição de um nome do seu clã familiar para substituí-la na Assembléia Legislativa.

E esse nome é do vereador Lairinho Rosado(PSB), seu irmão.

Sinceramente não acredito na candidatura de Larissa a vice de Iberê.

Mas na política tudo é possível.

Deputada Fátima Bezerra agora integra a Executiva Nacional do PT

A deputada federal Fátima Bezerra(PT) passou a compor a Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores.

Fátima foi eleita para ocupar a terceira vice-presidência da Executiva Nacional do PT durante o 4º Congresso Nacional do partido, encerrado neste sábado(20) em Brasília.

“Estou muito feliz por ser a primeira pessoa a ter a responsabilidade de representar o PT do Rio Grande do Norte na Executiva Nacional”, disse Fátima.

Fátima afirma que sua presença na direção nacional do PT é “motivo de honra para o Estado”.

“Através da nossa presença, o PT potiguar chega a uma instância estratégica e política, que é a Executiva Nacional, e fortalece a participação do Nordeste. O partido ganha uma cara mais plural e representativa do conjunto da diversidade política do país”, assinala a parlamentar.

E acrescenta: “É um privilégio integrar a Executiva Nacional em um momento tão marcante para o PT, que completa 30 anos apoiando um governo coroado de êxitos, como é o governo do presidente Lula”.

ASSEMBLÉIA: Cinco não disputarão reeleição

Com a candidatura de Álvaro Dias(PDT) a vice-governador na chapa liderada pelo ex-prefeito Carlos Eduardo(PDT), o número de deputados estaduais da atual legislatura que não disputará a reeleição sobe para cinco.

Além de Álvaro, não irão concorrer à reeleição os parlamentares Robinson Faria(PMN), Paulo Davim(PV), Lavoisier Maia(PSB) e Arlindo Dantas(PHS).

Robinson será candidato a vice-governador na chapa encabeçada pela senadora Rosalba Ciarlini(DEM), Davim poderá ser candidato a suplente de senador, Lavoisier tentará eleger o filho Lauro Maia e Arlindo apoiará o filho Fábio Dantas.

Voltando a realidade

Como se diz no Brasil, o ano só começa depois do carnaval.

Por isso, o blog volta a ser atualizado normalmente depois de um período de férias do seu titular.

E neste início de ano algumas novidades aconteceram na política estadual.

Entre essas novidades, talvez a principal seja o anúncio da candidatura do deputado estadual Álvaro Dias(PDT) a vice na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Carlos Eduardo Alves(PDT) ao Governo do Estado.

A candidatura de Álvaro a vice-governador não deixa de ser uma surpresa, pois o deputado seridoense tinha uma reeleição praticamente assegurada e não havia em nenhum momento cogitado abandonar o projeto de continuar na Assembléia Legislativa.

Mas para quem conhece Álvaro o anúncio de sua candidatura a vice-governador não é tão surpreendente assim.

Álvaro já não demonstrava tanto apetite para a atividade legislativa estadual.

A candidatura de Álvaro a vice-governador pelo PDT fortalece a postulação de Carlos Eduardo e torna a disputa pelo Governo do Estado mais competitiva.

Tendo Álvaro como companheiro de chapa, Carlos terá votos em uma importante região – o Seridó – na qual hoje ele não tem nenhuma penetração político-eleitoral.

Resta agora saber quem será o herdeiro do espólio eleitoral de Álvaro.

O nome mais provável é do ex-prefeito de Caicó, Roberto Germano(PCdoB).

Roberto tinha compromisso com a reeleição de Álvaro e já havia decidido que não iria concorrer a uma vaga na AL.

Mas agora surge um cenário novo e Germano não deverá deixar passar o cavalo selado em sua frente sem montá-lo.

15 de jan. de 2010

ZILDA ARNS, A MÃE DO BRASIL


O blogueiro tira alguns dias de férias e deixa para reflexão um belo texto de Frei Beto sobre Zilda Arns.

Confira:

Zilda Arns, a mãe do Brasil

PODE-SE REPETIR que ninguém é insubstituível, mas a dra. Zilda Arns, vítima do terremoto que arruinou o Haiti, era, sim, uma pessoa imprescindível.

Nela mostrava-se imperceptível a distância entre intenções e ações. Formada em medicina e movida por profundo espírito evangélico-era irmã do cardeal dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo-, fundou a Pastoral da Criança, alarmada com o alto índice de mortalidade infantil no Brasil.

Em iniciativas de voluntariado podem-se mapear dois tipos de pessoas: as que, primeiro, agem, põem o bloco na rua e depois buscam os recursos, e as que se enredam no cipoal das fontes financiadoras e jamais passam da utopia à topia.

Zilda Arns arregaçou as mangas e, inspirada na pedagogia de Paulo Freire, encontrou, primeiro, recursos humanos capazes de mobilizar milhares de pessoas em prol da drástica redução da mortalidade infantil: mães e pais das crianças de 0 a seis anos atendidas pela pastoral transformados em agentes multiplicadores.

Ela, sim, fez o milagre da multiplicação dos pães, ou seja, da vida. Aonde chega a Pastoral da Criança, o índice de mortalidade infantil cai, no primeiro ano, no mínimo 20%.

Seu método de atenção às gestantes pobres e às crianças desnutridas tornou-se paradigma mundial, adotado hoje em vários países da América Latina e da África. Por essa razão, ela estava no Haiti, onde pagou com a morte sua dedicação em salvar vidas.
Trabalhamos juntos no Fome Zero.

No lançamento do programa, em 2003, ela discordou de exigir dos beneficiários comprovantes de gastos em alimentos, de modo a garantir que o dinheiro não se destinasse a outras compras. Oded Grajew e eu a apoiamos: ressaltamos que apresentar comprovantes não era relevante, valia como forma de verificar resultados. Haveria que confiar na palavra dos beneficiários.

Em março de 2004, no momento em que o governo trocava o Fome Zero pelo Bolsa Família, ela me convocou a Curitiba, sede da Pastoral da Criança. Em reunião com José Tubino, da FAO, e dom Aloysio Penna, arcebispo de Botucatu (SP), que representava a CNBB, debatemos as mudanças na área social do governo. Expus as tensões internas na área social, sobretudo a decisão de acabar com os comitês gestores, pelos quais a sociedade civil atuava na gestão pública.

Zilda Arns temia que o Bolsa Família priorizasse a mera transferência de renda, submetendo-se à orientação que propõe tratar a pobreza com políticas compensatórias, sem tocar nas estruturas que promovem e asseguram a desigualdade social.
Acreditava que as políticas sociais do governo só teriam êxito consolidado se combinassem políticas de transferência de renda e mudanças estruturantes, ações emergenciais e educativas, como qualificação profissional.

Dias após a reunião, ela publicou, neste espaço da Folha, o artigo "Fôlego para o Fome Zero", no qual frisava que a política social "não deve estar sujeita à política econômica. É hora de mudar esse paradigma. É a política econômica que deve estar sujeita ao combate à fome e à miséria".

E alertava: "Erradicar os comitês gestores seria um grave erro, por destruir uma capilaridade popular que fortalece o empoderamento da sociedade civil; (...) por reforçar o poder de prefeitos e vereadores que nem sempre primam pela ética e pela lisura no trato com os recursos públicos. O governo não deve temer a parceria da sociedade civil, representada pelos comitês gestores".

O apelo da mãe da Pastoral da Criança não foi ouvido. Os comitês gestores foram erradicados e, assim, a participação da sociedade civil nas políticas sociais do governo. Apesar de tudo, o ministro Patrus Ananias logrou aprimorar o Bolsa Família e o índice de redução da miséria absoluta no país, conforme dados recentes do Ipea. Falta encontrar a porta de saída aos beneficiários, de modo a produzirem a própria renda.

Zilda Arns nos deixa, de herança, o exemplo de que é possível mudar o perfil de uma sociedade com ações comunitárias, voluntárias, da sociedade civil, ainda que o poder público e a iniciativa privada permaneçam indiferentes ou adotem simulacros de responsabilidade social.

Se milhares de jovens e adultos brasileiros sobreviveram às condições de pobreza em que nasceram, devem isso em especial à dra. Zilda Arns, que merece, sem exagero, o titulo perene de mãe da pátria.

*****
CARLOS ALBERTO LIBÂNIO CHRISTO, o Frei Betto, 65, frade dominicano, é assessor de movimentos sociais e escritor, autor de "A Mosca Azul - Reflexão sobre o Poder" (Rocco), entre outros livros. Foi assessor especial da Presidência da República (2003-2004).

Por causa do carnaval, abertura do ano legislativo na Assembléia foi transferida para o dia 18 de fevereiro

Por causa do carnaval, que só termina no dia 17 de fevereiro, a abertura do ano legislativo de 2010 na Assembléia Legislativa somente acontecerá no dia 18, às 16 horas.

Regimentalmente, o ano legislativo é aberto no dia 15 de fevereiro, mas a data este ano coincide com o período de carnaval.

Por essa razão, a solenidade de abertura dos trabalhos da AL em 2010 foi transferido para o dia 18.

Na ocasião, a governadora Wilma de Faria vai fazer a última leitura anual como chefe do executivo estadual.

Arcebispo Dom Matias Patrício divulga nota de pesar pelo falecimento de Zilda Arns

O Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, divulgou nota de pesar pelo falecimento da fundadora das Pastorais da Criança e da Pessoa Idosa Zilda Arns Neumman.

Eis o conteúdo da nota:

Nota Oficial

A Arquidiocese de Natal irmana-se no ato de solidarizar-se, neste momento de comoção brasileira, à família da doutora Zilda Arns Neumman, fundadora da Pastoral da Criança, irmanando-se também à família pastoral como denominada por ela.

Esta notícia de morte recebida se faz dor a tantas famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança em nosso Estado e, especialmente, aqui, nas terras de Nossa Senhora da Apresentação, pois o trabalho de resgate à vida proporcionado por esta nossa irmã, fora sempre apresentação da fé e vida aos nossos lares sofridos pelos terremotos existenciais do dia a dia.

Doutora Zilda, como Maria que parte para a região montanhosa a visitar sua prima Izabel, deu-nos este profundo exemplo de mulher preocupada com a vida em todos os aspectos.

Mulher que partia para as mais longínguas terras, entrava nas mais pobres moradias, saudava as diversas pessoas, fazia estremecer a vida no seio das muitas comunidades espalhadas por este Brasil de belezas e destruições, assemelhou-se à Mãe de Deus em sua metodologia de fazer pastoral num ambiente familiar, com coisas simples, capazes de fazer brilhar vida onde não mais se esperavam resultados.

Ela foi exemplo vivo de que é possível salvar vidas, evangelizando, aproveitando ações básicas e retirando das sarjetas, os escombros possibilitadores de uma construção que perdurará para sempre.

Famílias, gestantes, crianças, estamos firmes, orando com a Mãe, pela mãe que Deus pegou pela mão e conduziu ao seu convívio e, com certeza, velará por nós que agora sentimos peso na dor.

Sua força de vontade e coragem de desbravar bolsões de miséria fica em nós como herança de possibilidade e certeza de alcance de resultados.

Dom Matias Patrício de Macêdo
Arcebispo Metropolitano de Natal

PARNAMIRIM: Prefeito prorrogou ontem prazo do IPTU e hoje assina contrato com a Caixa Econômica

O prefeito Maurício Marques assina nesta sexta-feira (15) contrato com a Caixa Econômica Federal para pavimentar, drenar e construir uma lagoa de captação e 150 unidades habitacionais, além de realizar a regularização fundiária na comunidade quilombola de Moita Verde no município de Parnamirim.

Os recursos para a urbanização integrada totalizam R$ 9,3 milhões, dinheiro do Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social (FNHIS) do Ministério das Cidades e da contrapartida da prefeitura, que é de R$ 373 mil.

O contrato será assinado durante um café da manhã na rua Mar da Galiléia, no Sítio São Francisco, a partir das 9h.

IPTU – Nesta quinta-feira(14), o prefeito Maurício Marques assinou decreto prorrogando até 12 de fevereiro o prazo de vencimento do IPTU-2010 dos contribuintes que vão pagar o tributo em cota única.

O decreto mantém o desconto de 20% para quem perdeu o prazo inicial de 11 de janeiro.

14 de jan. de 2010

Novo Ouvidor do Ministério Público Estadual será eleito pelo voto direto nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira(15) os Procuradores e Promotores de Justiça vão às urnas para escolher o novo Ouvidor do Ministério Público Estadual.

A eleição começa às 8h, em Natal e Mossoró, e se estenderá até a às 15h.

Dois candidatos disputam o cargo: Érica Verícia de Oliveira Canuto e Paulo Gomes Pimentel Júnior.

O mandato de Ouvidor é de dois anos e sem possibilidade de recondução.

A novidade para a próxima gestão é que com a alteração na Lei Complementar 310 não há mais o afastamento das atividades regulares do Promotor de Justiça eleito para o cargo de Ouvidor.

Segunda etapa da Campanha de Combate à Exploração Sexual Contra Criança e Adolescente será lançada no dia 21 de janeiro

A Procuradoria Geral de Justiça e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente(Consec) lançam no dia 21 de janeiro a segunda etapa da Campanha de Combate à Exploração Sexual Contra Criança e Adolescente.

Nesta etapa, será entregue ao Consec o kit da campanha que inclui camisetas, panfletos e cartazes para distribuição junto aos conselhos tutelares da capital e dos municípios do interior.

As Promotorias de Justiça de Natal e do interior também vão receber os kits, mas a mobilização dos conselhos tutelares será responsabilidade do Consec.

A proposta é divulgar o serviço do Disque 100 para a comunidade em geral com o objetivo de incentivar as denúncias de exploração sexual e violência contra a criança e o adolescente.

Os conselhos tutelares vão trabalhar o material de divulgação nos conselhos comunitários e nas escolas.

O vídeo da campanha já está sendo exibido pelas emissoras de televisão da capital.

O Rio Grande do Norte é o oitavo Estado do País em número de denúncias.

Corregedoria Regional Eleitoral define 19 de março como último prazo para o julgamento de processos relativos à perda de mandato eletivo

A Corregedoria Regional Eleitoral do TRE/RN expediu Recomendação nesta quinta-feira(14) dispondo sobre o prazo para julgamento dos processos que resultem em perda de mandato eletivo.
Foto: Moraes Neto

A Recomendação foi comunicada hoje durante sessão do TRE pelo Corregedor Regional Eleitoral, desembargador Cláudio Santos(foto).

Na Recomendação, Cláudio Santos estabeleceu a data de 19 de março de 2010 como último prazo para o julgamento de processos de que possam resultar perda do mandato eletivo que estejam em curso nas Zonas Eleitorais do Estado.

Os processos são relativos à Ação de Investigação Judicial Eleitoral(AIJE), Ação de Impugnação de Mandato Eletivo(AIME), e Representações nesse sentido.

Iberê Ferreira diz que só não vai conversar com o DEM sobre o processo sucessorio estadual

Foto: Divulgação
João Maia ouve as bases para anunciar
oficialmente seu apoio a Iberê Ferreira


Em entrevista ao Jornal do Dia, na TV Ponta Negra, nesta quinta-feira(14), o vice-governador Iberê Ferreira de Souza, disse que está conversando com quase todos os partidos.

Ele afirmou que só não tem conversado e não vai conversar com o DEM, pelo fato de o partido democrata fazer oposição ao Governo Lula.

Iberê esqueceu de citar o PSDB, que igualmente ao DEM faz oposição ferrenha ao Governo Lula.

“Nós temos conversado e estamos conversando com o PT, com o PSB, com o PDT e com o PDT. E vamos conversar com outros partidos”, declarou.

Pré-candidato ao Governo do Estado, Iberê frisou que tem conversado pouco com a prefeita Micarla de Souza, mas vai procurá-la para conversar.

Ele lembrou que o PV integra a base aliada do Governo Lula.

Iberê evitou comentar as recentes declarações do deputado Robinson Faria, que o taxou de “mesquinho” e de ter trabalhado para implodir a Unidade Potiguar.

O vice-governador assinalou que gostaria que Robinson permanecesse no sistema governista, mas respeitava a decisão do presidente da Assembléia de migrar para o bloco oposicionista.

Iberê enfatizou que o deputado federal João Maia está praticamente fechado com sua pré-candidatura. “Temos conversado bastante e João Maia só não anunciou oficialmente sua posição porque está concluindo as conversas com suas bases políticas”, disse o vice-governador.

Arquidiocese de Natal vai mandar celebrar missa de sétimo dia pela morte de Zilda Arns

A Arquidiocese de Natal vai mandar celebrar missa de sétimo dia pelo falecimento da fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns Neumann, na próxima terça-feira(19), às 16h30, na Catedral Metropolitana.

A celebração será presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Pe. Aerton Sales da Cunha.

Zilda Arns faleceu na última terça-feira(12), no Haiti, vítima de um terremoto.

Lei de Ney Júnior não é regulametada e torcedor vai continuar comprando ingresso sem se identificar

Embora Natal tenha uma lei municipal de autoria do vereador Ney Lopes Júnior(DEM), que obriga a identificação do comprador de ingresso para partidas de futebol, o Campeonato Estadual vai começar no próximo dia 24 sem que ela seja colocada em prática.

A não regulamentação da lei por parte da Secretaria Municipal da Juventude, do Esporte e do Lazer (SEJEL) fará com que os torcedores continuem indo aos estádios sem a devida identificação.

“Natal foi pioneira na iniciativa de combater atos de vandalismos nos estádios de futebol, mas é preciso agora operacionalizar a lei municipal”, frisa o vereador.

Ele lembra a cidade de Curitiba (PR) teve uma lei semelhante sancionada na última segunda-feira (11) pelo prefeito Beto Richa.

Segundo o parlamentar, em Curitiba a lei entrará em vigor com 90 dias e a proposta surgiu depois do vandalismo provocado no estádio Couto Pereira, na partida entre Coritiba e Fluminense, na última rodada do Campeonato Brasileiro.

“Tenho certeza que Natal poderá seguir os moldes da regulamentação do Paraná”, disse Ney Júnior.

A lei de autoria do vereador do DEM determina que a identificação do torcedor seja realizada pela SEJEL em conjunto com a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) no ato de aquisição do ingresso que dá acesso as dependências dos estádios situados na cidade do Natal.

“Essa é uma reação política aos atos de vandalismo provocados pelas gangues que se infiltram nas torcidas organizadas”, enfatiza o parlamentar.

José Adécio só tem um voto para o Senado e diz que não foi procurado por Garibaldi nem por Wilma

Foto: João Gilberto
O deputado José Adécio(foto) não tem dúvidas do rompimento do deputado Robinson Faria com o sistema governista e da candidatura do presidente da Assembléia Legislativa a vice-governador na chapa encabeçada pela senadora Rosalba Ciarlini.

“Ainda no ano passado eu já tinha a convicção de que Robinson migraria para a oposição e seria o candidato a vice de Rosalba. Hoje eu tenho certeza”, afirmou Adécio ao ser entrevista no Jornal da Manhã, na FM 95, nesta quinta-feira(14).

O deputado do DEM anunciou que vota em Rosalba e na reeleição do senador José Agripino.

Mas ainda não definiu o segundo voto para o Senado.

Ele assinalou que até agora não foi procurado pelo senador Garibaldi Filho e nem pela governadora Wilma de Faria.

“Até agora nem Garibaldi e nem Wilma me procuraram para pedir apoio para suas candidaturas ao Senado. Espero que Fernando Lucena não venha pedir meu apoio”, ironizou José Adécio.

O parlamentar democrata disse, no entanto, que hoje não tem nenhum problema político com Garibaldi nem com o PMDB, de quem já foi adversário ferrenho.

“Hoje eu me dou muito bem com Garibaldi e não tenho nenhum problema político com o PMDB”, enfatizou o democrata.

Imbatível - José Adécio acredita que Rosalba Ciarlini é favorita para ganhar a eleição para o Governo do Estado.

“Se a eleição fosse hoje Rosalba seria imbatível”, afirmou o deputado.

Mas Adécio faz uma ressalva: “Eleição não se ganha por antecipação”.

Senado - Para o Senado, o parlamentar entende que a disputa entre Garibaldi, Agripino e Wilma será bastante acirrada.

Embora as pesquisas apontem o favoritismo de Garibaldi e Agripino, Adécio é mais cauteloso.

“Se eu fosse os partidários de Garibaldi e Agripino não pensaria que Wilma já está derrotada”, avisou José Adécio.

EM CAICÓ: Álvaro Dias chama Governo Wilma de "fraco, pífio e incompetente"

Foto: Heitor Gregório
Álvaro participou da novena de São Sebastião e pediu
um minuto desilêncio em homenagem a Zilda Arns


O deputado estadual Álvaro Dias, presidente de honra do PDT, voltou a fazer contundentes críticas ao Governo de Wilma de Faria.

Foi em Caicó, nesta quarta-feira(13).

Ao ser entrevistado pelo radialista e blogueiro Robson Pires, na Rádio Rural AM, Álvaro disse que o Governo Wilma é fraco e incompetente.

“É um Governo pífio, fraco e incompetente”, disparou o deputado pedetista.

Álvaro voltou a afirmar que não vota no vice-governador Iberê Ferreira para o Governo do Estado. “Não voto nele de jeito nenhum”.

Reafirmando entrevista dada ao blog, Álvaro enfatizou que seu compromisso é com a pré-candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves ao Governo. “Agora, caso Carlos não seja candidato, vou apoiar Rosalba Ciarlini seguindo a vontade de minhas bases eleitorais no Seridó”, repetiu Álvaro.

Com lideranças – O deputado, que é candidato à reeleição, aproveitou sua presença em Caicó para manter contatos com amigos e aliados.

Ele participou da novena de São Sebastião e em seguida jantou com o ex-prefeito Roberto Germano e outros correligionários.

Durante a nova Álvaro pediu um minuto de silêncio em homenagem a Zilda Arns, que morreu ontem vítima de um terremoto, no Haiti.

13 de jan. de 2010

Garibaldi explica gastos com publicidade em 2009

A assessoria de imprensa do senador Garibaldi Filho encaminhou e-mail ao blog dando esclarecimentos sobre os gastos do seu mandato com publicidade em 2009.

Confira o teor do e-mail:

"A assessoria de imprensa do senador Garibaldi Filho vem por meio deste e-mail esclarecer que os gastos promovidos por ele — seja os de divulgação de mandato ou mesmo os gastos totais relativos à verba indenizatória — estão dentro dos limites estabelecidos pela Lei.

O senador acredita que é legítimo prestar contas de suas ações aos norte-rio-grandenses.

Principalmente neste ano que passou, quando ele assumiu a presidência de uma das comissões mais importantes da Casa, a Comissão de Assuntos Econômicos".

Sem mais para o momento e gratos pela sua atenção,

assessoria de imprensa de Garibaldi

Garibaldi Filho e Rosalba Ciarlini entre os 10 senadores que mais gastaram com publicidade em 2009

Dos três senadores da bancada do RN em Brasília dois estão na lista dos 10 integrantes do Senado que mais usaram a verba indenizatória com a divulgação de seus mandatos: Garibaldi Filho e Rosalba Ciarlini.

Garibaldi ficou no quarto lugar, tendo gasto a quantia de R$ 95.128,34.

Já Rosalba é a quinta colocada, com despesas de R$ 92.266,36.

Levantamento foi feito pelo site Congresso em Foco. O senador José Agripino aparece na 13ª colocação. Ele gastou co publicidade R$ 51 mil.

O campeão de gastos foi o senador do Tocantins João Ribeiro, que gastou R$ 144.58,00 com publicidade.

Rosalba se explica - Procurada pelo Congresso em Foco, a assessoria de Rosalba Ciarlini explicou que a senadora usou a verba para produzir boletins informativos e veicular programas de rádio no estado.

Segundo a assessoria, a senadora tornou público, em especial, os trabalhos da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), da qual é presidente.

A assessoria justifica que a divulgação não teve “absolutamente nada a ver” com a pré-candidatura da senadora ao governo do Rio Grande do Norte.

Caern vai contratar 10 engenheiros por tempo determinado e prepara concurso público

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai realizar processo seletivo simplificado para a contratação de 10 engenheiros civis por tempo determinado.

Os novos contratados irão suprir necessidades excepcionais que estão surgindo em virtude do volume de obras que estão sendo executadas pela Caern em todo o Estado.

As inscrições serão realizadas no período de 18 a 20 de janeiro, na Gerência de Desenvolvimento Humano da Caern, situada na Avenida Senador Salgado Filho, 1555, em Natal.

A remuneração mensal será de R$ 3.652,12, correspondente ao salário inicial do cargo de Engenheiro do quadro da Companhia.

O edital com todas as especificações do processo seletivo temporário foi publicado na edição desta quarta-feira (13) do Diário Oficial do Estado.

Concurso - A Caern também está concluindo licitação para realizar concurso público visando a implantação de um quadro de reserva para diversos cargos de níveis superior e técnico.

Os aprovados serão convocados de acordo com as necessidades da Companhia.

Entre os cargos previstos estão jornalista, assistente social, administrador e engenheiro civil.

São Gonçalo: Aniversariante do dia, Jaime Calado recebe homenagens de amigos e auxiliares

Com um café da manhã coletivo o prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, comemorou seu aniversário nesta quarta-feira(13).

Ele foi homenageado por amigos, auxiliares, servidores municipais, lideranças políticas e eleitores no Teatro Municipal de São Gonçalo.

Jaime estava acompanhado da primeira dama, Zenaide Maia, da filha Mada Calado, e do irmão Ruy Pereira.

A comemoração de aniversário contou com a apresentação da banda de música do município e de um momento de reflexão celebrado pelo Padre Nunes.

Nas breves palavras Jaime agradeceu a homenagem.

“É com prazer que compartilho com vocês essa data tão especial pra mim. Aprendi a amar essa terra e as pessoas que moram aqui. Agradeço a cada demonstração de carinho que recebi”, disse o aniversariante do dia.

Lula sanciona projeto de lei que anistia os policiais militares do RN que participaram da greve de 2007

Uma boa notícia para os policiais militares do Rio Grande do Norte que foram punidos por terem participado da greve realizada em 2007: o presidente Lula sancionou o projeto de lei que concede anistia a todos eles.

A informação foi dada ao blog pela deputada federal Fátima Bezerra.

Fátima recebeu uma ligação de Gilberto Carvalho, chefe de gabinete da Presidência da República, informando sobre a sanção do projeto pelo presidente.

“É uma notícia muito boa para os policiais militares que foram punidos por terem participado do movimento grevista de 2007”, disse Fátima, que teve um papel importante na aprovação do projeto na Câmara Federal e no Senado.

O projeto de lei que concede anistia a cerca de 1.300 integrantes da Polícia Militar do Rio Grande do Norte que participaram, em 2007, de movimento que reivindicou aumento salarial e melhorias nas condições de trabalho foi apresentado no Senado pelo senador Garibaldi Filho.

A anistia proposta abrange os crimes definidos no Código Penal Militar e as condutas punidas pelos regulamentos disciplinares aplicados à PM do RN.

Serão atingidos os processos que já tenham sido julgados definitivamente e os que estejam sendo apurados em ação penal, inquérito, ou quaisquer outros procedimentos.

Além do RN, o projeto sancionado pelo presidente Lula beneficia policiais militares de mais 11 Estados.

Fátima disse que havia um movimento de alguns governadores no sentido do presidente Lula não sancionar o projeto.

“Ao saber desse movimento, mantive contatos com a Casa Civil e com a Presidência da República fazendo gestões no sentido do presidente sancionar o projeto. E foi isso que aconteceu”, afirmou Fátima Bezerra.

Garibaldi comemora - O senador Garibaldi Filho comemorou a medida presidencial afirmando que a anistia era uma questão de justiça para a categoria.

"Fico feliz com a aprovação porque o projeto que está permitindo isso é de minha autoria”, disse Garibaldi.

E acrescentou: “Mas fico mais gratificado em saber que a medida vai beneficiar mais de 5 mil pais de famílias que haviam perdido ou poderiam perder seus empregos e agora isso não ocorrerá mais".

Coordenação da Pastoral da Criança no RN e na Arquidiocese de Natal lamenta morte de Zilda Arns

As coordenações da Pastoral da Criança, no Rio Grande do Norte e na Arquidiocese de Natal, lamentam a morte de Zilda Arns, ocorrida nesta terça-feira no Haiti.

O Coordenar Arquidiocesano, Milton Dantas, lembra que ela tratava os agentes da Pastoral como uma mãe trata o filho.

"Ela era um exemplo de pessoa que sabia o que estava fazendo em defesa da vida. Exemplo de cristã que tinha carisma em levantar ânimos. Eu, por exemplo, nos momentos em que estive perto dela, sentia-me profundamente acolhido como filho nos braços de uma mãe", afirmou Milton.

Para a coordenadora estadual, Marlúzia Pessoa, a morte de Zilda "deixa uma lacuna em nosso convívio, mas nos conforta pelos ensinamentos e exemplos deixados ao longo de sua trajetória pastoral".

E acrescenta: "Ela era uma mulher forte e que tinha um coração de mãe acolhedora. Seus últimos momentos foram realizando aquilo que ela acreditava: servir para que todos tenham vida".

A última vez que Zilda esteve em Natal foi há dois anos, num encontro regional da Pastoral da Pessoa Idosa.

Zilda Arns era Cidadã Norte-riograndense

Foto: Divulgação
A fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns(foto), que morreu hoje no Haiti, vítima de um terremoto, veio várias vezes ao Rio Grande do Norte.

Em uma dessas suas vindas ao Estado, Zilda recebeu o Título de Cidadã Norte-riograndense.

Título foi concedido pela então deputada estadual Fátima Bezerra. Em 2002.

Em contato com o blog, Fátima lamentou profundamente a morte de Zilda Arns.

“Recebi com profunda tristeza a notícia sobre a morte de Zilda Arns”, disse Fátima.

Segundo a deputada, “Zilda era uma mulher extraordinária, comprometida com a cidadania e o humanismo”.

“Ela deixou uma lição de solidariedade, de generosidade, de luta em favor das crianças e dos mais humildes e, acima de tudo, uma lição de amor ao próximo”, enfatizou Fátima Bezerra.

Zilda Arns também recebeu a “Medalha da Abolição”, concedida pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(Uern), em 2002.

Além do RN, Zilda era Cidadã Honorária de mais 9 Estados e de 32 municípios.

Presidente Lula lamenta morte de Zilda Arns

Foto: Divulgação
Morte de Zilda Arns foi lamentada pelo presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou nesta quarta-feira a morte da pediatra e sanitarista brasileira Zilda Arns, vítima do terremoto que atingiu o Haiti na terça-feira.

A informação foi dada pelo ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim.

"O presidente estava absolutamente chocado, lamentou muito. Zilda é uma pessoa de grande projeção no país", afirmou Amorim, que se reuniu com o presidente e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, para definir as providências que serão tomadas para socorrer brasileiros que estão no Haiti.

Família - Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo, também lamentou a morte da irmã. "Ela morreu de uma maneira muito bonita, morreu na causa que sempre acreditou", comentou o cardeal.

D. Paulo foi avisado por telefone pelo chefe de Gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Ao ver a notícia do terremoto e antes mesmo de saber sobre sua irmã, ele rezou uma missa pelas vítimas do Haiti na casa de repouso onde vive, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo.

O corpo de Zilda será trazido do Haiti em avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O velório e enterro serão em Curitiba, onde moram os quatro filhos da médica. D. Paulo já informou que não poderá comparecer e pediu que D. Pedro Stringhini, bispo de Franca, o represente.

Nascida na cidade de Forquilhinha, em Santa Catarina, no dia 25 de agosto de 1934, Zilda Arns fundou nos anos 80 a Pastoral da Criança, por meio da qual ajudou a combater a mortalidade infantil no país.

Ela era também fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Conselho Nacional de Saúde e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

Luto - O governo do estado do Paraná decretou luto oficial de três dias pela morte de Zilda, que vivia em Curitiba.

Segundo seu sobrinho, o senador Flávio Arns, Zilda cumpria uma agenda de palestras sobre o trabalho da Pastoral da Criança e do Idoso por vários países da América Central, quando fez uma parada no Haiti para visitar o país.

Fonte: Veja Online e Agência Estado