Subscribe:

Páginas

5 de out. de 2011

Ricardo Motta diz que permaneceu no PMN para manter o elo de amizade com Robinson Faria

Foto: João Gilberto
O deputado Ricardo Motta(foto), presidente da Assembléia Legislativa, falou nesta quarta-feira(5) sobre sua permanência no PMN.

Ricardo disse que decidiu não mais ingressar no PSD e permanecer no PMN para manter o elo de amizade com o vice-governador Robinson Faria.

Ricardo reconheceu que há um estremecimento momentâneo entre Robinson e o Governo Rosalba Ciarlini.

“É do conhecimento público que está havendo um mal estar momentâneo entre o vice-governador e o Governo do Estado. Eu, o deputado Raimundo Fernandes e o deputado Antônio Jácome, permanecendo no PMN, vamos formar um elo do grupo do vice-governador, de quem somos aliados e sou amigo pessoal”, frisou Motta.

Acrescentando: “Para dar continuidade a esse grupo vencedor e assegurar cada vez mais a governabilidade à governadora Rosalba Ciarlini e ao vice-governador, que também é do Governo, vamos permanecer no PMN, dentro do entendimento, da harmonia e do respeito mútuo”.

Segundo Ricardo, Robinson entendeu a decisão dele e de Raimundo  em continuar no PMN.

“Eu e Raimundo Fernandes permanecendo  no PMN vamos dar mais musculatura ao partido até para defender os interesses do Governo e ajudar na administração da nossa Casa”, assinalou o presidente da Assembléia.

Indagado se vai assumir a presidência estadual do PMN, Ricardo Motta respondeu: “Estamos em entendimentos para assumir a presidência do PMN. Primeiro vamos formar os diretórios. Tudo vai ser feito dentro de um acordo com os dirigentes do partido”, enfatizou Motta.

Reportagem: Aldemar de Almeida - especial para o blog.

Ceará-Mirim: Presidente da Câmara, Ronaldo Venâncio, conversa com Antônio Jácome e ingressa no PMN

Foto: Divulgação
O vereador Ronaldo Venâncio(foto), presidente da Câmara Municipal de Ceará-Mirim, definiu nesta quarta-feira(5) sua situação partidária.

Ronaldo ingressou no PMN, partido presidido no Estado pelo deputado Antônio Jácome, mas que deverá ser comandado brevemente pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ricardo Motta.

A definição sobre o ingresso de Ronaldo ao PMN ocorreu nesta quarta-feira na Assembléia Legislativa, depois de uma reunião envolvendo o presidente da Câmara de Ceará-Mirim e Antônio Jácome.

“Ronaldo é um quadro importante da política de Ceará-Mirim e o PMN ganha muito com sua filiação”, disse Jácome.

O presidente do legislativo cearamirinense deixou o PMDB por não concordar com a filiação ao partido do ex-senador Geraldo Melo e da ex-prefeita Edinólia Melo.

Ronaldo irá comandar o PMN em Ceará-Mirim e, além de candidato natural à reeleição, passa a ser também uma opção para vice-prefeito. 

Macau: Vereadora Odete Lopes troca PPS pelo DEM e fortalece sistema oposicionista

Foto: Divulgação
 Ex-prefeito Kidinho abonou ficha de filiação de Oedete Lopes ao DEM


A vereadora  Odete Lopes trocou o PPS pelo DEM e reforça o sistema da oposição na cidade de Macau liderado pelo ex-prefeito Zé Antônio e o vereador Zé Filho.

A filiação de Odete teve o aval do senador José Agripino Maia, presidente estadual do Democratas.

Mesmo com a filiação de Odete, pré-candidata a prefeita de Macau, o DEM vai manter na presidência o ex-prefeito Cledionor Mendonça(Kidinho).  

"Kidinho é um político que está conosco desde o inicio da nossa caminhada, é de minha confiança e, portanto, permanecerá na presidência do DEM em Macau”, disse Agripino.

A oposição em Macau busca unir todos os partidos que fazem oposição ao prefeito Flávio Veras objetivando vencer as eleições de 2012.

Assembléia discute hoje revalidação de diplomas de instituições estrangeiras de ensino superior

Foto: João Gilberto
Hermano Morais vai presidir audiência pública hoje na Assembléia Legislativa


Nesta quarta-feira(5) a Assembléia Legislativa promove audiência pública para discutir a revalidação dos diplomas de instituições estrangeiras de ensino superior.

Evento é uma iniciativa do deputado Hermano Morais (PMDB) e irá ocorrer no auditório Robinson Faria, a partir das 14h30.

O deputado solicitou a audiência atendendo pedidos de um grupo de estudantes de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado em países estrangeiros, principalmente da Europa, e que enfrentam muitas dificuldades para conquistar o reconhecimento desse diploma no Brasil.

Segundo Hermano, esses estudantes lutam para que o processo seja simplificado.

“Muitas pessoas sonham em estudar fora do Brasil e são inúmeras as instituições que ofertam ensino de qualidade e que são reconhecidas mundialmente por isso. Portanto, é importante que estejamos atentos a esse assunto, pois a qualificação profissional é fundamental e não devemos impor barreiras à educação”, enfatiza Hermano.

Liderança do PMN na Assembléia Legislativa ficará entre os deputados Antônio Jácome e Raimundo Fernandes

Com a permanência no partido dos deputados Ricardo Motta e Raimundo Fernandes o PMN vai escolher o seu novo líder na Assembléia Legislativa.

Como Motta preside a Assembléia, a liderança será exercida por Raimundo ou pelo deputado Antônio Jácome.

Caso Ricardo assuma a presidência do PMN, o líder do partido deverá ser Antônio Jácome.

Até para compensar Jácome por entregar o comando do partido a Ricardo.

Agora, se Jácome permanecer na presidência do PMN, Raimundo Fernandes será o líder do partido.

Com apenas dois deputados, PSD não vai integrar o Colégio de Líderes da Assembléia Legislativa

Com apenas dois deputados, o PSD não terá assento no Colégio de Líderes da Assembléia Legislativa.

Para ter voz e voto no Colégio de Líderes o partido tem que ter no mínimo três representantes da Assembléia.

Mas o PSD poderá formar um bloco partidário na AL com um ou mais partidos e passar a ter assento no Colégio de Líderes.

Atualmente integram o Colégio de Líderes o PMDB, o PSB e o PMN, partidos com três ou mais deputados.

Os demais partidos contam com um ou dois deputados e, por essa razão, não integram o Colégio de Líderes.

O PMN, mesmo perdendo a deputada Gesane Marinho, continua com assento no Colégio de Líderes, pois fica com três parlamentares: Ricardo Motta, Raimundo Fernandes e Antônio Jácome.

Garibaldi comemora a entrada em vigor do programa que beneficia donas de casa de baixa renda

Foto: Nicolas Gomes
O ministro Garibaldi Filho celebrou nesta terça-feira(4), na cidade de Trindade(GO) o início do programa que fixou em 5% sobre o salário mínimo (R$ 27,25) a alíquota para contribuição previdenciária das donas de casa de famílias de baixa renda. 

A Lei 12.470 foi sancionada no início de setembro. Mas as donas de casa só puderam começar a contribuir agora em outubro. 

Para ter direito ao benefício, basta ligar para o telefone 135. É preciso que a família esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e tenha renda familiar de até 2 salários mínimos (hoje, R$ 1.090,00).

Garibaldi destacou o alcance social da medida que pode beneficiar até 6 milhões de mulheres, entre 18 e 59 anos, de acordo com Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD/ 2009). 

“É uma luta que vem se desenvolvendo no Congresso Nacional desde 2001. A presidenta Dilma Rousseff faz justiça às donas de casa que realizam um trabalho importantíssimo e que precisava ser reconhecido pela sociedade. Agora, essas donas de casa de baixa renda poderão ter direito aos benefícios da Previdência Social”, assinalou o ministro.

Segundo Garibaldi, a medida irá incentivar a formalização das mulheres trabalhadoras. 

“Com isso, elas terão direito à proteção da Previdência Social, garantindo aposentadoria por idade (aos 60 anos), salário-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. A família, por sua vez, passa a ter direito à pensão por morte e auxílio-reclusão”, diz o ministro da Previdência.
Inauguração
Além do ato pelo entrada em vigor do programa que beneficiará milhões de donas de casa brasileiras, o ministro Garibaldi Filho também inaugurou ontem mais uma agência da Previdência Social.

Agora, os segurados de Goianira, Santo Antonio de Goiás e Nova Veneza, cidades do interior de Goiás, não precisam mais se deslocar 20 quilômetros para serem atendidos pela Previdência.

A solução foi obtida com a inauguração da unidade de Goianira, que vai beneficiar uma população de 46,8 mil pessoas.

Em Goiás há 38 agências e o estado vai receber 15 novas unidades.

Integrado por militantes do ex-MR8, Partido Pátria Livre consegue registro no Tribunal Superior Eleitoral

 Bandeira do PPL, novo partido com registro no TSE

Além do PSD há um partido novinho na praça disponível para quem deseja mudar de legenda sem correr o risco de perder o mandato.

Trata-se do Partido Pátria Livre (PPL), que conseguiu na noite de ontem obter o registro no Tribunal Superior Eleitoral(TSE).

Com a aprovação do registro, o PPL está apto a participar das eleições de 2012 no País.

O PPL terá o número 54 e torna-se o 29º partido com o registro no TSE.

Quem se habilita a ingressar no PPL?

O novo partido tem raízes na esquerda e é formado por integrantes do histórico Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR8).

Os militantes do ex-MR8 ficaram abrigados no PMDB durante o período ditatorial.

CEI dos Contratos realiza reunião extraordinária e delibera sobre ações para esta semana

Foto: Elpídio Júnior
Na noite desta terça-feira(4) a Comissão Especial de Inquérito (CEI) dos Contratos esteve reunida em caráter extraordinário para definir as novas ações que serão desenvolvidas nos próximos dias.

Ficou decidido que durante a semana a Comissão irá concluir as visitas aos imóveis suspeitos de irregularidades nos contratos de locação firmados junto à Prefeitura de Natal.

Segundo a vereadora Júlia Arruda (PSB), presidente da CEI,  esta será a última checagem dos documentos solicitados pela Comissão que foram encaminhados pelas secretarias antes de adotar as vias legais.

“Estamos focados na realização da checagem dos documentos. Estamos vendo o que foi ou não encaminhado, estamos ligando para os secretários pedindo que enviem os documentos até a próxima sexta-feira”, afirma Júlia.

“Estamos definindo as datas dos primeiros depoimentos, solicitando as cópias dos documentos que faltam e fazendo o possível para não entrarmos pela via judicial”, disse o vereador Júlio Protásio, relator da CEI dos Contratos.

Participaram também da reunião os vereadores Adenúbio Melo (PSB) e Sargento Regina (PDT), membros da Comissão.

PSB escolhe a deputada Sandra Rosado para exercer o cargo de líder do partido na Câmara Federal

Foto: Assessoria/Sandra
Ana Arraes, nova ministra do TCU, será substituída na liderança do PSB por Sandra Rosado


 A deputada federal Sandra Rosado é a nova líder da bancada do PSB na Câmara dos Deputados.

Sandra foi escolhida por unanimidade pelos seus colegas do PSB e vai assumir o lugar da deputada federal Ana Arraes, eleita ministra do tribunal de Contas da União(TCU).

A bancada do PSB na Câmara conta com 35 parlamentares. Atualmente, 31 parlamentares estão no exercício do mandato.

"É um desafio muito grande substituir a deputada Ana Arraes, por sua história, por sua vida, por ter contribuído para que o PSB tivesse o crescimento que teve. Vou procurar ter sempre equilíbrio nas questões que são importantes para cada um dos companheiros", afirmou Sandra após ser escolhida a nova líder do PSB.

Sandra quer atuar em consonância com seus colegas de bancada. "Entendo que sozinha não farei nada. Será uma liderança de todos. Pretendo fazer com que esse partido se fortaleça cada vez mais. Juntos faremos um PSB forte e arrojado", enfatizou a deputada mossoroense.

A parlamentar é a coordenadora da bancada do RN no Congresso Nacional e exerce seu terceiro mandato.

4 de out. de 2011

Senador Paulo Davim defende imposto da venda de motocicletas para a área de saúde

Foto: Agência Senado
Em pronunciamento na sessão desta terça-feira(4) no plenário do Senado Federal o senador Paulo Davim(foto) defendeu a criação de um tributo para financiar ações da área de saúde, a ser cobrado sobre a venda de motocicletas.

O parlamentar citou dados divulgados pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, sobre acidentes envolvendo motociclistas para justificar sua proposta.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, publicados na revista Veja nesse final de semana, o índice de mortalidade entre usuários de motocicletas aumentou nove vezes nos últimos 15 anos. Em 2010, foram 145 mil vítimas, cujas internações custaram ao País R$ 187 milhões.

“O valor representa 45% da despesa total gasta com acidentados em todo o Brasil”, disse Paulo Davim.

Davim elogiou a iniciativa do ministro Padilha de enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei exigindo a apresentação da carteira de habilitação no ato da compra de uma motocicleta.

“Peço que o ministro mande também ao Congresso a proposta de criação de um imposto para a área da saúde, a ser incluído no valor da motocicleta”, frisou o senador do PV.

Segundo Davim, a motocicleta deve contribuir para o financiamento da saúde com um tributo por responder por mais de 60% das solicitações de seguros de acidentes e 45% dos gastos do Ministério da Saúde com atendimento a acidentados, embora corresponda a 1/3 da frota de veículos do País.

“A amputação traumática, seja ela de membro inferior, de braço, de dedo, corresponde a 17% de todas as amputações. E 70% dessas amputações traumáticas são causadas por acidentes com motos. Esses números são sobejamente convincentes de que um tributo destinado à saúde deve estar atrelado ao preço da moto para atender às vítimas desse mesmo veículo”, enfatizou Paulo Davim.

Em aparte, o senador petista Eduardo Suplicy  elogiou o pronunciamento de Davim e concordou com a proposta apresentada por ele.

Desmatamento

No seu pronunciamento, Paulo Davim defendeu também a aprovação urgente da revisão do Código Florestal como forma de inibir o desmatamento no País.

Dados do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), citados pelo senador, revelaram que o desmatamento na Amazônia entre janeiro e agosto deste ano aumentou 11,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com Davim, nos primeiros oito meses deste ano, o Estado que mais contribuiu para o aumento do desmatamento foi Mato Grosso, com um aumento de 70% em relação ao mesmo período do ano passado.  O Pará veio logo atrás, seguido por Rondônia.

Para Davim, o aumento do desmatamento é decorrente da expectativa de que a prática seja anistiada pelo novo código.

O senador citou ainda um artigo da jornalista Miriam Leitão, publicado no jornal O Globo na semana passada, como alerta sobre a importância do Código Florestal.

No texto, a jornalista relata as dificuldades enfrentadas pelos moradores da capital federal diante de uma das mais longas e intensas secas da história como exemplo da falta de preocupação das autoridades do país com medidas para neutralizar os efeitos das mudanças climáticas.

Francisco Gomes vai presidir o PMN de Macau

 Foto: Divulgação
Francisco Gomes teve o aval de Ricardo Motta para se filiar ao PMN


O PMN na cidade de Macau será presidido pelo assessor da presidência da Assembléia Legislativa Francisco Gomes.

Definição ocorreu na tarde desta terça-feira(4) em reunião de Gomes com o deputado Ricardo Motta, presidente da Assembléia.

Segundo Gomes, a partir desta quarta-feira(5) o PMN começa o trabalho de filiação em Macau visando as eleições de 2012.

“O PMN nasce com cara de oposição no município macauense e poderá ter uma surpresa até a sexta-feira  com adesão de importantes nomes do cenário político de Macau”, afirma Francisco Gomes, que deverá disputar uma vaga de vereador.

Câmara Municipal aprova PLC criando função gratificada de diretor e vice-diretor das escolas de Natal

 Foto: Elpídio Júnior
Vereador Enildo Alves: matéria consensual


A Câmara Municipal de Natal aprovou em segunda e última discussão na sessão ordinária desta terça-feira (4) o Projeto de Lei Complementar nº 03/2010 que cria a função gratificada de diretor e vice-diretor das escolas da rede municipal.

A matéria é de autoria do Executivo e segue para sanção da prefeita Micarla de Souza.

A proposta altera o artigo 10, inciso XLI, da Lei Complementar nº 109, de 24 de junho de 2009, e define três tipos de gratificações (A, B e C) para os diretores e vice-diretores das escolas da rede municipal de Natal.

No novo quadro de remunerações dos diretores os valores variam de R$ 700 a R$ 1.776 e no dos vices de R$ 600 a R$ 1.008.

O vereador Enildo Alves (DEM), líder da prefeita na Câmara, explicou que a matéria é consensual. “Essa matéria está na Casa há quase um ano e não há nada polêmico. O sindicato da categoria não se posicionou contrário”, disse Enildo.

Carlos Thompson assume lugar de Tarcísio Costa e vai relatar os processos das obras da Copa de 2014

Foto: Divulgação
O presidente do Tribunal de Contas do Estado(TCE), Valério Mesquita, anunciou na sessão desta terça-feira(4) que o conselheiro Carlos Thompson Costas Fernandes(foto) será o relator de todos os processos relacionados aos investimentos das obras da Copa de 2014 no Rio Grande do Norte.

Carlos Thompson substituirá o conselheiro Tarcísio Costa, que pediu desligamento da função na última quinta-feira(29), justificando ter grau de parentesco com a secretária de Infra-Estrutura, Kátia Pinto, uma das gestoras que coordenará as obras da Copa.

Neste caso, Tarcísio ficaria impedido de desenvolver a missão dentro do que determina o Regimento Interno do TCE.

Thompson agradeceu a todos os conselheiros pela indicação do seu nome, enfatizando que fará tudo que for possível no cumprimento da nova missão, que assumirá em paralelo à presidência da Primeira Câmara de Contas.

Tarcísio Costa elogiou a equipe que o acompanhava no trabalho, sob a coordenação do inspetor Jailson Tavares, o que foi ressaltado pelo procurador do Ministério Público de Contas, Luciano Ramos.

Trabalhadores e empresa chegam a um acordo e greve nos Correios deve acabar nesta quarta-feira

Os representantes dos trabalhadores dos Correios e diretores da empresa chegaram a um acordo na tarde desta terça-feira para encerrar a greve no setor, que está completando 21 dias.

Agora a maioria dos 35 sindicatos da categoria precisam aprovar a proposta nas assembleias para encerrar a paralisação - as assembleias devem acontecer na quarta-feira (5) e o retorno ao trabalho no dia seguinte, caso aprovado. O comando nacional vai orientar os sindicatos pela aceitação da proposta.

"Vamos formalizar definitivamente na próxima segunda-feira. Acho que foi uma proposta satisfatória para todos", disse a ministra do TST Maria Cristina Peduzzi. "Mas se não for aprovado nas assembleias, volta tudo como estava antes", completa.

O acerto entre as partes foi fechado durante audiência de conciliação no TST (Tribunal Superior do Trabalho), em Brasília.

O acordo firmado estabelece a reposição salarial da inflação de 6,87% e mais um reajuste linear de R$ 80 a partir de outubro. Esse era um dos principais pontos de discórdia, uma vez que os trabalhadores queriam o ganho real linear para agosto e os Correios concordavam em pagar apenas em janeiro.

Para se chegar a esse valor de ganho real, os trabalhadores abriram mão de um abono de R$ 500 (que não seria incorporado ao salário).

Também ficou acertado que os 21 dias parados não serão descontados por completo. Para repor 16 dias de greve, os trabalhadores terão de trabalhar durante fins de semana e para colocar em dia o atraso nas entregas provocado pela greve. A compensação será estendida até o segundo domingo de maio de 2012.

Os outros cinco dias, que já foram descontados na folha de pagamento de setembro, serão devolvidos aos trabalhadores em uma folha suplementar até cinco dias úteis após o retorno ao trabalho. No entanto, eles serão descontados a partir de janeiro do ano que vem, sendo parcelados em 12 prestações.

Também ficou acertado um reajuste nos benefícios. O vale-refeição passa para R$ 25 (reajuste de 8,7%), o vale-cesta básica R$ 140 (7,7%) e um plano para aquisição de medicamentos.

Os trabalhadores reivindicavam inicialmente uma reposição salarial da inflação de 7,16% e com as perdas salariais de 24,76%. O reajuste linear solicitado seria de R$ 400 e o piso salarial seria de R$ 1.635 - atualmente é de R$ 807.

A empresa oferecia reposição da inflação de 6,87% e reajuste linear de R$ 50 a partir de janeiro do ano que vem. Os Correios também ofereceram um abono salarial de R$ 800 (que não seria incorporado ao salário).

A greve provocou até agora o atraso na entrega de 136 milhões de objetos - o que corresponde a 35% da carga total que chegou à empresa.

Fonte: Folha Online

Lauro Maia de olho no mandato de Gustavo Carvalho

O deputado Gustavo Carvalho não irá trocar o PSB pelo PMN. Não por vontade dele, mas pelo risco que o parlamentar corre de ter seu mandato reivindicado pelo partido junto à Justiça Eleitoral.

É que uma eventual perda de mandato de Gustavo beneficiaria o grupo da ex-governadora Wilma de Faria, presidente estadual do PSB.

O primeiro suplente de deputado estadual do PSB é nada mais, nada menos que o filho de Wilma, Lauro Maia. E como Lauro Maia está precisando de um mandato eletivo!

Portanto, caso Gustavo migre para o PMN com certeza o PSB irá reivindicar na Justiça Eleitoral o mandato do vice-presidente da Assembléia Legislativa alegando infidelidade partidária.

Caso fosse para o PSD, Gustavo não correria nenhum risco, já que a Legislação Eleitoral diz que nenhum parlamentar perde o mandato se ingressar num partido recém-criado.

Mesmo perdendo José Dias, PMDB vai continuar com a maior bancada na Assembléia Legislativa

Com a filiação de apenas dois deputados ao PSD – José Dias e Gesane Marinho – O PMDB vai continuar sendo a maior bancada na Assembléia Legislativa com cinco integrantes.

O PMDB estava ameaçado de perder a condição de bancada majoritária na AL caso o PSD recebesse a filiação de seis deputados, como estava previsto.

Como isso não vai mais ocorrer, o PMDB, mesmo perdendo o deputado José Dias, permanecerá com a maior bancada na Assembléia.

Já o PMN, que corria o sério risco de ficar com apenas um deputado – Antônio Jácome – ficará agora com uma bancada de três parlamentares, podendo chegar a cinco, caso Vivaldo Costa e Gustavo Carvalho ingressem no partido.

O PSB, que perderia um deputado – Gustavo Carvalho – continuará a ter quatro parlamentares. A não ser que Gustavo decida ingressar no PMN.  

Reviravolta: PSD, que tinha como certa a filiação de seis deputados, ficará apenas com dois integrantes na AL

Quem inventou a frase “a política é dinâmica” é um gênio. A frase sempre é atual e nunca caduca.

É o que acontece agora na política do Rio Grande do Norte.

Quando tudo se encaminhava para a filiação de seis deputados ao PSD, presidido pelo vice-governador Robinson Faria, há uma reviravolta e apenas dois parlamentares  irão para o novo partido.

Eram tidos como certo no PSD os deputados José Dias(PMDB), Ricardo Motta(PMN), Gustavo Carvalho(PSB), Raimundo Fernandes(PMN), Vivaldo Costa(PR) e Gesane Marinho(PMN).

No novo cenário, apenas José Dias e Gesane Marinho ingressam no PSD.  

Ricardo Motta e Raimundo Fernandes irão continuar no PMN. Já Gustavo Carvalho e Vivaldo Costa ainda não decidiram se continuam nos seus partidos ou se ingressarão no PMN.

Com a permanência de Motta e Raimundo no PMN, há expectativa é quanto ao comando do partido no RN.

Atualmente, o presidente do PMN é o deputado Antônio Jácome, que substituiu Robinson Faria.

Mas Jácome pode abrir mão do comando do PMN para o presidente da Assembléia Legislativa.

A política é realmente dinâmica. E a do RN é muito mais dinâmica.

À unanimidade, CCJ aprova parecer de Agnelo Alves ao projeto de empréstimo do Governo do Estado

A Comissão de Constituição e Justiça(CCJ) da Assembléia Legislativa acaba de aprovar, à unanimidade, o parecer do deputado Agnelo Alves ao projeto de lei do Governo do Estado que solicita autorização da AL para contrair empréstimo de US$ 540 milhões de dólares ao Banco Mundial.

Parecer apresentado por Agnelo propõe algumas alterações ao projeto origianl do Governo(veja matéria publicada anteriormente).

O projeto, com as alterações aprovadas pela CCJ, segue agora para apreciação na Comissão de Finanças e Fiscalização.

Comissão de Finanças é composta por três deputados: José Dias(PSD), Raimundo Fernandes(PMN) e George Soares(PR). O presidente é José Dias.

Resta saber se a Comissão de Finanças vai votar a matéria em regime de urgência ou se algum deputado irá pedir vistas.

Parecer de Agnelo Alves propõe alterações nos valores do projeto de lei do Governo do Estado que contrai empréstimo de US$ 540 milhões ao Banco Mundial

Na reunião da Comissão de Constituição e Justiça(CCJ) da Assembléia Legislativa nesta terça-feira(4) pela manhã só foi lido o parecer do deputado Agnelo Alves ao projeto de lei proveniente do Governo do Estado que solicita autorização para contrair empréstimo de US$ 540 milhões ao Banco Mundial.

A votação do parecer vai ocorrer agora à tarde na CCJ.

No seu parecer, Agnelo apresentou alterações nos valores destinados às secretarias estaduais e, consequentemente, explicitou as adequações feitas ao projeto original do Governo.

Uma das alterações apresentadas por Agnelo, relator da matéria na CCJ, diz respeito ao limite de 15% dos recursos para qualquer secretaria.

No projeto original do Governo, nove órgãos estaduais seriam beneficiados pelo empréstimo.

Com as mudanças feitas por Agnelo os órgãos beneficiados passam de nove para onze.

Foram incluídas no parecer de Agnelo as áreas de Segurança Pública e dos Recursos Hídricos.

Para o setor de Segurança, Agnelo está destinando 2,88% do valor total do empréstimo, o que representa R$ 25 milhões.

Já para a pasta dos Recursos Hídricos, o percentual destinado pelo relator é da ordem de 10%, o equivalente a R$ 25 milhões.

Os novos valores para as demais Secretarias são os seguintes:

A Secretaria da Agricultura deveria receber US$ 204 milhões, mas  pela proposta de Agnelo receberá US$ 122 milhões, o que representa uma diferença de 40%.

Para a Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas) o valor sugerido pela CCJ é de US$ 40 milhões. A meta financeira proposta pelo Governo era de US$ 43 milhões, ou seja, houve uma redução é de 7,79%.

O percentual estabelecido pelo projeto do Governo para o DER não sofreu alteração no parecer de Agnelo. Continua no patamar dos RS$ 80 milhões.

Outra pasta que não deve sofrer alterações é a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Ficará mantido o valor destinado no projeto do Governo:  US$ 20 milhões.

Convertendo o dólar para o real, a Secretaria de Saúde deveria receber R$ 60 milhões, mas com a mudança sugerida pelo parecer do relator o valor vai para R$ 130 milhões.

“Os recursos previstos para essa área eram insuficientes até mesmo para fazer melhorias do Hospital Walfredo Gurgel. Então, sugiro a construção de dois novos hospitais”, declarou Agnelo.

Há, ainda, alteração no percentual destinado à Secretaria de Planejamento e Finanças (Seplan). A proposta do Governo era de R$ 91 milhões e agora a sugestão da CCJ é para que fique em R$ 36 milhões.

No caso da Secretaria de Administração, houve uma redução de 40%, saindo de R$ 70 milhões para R$ 42 milhões. No caso da Secretaria de Turismo (Setur), o valor, em real, sai de R$ 93 milhões para R$ 79 milhões.

Na Secretaria de Educação Agnelo sugeriu uma redução de, aproximadamente, 13%, caindo de R$ 148 milhões para R$ 128 milhões.

Neste caso, o deputado Fernando Mineiro propôs aos demais membros da Comissão que recomponham o valor original para que este setor não sofra perdas.

Agnelo Alves se comprometeu a avaliar a proposta de Mineiro e, se optarem pela mudança, o percentual de outra pasta deverá ser alterado para compensar a redução.

Os deputados Ezequiel Ferreira e Tomba Farias encartaram duas emendas ao projeto original do Governo, que foram acolhidas pelo deputado Agnelo Alves, que também é o presidente da CCJ. As duas emendas tratam da distribuição dos recursos.

Curtas do Blog...Curtas do Blog...Curtas do Blog...

Bandas de Música – Nesta quinta-feira(6) a Assembléia Legislativa, através do Centro de Estudos e Debates, promove audiência pública para discutir a proposta de criação do sistema estadual de Bandas de Música. Evento é uma iniciativa do mandato do deputado Fernando Mineiro e terá início às 14h30, no auditório Robinson Faria.

Presenças – Estarão presentes à audiência pública representantes do Ministério da Cultura, da Secretaria Extraordinária de Cultura do RN, do Sistema de Bandas de Música do Estado do Ceará, da Escola de Música da UFRN, da União das Bandas de Música do RN, e do Projeto Bandas Filarmônica da Juventude Solidária do Estado. Durante a audiência pública, será prestada uma homenagem às Bandas de Música de Cruzeta e de Jardim do Seridó. As duas Bandas estarão presentes ao evento.

Ceará-Mirim – Neste domingo(2) o deputado federal João Maia esteve reunido com o prefeito Antônio Peixoto e várias lideranças políticas de Ceará-Mirim que apoiam a administração do PR no município. Na ocasião, João Maia disse que a reeleição de Peixoto era uma “questão de honra” para o PR. Já nesta segunda-feira(3), João Maia esteve reunido com o prefeito de Cruzeta, José Sally de Araújo e com o vereador Roberto Lima. O pleito de 2012 já começou. E haja conversa.

PHS – O deputado Fábio Dantas acredita que o PHS vai eleger em Natal na eleição de 2012 de dois a três vereadores. O partido conta hoje com um representante no legislativo natalense. Trata-se do vereador Maurício Gurgel. Fábio frisa que o PHS já dispõe de 43 pré-candidatos a vereador em Natal.

Jardim de Piranhas – Os partidos mais progressistas de Jardim de Piranhas deverão apoiar a candidatura do empresário Elídio Queiroz a prefeito do município em 2012. PT e PV são simpáticos ao nome de Elídio e tendem a se coligar com o PSD, partido do empresário. Do lado do sistema governista o candidato a prefeito é o também empresário Couro Fino, que conta com o apoio do deputado federal João Maia. As cifras da campanha eleitoral de 2012 em Jardim de Piranhas deverão ser elevadas.

Gesane Marinho – A deputada Gesane Marinho anunciou no seu twitter que já se filiou ao PSD. “Eu já assinei a ficha de filiação do PSD.  Agora, como filiada, estou dedicada ao fortalecimento do partido em Natal e o interior”, escreveu Gesane, que também reafirmou ser liderada do vice-governador Robinson Faria.

José Dias – Quem também confirma sua filiação ao PSD é o deputado José Dias, ex-PMDB. Dias reza na cartilha de Robinson Faria.

Conasp – O coordenador da Pastoral Carcerária do Estado, Geraldo Wanderley, está em Brasília. Ele participa até amanhã  de reunião ordinária do Conselho Nacional de Segurança Pública(Conasp). Geraldo é o único representante do RN no Conasp.  Um dos assuntos da reunião diz respeito aos preparativos para a 2ª Conferência Nacional de Segurança Pública que acontecerá em 2012. Também será discutida a autonomia das pericias e uma apresentação do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) sobre a situação das prisões do País e as políticas que o órgão tem para o setor.

Greves – Continuam as greves dos trabalhadores dos Correios e dos bancários. Já no Estado, várias categorias de servidores têm indicativo de greve para hoje. Os servidores protestam contra o descumprimento do acordo firmado com os sindicatos pelo Governo Rosalba Ciarlini.

Luís Gomes – O ex-prefeito Pio X Fernandes deverá disputar em 2012 a Prefeitura de Luís Gomes, município que já administrou por três mandatos. Pio é considerado a maior liderança política de Luís Gomes.

Renúncia – Por falar em Luís Gomes, pegou de surpresa os meios políticos  a renúncia do prefeito Carlos José Fernandes(Dedezinho). Na carta-renúncia, Dedezinho diz que parte para um novo “desafio”, sem dizer qual. Mas há comentários de que Dedezinho renunciou ao mandato de prefeito de Luís Gomes para disputar a Prefeitura de Major Sales. Caso isso realmente ocorra, não pega bem para Dedezinho. Soa como oportunismo.

Ética – A falta de ética corre solta nos blogs. São poucos os blogueiros que citam as fontes das matérias e reportagens transcritas de outros blogs e sites. Também não dão crédito às fotos publicadas. É um chupa-chupa danado sem os devidos créditos. Falta de respeito aos profissionais que trabalham sério e falta de ética.

Pesquisa Ibope revela que partido político é a instituição menos confiável para os brasileiros

Em meio às denúncias de casos de corrupção que dominam o noticiário, a população brasileira indica que confia menos em partidos políticos e no Congresso Nacional do que em 16 instituições, segundo o Índice de Confiança Social, elaborado pelo Ibope Inteligência, divulgado nesta segunda-feira(3).

A pesquisa é feita anualmente pelo instituto desde 2009 e tem o objetivo de acompanhar a relação de confiança da população com as organizações e pessoas de seu convívio social.

Os entrevistados são perguntados tanto sobre grupos como a família e amigos quanto sobre empresas - consideradas uma "instituição" pela pesquisa.

A composição do índice é feita utilizando-se uma escala de quatro pontos, em que é possível o entrevistado avaliar cada ponto com "muita confiança, alguma confiança, quase nenhuma confiança ou nenhuma confiança".

2.002 pessoas foram entrevistadas e 18 instituições e quatro grupos sociais foram avaliados.

A instituição presidente da República obteve um índice de 66 pontos em 2009, passou para 69 em 2010 e em 2011 - primeiro ano de mandato de Dilma Rousseff - caiu para 60. Embora tenha diminuído, o índice é muito superior ao do Congresso Nacional (35) e partidos políticos (28).

Com menos pontos do que os Bombeiros, em um segundo patamar, aparecem as Igrejas e as Forças Armadas, ambas com 72 pontos.

De acordo com o índice, a população brasileira está menos confiante no sistema público de saúde, nas escolas públicas e nos meios de comunicação.

O grupo social de maior confiança é a família (90), seguido de amigos (68), cidadãos do país (60) e vizinhos (59).

Na análise dos três anos, a instituição sistema público de saúde foi a que apresentou maior queda (tinha 49 pontos em 2009, passou para 47 em 2010 e chegou a 41 pontos em 2011), seguida por escolas públicas (tinha 62, passou para 60 em 2010 e obteve 55 neste ano) e meios de comunicação (de 71 pontos em 2009, chegou a 67 no ano passado e agora atingiu 65 pontos).

Confira os resultados da pesquisa Ibope:
 Transcrito do jornal O Globo

De olho no pleito de 2012, PMN reúne mais de 20 pré-candidatos a vereador de Natal

Foto: Assessoria/Jácome
Antônio Jácome e os pré-candidatos do PMN à Câmara Municipal de Natal


De olho nas eleições de 2012 em Natal, o PMN promoveu nesta segunda-feira(3) o primeiro encontro de pré-candidatos a vereador da capital. 

Encontro foi presidido pelo deputado Antônio Jácome, presidente estadual do PMN, e aconteceu no Hotel Maine.

Segundo a assessoria do partido, mais de 20 pré-candidatos a vereador participaram do evento.

Na ocasião, os pretendentes a uma vaga de vereador em Natal receberam orientações sobre propaganda antecipada, jurisdição eleitoral e outros temas ligados a essa fase que antecipa as eleições de 2012.

 “O PMN está forte e consolidado com nunca esteve em toda sua história no RN. Vamos eleger uma boa bancada de vereadores do partido em Natal e no interior no pleito de 2012”, enfatiza confiante Antônio Jácome.

 O PMN não conta atualmente com nenhum vereador na Câmara Municipal de Natal.

Agnelo apresenta hoje na CCJ parecer propondo modificações ao projeto de empréstimo do Governo

A Comissão de Constituição e Justiça(CCJ) da Assembléia Legislativa volta a se reunir na manhã desta terça-feira(4).

Na ocasião, o deputado Agnelo Alves vai apresentar seu parecer ao projeto de lei do Governo do Estado que solicita empréstimo de 540 milhões de dólares ao Bird. Agnelo é o relator da matéria na CCJ.

No seu parecer, o deputado do PDT irá propor adequações ao projeto originário do Governo objetivando a distribuição equilibrada dos recursos nos diversos órgãos estaduais.

"Todos os setores contemplados pelo Governo continuarão sendo contemplados. Mas nós distinguimos quantitativos. Por exemplo, se tal matéria é de responsabilidade de uma Secretaria específica porque destinar recursos para outra?", argumenta Agnelo ao ser entrevistado pela Tribuna do Norte.

O Governo, no entanto, não abre mão de aprovar o projeto da forma como foi enviado à Assembléia Legislativa.

"É necessário manter a proposta inicial porque qualquer alteração implica renegociação com o Banco Mundial, o que atrasará inevitavelmente a chegada dos recursos que são indispensáveis", diz  o chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, em entrevista à Tribuna do Norte.

Além de Agnelo Alves, compõem a Comissão de Constituição e Justiça os deputados Fernando Mineiro, Ezequiel Ferreira, Tomba Farias e Larissa Rosado.

2 de out. de 2011

Paulo Davim aponta os três maiores problemas da Saúde no País: financiamento, gestão e desvio de recursos

Fotos: Agência Senado
O senador Paulo Davim(PV) defende a Emenda 29, é contra a criação de imposto generalizado, como é o caso da CPMF, mas é favor da implantação de imposto específico, ou seja, sobre cigarro e bebidas.

Foi o que Davim disse em entrevista ao jornal Tribuna do Norte, edição deste domingo(2).

Na entrevista, o senador do PV diz são três os principais problemas enfrentados pela Saúde no Brasil: financiamento, gestão e desvio de recursos.

Davim também afirma que não pretende disputar mais nenhum cargo eletivo após deixar o Senado.

Confira a entrevista de Paulo Davim à TN:

Tribuna - O Congresso discute com mais afinco a Emenda 29 - que define os percentuais a serem aplicados na Saúde, pela União, Estados e municípios - e já há uma polêmica em torno do percentual a ser aplicado pelo Governo Federal. Qual a opinião do senhor?

Davim - Nós (da Frente Parlamentar da Saúde do Senado e entidades médicas do País) estivemos no Palácio do Planalto, com Ideli (Salvatti, ministra das Relações Institucionais), com o senador José Sarney e fomos lá defender os 10% (para a União destinar à Saúde). Nós fomos tentar convencer o governo a aceitar essa proposta que é de Tião Viana [senador do PT]. Só que lá na Câmara se votou um outro texto. O governo, por sua vez, sugeriu lá na Câmara a CSS (Contribuição Social para a Saúde). O texto foi aprovado, tiraram a CSS e mandaram de volta para o Senado. Então ou a gente aprova o texto que vem da Câmara ou aprova o original. O que veio da Câmara tirou a base de cálculo da CSS, ou seja, fica uma coisa solta. A gente precisa dizer qual fonte vai financiar os percentuais estabelecidos na Emenda 29.

Tribuna - Há também um debate em torno da volta de um imposto nos moldes da CPMF para financiamento da Saúde...

Davim - Eu me posiciono contrário à criação do imposto generalizado, seja ele a CSS ou qualquer outro que venha a substituir a antiga CPMF. Agora eu defendo a criação de impostos específicos para produtos. Por exemplo, eu defendo o imposto do cigarro, porque essa é uma substância que faz mal ao corpo e ao erário. Ele traz malefícios para as duas coisas. Eu defendo a tributação da bebida também. Já tem projetos meus tramitando no Senado e destinando 15% das multas de trânsito para a Saúde. O SUS gastou em 2010 mais de 200 milhões só com internação de acidentados de trânsito. Nenhum centavo das multas é destinado à Saúde, por isso eu acho justo que 15% das multas sejam destinadas à Saúde. No caso do cigarro, o Brasil gastou no ano passado mais de 300 milhões com os doentes provenientes do uso do cigarro e o País vende um dos cigarros mais baratos do mundo. A OMS [Organização Mundial de Saúde] orienta que uma das medidas para diminuir o tabagismo do mundo é elevar o preço do produto, então eu defendo isso aí. A grosso modo se nós fizermos os cálculos - embora aleatórios e sem precisão matemática, mas por aproximação - a tributação do cigarro e da bebida poderia gerar para a Saúde aproximadamente 15 bilhões.

Tribuna - Essa proposta seria suficiente para substituir os valores gerados pela CPMF?

Davim - A CSS que o governo propôs de 0,1% daria 10 bilhões. Com esses impostos alternativos, nós superaríamos essa marca. O ministro [Alexandre Padilha] disse que a Saúde para funcionar a contento precisa de 45 bilhões. A CSS por si só g era 10 bilhões, portanto, para chegar nessa cifra vai precisar de fontes alternativas. E aí eu defendo, além dessas aí, que os prêmios das loterias não reclamados, que é inclusive objeto de um projeto meu, também em tramitação no Senado, sejam destinados à Saúde. Só o ano passado foi da ordem de 170 milhões. Eu defendo também a tributação das motos. No preço das motos existe já um valor destinado para a Saúde. Eu defendo isso porque motocicleta corresponde a um terço da frota do país, entretanto, eles chegam a mais de 60% de solicitações de seguros de acidentes. Está mais do que comprovado que quem tem moto se acidenta mais. Eu também defendo que o governo estabeleça definitivamente uma tributação dos royalties do pré-sal para a Saúde. Existe essa briga fratricida entre os Estados, mas seria mais fácil o governo - evidentemente contemplando os Estados - destinar um percentual para a Saúde.

Tribuna - O que acontece que a Emenda 29 se movimenta no Congresso Nacional a passos de tartaruga, mesmo sendo considerada vital para a saúde pública do país?

Davim - Nós temos uma expectativa muito boa, até porque o presidente Sarney, na visita que fizemos lá, se comprometeu em dar celeridade. Só que nós vamos votar ou um texto ou outro. E aí tudo que eu falei de fontes alternativas foi uma solicitação nossa lá, eu fiz questão de pedir na Secretaria Executiva da Presidência da República, que o governo sentasse com os líderes, com a área econômica, com a área de Saúde Pública, com os mais diversos setores da sociedade, para fazer uma discussão no sentido de estabelecer as fontes financiadoras do sistema. Se não houver essa discussão, a gente vai aprovar a Emenda 29 e não vai ter a fonte para financiar. Será inócua.

Tribuna - O senhor faz parte desse grupo que defende a criação de uma nova constituinte como mecanismo para se realizar as reformas necessárias no país?

Davim - Eu acho que o Brasil precisa de reformas, isso é claro. Nós precisamos de uma reforma tributária urgente porque caso contrário os municípios vão morrer de inanição. Há uma concentração de recursos na União. De tudo que é arrecadado, 56% fica com a União, 27% nos estados e algo em torno de 16,17% vai para os municípios. E cabe ao município oferecer as principais e mais urgentes necessidades ao cidadão. Entretanto, recebem poucos recursos. A maioria dessas cidades precisam complementar os programas do Governo Federal. Um exemplo é o PFS [Programa Saúde da Família], no qual o município tem que entrar com algum recurso. Então a reforma tributária é importante para dividir de maneira mais equânime esse bolo tributário. E tem também a reforma política, que é necessária até porque é um anseio da sociedade brasileira.

Tribuna - O senhor acha que uma nova constituinte seria um impulso?

Davim - Não. Eu acho que a gente pode discutir essa reforma política sem passar necessariamente por uma constituinte. Eu não vejo necessidade disso. Precisa é dar celeridade aos projetos. A nossa democracia está cada vez mais se consolida, mas traz vícios do passado, defeitos que a gente precisa corrigir. A questão partidária, essa grade eleitoral, enfim, tem muitas coisas que a gente precisa resolver. Até porque a gente precisa resgatar a imagem do político que anda muito chamuscada. A sociedade não pensa e não pondera os seus conceitos sobre o Congresso Nacional, os legislativos de maneira geral.

Tribuna - Ainda não bateu o desânimo ver que questões políticas no Congresso muitas vezes atropelam a resolução de problemas essenciais para a sociedade?

Davim - Eu não fui ainda tocado pelo desânimo. Até porque eu fiquei satisfeito em algumas matérias que eu tinha vontade de votar, como por exemplo a matéria da Embrapa, a da Bolsa Verde que foi aprovada quarta-feira. Algumas coisas muito importantes para o Brasil, eu tive oportunidade de votar e isso é um alento. Os debates são interessantes lá e eu estou motivado.

Tribuna - Como é que o senhor vê as gestões do Governo do Estado e da Prefeitura do Natal, principalmente no que diz respeito à área da Saúde?

Davim - Há alguns anos eu tinha um conceito que hoje eu vejo que ele mudou. Eu achava que as soluções para a Saúde estariam no Município ou no Estado. Hoje eu vejo que não. Quando você se debruça com a pequenez de recursos destinados à Saúde, vê que é muito difícil arranjar solução no Estado e muito menos no município. Infelizmente no Brasil só se destina 4% do PIB [Produto Interno Bruto] para a Saúde. Nós investimos 42% menos do que a Argentina gasta com a Saúde Pública. Nós podemos dar o mesmo exemplo com o Chile, Uruguai, Portugal, Espanha. Gastamos per capita/ano em torno de 460 dólares, enquanto Portugal gasta de 1.500 dólares, Argentina 560 dólares. Então esses sinalizadores demonstram claramente que o sistema de Saúde no Brasil passa por um problema de anemia aguda. Ou se injeta recursos ou nós não vamos ter a saúde que a gente deseja.

Tribuna - O senhor acredita que o nó tem que ser desatado pela União?

Davim - Sim. E você pode me perguntar: "Quer dizer que o problema de saúde pública resume-se à financiamento?". Claro que não. Esse é o maior problema. Agora nós temos também um problema de gestão, que deve ser profissionalizada. Tem que haver austeridade nos recursos públicos e nós sabemos que os desvios são enormes. Eu apresentei um projeto de lei no Senado que transforma em crime hediondo todos os desvios de recursos e patrimônios da Saúde. A gente precisa combater a corrupção no Brasil, que é uma epidemia que envergonha todos nós, de uma forma muito firme. Então a Saúde Pública tem muitos problemas, mas eu ressalto esses três - a gestão, o financiamento e o desvio de recursos.

Tribuna - O senhor defende a reeleição da prefeita Micarla de Sousa?

Davim - Eu sou partidário e o meu partido é quem vai decidir. Confesso que não conversei com a prefeita a respeito desse tema até porque nós estamos fazendo agora as convenções, as reuniões e eu acho que haverá a ocasião de se avaliar, se ponderar, mas o momento agora é fortalecer o partido e depois ver. Tudo vai depender do momento. Você sabe que o resultado de uma partida pode ser mudado no último minuto do jogo. Da mesma forma é a política.

Tribuna - O senhor ainda tem pretensões de candidatura?

Davim - Não. Cada vez mais eu sinto uma vontade enorme de cumprir o meu trabalho no Senado e voltar para minhas atividades médicas.

Tribuna - O senhor pretende continuar fazendo política?

Davim - Para fazer política não necessariamente tem que estar em um mandato. Há outras trincheiras nas quais você pode trabalhar. Mas toda vez que eu digo isso me arrependo porque é igual carro num atoleiro, toda vez que faço força me atolo mais ainda. No entanto eu pretendo ver se esse carro sai do atoleiro. Eu quero cumprir esse mandato com muito esmero, dedicação e substituir a altura o nosso ministro [da Previdência, Garibaldi Alves], que faz um belíssimo trabalho no Ministério.

Tribuna - Como tem sido conciliar a carreira de médico, em Natal, e o Senado, em Brasília?

Davim - Quando fico em Natal às sextas e segundas-feiras, estou atendendo. E aos sábados pela manhã, antes das minhas obrigações políticas, eu venho para a clínica, onde fico até o meio-dia. Depois eu viajo, faço minha agenda no interior ou em Natal. Somente no domingo eu preservo com a família.

1 de out. de 2011

Fátima Bezerra elogia criação do PSD e afirma que liderança de Robinson Faria será fortalecida no Estado


 Foto: Márlio Forte
 Fátima diz que PSD fortalece liderança de Robinson Faria
A deputada federal Fátima Bezerra diz que a criação do PSD é positiva para o Rio grande do Norte, no sentido de ampliar o cenário político do Estado.
A deputada do PT espera que em nível nacional o PSD passe a apoiar formalmente o Governo de Dilma Rousseff.

“Em curto espaço de tempo lideranças políticas de todo o país superaram os entraves organizativos e burocráticos e conseguirem viabilizar a construção de um partido que já nasce forte e com representatividade em diversos Estados”, frisa Fátima.

Acrescentando: “As resistências foram muitas, principalmente do DEM, que buscou a todo custo inviabilizar o reconhecimento legal do PSD, provavelmente por ser o partido que mais definha com esse processo, perdendo aproximadamente um terço dos seus deputados na Câmara Federal, a ponto de se tornar uma agremiação em estado de insolvência”.

Segundo Fátima, no Rio Grande do Norte o PSD torna o cenário político mais plural e fortalece a liderança do vice-governador Robinson Faria.

“No caso do RN, o PSD torna o nosso espectro político mais plural, além de fortalecer novas lideranças como o vice-governador Robinson Faria, que agora deverá que se posicionar em relação à aliança regional com o DEM - principalmente considerando as declarações do senador José Agripino na imprensa nacional, de que o DEM não deverá se coligar com o PSD”, enfatiza a vice-presidente nacional do PT.

E conclui: “Particularmente espero que o PSD venha a compor formalmente a base de sustentação do nosso Governo em nível federal, ajudando a nossa presidenta Dilma Rousseff a continuar realizando os avanços que o país experimenta e precisa continuar”.

Amiga pessoal de Robinson Faria, Fátima sabe que num eventual rompimento entre o vice-governador e o sistema governista, o PSD poderá se aliar ao PT em lutas futuras.

***** 

Em Tempo: O blogueiro está viajando. Até segunda-feira as notícias serão eventuais. Bom feriado!

Hermano Morais: "Vou adotar uma postura de colaboração com o Governo, mas não de submissão"

Foto: João Gilberto
Em entrevista ao Jornal Metropolitano, edição desta sexta-feira, o deputado Hermano Morais(PMDB) acredita que sua candidatura a prefeito de Natal em 2012 é um projeto consolidado dentro do PMDB.

Hermano acredita, inclusive, que poderá vir a ter o apoio do DEM, caso o partido não apresente candidatura própria a prefeito de Natal.

Ele diz que os líderes maiores do PMDB, deputado Henrique Alves e o Ministro Garibaldi Filho, reconhecem que foi um equívoco o partido não ter apresentado candidato na eleição passada, quando o seu nome tinha sido lançado como pré-candidato.

Crítico do Governo Rosalba Ciarlini no plenário da Assembleia Legislativa até bem pouco tempo, Hermano assegura que vai assumir uma postura de colaboração, mas não de submissão.

Confira a íntegra da entrevista de Hermano Morais ao Jornal Metropolitano:

Jornal Metropolitano - (JM) – Como o senhor está viabilizando a sua provável candidatura a prefeito de Natal?

Hermano Morais – (HM) Primeiro eu tenho sido um defensor antigo da tese que o PMDB de Natal precisa apresentar para o julgamento popular através de uma candidatura própria à prefeitura, o que não acontece há 20 anos. A última foi em 1992. De lá para cá o PMDB tem participado como um coadjuvante, nas eleições que tem acontecido, embora seja um partido de grande aceitação popular. O resultado dessa ausência é a diminuição do PMDB na sua representação na Câmara Municipal. Em 92 o partido elegeu 11 dos 21 vereadores. Hoje o PMDB tem um representante que é o vereador Luiz Carlos.

JM – A sua candidatura já é um projeto definido no PMDB?

HM – Eu diria que sim. Tive oportunidade recentemente de participar do encontro nacional do PMDB onde o assunto principal em discussão foi a eleição municipal, quando foi reafirmada a decisão do diretório municipal de ter candidaturas próprias nas capitais e nos municípios com mais de 200 mil habitantes. Então, acredito que a candidatura própria já pode ser considerada como um projeto definido e bem consolidado.

JM – Na eleição passada, o deputado tinha a garantia do presidente estadual do partido que seria candidato a prefeito de Natal e isso acabou não acontecendo. O que é que dessa vez garante que a sua pre-candidatura vai se transformar em candidatura?

HM – De fato houve o equívoco que foi reconhecido publicamente pelos líderes do partido. Eles perceberam como prejudicial foi aquela decisão. Henrique e Garibaldi são hoje os maiores entusiastas dessa candidatura própria. Então, estou acompanhando esse processo de forma muito tranqüila, defendendo, como sempre defendi, o projeto partidário, mas sem nenhuma ansiedade. Percebo pelas manifestações que tenho ouvido, que o PMDB, desta feita, está encarando esse projeto de uma forma muito conseqüente, até para a consolidação de outros projetos do PMDB no Rio Grande do Norte.

JM – Esse apoio do PMDB a governadora Rosalba não pode atrapalhar o seu desejo e o do partido em ter uma candidatura própria em Natal?

HM – Pelo contrário. Eu diria que fortalece. Faz surgir a oportunidade de nós termos apoios de outros partidos que ainda não decidiram se vão ter candidaturas próprias. Nós hoje mais fortalecidos, porque estamos unificados. O partido esteve dividido na última eleição e hoje, diante da decisão tomada recentemente a partir do convite da governadora Rosalba Ciarlini, o PMDB está unido em torno de um só propósito e vai disputar as eleições municipais, podendo contar, quem sabe, com outros partidos da base de apoio ao governo.

JM – A governadora que é do DEM, o deputado acredita que ela possa apoiar um candidato do PMDB na capital, em detrimento de lançar um candidato próprio?

HM – Havendo candidatura própria do DEM, naturalmente ela vai apoiar. Até agora não houve essa definição. Em se confirmando essa posição do DEM em não apresentar candidatura própria, poderá apoiar qualquer outra candidatura da base aliada, onde o PMDB hoje se inclui.

JM – O senhor já está se articulando em busca de apoios fora do PMDB?

HM – O PMDB, seja qual for o candidato escolhido, vai procurar apoios para formar uma forte coligação. O próprio presidente estadual do partido já disse até publicamente que já havia iniciado conversações com outros partidos. Já conversei com dirigentes de outros partidos que manifestaram simpatia em participar desse projeto. O nosso desejo é formar uma forte coligação para eleger o maior número de vereadores e garantir a eleição do prefeito de Natal.

JM – O senhor era um dos críticos ao Governo Rosalba Ciarlini no plenário da Assembleia. Agora como é que vai ser a tua atuação?

HM – A crítica construtiva sempre foi uma marca do meu comportamento político, desde o meu primeiro mandato como vereador. Nosso comportamento, agora que o partido tomou um rumo diferente, vai ser de adotar uma postura de colaboração, mas não de submissão, resguardando o direito de fazer a crítica quando ela for pertinente.

JM – Qual a sua opinião sobre o pedido de empréstimo pelo governo, junto ao BIRD?

HM – Entendo como uma grande oportunidade para o desenvolvimento do RN. O projeto, de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo BIRD é voltado para a inclusão social, principalmente da população rural. Prevê ações na área de saúde, educação, inclusão social, reforço à agricultura familiar. É um projeto interessante, onde o retorno social é muito grande. Entendo que esse projeto precisa ser melhor avaliado no sentido de um ajuste na destinação dos recursos.