Subscribe:

Páginas

21 de dez. de 2009

Nada de bobo: Garibaldi não quer Agripino nem Wilma disputando o Senado

Fotos: Assessoria de Garibaldi
Jornalistas compareceram ao almoço oferecido pelo senador Garibaldi Filho


O senador Garibaldi Filho não tem nada de bobo.

Durante o almoço que ofereceu à imprensa, nesta segunda-feira(21), Garibaldi disse que o senador José Agripino deveria ser candidato a vice-presidente da República.

“Como alguém declina de uma candidatura a vice-presidente para disputar uma vaga de senador?”, afirmou Garibaldi.

Ele também defendeu que a governadora Wilma de Faria seja candidata a deputado federal.

“Ela seria uma grande líder na Câmara dos deputados, onde foi Constituinte e até hoje se orgulha disso”, declarou o senador do PMDB.

Ou seja, Garibaldi não quer disputar a reeleição, quer ser nomeado.

Rogério Marinho - Durante o almoço de Garibaldi com a imprensa, quem apareceu foi o deputado federal Rogério Marinho.

Foi lá, abraçou Garibaldi, fez a média e foi embora.
Rogério estava acompanhado do vereador e presidente da Câmara Municipal de Natal Dickson Nasser.

No final de semana, Garibaldi participou da festa do Natal das crianças da Zona Norte promovida por Rogério.

Os dois estão afinadíssimos.

Vereador Ney Júnior está internado com pneumonia e com suspeita de gripe suína

Foto: Elpídio Júnior
O vereador Ney Lopes Junior(foto) está internado no hospital Promater com constatação de pneumonia e encontra-se no grupo de risco do vírus H1N1 por estar com sintomas da gripe A.

Com dores no corpo, náuseas, febre, tosse e eventual dor de cabeça, o vereador está sendo acompanhado pela equipe médica, sendo medicado com antibióticos, corticóides e o Tamiflu 75mg, remédio utilizado contra a gripe suína.

Ney Junior esclarece que tem se sentido mal desde a quinta-feira passada, mas já está se sentindo melhor e, inclusive, recebeu visitas.

A previsão para a alta do hospital é para a próxima quarta ou quinta-feira, mas o vereador só estará totalmente liberado a partir do dia 27.

O resultado do exame que confirma a gripe suína, que é apurado no laboratório Evandro Chagas, em Belém do Pará, deve chegar no dia 25, sexta-feira próxima.

Mesmo internado, o vereador mantém rotina de trabalho no hospital, através de e-mails, mensagens e telefonemas. “Tenho aproveitado para dar continuidade aos trabalhos da Câmara, responder e-mails e pesquisar novos projetos. Não consigo “dar uma pausa”, embora saiba que é necessário”, declara.

Ney Lopes Junior agradece aos muitos telefonemas, mensagens pelo Orkut, facebook, MSN, com mensagens de solidariedade dos familiares e amigos.

Fonte: Assessoria de Ney Júnior

Robinson Faria emite nota de agradecimento aos que contribuíram para a saúde dos filhos Gabriel e Maria Luiza

O deputado Robinson Faria emitiu nota de agradecimento em nome da família a todos que contribuíram direta e indiretamente pela saúde do casal de filhos Gabriel e Maria Luiza.

Os gêmeos tiveram problemas de saúde ao nascer de 7 meses e permaneceram por muito tempo internados na Promater.

Primeiro teve alta Maria Luiza e neste domingo(20) Gabriel foi fazer companhia à irmãzinha na casa dos pais.

Na nota, Robinson agradece aos médicos que cuidaram da saúde dos seus filhos e a todos os que foram solidários com ele e com sua família.

“Este será o Natal mais feliz e importante para mim e minha família. Gabriel e Maria Luiza renovam a minha missão e força para seguir em frente”, afirma Robinson na nota.

Eis o teor da nota de agradecimento do presidente da Assembléia:

NOTA DE AGRADECIMENTO

Após dois meses de apreensão eu e minha família ganhamos um grande presente de Natal. A Graça Divina e a Luz do Arcanjo Gabriel operaram para nós um milagre de Natal: Gabriel e Maria Luiza estão juntos em casa, finalmente. Rendo a minha homenagem e agradecimento a toda equipe da UTI Neonatal da Promater, que é um centro de excelência comandado por um médico abnegado, idealista e humanitário: Dr Reginaldo Holanda.

A nossa gratidão eterna ao diretor da Promater, Dr Guilherme Maia, e ao pediatra e amigo Ney Fonseca, sempre solidário e incansável. Parabenizo também a talentosa equipe do Incor, o Instituto do Coração do Rio Grande do Norte. Um abraço especial ao Dr Madson, anestesista de extrema habilidade que nos conquistou com a sua dedicação e presteza nos momentos mais urgentes.

O nosso muito obrigado ao fisioterapeuta Dr Sarcineli, exemplo de profissionalismo e competência. Agradecimento todo especial a Dra Maria do Carmo Lopes, competente obstetra, que trouxe ao mundo os meus filhos. Gratidão também a Dra Aline Lopes, que acompanhou com dedicação o nascimento de Gabriel e Malu.

Nossa inestimável gratidão também a todos os amigos que nunca faltaram com sua solidariedade e corrente de fé nas horas mais difíceis. Este será o Natal mais feliz e importante para mim e minha família. Gabriel e Maria Luiza renovam a minha missão e força para seguir em frente.

Feliz Natal e próspero 2010
Robinson Faria e família

Dilma Rousseff aparece com novo visual e é elogiada pelo vice-presidente José Alencar

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) em março deste ano (à esquerda), antes de iniciar o tratamento de quimioterapia. Ao centro, Dilma aparece em Copenhague na semana passada ainda usando peruca. Por último, a primeira aparição da ministra sem o adereço, nesta segunda (21) (Fotos: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr; Ricardo Stuckert/PR; Aílton de Freitas/Ag. O Globo).

O vice-presidente da República, José Alencar, elogiou nesta segunda-feira (21) o novo visual da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), que apareceu pela primeira vez em público sem peruca desde que iniciou sessões de quimioterapia para tratar de um câncer no sistema linfático.

Ele, que também luta contra um câncer, destacou ter perdido o cabelo devido a quimioterapia assim como a ministra.

“Eu já passei por isso. Eu também perdi o cabelo, mas agora está nascendo. Eu estou meio calvo ainda, mas está nascendo. Agora, está bonito o cabelo dela. Está moderno”, disse o vice-presidente.

A ministra não deu entrevista sobre o tema e disse apenas que tirou a peruca porque achou que o cabelo “já estava bom”. Ela afirmou ainda que não dava para ter tirado antes. O presidente Lula, em discurso, chegou a dizer que vinha pedindo para a ministra parar de usar peruca há um mês.

2010

Alencar endossou a preferência do presidente Lula para que Dilma seja candidata em 2010. Alencar afirmou que a ministra é “brava” e que o Brasil precisa disso.

“Há uma característica na pessoa da ministra Dilma que deve ser observada: ela é uma mulher brava e nós precisamos sempre que a frente do governo esteja alguém com determinação, com seriedade, com competência. A Dilma possui tudo isso. Não é por acaso que o presidente Lula a escolheu como sua indicada. É porque ela merece e o Brasil também merece que ela esteja à frente da República”, disse Alencar.

No evento em que Dilma apareceu sem a peruca, Lula afirmou que ela é “possível candidata” à sua sucessão.

Ao descrever a luta das pessoas que lutaram contra a ditadura, o presidente fez a exaltação à ministra. Ele lembrou ter estado há algum tempo com Dilma numa sede do exército em São Paulo na qual a ministra esteve presa durante o regime militar. Neste momento, Lula falou da tortura sofrida pela ministra e da sua condição de pré-candidata.

“Se alguém prendeu a Dilma, se alguém torturou a Dilma, achando que ali tinha acabado a luta dela, eu digo que ela é hoje uma possível candidata à Presidência da republica deste país”, disse Lula, sendo interrompido por aplausos das centenas de pessoas presentes à cerimônia.

Fonte: G1 da Globo

Femurn diz que não foi informada do cancelamento da autoconvocação da AL e mantém mobilização para hoje

Mesmo sem a autoconvocação da Assembléia Legislativa, que iria acontecer nesta segunda-feira(21) e foi cancelada, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte(Femurn) manteve a mobilização dos prefeitos para hoje à tarde na AL.

Segundo Benes Leocádio, presidente da Femurn, a entidade não avisada do cancelamento da autoconvocação, anunciada na semana passada pelo presidente da Assembléia, deputado Robinson Faria.

A mobilização dos prefeitos é pela aprovação do projeto de redistribuição do ICMS pertencente aos municípios.

Com a aprovação do projeto, o Rio Grande do Norte passaria a adotar a mesma sistemática já transformada em lei por todos os demais Estados do Nordeste e a maioria do País.

Ao saber da decisão da Femurn de manter a mobilização dos prefeitos para hoje na Assembléia, mesmo sem autoconvocação, um deputado declarou: “Eles vão falar no vazio, pois os prefeitos sabem que não haverá autoconvocação hoje”.

Companhia Docas vai investir nos Portos do RN R$ 250 milhões até 2010

Os investimentos realizados pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) no Terminal Salineiro de Areia Branca e no Porto de Natal chegarão à quantia aproximada de R$ 250 milhões até o final de 2010.

A informação é do presidente da Codern, Emerson Fernandes. Somente a ampliação e adequação do Porto Ilha custará R$ 175 milhões.

Com mais R$ 40 milhões da dragagem do Porto de Natal, prevista para este ano, e ainda os R$ 27 milhões já empregados na repotencialização dos dolphins do terminal salineiro, inaugurado em 2008, o volume de recursos investido nos terminais do Estado chegam a R$ 242 milhões.

“É o maior investimento já feito nos portos do Rio Grande do Norte em todos os tempos”, comemora Emerson Fernandes.

O cálculo também engloba a repotencialização dos dolphins de atracação, primeira obra do setor portuário a ser concluída com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em março do ano passado.

Com o início das obras de ampliação e adequação deste mesmo terminal, mais R$ 175 milhões serão investidos. O trabalho consiste na ampliação do pátio de estocagem e em melhorias na estrutura do cais de barcaças e nas esteiras.

A licitação para esta obra foi concluída no começo de dezembro e teve como vencedora o consórcio formado pelas empresas Constremac, Queiroz Galvão e Carioca SA.

Pelo menos R$ 90 milhões já foram empenhados pelo governo federal ao Orçamento Geral da União. Outro montante deverá ser empenhado em 2010.

O setor salineiro é um dos que mais emprega no Estado, gerando cerca de R$ 25 mil empregos diretos e 45 mil indiretos, sendo o sal o segundo produto mais exportado do Estado.

Secretaria Municipal de Educação lança revista com balanço das atividades de 2009

A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Natal lança nesta terça-feira (22) a revista Educação da Gente. Trata-se de uma prestação de contas do primeiro ano da atual gestão.

A publicação de 36 páginas traz os principais investimentos realizados ao longo do ano, como a ampliação da rede, com a construção de novas escolas e a inauguração de diversos CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil).

Um dos destaques é a entrevista com o secretário Elias Nunes e as secretárias adjuntas Tânia Leiros, de Gestão Pedagógica, e Ana Cristina Cabral, de Gestão Escolar, além da coordenadora geral de Administração e Finanças, Adriana Trindade, avaliando esse primeiro ano de gestão.

Educação da Gente mostra que a qualificação, uma das prioridades da SME, foi posta em prática através dos cursos de educação continuada para aprimoramento de mais de duas mil pessoas, entre docentes, gestores e assessores.

Os projetos e atividades das escolas da rede municipal, integrando família e a comunidade, são outro destaque da edição.

O lançamento será a partir das 18h em Gilson Buffet, bairro de Lagoa Nova.

Eleições 2010: Wilma de Faria reafirma candidtura e alfineta o senador José Agripino

Entrevistada hoje no Jornal da 96FM, a governadora reafirmou sua candidatura ao Senado e fez elogios ao vice-governador Iberê Ferreira, pré-candidato do PSB ao Governo do Estado.

Wilma foi questionada sobre declarações do senador José Agripino no Jornal de Hoje desta segunda-feira(21) a respeito da cooptação de prefeitos por Iberê Ferreira.

Agripino disse que “se Iberê afirma que terá apoio da maioria dos prefeitos é porque vai cooptá-los”.

Saindo em defesa do vice-governador, Wilma mandou essa:
- Será que o senador quando era governador e dizia ter o apoio de mais de 100 prefeitos estava cooptando eles?.

Ainda questionada acerca de declarações de Agripino sobre a fragilidade de sua candidatura ao Senado, Wilma declarou:
- “Você acha que, se minha candidatura não fosse viável, o senador José Agripino estaria toda semana aqui no RN? Antes, ele passava anos e anos sem vir aqui”.

Ela disse também que o próprio senador Garibaldi Filho tem vindo mais ao Rio Grande do Norte.

Autoconvocação da Assembléia Legislativa não irá acontecer mais nesta segunda-feira

Não haverá hoje a autoconvocação da Assembléia Legislativa, como chegou a ser anunciada na semana passada.

Autoconvocação seria para apreciar o projeto de redistribuição do ICMS pertencente aos municípios.

É que a autoconvocação não foi publicada no Diário Oficial do Estado(DOE).

Com isso, a autoconvocação só deve ocorrer na próxima semana.

Um novo projeto de redistribuição do ICMS deve ser apresentado pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Robinson Faria.

Outras matérias também deverão ser incluídas na autoconvocação.

A Assembléia já está em recesso.

20 de dez. de 2009

Parnamirim: Garibaldi Filho, Carlos Eduardo e Fátima Bezerra participam do Natal das crianças

Cerca de 25 mil pessoas participaram neste domingo (20) do Natal das Crianças, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

A festa já virou tradição em Parnamirim e faz parte do calendário de comemorações da emancipação política da cidade.

Geralmente acompanhadas das mães, as crianças começaram a chegar ao parque logo depois das 14 horas. Cada uma recebia uma senha que dava direito a um kit natalino - lanche, picolé, brinquedo (bola para os meninos e boneca para as meninas) e um número para participar de sorteios de brindes.

Foram distribuídas 18 mil senhas, segundo informação de Vandilma Oliveira, presidente da Fundação Parnamirim de Cultura, coordenadora da equipe que organizou a festa.

“No próximo ano faremos uma festa ainda maior”, disse o prefeito Maurício Marques dos Santos, ao agradecer a presença de todos.

Além do kit natalino, as crianças tiveram a opção de se divertir com as rodas de capoeira itinerantes, jogos de totó, tênis de mesa.

Prestigiaram o evento, além do prefeito Maurício Marques, os ex-prefeitos Agnelo Alves e Carlos Eduardo; o deputado Walter Alves, além

da deputada federal Fátima Bezerra e do senador Garibaldi Filho.

Curtas do Blog...Curtas do Blog...Curtas do Blog...

Falecimento – Faleceu na madrugada desta segunda-feira(21) o ex-secretário de reforma Agrária do estado José de Anchieta Lopes. Ele assumiu a pasta no primeiro governo de Wilma de Faria e era filiado ao PC do B. O sepultamento do corpo de Anchieta irá acontecer às 17 horas, no cemitério Morada da Paz.

Desrespeito – O prefeito Antônio Peixoto não foi receber o título de cidadão cearamirinense aprovado pela Câmara Municipal de Ceará-Mirim. Solenidade de entrega aconteceu na última sexta-feira(18) na Estação das Artes prefeito Roberto Varela. A homenagem a Peixoto foi uma iniciativa do vereador Ronaldo Venâncio. “O prefeito desrespeitou a Câmara Municipal ao não comparecer para receber o título de cidadão cearamirinense”, afirmou ao blog um vereador.

Obrigado – Mais uma vez agradeço à Câmara Municipal pela concessão do título de cidadão cearamirinense ao blogueiro, em especial ao vereador Ronaldo Venâncio, autor do projeto de lei que originou a homenagem. Se já tinha um carinho especial por Ceará-Mirim, a partir de agora terei uma responsabilidade muito maior pela terra dos belos vales verdes.

Justas homenagens – Ainda receberam o título de cidadãos cearamirinenses Roberto Inácio, Lavoisier Maia, Antônio Ivo, Clécio Santos, Fabrício Gaspar e os vereadores Roberto Lima e Graças Freitas. Justas homenagens.

Confraternização – O senador Garibaldi Filho promove almoço de confraternização com a imprensa nesta segunda-feira(21), a partir do meio dia, no restaurante Lula. Na ocasião, Garibaldi fará um balanço das atividades do seu mandato durante o ano de 2009.

Jardim de Angicos - O deputado Felipe Maia participou na noite deste sábado(19) da festa do Natal promovido pela prefeitura de Jardim de Angicos. Felipe foi convidado pelo prefeito Manoel Bandeira e por vereadores da cidade. Ainda no sábado, Felipe esteve em Currais novos participando de atos administrativos ao lado do prefeito Geraldo Gomes.

Natal da Zona Norte – Cerca de 10 mil crianças participaram neste sábado(19) da festa do Natal da Zona Norte promovido pelo mandato do deputado federal Rogério Marinho no Conjunto Gramoré. O senador Garibaldi Filho esteve presente ao evento.

Dnit – O novo diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes(Dnit), Geraldo de Souza Neto, é uma indicação do PR. O homem é um delegado de polícia do Tocantins e responde a um processo prá lá de complicado. Ele é acusado pelo Ministério Público de ter recebido propinas semanais de um dono de máquinas caça-níqueis e também de invadir terras públicas. Souza Neto, claro, jura que é inocente.

Convênios - A governadora Wilma de Faria assina nesta segunda-feira (21), 277 convênios do Programa de Desenvolvimento Solidário que visa o combate à pobreza rural. Os convênios totalizam um investimento de R$ 16 milhões em projetos de infra-estrutura, sociais ou de geração de emprego e renda – os chamados produtivos. A solenidade de assinatura dos contratos está marcada para as 10h no Presépio de Natal, em Candelária. No Rio Grande do Norte, o programa é executado pela Sethas.

Prêmio de Jornalismo – As jornalistas Guia Dantas e Lídia Pacce foram as vencedoras do prêmio AMARN de Jornalismo 2009. O concurso visa premiar o melhor trabalho de cobertura jornalística do judiciário e valorizar o jornalismo profissional, buscando estabelecer novos parâmetros na cobertura jornalística.
Guia(na foto recebendo o prêmio) ganhou na categoria jornalismo impresso, com a matéria sobre o Depoimento sem Dano, publicado pela Tribuna do Norte.
Lídia Pacce(na foto recebendo o prêmio) foi a vencedora na categoria TV com a matéria sobre a situação da adoção no Rio Grande do Norte, publicada pela Intertv Cabugi. Parabéns às duas competentes jornalistas.

Fenômeno: Popularidade de Lula bate recorde

Foto: Divulgação
Presidente Lula: um fenômeno de popularidade


Ao entrar no último ano do segundo mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva alcança o mais alto patamar de popularidade desde a posse em 2003.

Segundo pesquisa Datafolha realizada entre os dias 14 e 18, 72% dos entrevistados consideram o governo de Lula ótimo ou bom, um crescimento de cinco pontos percentuais em relação à última sondagem, feita em agosto.

Trata-se da maior aprovação já obtida por um presidente desde que o Datafolha começou a fazer avaliações sobre o governo federal, em 1990.

Já 21% consideram o governo do petista regular, enquanto para 6% a administração é ruim ou péssima. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Lula também obteve a melhor nota média (7,7), numa escala de 0 a 10, de toda a sua gestão até o momento.

Foi em 2005, no auge da crise política do mensalão, que o presidente Lula atingiu a pior avaliação: 28% achavam seu governo ótimo ou bom, enquanto para 41% era regular e 29% o consideravam ruim ou péssimo.

O Nordeste permanece como a região em que o presidente Lula apresenta o mais alto índice de popularidade, 81%, enquanto no Sul do país obtém o pior índice, ainda assim elevado, com 62% de aprovação.

Fonte: Folha de S.Paulo - Hoje

Pesquisa Datafolha: Índice de rejeição dos quatro pré-candidatos a presidente é semelhante

Diferentemente de outras eleições presidenciais nas quais o candidato do PT sempre começava com uma taxa mais alta de rejeição em relação aos demais, agora a petista Dilma Rousseff aparece com um percentual semelhante aos de seus principais adversários.

Segundo o Datafolha, Dilma é rejeitada por 21% dos eleitores. José Serra (PSDB) tem uma taxa de 19%. Ciro Gomes (PSB) fica com 18%. E Marina Silva (PV) 17%, percentual idêntico ao do tucano Aécio Neves, que anunciou nesta semana estar fora da disputa.

Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, Dilma, Serra, Ciro e Marina estão empatados tecnicamente.

No limite máximo, Dilma pode ser rejeitada por 23% dos eleitores. Na ponta de baixo, a taxa é de 19%.

Fonte: Folha de S.Paulo - Hoje

Pesquisa Datafolha: Dilma cresce, reduz diferença para 14 pontos e Serra se estabiliza

Foto: Divulgação
Datafolha aponta crescimento de Dilma e estabilização de Serra


A pré-candidata do PT a presidente da República, Dilma Rousseff, consolidou-se como segunda colocada, rompeu a barreira dos 20 pontos percentuais em todos os cenários e reduziu para 14 pontos sua diferença em relação ao primeiro colocado isolado na disputa, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB).

Em agosto, a diferença a favor do tucano variava de 19 a 25 pontos.

Esses são os principais resultados da pesquisa Datafolha realizada de 14 a 18 deste mês, com 11.429 entrevistas em todo o país.

No cenário no qual quatro candidatos são apresentados como possíveis concorrentes, Serra fica com 37%, Dilma está com 23%, seguida de Ciro Gomes (PSB), com 13%, e de Marina Silva (PV), com 8%. Há 9% dos entrevistados que vão votar em branco ou nulo; 10% dizem estar indecisos.

Com esses quatro candidatos na disputa, haveria segundo turno se a eleição fosse hoje.

A soma de Dilma, Ciro e Marina resulta em 44%. Ou seja, mais do que os 37% de Serra. Para ser eleito no primeiro turno, um candidato tem de ter pelo menos 50% mais um dos votos válidos (os dados aos candidatos, excluídos brancos e nulos).

Quando Ciro é retirado do processo, as coisas ficam mais fáceis para Serra. O tucano vai a 40%. Como Dilma pontua 26% e Marina atinge 11% (as duas somam 37%), haveria uma tendência de vitória do tucano na primeira rodada, marcada para 3 de outubro de 2010.

A última pesquisa Datafolha havia sido em agosto. Heloísa Helena (PSOL) aparecia em todos os cenários, mas ela anunciou que ficará fora da disputa para apoiar Marina. Em um dos cenários de então, Heloísa tinha 12%. Serra pontuava 36%, Dilma tinha 17%, Ciro estava com 14% e Marina com 3%.

É errado comparar o levantamento deste mês com o de agosto. Os cenários apresentados ao eleitor são diferentes. Feita a ressalva, é necessário registrar que Dilma melhorou seu desempenho acima da margem de erro em qualquer combinação de candidatos.

Em agosto, a petista pontuava de 16% a 24%, conforme o cenário pesquisado. Agora, seus percentuais vão de 23% a 31%. Serra variava de 36% a 44%. Agora, de 37% a 40%.

Com a saída de Heloísa, quem mais cresceu foram Dilma e Marina (5 pontos), que deve ter seu apoio. Mas não é possível aferir exatamente para quem se deu a transferência dos votos da ex-senadora. Ciro Gomes oscilou um ponto para baixo e Serra, um ponto para cima. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Fonte: Jornal Folha de S.Paulo - Hoje

Empresa comete falhas e concurso vestibular da UERN é cancelado em Natal e nos Campi do interior

Frustração. Essa é a palavra para os mais de 19 mil candidatos que se inscreveram no vestibular 2009 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(UERN), cujas provas iriam ocorrer neste domingo(20) em Natal e nos Campi do interior.

Mas o vestibular foi cancelado.

A frustração maior foi para os alunos que vieram do interior para fazer as provas em Natal.

Os alunos foram informados do cancelamento das provas depois das 8h30 pela Comissão Permanente do Vestibular(Comperve).

O cancelamento foi motivado por erros na organização do concurso, que teriam sido praticados pela empresa responsável pela elaboração das provas – AOCP Concurso Públicos.

“A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte informa que neste domingo, dia 20 de dezembro de 2009, ao dar início à aplicação das provas do Processo Seletivo Vocacionado 2010, identificou em algumas salas desencontros na lista dos candidatos/sala com os dados constantes no cartão de inscrição”, diz trecho da nota publicada pela UERN.

Na nota, a UERN frisa que abriu processo administrativo para apurar junto à empresa responsável pelo concurso as responsabilidades pelos erros.

“A UERN informa ainda que abriu processo administrativo para apurar junto à empresa responsável pelo PSV, a AOCP (PR), as responsabilidades pelo erro de processamento e para adoção das providências cabíveis”, assinala outro trecho da nota.

A UERN também afirma que uma nova será marcada para a realização do vestibular e que os candidatos inscritos não irão arcar com mais nenhum custo.

Acrescenta ainda que os fiscais receberão seus honorários e continuarão inscritos para as novas provas que serão realizadas posteriormente.

Confira a íntegra da nota divulgada pela UERN:

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Nota oficial

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte informa que neste domingo, dia 20 de dezembro de 2009, ao dar início à aplicação das provas do Processo Seletivo Vocacionado 2010, identificou em algumas salas desencontros na lista dos candidatos/sala com os dados constantes no cartão de inscrição.

A Comissão Permanente do Vestibular decidiu por cancelar todo o processo, prevenindo assim eventuais prejuízos aos candidatos.

A UERN informa ainda que abriu processo administrativo para apurar junto à empresa responsável pelo PSV, a AOCP (PR), as responsabilidades pelo erro de processamento e para adoção das providências cabíveis.

A UERN tranquiliza todos os candidatos e seus familiares, bem como toda a comunidade acadêmica, assegurando que serão adotadas todas as providências para que o PSV seja aplicado em período posterior, observadas as datas mais adequadas e sem custos adicionais para os candidatos, com ampla divulgação.

Informamos ainda que os fiscais que trabalharam neste primeiro dia do PSV receberão seus honorários sem nenhum prejuízo, assim como continuarão cadastrados para a nova etapa do processo.

Agradecemos a compreensão de todos.

Prof. João Batista Xavier
Presidente da Comperve

19 de dez. de 2009

Senado: CAE, presidida pelo senador Garibaldi Filho, avaliou 251 proposições em 2009

Foto: Agência Senado
Garibaldi faz balanço positivo da CAE, presidida por ele


A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, presidida pelo senador Garibaldi Filho realizou este ano um total de 62 reuniões, nas quais foram avaliadas 251 proposições.

Desse total, 193 foram aprovadas, 48 foram rejeitadas, quatro foram consideradas prejudicadas e seis foram arquivadas.

O relatório das atividades da Comissão foi divulgado nesta sexta-feira(18) e mostra ainda que a CAE promoveu 37 audiências públicas e 6 sabatinas com o objetivo de julgar o ingresso de dirigentes em órgãos federais.

Entre os projetos aprovados pela Comissão, Garibaldi destacou um no qual ele foi relator. Trata-se do projeto de lei da Câmara Federal nº 184, que propôs alterações ao Fundo de Financiamento ao Estudante (FIES).

Esse projeto, inclusive, foi destaque em diversos veículos de comunicação de abrangência nacional.

O motivo disso foi que o texto propunha a ampliação do FIES, permitindo o financiamento aos estudantes da educação profissional técnica de nível médio.

Outro motivo para o destaque foi que o projeto facilita o pagamento do financiamento, contribuindo desta forma para a redução da inadimplência.

Outro projeto de caráter terminativo destacado pelo senador foi o que propôs a criação do Fundo Nacional de Apoio a Bibliotecas, que visa a ampliação dos acervos e a ampliação de bibliotecas em todo o país.

Na próxima segunda-feira próxima (21), no almoço de confraternização com a imprensa, o senador Garibaldi Filho dará mais detalhes sobre o desempenho da CAE.

Juiz Mário Jambo acata denúncia do MPF contra envolvidos na Operação Higia

O juiz Mário Jambo acatou a denúncia do Ministério Público Federal contra os 15 envolvidos no esquema denominado de Operação Higia.

Os envolvidos na Operação Higia, que agora passam à condição de réus, são acusados formação de quadrilha, corrupção passiva, tráfico de influência e crime contra lei das licitações.

Eles são acusados de integrar o esquema de promover licitações fraudulentas na Secretaria de Saúde do Estado.

Além de receber a denúncia, o Juiz Federal Mário Jambo determinou a quebra do segredo de Justiça do processo.

Passarão a ter sigilo os dados referentes a interceptações telefônicas e quebra do sigilo bancário.

Os réus terão 10 dias para apresentarem suas defesas.

É nessa fase do processo que os réus poderão pedir absolvição sumária (como permite o Código de Processo Penal no artigo 397).

Caso as respostas não sejam atendidas pelo Judiciário, o Juiz Federal Mário Azevedo Jambo marcará os depoimentos das testemunhas de acusação, defesa e dos réus.

Será uma audiência única, conforme determina o novo regramento do Código de Processo Penal.

Entre os envolvidos na Operação Higia está o filho da governadora Wilma de Faria, Lauro Maia, que é pré-candidato a deputada estadual.

18 de dez. de 2009

MPF/RN denuncia a farra dos ex-prefeitos

O ex-prefeito de Tangará, Giovannu César Pinheiro e Alves, o “Gija”, deve responder a nove ações de improbidade administrativa e a quatro ações penais ajuizadas durante essa semana pelo Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN).

As condutas atribuídas a Giovannu César nas ações penais são: fraude em licitação, crime de responsabilidade por desvio de verbas e sonegação de documentos públicos.

Já nas ações de improbidade, o ex-prefeito é acusado de diversas falhas em procedimentos licitatórios e de má gestão do dinheiro público federal, causando dano ao erário.

Além dele, todas as pessoas e empresas que foram beneficiadas pelos atos praticados ou que contribuíram para a ocorrência dos ilícitos também respondem às ações.

O desvio de rendas públicas é uma das condutas atribuídas a “Gija” nas ações penais, pois configura crime de responsabilidade, punido com até 12 anos de reclusão.

Já pelos atos analisados nas demais ações de improbidade, o ex-prefeito e os outros envolvidos nas irregularidades podem ter os direitos políticos suspensos, além de serem proibidos de contratar com o poder público e receber benefícios fiscais, entre outras conseqüências.

Sítio Novo - O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte também ingressou nesta quinta-feira(17) com duas ações penais e três ações de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Sítio Novo, Francisco Hudson Xavier Cunha, por fraudes em licitações do município.

Além do ex-gestor, outras cinco pessoas e três empresas estão envolvidas nas irregularidades.

Francisco Hudson foi o prefeito de Sítio Novo entre os anos de 2001 e 2004. Nesse período, a prefeitura firmou dois contratos com o Ministério da Saúde para a aquisição de ambulância e reforma do hospital-maternidade do município.

Além disso, assinou convênio com o Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a compra de material didático.

De acordo com as ações propostas, nos três casos, houve fraudes nas licitações realizadas para a aplicação dos recursos federais.

Com relação ao recurso do FNDE, o prefeito sequer realizou o procedimento licitatório.

Mais sete ações - O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte também enviou à Justiça Federal sete ações de improbidade administrativa contra um prefeito e seis ex-prefeitos que exerceram mandato entre 2001 e 2004 em sete cidades do interior do Estado.

As ações são motivadas pela não prestação de contas à União, para fins de consolidação, em determinados exercícios desse período.

O procurador da República, Marcelo Alves Dias de Souza, que assina as ações, ressalta que “o dever de apresentar as contas à União é previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal e o descumprimento pode trazer sérias conseqüências”.

Confira os réus nas ações:

* Atual prefeito de Barcelona Carlos Zamith de Souza – não prestou contas relativas a 2003;

Ex-prefeitos dos seguintes municípios:

*Lajes Pintadas: Francisco Jucier Furtado – não prestou contas relativas a 2000 e 2003;
*Vila Flor: José Eristotes Neto – não prestou contas relativas a 2001 e 2002;
*Rio do Fogo: Túlio Antônio de Paiva Fagundes - não prestou contas relativas a 2003;
*Pureza: Francisco Pereira do Vale – não prestou contas relativas a 2003;
Nísia Floresta: João Lourenço Neto - não prestou contas relativas a 2000;
*Tibau: Sidrono Freire da Silva - não prestou contas relativas a 2003.

TV Assembléia exibirá sessões do Tribunal Regional Eleitoral a partir de 2010

As sessões do Tribunal Regional Eleitoral(TRE) serão exibidas pela TV Assembléia a partir de 2010.

Convênio neste sentido será assinado na próxima segunda-feira(21) entre os presidentes do TRE e da Assembléia Legislativa, respectivamente Expedito Ferreira e Robinson Faria.

As sessões do TRE deverão ser exibidas pela TV Assembléia duas vezes por semana.

Ceará-Mirim: Câmara realiza hoje à noite sessão solene para a entrega de 16 títulos de cidadania

A Câmara Municipal de Ceará-Mirim realiza hoje à noite sessão solene para a entrega de títulos de cidadão cearamirinense a várias personalidades.

Serão entregues 16 títulos de cidadania.

Entre os agraciados estão o deputado estadual Lavoisier Maia, o prefeito Antônio Peixoto, os vereadores Roberto Lima e Graças Freitas, o ex-vereador Antônio Ivo, o engenheiro Fabrício Gaspar e este blogueiro.

Agradeço antecipadamente ao vereador Ronaldo Venâncio por ter me concedido o título de cidadão cearamirinense.

Estarei logo mais às 20h, no auditório da Estação Cultural “Prefeito Roberto Varela”, para receber a homenagem.

Por 6 x 1, Pleno do TRE mantém mandatos do prefeito e da vice-prefeita de Várzea

Em sessão realizada nesta sexta-feira(18), o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral julgou improcedente o Recurso Eleitoral 9347/2008, em que Sérgio Cavalcanti de Carvalho pedia a cassação dos mandatos do prefeito e da vice-prefeita de Várzea, Getúlio Luciano Ribeiro e Cleide de Carvalho da Silva, além do vereador Walter Pedro da Silva.

Para o relator da matéria, desembargador Cláudio santos, a sentença de primeiro grau não merece reforma.

O placar foi 6 x 1 pela não cassação dos mandatos de Getúlio, Cleide e Walter Pedro da Silva.
Segundo o relator, não há prova que configure a prática de compra de votos e abuso de poder econômico por Getúlio, Cleide e Walter.

“Não há prova de que houve o pedido de votos a eleitores, na ocasião da assinatura de contratos de comodato com produtores rurais daquele município”, ressaltou o desembargador.

Enildo Alves afirma que Ney Júnior nunca defendeu a prefeita Micarla de Souza na Câmra Municipal

Prossegue o bate-boca pela imprensa entre os vereadores Enildo Alves e Ney Júnior, ambos da bancada governista na Câmara Municipal.

Durante entrevista ao Jornal da Manhã, na 95FM, nesta sexta-feira(18), Enildo afirmou que não confia mais em Ney Júnior e acusou o vereador do DEM de nunca ter defendido os interesses da prefeita Micarla de Souza na Câmara.

Enildo declarou que mesmo com um possível pedido da prefeita Micarla de Sousa, ele não recolocaria o vereador Ney Júnior novamente na posição de vice-líder da bancada.

“Eu não sei que tipo de conciliação poderia haver. Ney nunca defendeu a prefeita. Eu não o quero mais como vice-líder, eu não posso confiar em Ney como vice-líder”, enfatizou Enildo, que foi responsável pela indicação do colega do DEM para o cargo de vice-líder da prefeita na Câmara.

Ele ainda afirmou que o principal motivo para tirar Ney Júnior da posição de vice-líder foram os posicionamentos de oposição tomados pelo parlamentar ao longo do primeiro mandato.

“Você pode olhar os arquivos gravados da Câmara que não tem nenhuma intervenção de Ney defendendo a prefeita. Pelo contrário, ele esteve ao lado da oposição em várias ocasiões”, disse Enildo.

João Maia viaja para a Alemanha e na volta anunciará seu novo posicionamento político sobre 2010

O deputado federal João Maia, presidente estadual do PR, embarcou nesta quinta-feira(17) para a Alemanha.

Vai tratar de negócios particulares.

João Maia ainda não anunciou sua desistência da pré-candidatura ao Governo do Estado.

Mas caminha para isso.

Ele também não anunciou oficialmente seu apoio à pré-candidatura do vice-governador Iberê Ferreira ao Governo.

Mas já acertou tudo com Iberê.

Quando retornar da Alemanha, ainda este ano, João Maia deve anunciar seu novo posicionamento sobre o processo sucessório estadual.

Antes deve conversar com o deputado Robinson Faria, quando vai comunicar ao presidente da Assembléia Legislativa que não vai mais disputar o Governo e que irá apoiar Iberê.

João Maia dificilmente aceitará ser o vice de Iberê.

O presidente estadual do PR deverá ser candidato à reeleição.

“O Seridó não pode ficar sem um representante na Câmara Federal. O meu partido acha que minha atuação tem sido destacada na Câmara Federal. Deseja a minha reeleição. Deseja que eu continue lá”, disse João Maia em entrevista ao blogueiro Robson Pires.

Ceará-Mirim: Projeto de autoria do prefeito Peixoto transfere o gerenciamento das contas do município para uma instituição financeira

Os vereadores da Câmara Municipal de Ceará-Mirim têm em mãos uma verdadeira “bomba” que pode causar sérios prejuízos aos cearamirinenses.

É um projeto de lei de autoria do prefeito Antônio de Abreu Peixoto(foto) pedindo autorização à Câmara para que o município conceda a instituição financeira, de forma onerosa, o direito exclusivo de gerenciar as contas do município por um período de cinco anos.

De acordo com o projeto do prefeito Peixoto, as folhas de pagamento dos servidores(incluindo o Saae), dos fornecedores, da arrecadação secundária e centralizada de tributos e preços públicos municipais e de empréstimos consignados para funcionários deixarão de ser administradas pela prefeitura e passarão a ser gerenciadas exclusivamente por uma instituição financeira.

O projeto de Peixoto é inusitado, pois transferir para uma instituição financeira o gerenciamento das contas do município é uma iniciativa das mais polêmicas. Não conheço nenhum caso desse tipo em nenhuma prefeitura.

E qual a finalidade desse projeto?

Quanto a instituição financeira vai pagar para gerenciar as finanças do município?

Como será escolhida a instituição financeira?

É quem oferecer mais dinheiro?

E em que esses recursos serão aplicados?

Essas e outras indagações precisam ser feitas pelos vereadores ao prefeito Peixoto e necessitam de respostas convincentes.

Sinceramente, eu não acredito que os vereadores de Ceará-Mirim irão aprovar esse projeto.

Na justiça - O vereador Júlio César já afirmou que irá acionar a Justiça caso o projeto seja aprovado pela Câmara Municipal.

A sociedade civil organizada de Ceará-Mirim deve se mobilizar para pressionar os vereadores a não permitir que as contas da prefeitura, o dinheiro do contribuinte, sejam gerenciados por uma instituição financeira.

Quem danado é o gênio que botou essa idéia na cabeça do prefeito Peixoto?

Será que é o pessoal do PR?

E será que o dinheiro da venda das contas do município será utilizado na campanha eleitoral de 2010?

Com a palavra final os vereadores da Câmara Municipal de Ceará-Mirim.

Senado prova projeto de Garibaldi que anistia os policiais militares que participaram da greve de 2007

O senador Garibaldi Filho(foto) comemorou nesta quinta-feira(17) a aprovação do projeto de lei de sua autoria que anistia mais de 5 mil policiais e bombeiros em todos o País.

Inicialmente, o projeto visava anistiar cerca de 1.300 policiais do Rio Grande do Norte que em 2007 participaram de um movimento grevista por melhores salários.

Parte desses policiais foi excluída da corporação. O restante enfrenta ainda hoje processo que visa a expulsão deles dos quadros da PM.

Depois de aprovado no Senado, o projeto de Garibaldi vai a sanção presidencial.

Durante a tramitação do projeto na Câmara Federal, parlamentares de outros Estados, onde também ocorreu greve de policiais militares, aproveitaram para ampliar o benefício da anistia proposto por Garibaldi Filho.

O substitutivo, aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, estendeu a anistia aos Estados da Bahia, Roraima, Tocantins, Pernambuco, Mato Grosso, Ceará e de Santa Catarina. Os policiais do Distrito Federal também estão incluídos no projeto.

Há vários casos nos quais policiais foram excluídos e estão há mais de um ano sem poder exercer suas funções. É o caso da vereadora Sargento Regina, que por liderar a greve dos policiais foi expulsa da PM.

Com a anistia, os policiais serão reincorporados e receberão de forma retroativa todos os proventos que deixaram de perceber enquanto estavam fora da polícia. Além disso, todos os processos administrativos contra os grevistas serão extintos.

Foi feita justiça - O presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Jeoás Nascimento dos Santos, disse que a classe dos policiais agradece penhoradamente a Garibaldi pela sua luta em defesa dos policiais que foram punidos.

"Temos uma enorme e eterna gratidão ao senador Garibaldi Filho pela autoria do projeto. E também pelo apoio e pelo cuidado que o senador teve na tramitação do projeto. Na Câmara, ele teve o cuidado de saber da tramitação e pedir aos deputados que aprovassem", disse Jeoás dos Santos, que também é diretor regional da Associação Nacional dos Praças (Aspra).

Segundo Garibaldi, essa era uma luta justa dos policiais e bombeiros, que só reivindicaram melhores salários e não mereciam a punição que foi aplicada a eles pelo comando da PM, no caso do Rio Grande do Norte.

O senador comentou ainda que se a punição e os processos permanecessem valendo, pelo menos 1.300 famílias no Rio Grande do Norte ficariam sem renda e os chefes dessas famílias ficariam desempregados. "Fez-se justiça", afirmou o senador do PMDB.

17 de dez. de 2009

TRE disciplina normas referentes ao poder de polícia na fiscalização da propaganda eleitoral de 2010

As normas referentes ao poder de polícia na fiscalização da propaganda eleitoral para as eleições de 2010 foram aprovadas na sessão desta quinta-feira(17) do tribunal Regional Eleitoral(TRE-RN).

De acordo com o texto, o poder de polícia será exercido, de forma exclusiva, pelos juízes eleitorais nos municípios compreendidos por uma única zona eleitoral.

As diretrizes são estabelecidas na Resolução número 30 do Tribunal.

Na capital e municípios com mais de uma zona eleitoral o poder de polícia será exercido por juízes designados pelo TRE/RN.

A designação levará em conta o critério de antiguidade do magistrado na jurisdição eleitoral.

Entre as funções que caberão a esses juízes está a de adotar todas as providências necessárias para coibir práticas ilegais, comunicando todos os fatos ao Ministério Público Eleitoral.

Eles terão de julgar as reclamações sobre a localização dos comícios e tomar medidas sobre a distribuição equitativa dos locais aos partidos e às coligações.

O § 1º do inciso II do Art. 2º traz mais uma novidade: “O poder de polícia se restringe às providências necessárias para inibir práticas ilegais, vedada a censura prévia sobre o teor dos programas a serem exibidos na televisão, no rádio ou na internet”.

Na capital

Em Natal, o juiz da fiscalização da propaganda eleitoral deverá convocar, a partir de 8 de julho de 2010, os partidos políticos e a representação das emissoras de televisão para elaborarem o plano de mídia para o uso da parcela do horário eleitoral gratuito a que tenham direito.

Será garantida a todos a participação nos horários de maior e menor audiência, conforme enfatiza o art. 52 da Lei das Eleições (9.504/97).

Caberá ainda ao magistrado, distribuir os horários reservados à propaganda eleitoral gratuita nas emissoras de rádio e televisão, entre partidos políticos e as coligações que tenham candidatos e representação na Câmara dos Deputados.

Até 15 de agosto de 2010, o juiz deverá realizar sorteio para a escolha da ordem de veiculação da propaganda de cada partido ou coligação no primeiro dia de horário eleitoral gratuito.

Parnamirim comemora hoje 51 anos de existência

Foto: Divulgação
Espetáculo "Nas Asas da História" marca os 51
anos de existência de Parnamirim


O município de Parnamirim comemora hoje sua emancipação política.

São 51 anos de existência.

Ao longo desses anos Parnamirim foi o município que mais cresceu no Rio Grande do Norte, sendo hoje a terceira cidade do Estado.

Como parte das festividades alusivas ao aniversário da cidade Trampolim da Vitória, acontece logo mais à noite, no Largo da Cohabinal, o espetáculo teatral “Nas Asas da História” de Parnamirim, que este ano traz o tema “Crônica do amor sem fim”.

Escrito por Tarcísio Gurgel e inspirado no cordelista José Acassis, o espetáculo mergulha no passado para trazer ao palco cinco episódios do cotidiano da cidade protagonizado por personagens que construíram a história de Parnamirim ao longo desses 51 anos de existência.

São 145 atores em cena e cinco dias de repetição em diferentes lugares, como um teatro itinerante.

Com direção de Lindemberg Farias, iluminação de Castelo Casado e 210 pessoas na produção geral, o espetáculo também presta uma homenagem ao artista Ismael Alves.

O espetáculo será apresentado ainda na Esplanada Deputado Nélio Dias, em Nova Parnamirim, no dia 22; na Praça Sebastião, em Pirangi do Norte, no dia 26; e no bairro Santos Reis, no dia 5 de janeiro.

Governo do Estado paga nesta sexta-feira a segunda parcela do 13º salário aos seus servidores

Os servidores estaduais – mais de 100 mil - recebem nesta sexta-feira(18) a segunda parcela do 13º salário.

Serão contemplados todos os funcionários dos órgãos das administrações direta e indireta e dos outros poderes - Legislativo, Judiciário e Ministério Público - além de pensionistas e aposentados.

Já a folha de pagamento dos servidores estaduais referente ao mês de dezembro será paga nos dias 29 e 30 de dezembro.

Serão mais de R$ 140 milhões - segundo dados da Secretaria Estadual de Planejamento - injetados na economia do Estado nos dias que antecedem o Natal.

Senador Agripino Maia é simpático à chapa puro sangue do PSDB com José Serra e Aécio Neves

O senador José Agripino Maia, líder do DEM no Senado, se mostrou simpático a uma chapa puro sangue do PSDB à Presidência da República.

A chapa seria composta por José Serra(presidente) e Aécio Neves(vice).

Para Agripino, se Aécio – que desistiu de disputar a sucessão de Lula – topar ser o vice de Serra, o DEM deveria concordar com a chapa puro sangue do PSDB.

“Se Aécio concordar em ser candidato a vice, a minha opinião é que o meu partido deveria concordar porque as chances de uma vitória da oposição seriam exponenciais”, disse Agripino.

Governador Aécio Neves não é mais pré-candidato à Presidência da República

Foto: Divulgação
Aécio desiste de disputar a Presidência da República
e deixa caminho livre para Serra


O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (17) que não será candidato à Presidência da República em 2010. A confirmação foi dada em entrevista em Belo Horizonte com o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE).

"Deixo a partir deste momento a condição de pré-candidato do PSDB à Presidência da República, mas não abandono minhas convicções e minha disposição para colaborar, com meu esforço e minha lealdade, para a construção das bandeiras da Social Democracia Brasileira", disse Aécio Neves.

Aécio explicou que desejava construir um quadro amplo de alianças para a disputa presidencial de 2010, mas que para implementar o projeto precisava que o partido definisse o candidato até o final do ano.

Aécio disputava com o governador do São Paulo, José Serra, a candidatura pelo PSDB à Presidência da República.

Segundo o presidente do PSDB, Aécio será candidato ao Senado. “Hoje o governador nos informa que não disputará nem é mais candidato à Presidência da República. É candidato ao Senado”, disse Sérgio Guerra.

José Serra, que participava na tarde desta quinta-feira de um evento em São Paulo, não comentou com jornalistas presentes ao evento a desistência do colega de legenda.

Fonte: G1 da Globo