3 de jul. de 2009
Lula se reuniu com bancada do PT e hoje tem encontro com o presidente Sarney
Durou quatro horas o encontro de Lula com a bancada de senadores do PT. Começou às 21h de quinta (2). Terminou na madrugada desta sexta, à 1h.
Deu-se no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República. Compareceram 11 dos 12 senadores do PT. Só faltou Flávio Arns (PR).
Foi uma conversa franca e tensa. Começou com uma exposição dos senadores. Lula fez questão de ouvir um por um. Discorreram sobre as mazelas do Senado.
Materializou-se diante de Lula a divisão e o drama de consciência do petismo. Mencionaram a necessidade de investigar, punir e reformar o Senado.
Informou-se a Lula que nem todas as chagas do Senado foram expostas. Cinco senadores repisaram a defesa da saída de José Sarney da cadeira de presidente.
Eis os nomes dos adeptos do pedido de licença: Marina Silva (AC), Eduardo Suplicy (SP), Augusto Botelho (RR), Fátima Cleide (RO) e Tião Viana.
Outros seis acham que é possível mudar sem que Sarney tenha de sair. São eles: Aloizio Mercadante (SP), Ideli Salvatti (SC), Delcídio Amaral (MS), João Pedro (AM), Serys Slhessarenko (MT) e Paulo Paim (RS).
Antes, o placar na bancada do PT era de 7 a 5 pela saída de Sarney. Só Paim refluiu. O ausente Flavio Arns defende o afastamento.
Assim, a despeito de Lula, a bancada do PT continua cindida ao meio. Depois dos senadores, falaram dois petistas que integram o governo.
Foram ao encontro, a pedido de Lula, Dilma Rousseff e Gilberto Carvalho. A ministra-presidenciável realçou a importância do PMDB na aliança de 2010. Foi ecoada por Carvalho, chefe de gabinete de Lula.
Vencida essa primeira fase, Lula tomou a palavra. Disse que também deseja a apuração das denúncias que rondam o Senado.
Contou que se reunira na véspera com o ministro Tarso Genro (Justiça). Revelou que estava presente também o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa.
Afirmou ter encomendado a ambos uma investigação “rigorosa”. Lembrou que o próprio Sarney pedira a entrada da PF no caso.
E traçou o cenário de borrasca que decorreria da eventual saída de Sarney. Acha que uma renúncia do presidente do Senado vai desembocar numa crise.
Crise “gravíssima”, de “desfecho imprevisível”. Carregou nas tintas: “Tudo pode acontecer”. Afirmou que entende a posição da bancada petista. Mas lembrou:
1. O PMDB é parceiro estratégico –administrativa e eleitoralmente;
2. Sarney exerce sobre o partido uma influência inaudita;
3. Um desacerto com os peemedebistas comprometeria a “governabilidade”;
4. A oposição usa Sarney como degrau para escalar sobre o governo.
Lula soou enfático ao se referir ao PSDB e ao DEM. Desdenhou dos alegados propósitos éticos dos rivais.
Realçou o fato de que tucanos e ‘demos’ querem investigar em Brasília, mas se esquivam de apurações onde elas não lhes convém.
Mencionou a Porto Alegre de Yeda Crusius e a Curitiba de Beto Richa, ambos tucanos. Não chegou a fazer um pedido formal para que o PT se unifique em torno de Sarney.
Nem precisava. Sua peroração, por grave, funcionou como um apelo. Depois de falar, Lula franqueou a palavra novamente aos senadores.
Ao final, não foi anotada nenhuma mudança brusca de posição. Acertou-se que a bancada do PT fará nova reunião para deliberar sobre Sarney.
Será o quarto encontro. Foi marcado para terça-feira (7) da semana que vem. Na manhã desta sexta (3), Mercadante e Ideli darão uma entrevista coletiva.
Lula informou que, também nesta sexta, vai receber Sarney em audiência. Ainda não tem como entregar ao “aliado” o apoio do PT.
A conversa do Alvorada terminou na mesa de jantar. Lula tentou desanuviar a atmosfera.
Fonte: Blog do Josias de Souza
Deu-se no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República. Compareceram 11 dos 12 senadores do PT. Só faltou Flávio Arns (PR).
Foi uma conversa franca e tensa. Começou com uma exposição dos senadores. Lula fez questão de ouvir um por um. Discorreram sobre as mazelas do Senado.
Materializou-se diante de Lula a divisão e o drama de consciência do petismo. Mencionaram a necessidade de investigar, punir e reformar o Senado.
Informou-se a Lula que nem todas as chagas do Senado foram expostas. Cinco senadores repisaram a defesa da saída de José Sarney da cadeira de presidente.
Eis os nomes dos adeptos do pedido de licença: Marina Silva (AC), Eduardo Suplicy (SP), Augusto Botelho (RR), Fátima Cleide (RO) e Tião Viana.
Outros seis acham que é possível mudar sem que Sarney tenha de sair. São eles: Aloizio Mercadante (SP), Ideli Salvatti (SC), Delcídio Amaral (MS), João Pedro (AM), Serys Slhessarenko (MT) e Paulo Paim (RS).
Antes, o placar na bancada do PT era de 7 a 5 pela saída de Sarney. Só Paim refluiu. O ausente Flavio Arns defende o afastamento.
Assim, a despeito de Lula, a bancada do PT continua cindida ao meio. Depois dos senadores, falaram dois petistas que integram o governo.
Foram ao encontro, a pedido de Lula, Dilma Rousseff e Gilberto Carvalho. A ministra-presidenciável realçou a importância do PMDB na aliança de 2010. Foi ecoada por Carvalho, chefe de gabinete de Lula.
Vencida essa primeira fase, Lula tomou a palavra. Disse que também deseja a apuração das denúncias que rondam o Senado.
Contou que se reunira na véspera com o ministro Tarso Genro (Justiça). Revelou que estava presente também o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa.
Afirmou ter encomendado a ambos uma investigação “rigorosa”. Lembrou que o próprio Sarney pedira a entrada da PF no caso.
E traçou o cenário de borrasca que decorreria da eventual saída de Sarney. Acha que uma renúncia do presidente do Senado vai desembocar numa crise.
Crise “gravíssima”, de “desfecho imprevisível”. Carregou nas tintas: “Tudo pode acontecer”. Afirmou que entende a posição da bancada petista. Mas lembrou:
1. O PMDB é parceiro estratégico –administrativa e eleitoralmente;
2. Sarney exerce sobre o partido uma influência inaudita;
3. Um desacerto com os peemedebistas comprometeria a “governabilidade”;
4. A oposição usa Sarney como degrau para escalar sobre o governo.
Lula soou enfático ao se referir ao PSDB e ao DEM. Desdenhou dos alegados propósitos éticos dos rivais.
Realçou o fato de que tucanos e ‘demos’ querem investigar em Brasília, mas se esquivam de apurações onde elas não lhes convém.
Mencionou a Porto Alegre de Yeda Crusius e a Curitiba de Beto Richa, ambos tucanos. Não chegou a fazer um pedido formal para que o PT se unifique em torno de Sarney.
Nem precisava. Sua peroração, por grave, funcionou como um apelo. Depois de falar, Lula franqueou a palavra novamente aos senadores.
Ao final, não foi anotada nenhuma mudança brusca de posição. Acertou-se que a bancada do PT fará nova reunião para deliberar sobre Sarney.
Será o quarto encontro. Foi marcado para terça-feira (7) da semana que vem. Na manhã desta sexta (3), Mercadante e Ideli darão uma entrevista coletiva.
Lula informou que, também nesta sexta, vai receber Sarney em audiência. Ainda não tem como entregar ao “aliado” o apoio do PT.
A conversa do Alvorada terminou na mesa de jantar. Lula tentou desanuviar a atmosfera.
Fonte: Blog do Josias de Souza
Robinson Faria participa de evento Amigos da Escola e destaca a Leitura Literária
Fotos: João Gilberto
Convidado pela coordenação regional do Projeto Amigos da Escola, o deputado Robinson Faria, presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, participou, na tarde desta quinta-feira(2) da cerimônia de entrega de comendas aos parceiros da iniciativa.O evento ocorreu no auditório da Secretaria Estadual de Educação, no Centro Administrativo.
Para um auditório lotado de professores, parceiros e voluntários, Robinson Faria fez um breve pronunciamento sobre a iniciativa: “Estamos aqui para reconhecer esse trabalho e reforçar que só por meio da educação poderemos construir um futuro melhor”, disse.
Robinson lembrou que é de sua autoria a Lei de incentivo à leitura literária. “ Como deputado, sou o autor da Lei de incentivo à leitura literária. Cada um tem que fazer o seu dever de casa. O desafio é grande, mas juntos vamos vencer”, afirmou o parlamentar.Também participaram do encontro o vice-governador, Iberê Ferreira de Souza, o secretário de Educação, Ruy Pereira, representantes da Rede Globo de Televisão, a coordenadora regional do projeto, Clotilde Godeir, e a coordenadora nacional do Amigos da Escola, Vanise Martine.
2 de jul. de 2009
Carlos Eduardo: "Continuo achando que Micarla não presta para Natal"
Foto: Márlio Forte
Carlos Eduardo disse que descobriu a situação em 2007, por meio do recebimento de um relatório do Conselho Municipal de Saúde (CMS). "Quando recebemos o relatório do CMS, tomamos as devidas providências para atender às recomendações, com a reforma do local e a compra de equipamentos necessários", explicou.
O ex-prefeito afirmou que a situação do depósito e as necessidades apontadas pelo CMS foram repassadas à prefeita Micarla de Sousa (PV) e ao ex-secretário municipal de Saúde, Levi Jales, ainda no momento de transição.
Para Carlos, houve má fé da atual gestão municipal na "fabricação de um falso escândalo". Segundo ele, a situação calamitosa em que foi mostrado o galpão foi armada para a imprensa.
"Ela (Micarla) já sabia de como poderia dar prosseguimento às providências que vínhamos tomando. Armaram esse escândalo para pichar meu nome porque eu optei por apoiar outra candidatura que não era a dela. Continuo achando que Micarla não presta para Natal. Continuo achando que Micarla não é melhor para Natal", enfatizou o ex-prefeito.
Questionado sobre o fato de duas das empresas que forneciam medicamentos à prefeitura terem doado verba de campanha para a ex-secretária Aparecida França - candidata a vereadora no ano passado - Carlos Eduardo disse que as doações foram legais, como mostra o site do TRE e descartou a possibilidade de favorecimento dessas empresas por parte de Aparecida, devido à compra de remédios ser realizada por licitação.
CEI politiqueira - O ex-prefeito também negou que o aumento na compra de medicamentos em 2008, chegando a quase 100%, tenha sido motivado pela campanha eleitoral. Ele disse que em 2007 foram gastos aproximadamente R$ 4 milhões com remédios e em 2008 R$ 7,4 milhões. De acordo com Carlos, o aumento foi decorrente da necessidade da população.
"O Ministério da saúde disponibiliza até R$ 10 milhões para serem utilizados com medicamentos e nunca chegamos a esse número. Já na gestão atual, só em seis meses, já passaram dos R$ 5 milhões e sem licitação. No final do ano, devem chegar aos R$ 12 milhões", criticou o ex-prefeito.
Sobre o fato de ser convocado pela Comissão Especial de Inquérito (CEI) dos medicamentos, que averigua a existência de irregularidades na compra, no acondicionamento e na distribuição de remédios por parte da prefeitura, o pedetista disse que não pretende comparecer à Câmara Municipal de Natal na próxima segunda-feira (6) para prestar esclarecimentos.
"A CEI é politiqueira. Não houve irregularidades. Não houve desperdício. Não pretendo comparecer. Nos próprios depoimentos, Juliana, ex-funcionária que deixou a prefeitura para trabalhar na iniciativa privada, disse que é normal a perda de 10% a 15% dos remédios", concluiu o ex-prefeito.
Fonte: Jornal Correio da Tarde - Edição desta quinta-feira
Santa Cruz: Juiz Roberto Guedes julga nesta sexta-feira recurso do prefeito cassado
O juiz do Tribunal Regional Eleitoral(TRE), Roberto Guedes, é quem vai julgar o recurso do prefeito de Santa Cruz, Péricles Rocha, que teve seu mandato cassado pelo juiz Flávio Pires, da comarca de Tangará.
No recurso, o advogado Erick Pereira pede que a decisão do juiz Flávio Pires seja suspensa para que Péricles Rocha permaneça no cargo até o julgamento do processo pelo TRE.
Péricles Rocha e o seu vice, Joca Ferreira, foram cassados pela Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico.
Na decisão que cassou Péricles e Joca, o juiz Flávio Pires afirma que os eleitores de Santa Cruz foram tratados como objeto: “os eleitores do Município de Santa Cruz foram tratados como objeto de mercancia. A democracia não pode ser estabelecida por meio de transações mercantilistas, mas através de idéias. Com efeito, a conduta dos demandados objetivou a captação ilícita de sufrágio, violando a legitimidade do pleito a ponto de causar desequilíbrio entre os concorrentes. Pensar o contrário, revelaria muita ingenuidade deste Julgador quantos aos fatos relatados e cabalmente provados”.
No recurso, o advogado Erick Pereira pede que a decisão do juiz Flávio Pires seja suspensa para que Péricles Rocha permaneça no cargo até o julgamento do processo pelo TRE.
Péricles Rocha e o seu vice, Joca Ferreira, foram cassados pela Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico.
Na decisão que cassou Péricles e Joca, o juiz Flávio Pires afirma que os eleitores de Santa Cruz foram tratados como objeto: “os eleitores do Município de Santa Cruz foram tratados como objeto de mercancia. A democracia não pode ser estabelecida por meio de transações mercantilistas, mas através de idéias. Com efeito, a conduta dos demandados objetivou a captação ilícita de sufrágio, violando a legitimidade do pleito a ponto de causar desequilíbrio entre os concorrentes. Pensar o contrário, revelaria muita ingenuidade deste Julgador quantos aos fatos relatados e cabalmente provados”.
Eleição 2010: Getúlio Rêgo acredita em uma aliança envolvendo o DEM, o PV, o PMDB, o PMN, o PSDB e o PR
Fotos: Oliveira Wanderley
Embora entenda que caberá ao PMDB a decisão sobre com quem o partido vai se coligar, Getúlio frisa que as bases peemedebistas no interior preferem uma aliança com o DEM, principalmente se a candidata ao Governo do Estado for a senadora Rosalba Ciarlini.
“As bases do PMDB no interior querem votar em Rosalba para o Governo do Estado”, disse Getúlio ao blog.
Rosalba - Sobre a candidatura de Rosalba, Getúlio assinala que ainda não há uma decisão do DEM sobre o assunto.
Ele diz, no entanto, que a senadora é o nome mais forte que o DEM dispõe para concorrer ao Governo, já que o senador José Agripino vai disputar a reeleição.
“O nome de Rosalba está no boca do povo. É o sentimento popular. Mas por enquanto Rosalba é apenas pré-candidata ao Governo. A decisão do DEM sobre o nome que irá disputar a sucessão estadual só sairá no próximo ano”, frisa Getúlio.
Indagado se o fato de o DEM ter dois nomes na chapa majoritária – Rosalba e Agripino – não dificultará a formação de alianças nas eleições de 2010, Getúlio acredita que não.
“Ao contrário dos que assim pensam, a pré-candidatura de Rosalba, que surge de uma forte e espontânea tendência popular, será um fator de indução e potencialização na aliança que comporemos para disputar a sucessão estadual”, enfatiza o deputado.
Alianças – Na opinião de Getúlio, há muitas chances da aliança formada em Natal em torno do nome da prefeita Micarla de Souza ser mantida no pleito de 2010.
Ele afirma que o DEM, através do senador José Agripino, tem mantido conversas constantes com o PV de Micarla, com o PMN de Robinson Faria e com o PR de João Maia.
“Essa aliança tem tudo para ser mantida nas eleições do próximo ano. E pode, inclusive, ser ampliada com a presença do PMDB e do PSDB”, avalia Getúlio Rêgo.
Governo Wilma – Getúlio não poupa críticas ao Governo de Wilma de Faria.
Ele resume em duas palavras o que pensa sobre o Governo de Wilma: “Caos e desastre”.
Para o líder do DEM na Assembléia Legislativa, falta prioridade da administração estadual para resolver os problemas da população.
Getúlio ressalta que a saúde, a educação e a segurança pública – áreas vitais do serviço público – estão destruídas.
“Essas áreas estão desprezadas pelo Governo Wilma de Faria”, dispara Getúlio Rêgo.
Novo secretário de Tributação de Natal toma posse nesta sexta-feira
O novo secretário municipal de Tributação, Francisco de Paula Schettini, será empossado às 9h30 desta sexta-feira(3).
Posse irá acontecer no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão.
Auditor da Receita Federal aposentado, Francisco de Paula Schettini, é bacharel em Administração de Empresas pela FACE/UFMG, foi assessor de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados, Auditor-Fiscal do Tesouro Nacional, de 1965 a 1991, Professor Titular da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG de 1958 a 1987 e Diretor da Assessoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados de 1992 a 1995.
Francisco de Paula Schettini é mais um auxiliar da prefeita Micarla de Souza importado de outro Estado.
Posse irá acontecer no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão.
Auditor da Receita Federal aposentado, Francisco de Paula Schettini, é bacharel em Administração de Empresas pela FACE/UFMG, foi assessor de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados, Auditor-Fiscal do Tesouro Nacional, de 1965 a 1991, Professor Titular da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG de 1958 a 1987 e Diretor da Assessoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados de 1992 a 1995.
Francisco de Paula Schettini é mais um auxiliar da prefeita Micarla de Souza importado de outro Estado.
Ex-prefeito Amaro Saturnino tentou burlar a Justiça com documentos falsos
Deu na coluna de Túlio Lemos
CALOTE
O ex-prefeito de Barra de Maxaranguape, Amaro Saturnino, enfrenta ação na Justiça do Trabalho, onde é acusado de não ter efetuado pagamento a Roberto Kreuller Silva Bezerra, por serviços prestados durante a última campanha eleitoral, a título de assessoria política.
DEPOIMENTO
Durante depoimento diante da Juíza Lílian Matos Pessoa da Cunha Lima, Roberto Kreuller disse: “que não assinou os documentos que não se encontram datados, um recibo de R$ 2.000,00 e o outro de R$ 1.000,00; que assinou apenas o documento datado de 11 de novembro de 2008, no valor de R$ 2.000,00; que apesar de haver assinado o recibo de R$ 2.000,00 , não lhe foi entregue qualquer dinheiro; que quem colheu a sua assinatura foi o senhor Lázaro, ex-tesoureiro da Prefeitura; que na ocasião em que assinou o recibo de R$ 2.000,00, na verdade recebeu o cheque emitido pela Prefeitura de Maxaranguape da época do senhor Amaro, sendo que um cheque é no valor R$ 2.000,00 e outro no valor de R$ 1.000,00; que recebeu este valor para que permanecesse aguardando o mês de janeiro, ocasião em que seria contemplado com um cargo comissionado”.
SENTENÇA
A Juíza Lílian Cunha Lima, em sua sentença, afirma que o exame grafotécnico realizado na assinatura de Roberto Kreuller, constatou que sua assinatura foi falsificada “por imitação servil”. O fato foi comunicado ao ex-prefeito Amaro Saturnino, que “permaneceu silente”. A Juíza afirma: “Diante do quadro delineado, forçoso é concluir que o reclamado (Amaro) se valeu de documentos falsos para fins de demonstrar, em Juízo, o cumprimento de obrigações contratuais, o que se constitui em crime tipificado no Código Penal Brasileiro, fazendo-se necessário a remessa de cópia destes autos ao Ministério Público Estadual para que adote as providências que entender cabíveis”. Além disso ainda foi estabelecido que o ex-prefeito deve pagar R$ 3 mil ao “assessor político”.
************
Do Blog – O incrível é que o ex-prefeito Amaro Saturnino, envolvido em várias denúncias de irregularidades, até hoje não foi condenado a nada. O homem é mais forte do que o fumo de Abdias. Continua livre para disputar as próximas eleições, já que pretende concorrer a uma vaga na Assembléia Legislativa. E pensa também em disputar a prefeitura de Ceará-Mirim em 2012.
CALOTE
O ex-prefeito de Barra de Maxaranguape, Amaro Saturnino, enfrenta ação na Justiça do Trabalho, onde é acusado de não ter efetuado pagamento a Roberto Kreuller Silva Bezerra, por serviços prestados durante a última campanha eleitoral, a título de assessoria política.
DEPOIMENTO
Durante depoimento diante da Juíza Lílian Matos Pessoa da Cunha Lima, Roberto Kreuller disse: “que não assinou os documentos que não se encontram datados, um recibo de R$ 2.000,00 e o outro de R$ 1.000,00; que assinou apenas o documento datado de 11 de novembro de 2008, no valor de R$ 2.000,00; que apesar de haver assinado o recibo de R$ 2.000,00 , não lhe foi entregue qualquer dinheiro; que quem colheu a sua assinatura foi o senhor Lázaro, ex-tesoureiro da Prefeitura; que na ocasião em que assinou o recibo de R$ 2.000,00, na verdade recebeu o cheque emitido pela Prefeitura de Maxaranguape da época do senhor Amaro, sendo que um cheque é no valor R$ 2.000,00 e outro no valor de R$ 1.000,00; que recebeu este valor para que permanecesse aguardando o mês de janeiro, ocasião em que seria contemplado com um cargo comissionado”.
SENTENÇA
A Juíza Lílian Cunha Lima, em sua sentença, afirma que o exame grafotécnico realizado na assinatura de Roberto Kreuller, constatou que sua assinatura foi falsificada “por imitação servil”. O fato foi comunicado ao ex-prefeito Amaro Saturnino, que “permaneceu silente”. A Juíza afirma: “Diante do quadro delineado, forçoso é concluir que o reclamado (Amaro) se valeu de documentos falsos para fins de demonstrar, em Juízo, o cumprimento de obrigações contratuais, o que se constitui em crime tipificado no Código Penal Brasileiro, fazendo-se necessário a remessa de cópia destes autos ao Ministério Público Estadual para que adote as providências que entender cabíveis”. Além disso ainda foi estabelecido que o ex-prefeito deve pagar R$ 3 mil ao “assessor político”.
************
Do Blog – O incrível é que o ex-prefeito Amaro Saturnino, envolvido em várias denúncias de irregularidades, até hoje não foi condenado a nada. O homem é mais forte do que o fumo de Abdias. Continua livre para disputar as próximas eleições, já que pretende concorrer a uma vaga na Assembléia Legislativa. E pensa também em disputar a prefeitura de Ceará-Mirim em 2012.
Ney Lopes vai ao Rio proferir palestra
O advogado e ex-deputado federal, Ney Lopes de Souza(DEM), estará no Rio de Janeiro na próxima terça-feira(7) participando do I Seminário de Propriedade Intelectual & Ética.
Na ocasião, Ney Lopes vai proferir palestra sobre o tema “o Brasil nos acordos internacionais de propriedade industrial”.
O foco da palestra de Ney Lopes será a questão do subsidio do algodão dado aos produtores americanos. Recentemente a Organização Mundial do Comércio assegurou ao Brasil o direito à retaliação cruzada, com a cobrança aos EEUU de cerca de quatro bilhões de dólares.
O ex-deputado foi autor e relator da atual Lei de Marcas e Patentes brasileira, na Câmara Federal.
Participarão do evento consultores internacionais na área de Marcas e Patentes, incluindo-se especialistas dos Estados Unidos, da Europa e Ásia.
Na ocasião, Ney Lopes vai proferir palestra sobre o tema “o Brasil nos acordos internacionais de propriedade industrial”.
O foco da palestra de Ney Lopes será a questão do subsidio do algodão dado aos produtores americanos. Recentemente a Organização Mundial do Comércio assegurou ao Brasil o direito à retaliação cruzada, com a cobrança aos EEUU de cerca de quatro bilhões de dólares.
O ex-deputado foi autor e relator da atual Lei de Marcas e Patentes brasileira, na Câmara Federal.
Participarão do evento consultores internacionais na área de Marcas e Patentes, incluindo-se especialistas dos Estados Unidos, da Europa e Ásia.
Festa de Sant'Ana de Capim Macio tem início hoje e prossegue até domingo
Foto: Divulgação
Igreja de Sant'Ana de Capim MacioComeça nesta quinta-feira(2) a Festa de Sant’Ana de Capim Macio.
Evento prossegue até domingo(5) e tem como tema “Com Sant’Ana...Somos Igreja em Ação”.
A abertura da Festa será hoje à noite, às 19h30, com procissão e hasteamento do estandarte de Sant’Ana.
Nesta sexta-feira(3) irá acontecer o Jantar de Sant’Ana.
Encerramento ocorrerá no domingo, com celebração de Missa, às 10 horas, e a tradicional Feirinha de Sant’Ana, às 11 horas.
Evento antecede à Festa de Sant’Ana de Caicó, que irá acontecer no período de 23 de julho a 2 de agosto.
Evento prossegue até domingo(5) e tem como tema “Com Sant’Ana...Somos Igreja em Ação”.
A abertura da Festa será hoje à noite, às 19h30, com procissão e hasteamento do estandarte de Sant’Ana.
Nesta sexta-feira(3) irá acontecer o Jantar de Sant’Ana.
Encerramento ocorrerá no domingo, com celebração de Missa, às 10 horas, e a tradicional Feirinha de Sant’Ana, às 11 horas.
Evento antecede à Festa de Sant’Ana de Caicó, que irá acontecer no período de 23 de julho a 2 de agosto.
Em sua página no Twuitter, Wober Júnior critica reeleição nas casas legislativas
Em sua página no Twitter o deputado Wober Júnior(PPS) defende que o presidente Sarney deixe o cargo.
Wober, que está em São Paulo, diz que a gozação é grande com o senado e o presidente Sarney
“Aqui em Sampa os motoristas de taxi, nas lojas e nas repartições públicas só se ouve gozações com o Senado e o presidente Sarney”, frisa o deputado.
E acrescenta: “O melhor que Sarney faz é sair. Deixar a presidência e assim deixar de penalizar a instituição. O Senado precisa ser reestruturado”.
Para Wober, não é apenas o Senado que precisa ser reestruturado. “É o poder legislativo como um todo”, assinala.
Ele critica a reeleição nas casas legislativas. “Esse negócio de reeleição ilimitada deforma a instituição. E com um agravante: eleição antecipada”, enfatiza Wober.
O deputado ressalta ainda no seu comentário no Twitter, que existe um projeto para acabar com a reeleição na Assembléia Legislativa.
Ele diz que vai levantar a questão.
O projeto a que Wober se refere é de autoria do deputado José Dias, líder do PMDB na Assembléia.
Wober, que está em São Paulo, diz que a gozação é grande com o senado e o presidente Sarney
“Aqui em Sampa os motoristas de taxi, nas lojas e nas repartições públicas só se ouve gozações com o Senado e o presidente Sarney”, frisa o deputado.
E acrescenta: “O melhor que Sarney faz é sair. Deixar a presidência e assim deixar de penalizar a instituição. O Senado precisa ser reestruturado”.
Para Wober, não é apenas o Senado que precisa ser reestruturado. “É o poder legislativo como um todo”, assinala.
Ele critica a reeleição nas casas legislativas. “Esse negócio de reeleição ilimitada deforma a instituição. E com um agravante: eleição antecipada”, enfatiza Wober.
O deputado ressalta ainda no seu comentário no Twitter, que existe um projeto para acabar com a reeleição na Assembléia Legislativa.
Ele diz que vai levantar a questão.
O projeto a que Wober se refere é de autoria do deputado José Dias, líder do PMDB na Assembléia.
Se Sarney renunciar, Garibaldi Filho pode voltar à presidência do Senado
Foto: Divulgação
do Senado numa eventual renúncia de Sarney
Com eventual saída de Sarney, haverá nova eleição para escolha de sucessor, mas tendência é de comando permanecer nas mãos do PMDB
Diante da perspectiva de o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), renunciar ao cargo, os candidatos a sua sucessão começaram a se movimentar.
Um dos nomes mais cotados era o do senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), que, há dois anos, assumiu a presidência do Senado após renúncia de Renan Calheiros (PMDB-AL).
Anteontem, Garibaldi foi um dos três senadores do PMDB que defenderam publicamente que Sarney se licencie do cargo. Ao mesmo tempo, mas com pouquíssimas chances, o DEM trabalha para viabilizar o nome de Marco Maciel (DEM-PE) à presidência do Senado.
Com a eventual saída de Sarney, a tendência é que o comando da Casa permaneça nas mãos do PMDB. Terá de haver uma nova eleição para escolha de outro presidente.
A avaliação entre os peemedebistas é a de que não há nomes viáveis e de consenso na bancada de 19 senadores em condições de suceder Sarney, sem entrar em confronto com o Palácio do Planalto.
As pretensões de Garibaldi de ocupar a presidência do Senado só se tornarão realidade em uma negociação de consenso entre todos os partidos.
Afinal, lembram interlocutores de Sarney, a Constituição proíbe a reeleição de presidentes do Congresso na mesma legislatura. Garibaldi comandou o Senado entre dezembro de 2007 e fevereiro de 2009 e, por isso, não pôde concorrer à reeleição no início deste ano.
Agora, mesmo com a eleição de Sarney em fevereiro último, Garibaldi não poderia disputar novamente a cadeira de presidente do Senado porque está na mesma legislatura. "Não tem nenhuma vaga desocupada, não tem porquê se falar nisso", desconversou ontem Garibaldi sobre sua eventual candidatura à sucessão de Sarney.
Fonte: Jornal O Estado de S.Paulo - Hoje
Diante da perspectiva de o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), renunciar ao cargo, os candidatos a sua sucessão começaram a se movimentar.
Um dos nomes mais cotados era o do senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), que, há dois anos, assumiu a presidência do Senado após renúncia de Renan Calheiros (PMDB-AL).
Anteontem, Garibaldi foi um dos três senadores do PMDB que defenderam publicamente que Sarney se licencie do cargo. Ao mesmo tempo, mas com pouquíssimas chances, o DEM trabalha para viabilizar o nome de Marco Maciel (DEM-PE) à presidência do Senado.
Com a eventual saída de Sarney, a tendência é que o comando da Casa permaneça nas mãos do PMDB. Terá de haver uma nova eleição para escolha de outro presidente.
A avaliação entre os peemedebistas é a de que não há nomes viáveis e de consenso na bancada de 19 senadores em condições de suceder Sarney, sem entrar em confronto com o Palácio do Planalto.
As pretensões de Garibaldi de ocupar a presidência do Senado só se tornarão realidade em uma negociação de consenso entre todos os partidos.
Afinal, lembram interlocutores de Sarney, a Constituição proíbe a reeleição de presidentes do Congresso na mesma legislatura. Garibaldi comandou o Senado entre dezembro de 2007 e fevereiro de 2009 e, por isso, não pôde concorrer à reeleição no início deste ano.
Agora, mesmo com a eleição de Sarney em fevereiro último, Garibaldi não poderia disputar novamente a cadeira de presidente do Senado porque está na mesma legislatura. "Não tem nenhuma vaga desocupada, não tem porquê se falar nisso", desconversou ontem Garibaldi sobre sua eventual candidatura à sucessão de Sarney.
Fonte: Jornal O Estado de S.Paulo - Hoje
Cassiano lança "Hotel de Trânsito"
Foto: Canindé Soares
lançamento do livro de Cassiano Arruda
Muita gente prestigiou o lançamento do livro “Hotel de Trânsito”, ontem à noite, na livraria Siciliano do Midway Mal.
Livro é de autoria do jornalista Cassiano Arruda Câmara e foi lançado pela editora Flor do Sal.
No livro, Cassiano trata dos momentos em que esteve preso na época da ditadura militar.
Ele narra os 49 dias que passou na prisão, quando exercia o cargo de chefe de redação do jornal Tribuna do Norte.
Vale conferir.
Livro é de autoria do jornalista Cassiano Arruda Câmara e foi lançado pela editora Flor do Sal.
No livro, Cassiano trata dos momentos em que esteve preso na época da ditadura militar.
Ele narra os 49 dias que passou na prisão, quando exercia o cargo de chefe de redação do jornal Tribuna do Norte.
Vale conferir.
Vereador Ney Júnior: "Onde estão os projetos e os investidores para a Copa de 2014?"
Dos quatro vereadores que acompanharam a comitiva de 40 pessoas a Portugal, para participar da semana de Natal em Lisboa, três já retornaram a Natal: Ney Júnior, Edivan Martins e Júlio Protásio.
Já o vereador Dickson Nasser permanece na Europa e só retorna a Natal no dia seis de julho.
É bom ressaltar que a Câmara Municipal de Natal não está em recesso.
Mas Dickson passeia pela Europa em pleno início de julho.
Copa 2010 - Por falar em Ney Júnior, o vereador do DEM diz que é preciso levar mais a sério a indicação de Natal para ser uma das sedes da Copa do Mundo em 2010.
“É importante levar mais a sério a indicação de Natal para ser uma das sedes da Copa de 2014. Onde estão os projetos? Quais os investidores?”, questiona o vereador na sua página do Twitter na internet.
Já o vereador Dickson Nasser permanece na Europa e só retorna a Natal no dia seis de julho.
É bom ressaltar que a Câmara Municipal de Natal não está em recesso.
Mas Dickson passeia pela Europa em pleno início de julho.
Copa 2010 - Por falar em Ney Júnior, o vereador do DEM diz que é preciso levar mais a sério a indicação de Natal para ser uma das sedes da Copa do Mundo em 2010.
“É importante levar mais a sério a indicação de Natal para ser uma das sedes da Copa de 2014. Onde estão os projetos? Quais os investidores?”, questiona o vereador na sua página do Twitter na internet.
Prefeita Micarla de Souza retorna de Lisboa e retoma hoje agenda administrativa
A prefeita Micarla de Souza já está em solo natalense depois de passar uma semana em Lisboa participando de um evento para divulgar Natal.
Nesta quinta-feira(2) a prefeita retoma suas atividades participando às 14 horas da entrega de fardamento para 196 alunos da Escola Municipal Laura Maia, na Praia do Meio.
Em seguida, às 17 horas, Micarla vistoria a transferência de 83 famílias da favela Alagamar, em Ponta Negra, para o bairro Planalto, na Zona Oeste.
No local estão sendo construídos 348 residências, que também receberão famílias das comunidades do Peão (Ponta Negra), Via Sul (Candelária) e Detran (Cidade da Esperança).
Nesta quinta-feira(2) a prefeita retoma suas atividades participando às 14 horas da entrega de fardamento para 196 alunos da Escola Municipal Laura Maia, na Praia do Meio.
Em seguida, às 17 horas, Micarla vistoria a transferência de 83 famílias da favela Alagamar, em Ponta Negra, para o bairro Planalto, na Zona Oeste.
No local estão sendo construídos 348 residências, que também receberão famílias das comunidades do Peão (Ponta Negra), Via Sul (Candelária) e Detran (Cidade da Esperança).
1 de jul. de 2009
Pressionada por Lula, bancada do PT recua e anuncia apoio à permanência de Sarney
Foto: Wilson Dias/ABr
O líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), disse nesta quarta-feira (1º) que o partido voltou a apoiar a permanência de Sarney na presidência do Senado diante da possibilidade de ele renunciar ao cargo.
A bancada do partido se reuniu com Sarney na residência oficial do presidente da Casa, em Brasília, no início da noite. Segundo Mercadante, ele teria dito que poderia renunciar, mas descartava pedir um afastamento provisório. O líder do PT disse que entre uma eventual renúncia e o afastamento, o partido manteria o apoio a Sarney.
“O presidente disse que não quer ser um obstáculo ao Senado”, afirmou Mercadante, após a reunião. Ele voltou a repetir o que já havia dito pela manhã, ao tentar reduzir a responsabilidade do presidente do Senado pela crise. "A crise no Senado não pode ser debitada na conta de Sarney."
O líder do PT negou que a bancada do partido tenha sido pressionada por Sarney para rever sua posição. Nesta quarta, o partido defendeu que Sarney deveria se licenciar por 30 dias do cargo. O pedido foi feito durante o encontro de Sarney com Mercadante e com a líder do governo no Congresso, Ideli Salvatti (PT-SC), pela manhã.
“Há duas hipóteses neste momento que eu consideraria: a renúncia do presidente Sarney do cargo, mas esta não é a solução, ou a permanência [definitiva] dele. O afastamento temporário não deve prosperar”, disse o líder do PT.
A reunião na residência de Sarney reuniu 10 dos 12 senadores petistas. Apenas Flávio Arns (PR) e Tião Viana (AC) não compareceram. Viana disputou a presidência do Senado contra Sarney no começo do ano.
Na reunião com os petistas, Sarney teria dito que parte das críticas que recebe não são “válidas” e que acatou as propostas do PT de uma criação de um colégio de líderes para “administrar” a crise e a apuração de todas as denúncias de irregularidades na Casa.
Mercadante afirmou que a bancada do PT deve se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (2) para discutir a crise no Senado. O presidente voltou ao Brasil nesta quarta-feira à noite de viagem à Líbia.
Nesta quinta-feira Lula também deve se reunir com Sarney.
*Com informações do G1 da Globo
A bancada do partido se reuniu com Sarney na residência oficial do presidente da Casa, em Brasília, no início da noite. Segundo Mercadante, ele teria dito que poderia renunciar, mas descartava pedir um afastamento provisório. O líder do PT disse que entre uma eventual renúncia e o afastamento, o partido manteria o apoio a Sarney.
“O presidente disse que não quer ser um obstáculo ao Senado”, afirmou Mercadante, após a reunião. Ele voltou a repetir o que já havia dito pela manhã, ao tentar reduzir a responsabilidade do presidente do Senado pela crise. "A crise no Senado não pode ser debitada na conta de Sarney."
O líder do PT negou que a bancada do partido tenha sido pressionada por Sarney para rever sua posição. Nesta quarta, o partido defendeu que Sarney deveria se licenciar por 30 dias do cargo. O pedido foi feito durante o encontro de Sarney com Mercadante e com a líder do governo no Congresso, Ideli Salvatti (PT-SC), pela manhã.
“Há duas hipóteses neste momento que eu consideraria: a renúncia do presidente Sarney do cargo, mas esta não é a solução, ou a permanência [definitiva] dele. O afastamento temporário não deve prosperar”, disse o líder do PT.
A reunião na residência de Sarney reuniu 10 dos 12 senadores petistas. Apenas Flávio Arns (PR) e Tião Viana (AC) não compareceram. Viana disputou a presidência do Senado contra Sarney no começo do ano.
Na reunião com os petistas, Sarney teria dito que parte das críticas que recebe não são “válidas” e que acatou as propostas do PT de uma criação de um colégio de líderes para “administrar” a crise e a apuração de todas as denúncias de irregularidades na Casa.
Mercadante afirmou que a bancada do PT deve se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (2) para discutir a crise no Senado. O presidente voltou ao Brasil nesta quarta-feira à noite de viagem à Líbia.
Nesta quinta-feira Lula também deve se reunir com Sarney.
*Com informações do G1 da Globo
Agripino Maia vai aparecer no programa de humor QCQ na próxima segunda-feira
Foto: Romina Jácome
O senador José Agripino, líder do DEM no Senado, foi abordado hoje no final da tarde pelo repórter Danilo Gentili do programa de humor CQC.
O repórter da Band entrevistou o senador potiguar sobre sua popularidade no twitter e sobre a crise no Senado.
O papo entre os dois deve ir ao ar na próxima semana.
O programa CQC é veiculado pela Band e se constitui num sucesso entre a juventude brasileira.
Vai ao ar toda segunda-feira, às 22 horas.
Seguranças de Sarney agridem o repórter
Por falar no CQC, o repórter Danilo Gentili foi foi agredido pelos seguranças do presidente do Senado, José Sarney, nesta quarta-feira na capital federal.
Segundo a assessoria de imprensa da Band, o repórter, coincidentemente, chegou ao Congresso Nacional junto com o presidente do Senado.
Assim que Danilo tentou abordar Sarney, foi agredido com socos e empurrões por um dos seguranças do senador.
Mesmo assim, o repórter insistiu e continuou as perguntas. Logo após Sarney se afastar, um segundo segurança agarrou o repórter por trás e o jogou no chão.
Ainda de acordo com a assessoria, tudo foi filmado e deve ir ao ar na programa da próxima segunda-feira (6).
O repórter da Band entrevistou o senador potiguar sobre sua popularidade no twitter e sobre a crise no Senado.
O papo entre os dois deve ir ao ar na próxima semana.
O programa CQC é veiculado pela Band e se constitui num sucesso entre a juventude brasileira.
Vai ao ar toda segunda-feira, às 22 horas.
Seguranças de Sarney agridem o repórter
Por falar no CQC, o repórter Danilo Gentili foi foi agredido pelos seguranças do presidente do Senado, José Sarney, nesta quarta-feira na capital federal.
Segundo a assessoria de imprensa da Band, o repórter, coincidentemente, chegou ao Congresso Nacional junto com o presidente do Senado.
Assim que Danilo tentou abordar Sarney, foi agredido com socos e empurrões por um dos seguranças do senador.
Mesmo assim, o repórter insistiu e continuou as perguntas. Logo após Sarney se afastar, um segundo segurança agarrou o repórter por trás e o jogou no chão.
Ainda de acordo com a assessoria, tudo foi filmado e deve ir ao ar na programa da próxima segunda-feira (6).
Ministério dos Transportes dá sinal verde para a construção da ponte que vai desviar trânsito pesado de Macaíba
Foto: Liderança do PMDB
audiência com Alfredo Nascimento
O líder do PMDB na Câmara Federal, deputado Henrique Eduardo Alves, comemorou nesta quarta-feira(1º) o sinal verde do Ministério dos Transportes para a construção da ponte que vai desviar o trânsito pesado de Macaíba.
Henrique, juntamente com o deputado federal João Maia e a prefeita Marília Dias, estiveram em audiência com o ministro Alfredo Nascimento e explicaram a ele os problemas que Macaíba enfrenta em razão do trânsito pesado que cruza a cidade.
O ministro prometeu resolver o problema.
A prefeita Marília Dias explicou que a ponte fará a ligação entra as rodovias BR-226 e a RN-160, desviando o trânsito de caminhões pesados oriundos do distrito industrial de Natal, que tem causado sérios transtornos ao município.
“Essa é uma grande vitória para Macaíba, obtida graças à ação de Henrique Alves e de João Maia”, disse a prefeita.
A obra, em torno de R$ 10 milhões, já foi incluída no orçamento de 2009. O projeto de execução da ponte está no DNIT/RN e será enviado para a sede do órgão em Brasília.
Henrique, juntamente com o deputado federal João Maia e a prefeita Marília Dias, estiveram em audiência com o ministro Alfredo Nascimento e explicaram a ele os problemas que Macaíba enfrenta em razão do trânsito pesado que cruza a cidade.
O ministro prometeu resolver o problema.
A prefeita Marília Dias explicou que a ponte fará a ligação entra as rodovias BR-226 e a RN-160, desviando o trânsito de caminhões pesados oriundos do distrito industrial de Natal, que tem causado sérios transtornos ao município.
“Essa é uma grande vitória para Macaíba, obtida graças à ação de Henrique Alves e de João Maia”, disse a prefeita.
A obra, em torno de R$ 10 milhões, já foi incluída no orçamento de 2009. O projeto de execução da ponte está no DNIT/RN e será enviado para a sede do órgão em Brasília.
CAE, presidida por Garibaldi, aprova piso salarial de R$ 930,00 para agentes de saúde
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado(CAE), que é presidida pelo senador Garibaldi Filho(Foto), aprovou nesta terça-feira(30) o piso salarial nacional de R$ 930,00 para os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias com formação profissional em nível médio.O projeto prevê que União, Estados, Distrito Federal e Municípios ficam impedidos de pagar salário mensal abaixo desse valor para os agentes, considerando jornada máxima de 40 horas semanais.
Garibaldi destacou que agora a matéria vai para a Comissão de Assuntos Sociais(CAS), que é presidida por outra potiguar, a senadora Rosalba Ciarlini.
A expectativa do senador é que a matéria seja aprovada e encaminhada diretamente para a Câmara dos deputados. “Se for bem sucedida na Câmara — como esperamos que seja — a matéria será submetida à sanção presidencial. E passará a valer”, disse Garibaldi.
Correção anual - Pelo texto aprovado, o piso salarial será implantado de forma progressiva e proporcional, no decorrer de doze meses desde a entrada em vigor da lei.
Dentro desse prazo, todos os entes federativos deverão elaborar ou adequar seus planos de carreira para incluir tanto os agentes de saúde e os que fazem o combate às endemias, só podendo haver ingresso de novos agentes nos quadros por meio de concurso público.
O projeto prevê ainda correção anual do piso, sempre no mês de janeiro, pelos índices oficiais de inflação do ano anterior.
Rosalba se compromete com a Fenaj a lutar por Lei restabelecendo o diploma de jornalista
Foto: Assessoria/Rosalba
e prometeu lutar em defesa do diploma de jornalista
Ao receber em seu gabinete o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas(Fenaj), Sérgio Murillo, a senadora Rosalba Ciarlini disse que não vai apenas votar nos projetos que estabeleçam o diploma como requisito para a prática do jornalismo como também irá trabalhar por adesões.
“Podem contar com o meu apoio e trabalho”, disse a senadora que já se dispôs a integrar a Frente Parlamentar em Defesa do diploma.
Considerando um absurdo a derrubada da obrigatoriedade do diploma, a senadora afirma: “Seria uma contradição defender a regulamentação de tantas profissões e concordar que o jornalista não precise de formação”.
Ela frisa que vai conversar com os senadores Garibaldi Filho e José Agripino para que o Rio Grande do Norte fortaleça a luta da Federação e do Sindicato da categoria.
A senadora acha que as entidades devem lutar pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), que visa alterar o artigo 220 da Constituição, restabelecendo a obrigatoriedade do diploma para os jornalistas.
Rosalba chama a atenção para os casos de muitos profissionais que são bons jornalistas e que não são formados. “Mas, essas seriam as exceções. Se essas pessoas comprovadamente praticam o jornalismo de qualidade não há porque negar o registro profissional”, diz. Ela observa que a partir do momento em que as leis forem promulgadas, não haveria mais chances de concessão de novos registros.
Para o presidente da Fenaj, o que a entidade e todos os sindicatos estão fazendo é procurando um caminho para garantir a qualidade da informação e respeito aos profissionais graduados. “O que a gente quer é reverter essa situação humilhante, afirmou Murillo, que foi ao gabinete da senadora acompanhado do diretor da Federação, Aloisio Lopes.
“Podem contar com o meu apoio e trabalho”, disse a senadora que já se dispôs a integrar a Frente Parlamentar em Defesa do diploma.
Considerando um absurdo a derrubada da obrigatoriedade do diploma, a senadora afirma: “Seria uma contradição defender a regulamentação de tantas profissões e concordar que o jornalista não precise de formação”.
Ela frisa que vai conversar com os senadores Garibaldi Filho e José Agripino para que o Rio Grande do Norte fortaleça a luta da Federação e do Sindicato da categoria.
A senadora acha que as entidades devem lutar pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), que visa alterar o artigo 220 da Constituição, restabelecendo a obrigatoriedade do diploma para os jornalistas.
Rosalba chama a atenção para os casos de muitos profissionais que são bons jornalistas e que não são formados. “Mas, essas seriam as exceções. Se essas pessoas comprovadamente praticam o jornalismo de qualidade não há porque negar o registro profissional”, diz. Ela observa que a partir do momento em que as leis forem promulgadas, não haveria mais chances de concessão de novos registros.
Para o presidente da Fenaj, o que a entidade e todos os sindicatos estão fazendo é procurando um caminho para garantir a qualidade da informação e respeito aos profissionais graduados. “O que a gente quer é reverter essa situação humilhante, afirmou Murillo, que foi ao gabinete da senadora acompanhado do diretor da Federação, Aloisio Lopes.
TSE aprova calendário eleitoral para as eleições de 2010
O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na sessão extraordinária desta quarta-feira (1º), o calendário eleitoral das eleições gerais de 2010, quando serão eleitos o novo presidente da República, governadores, senadores, além de deputados federais, estaduais e distritais.O primeiro turno será no dia 3 de outubro. Caso nenhum candidato a presidente da República ou a governador obtenha a maioria absoluta dos votos válidos nesta data, haverá segundo turno no dia 31 do mesmo mês.
O relator do calendário, assim como de todas as instruções das eleições de 2010 é o ministro Arnaldo Versiani.
A primeira data que deve ser observada pelos partidos e candidatos é 3 de outubro deste ano, quando faltará um ano para a eleição. Até esta data, todos os partidos políticos que pretendam participar das eleições devem ter obtido o registro de seus estatutos no TSE.
Também até esta data, os candidatos devem ter domicílio eleitoral na circunscrição na qual pretendem concorrer e estar com a filiação deferida no partido pelo qual vão disputar uma vaga, desde que o estatuto partidário não estabeleça prazo superior.
A partir de 1º de janeiro de 2010, as entidades ou empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos candidatos ficam obrigadas a registrá-las na Justiça Eleitoral.
As convenções para a escolha dos candidatos serão realizadas de 10 a 30 de junho. Os partidos devem apresentar o registro de seus candidatos até o dia 5 de julho de 2010.
Propaganda
A propaganda eleitoral será permitida a partir de 6 de julho de 2010. No primeiro turno da eleição, poderá haver a distribuição de material de propaganda política até o dia 2 de outubro, assim como a realização de carreatas e passeatas.
A propaganda paga na imprensa escrita só poderá ser divulgada até 1º de outubro. Já debates e propaganda em páginas institucionais na internet poderão ocorrer até 30 de setembro.
Em 17 de agosto, a 47 dias da eleição, começa a veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, que termina em 30 de setembro, três dias antes do primeiro turno da eleição.
Segundo turno
Onde houver segundo turno, os candidatos poderão fazer propaganda eleitoral a partir de 5 de outubro.
Já a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão tem de começar até 15 dias antes do segundo turno da eleição, ou seja, até 16 de outubro.
A propaganda eleitoral gratuita será exibida até 29 de outubro, dois dias antes do segundo turno.
Eleitores
Os eleitores também precisam ficar atentos ao calendário.
Quem ainda não possui título de eleitor tem até 5 de maio do próximo ano para requerer a inscrição eleitoral.
Esse também é o último dia para solicitar transferência de domicílio e para o eleitor com necessidades especiais pedir sua transferência para seção especial eleitoral.
Quem perder o título pode requer a segunda via do documento até 23 de setembro de 2010.
Fonte: TSE
PT decide pelo afastamento de Sarney da presidência do Senado por 30 dias
A bancada do PT no Senado decidiu nesta quarta-feira apoiar a proposta para que o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), seja afastado do cargo. O partido defende o licenciamento de Sarney por 30 dias.
Hoje, o líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), se reuniu com Sarney e disse que apresentou ao peemedebista propostas da bancada petista para contornar a crise que arranha a imagem da instituição. Sarney, no entanto, não teria sido receptivo à proposta de afastamento.
DEM, PSDB e PDT já haviam decidido pelo licenciamento do político, envolvido em escândalos na Casa. Eles pedem que Sarney se licencie do cargo enquanto durarem as investigações sobre os atos secretos do Senado e os empréstimos consignados para funcionários da Casa.
A principal sugestão do PT para contornar a crise é a criação de uma comissão de senadores de vários partidos e consultores da Casa que busque uma reforma administrativa em conjunto com a Mesa Diretora.
Os petistas querem propor a criação de uma espécie de Lei de Responsabilidade Fiscal com metas para serem seguidas, incluindo a redução de despesas, além de estabelecer mecanismos de controle e definir o fechamento de departamentos do Senado, como o ILB (Instituto Legislativo Brasileiro) e o serviço médico.
Pressionado, Sarney deve se reunir ainda hoje à noite com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir sua permanência no cargo. O horário ainda não está definido. Se Lula estiver cansado, o encontro deve ocorrer amanhã, durante café da manhã.
Fonte: Folha Online
Hoje, o líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), se reuniu com Sarney e disse que apresentou ao peemedebista propostas da bancada petista para contornar a crise que arranha a imagem da instituição. Sarney, no entanto, não teria sido receptivo à proposta de afastamento.
DEM, PSDB e PDT já haviam decidido pelo licenciamento do político, envolvido em escândalos na Casa. Eles pedem que Sarney se licencie do cargo enquanto durarem as investigações sobre os atos secretos do Senado e os empréstimos consignados para funcionários da Casa.
A principal sugestão do PT para contornar a crise é a criação de uma comissão de senadores de vários partidos e consultores da Casa que busque uma reforma administrativa em conjunto com a Mesa Diretora.
Os petistas querem propor a criação de uma espécie de Lei de Responsabilidade Fiscal com metas para serem seguidas, incluindo a redução de despesas, além de estabelecer mecanismos de controle e definir o fechamento de departamentos do Senado, como o ILB (Instituto Legislativo Brasileiro) e o serviço médico.
Pressionado, Sarney deve se reunir ainda hoje à noite com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir sua permanência no cargo. O horário ainda não está definido. Se Lula estiver cansado, o encontro deve ocorrer amanhã, durante café da manhã.
Fonte: Folha Online
Robinson Faria, João Maia e Rogério Marinho participam de evento em Jardim do Seridó
O deputado estadual Robinson Faria(PMN) estará em Jardim do Seridó na próxima sexta-feira(3).
Ele vai participar do I Encontro de Presidentes das Câmaras Municipais do Seridó.
Também participarão do evento os deputados federais João Maia(PR) e Rogério Marinho(PSDB).
Evento faz parte da programação comemorativa aos 150 anos de funcionamento do Poder Legislativo de Jardim do Seridó.
Encontro terá início às 9h30, na Câmara Municipal.
Ele vai participar do I Encontro de Presidentes das Câmaras Municipais do Seridó.
Também participarão do evento os deputados federais João Maia(PR) e Rogério Marinho(PSDB).
Evento faz parte da programação comemorativa aos 150 anos de funcionamento do Poder Legislativo de Jardim do Seridó.
Encontro terá início às 9h30, na Câmara Municipal.
Santa Cruz: Presidente da Câmara está em Recife e diz que só volta quando sair o resultado da liminar que será impetrada pelo advogado de Péricles
A cidade de Santa Cruz está sem prefeito.
O prefeito e o vice foram cassados ontem e o presidente da Câmara Municipal, vereador Josemar Bezerra, que deve assumir o cargo, está viajando.
O blogueiro ligou para Josemar Bezerra e ele disse que estava em Recife cuidando de “negócios”.
Perguntei quando ele viajou para Recife. “Vim ontem à tarde”, disse.
Indaguei se ele havia sido notificado da decisão judicial que cassou o prefeito e o vice de Santa Cruz e determinou sua posse na prefeitura. “Não fui não, já que estou em viagem”.
Continuei perguntando: mas o senhor não vai vir para Santa Cruz para assumir a prefeitura como determinou a Justiça Eleitoral? “Vou não. Eu só vou quando sair a liminar que será pedida pelo advogado do prefeito, que deve acontecer amanhã ou depois”, respondeu o presidente da Câmara.
Segundo informações chegadas ao blog, Josemar Bezerra teria viajado para Recife a mando do sistema político do prefeito Péricles Rocha, do qual faz parte.
A viajem teria sido uma estratégia para Josemar não assumir a prefeitura hoje.
Com isso, o prefeito ganha tempo para tentar reverter a decisão judicial que cassou o seu mandato.
O advogado de Péricles, Erick Pereira, já disse que vai recorrer da decisão, pedindo efeito suspensivo para que o prefeito e o vice permaneçam no cargo até o julgamento final pelo Tribunal Regional Eleitoral(TRE).
O prefeito e o vice foram cassados ontem e o presidente da Câmara Municipal, vereador Josemar Bezerra, que deve assumir o cargo, está viajando.
O blogueiro ligou para Josemar Bezerra e ele disse que estava em Recife cuidando de “negócios”.
Perguntei quando ele viajou para Recife. “Vim ontem à tarde”, disse.
Indaguei se ele havia sido notificado da decisão judicial que cassou o prefeito e o vice de Santa Cruz e determinou sua posse na prefeitura. “Não fui não, já que estou em viagem”.
Continuei perguntando: mas o senhor não vai vir para Santa Cruz para assumir a prefeitura como determinou a Justiça Eleitoral? “Vou não. Eu só vou quando sair a liminar que será pedida pelo advogado do prefeito, que deve acontecer amanhã ou depois”, respondeu o presidente da Câmara.
Segundo informações chegadas ao blog, Josemar Bezerra teria viajado para Recife a mando do sistema político do prefeito Péricles Rocha, do qual faz parte.
A viajem teria sido uma estratégia para Josemar não assumir a prefeitura hoje.
Com isso, o prefeito ganha tempo para tentar reverter a decisão judicial que cassou o seu mandato.
O advogado de Péricles, Erick Pereira, já disse que vai recorrer da decisão, pedindo efeito suspensivo para que o prefeito e o vice permaneçam no cargo até o julgamento final pelo Tribunal Regional Eleitoral(TRE).
Cassação do prefeito e vice de Santa Cruz atendeu a recurso da Justiça Eleitoral e não da coligação oposicionista
O blog conversou há poucos instantes com o médico Petrônio Spinelly(Foto), segundo colocado nas eleições para a prefeitura de Santa Cruz em 2008.Petrônio informou que não foi ele e nem sua coligação que pediram a cassação do prefeito e vice de Santa Cruz, Péricles Rocha e Joca Ferreira, respectivamente.
Segundo Petrônio, o Ministério Público Eleitoral acatou recurso do juiz de Santa Cruz, Airton Pinheiro, que foi quem acusou Péricles e Joca de terem usado o poder econômico no pleito de 2008.
No dia cinco de outubro de 2008, data da realização da eleição, o juiz Airton Pinheiro flagrou dentro de um veículo que pertenceria ao então prefeito Tomba, principal apoiador de Péricles e Joca, a quantia de R$ 10 mil, que estava em uma mala, além de vários documentos que poderiam caracterizar o uso do poder econômico.
O juiz de Santa Cruz lacrou a mala e a enviou para o Tribunal Regional Eleitoral(TRE).
A denúncia do juiz Airton Pinheiro chegou ao Ministério Público Eleitoral que deu parecer favorável pela cassação do prefeito e vice de Santa Cruz.
O processo foi parar nas mãos do juiz de Tangará, Flávio Pires, que decidiu pela cassação de Péricles Rocha e Joca Ferreira.
Outros processos – Petrônio Spinelly disse ao blog que existem mais três processos contra Péricles e Joca.
Dois deles no Tribunal Superior Eleitoral(TSE). E o outro na Procuradoria Regional Eleitoral.
Um dos processos pedia a cassação de Péricles por abuso de poder econômico e teve como autor a coligação de Petrônio.
O processo recebeu parecer favorável do Ministério Público Eleitoral, mas foi rejeitado pelo TRE.
Petrônio recorreu da decisão ao TSE e aguarda o julgamento final do recurso.
Verba indenizatória: Henrique foi o que mais gastou e Fábio Faria o menos gastador
Realmente os integrantes da bancada federal na Câmara dos Deputados deram uma recuada nos gastos com a verba indenizatória depois das denúncias do uso indiscriminado do benefício.
Antes das denúncias, era comum os parlamentares usarem todo o valor da verba indenizatória, que soma R$ 15 mil por mês.
Agora, eles têm usado um valor bem menor.
No mês de junho, de acordo com levantamento feito pelo blog no site da Câmara dos Deputados, o deputado que mais gastou com a verba indenizatória foi Henrique Alves.
Dos R$ 15 mil a que tem direito, ele gastou R$ 13.131,37.
O segundo mais gastador foi o deputado Rogério Marinho: R$ 10.966,19.
O deputado que menos utilizou a verba indenizatória em junho foi Fábio Faria: R$ 1.463,28.
Confira os gastos de cada um dos deputados federais com a verba indenizatória:
BETINHO ROSADO
*Aluguel de imóveis para escritório – R$ 650,00
*Combustíveis e lubrificantes – R$ 2.851,15
Total – R$ 3.501,15.
FÁBIO FARIA
*Aquisição ou locação de software; serviços postais; ass. publicações; TV a cabo ou similar; acesso à Internet; e locação de móveis e equipamentos – R$ 463,28
*Divulgação da atividade parlamentar - 1.000,00(FM Nordeste)
Total - 1.463,28.
FÁTIMA BEZERRA
*Aluguel de imóveis para escritório – R$ 1.600,00
*Aquisição ou locação de software; serviços postais; ass. publicações; TV a cabo ou similar; acesso à Internet; e locação de móveis e equipamentos – R$ 70,20
*Combustíveis e lubrificantes – R$ 3.184,62
*Divulgação da atividade parlamentar – R$ 815,00(Lista Comercial/Maxmeio Segurança)
Total – R$ 5.669,82.
FELIPE MAIA
*Combustíveis e lubrificantes – R$ 428,00
*Consultorias, assessorias, pesquisas e trabalhos técnicos – R$ 6.000,00
*Aquisição de material de escritório – R$ 151,96
Total - 6.579,96.
HENRIQUE ALVES
*Combustíveis e lubrificantes – R$ 3.631,37
*Locomoção, hospedagem e alimentação – R$ 9.500,00
Total – R$ 13.131,37.
JOÃO MAIA
*Combustíveis e lubrificantes – R$ 2.282,43
Total – R$ 2.282,43
ROGÉRIO MARINHO
*TV a cabo ou similar; acesso à Internet – R$ 131,51
*Combustíveis e lubrificantes – R$ 1.714,68
*Divulgação da atividade parlamentar – R$ 9.120,00(Natal Gráfica)
Total - 10.966,19.
SANDRA ROSADO
*Aquisição de material de escritório – R$ 1.613,82
*Combustíveis e lubrificantes – R$ 1.827,11
*Divulgação da atividade parlamentar – R$ 1.400,00(Gazeta do Oeste)
*Locomoção, hospedagem e alimentação – R$ 160,00
Total – R$ 5.000,93.
Antes das denúncias, era comum os parlamentares usarem todo o valor da verba indenizatória, que soma R$ 15 mil por mês.
Agora, eles têm usado um valor bem menor.
No mês de junho, de acordo com levantamento feito pelo blog no site da Câmara dos Deputados, o deputado que mais gastou com a verba indenizatória foi Henrique Alves.
Dos R$ 15 mil a que tem direito, ele gastou R$ 13.131,37.
O segundo mais gastador foi o deputado Rogério Marinho: R$ 10.966,19.
O deputado que menos utilizou a verba indenizatória em junho foi Fábio Faria: R$ 1.463,28.
Confira os gastos de cada um dos deputados federais com a verba indenizatória:
BETINHO ROSADO
*Aluguel de imóveis para escritório – R$ 650,00
*Combustíveis e lubrificantes – R$ 2.851,15
Total – R$ 3.501,15.
FÁBIO FARIA
*Aquisição ou locação de software; serviços postais; ass. publicações; TV a cabo ou similar; acesso à Internet; e locação de móveis e equipamentos – R$ 463,28
*Divulgação da atividade parlamentar - 1.000,00(FM Nordeste)
Total - 1.463,28.
FÁTIMA BEZERRA
*Aluguel de imóveis para escritório – R$ 1.600,00
*Aquisição ou locação de software; serviços postais; ass. publicações; TV a cabo ou similar; acesso à Internet; e locação de móveis e equipamentos – R$ 70,20
*Combustíveis e lubrificantes – R$ 3.184,62
*Divulgação da atividade parlamentar – R$ 815,00(Lista Comercial/Maxmeio Segurança)
Total – R$ 5.669,82.
FELIPE MAIA
*Combustíveis e lubrificantes – R$ 428,00
*Consultorias, assessorias, pesquisas e trabalhos técnicos – R$ 6.000,00
*Aquisição de material de escritório – R$ 151,96
Total - 6.579,96.
HENRIQUE ALVES
*Combustíveis e lubrificantes – R$ 3.631,37
*Locomoção, hospedagem e alimentação – R$ 9.500,00
Total – R$ 13.131,37.
JOÃO MAIA
*Combustíveis e lubrificantes – R$ 2.282,43
Total – R$ 2.282,43
ROGÉRIO MARINHO
*TV a cabo ou similar; acesso à Internet – R$ 131,51
*Combustíveis e lubrificantes – R$ 1.714,68
*Divulgação da atividade parlamentar – R$ 9.120,00(Natal Gráfica)
Total - 10.966,19.
SANDRA ROSADO
*Aquisição de material de escritório – R$ 1.613,82
*Combustíveis e lubrificantes – R$ 1.827,11
*Divulgação da atividade parlamentar – R$ 1.400,00(Gazeta do Oeste)
*Locomoção, hospedagem e alimentação – R$ 160,00
Total – R$ 5.000,93.
Magoado com o DEM, Sarney não recebe o senador José Agripino, que defende seu afastamento da presidência do Senado
Foto: José Cruz/ABr
Sarney recebe o carinho da filha Roseana
José Sarney viveu nesta terça (30) o pior dia dos cinco meses de sua presidência. Chamou à sua residência, no Lago Sul, os três filhos: Roseana, Zequinha e Fernando.
Pela primeira vez, cogitou deixar o comando do Senado. Abandonado pelo DEM, parceiro de primeira hora, sentiu-se “traído”.
Farejou na exigtência de licença formulada pelos ‘demos’ um cheiro de fim de linha. Abatido, recebeu, no início da tarde, uma trinca de senadores tucanos.
Foram à casa Sarney, às margens do Lago Paranoá, Sérgio Guerra, Marisa Serrano e Alvaro Dias. Encontraram-no queixoso, desanimado.
Roseana, governadora do Maranhão, permaneceu na sala. Zequinha, deputado pelo PV e Fernando, o filho que toca os negócios da família Sarney, deixaram o recinto.
Os tucanos propuseram a Sarney que assumisse como se fosse sua uma idéia urdida em reunião do PSDB.
Sarney constituiria um grupo suprapartidário de senadores. Esse grupo poria de pé, em 60 dias, uma proposta de reformulação profunda do Senado.
Nesse período, Sarney se absteria de presidir. Seria uma licença informal, não formalizada. Depois, retornaria ao cargo.
Sérgio Guerra, presidente do PSDB, chegou mesmo a sugerir os nomes dos senadores que integrariam o tal grupo.
Seriam: Tasso Jereissati, pelo PSDB; Garibaldi Alves, pelo PMDB; Aloizio Mercadante, pelo PT; e Eliseu Resende, pelo DEM.
Sarney não pareceu refratário à idéia. Pediu tempo para refletir. Disse que teria de consultar aliados e membros da Mesa que dirige o Senado junto com ele.
Pôs em dúvida, porém, a eficácia do gesto. Reclamou da vida. Disse que o Senado tornara-se uma Casa “inadministrável”. Repetiu o vocábulo três vezes.
Queixou-se da falta de apoio dos colegas. Disse que os senadores não reconhecem o mérito das providências que vem adotando.
Considerou “absurdo” que um político com a sua biografia tenha de ouvir “insultos” sempre que se anima a presidir as sessões do Senado.
Ouviu dos tucanos palavras de ânimo. Se topasse formar o grupo de senadores, dando-lhe plenos poderes, retomaria, dali a dois meses, o comando do Senado.
Disseram-lhe que até o insurreto DEM concordaria com a idéia. Era lorota. O líder ‘demo’, Agripino Maia, tachara de “maluquice” o plano do tucanato.
Agripino fora avisado da movimentação do PSDB por Renan Calheiros. O líder do PMDB havia sido procurado por Sérgio Guerra.
Antes de se dirigir à casa de Sarney, Guerra tocara o telefone para Agripino, que se recusou a atendê-lo.
Agripino estava reunido com sua bancada. Dos 14 senadores ‘demos’, 11 apoiaram a tese da licença de Sarney.
Três hesitaram: ACM Jr., Heráclito Fortes e Eliseu Resende. Mas, diante do fato consumado, renderam-se à opinião da maioria.
Agripino pediu uma audiência com Sarney. Queria comunicar-lhe a decisão da bancada. O encontro foi marcado para as 16h. Mas Sarney cancelou. Desistiu de ouvir os "traidores".
Mais tarde, em novo contato, Renan perguntou a Agripino se o DEM fechara as portas para eventuais composições. E Agripino, peremptório: qualquer composição passa pelo pedido formal de licença de Sarney.
Simultaneamente, na mansão do Lago Sul, Roseana agregava ao chororô do pai um ingrediente familiar.
Disse que o neto do presidente do Senado, José Adriano Cordeiro Sarney, estava transtornado. Achava que havia arruinado a carreira política do avô.
Filho de Zequinha, José Adriano é sócio da Sarcris, empresa que agenciou empréstimos a servidores do Senado. “Não fez nada de errado”, disse Roseana.
Lero vai, lero vem perguntou-se a Sarney quando seria instalada a CPI da Petrobras. Ele respondeu que o noticiário da crise suplantara a investigação.
Em timbre lamurioso, disse que, até onde estava informado, nem a oposição interessava-se mais pela investigação petroleira. Alvaro Dias disse que não verdade.
Os tucanos despediram-se de Sarney. Zequinha deu as caras na sala, para cumprimentar os interlocutores do pai.
Roseana conduziu os visitantes até a saída. Antes que entrassem no carro, disse-lhes uma frase sintomática.
Disse que, à luz da proposta formulada pelo PSDB, tentaria demover o pai da decisão que havia tomado. Os tucanos entenderam que Sarney flertava com a renúncia.
Em viagem à Líbia, Lula foi informado sobre a erosão da base de apoio de Sarney. Além do DEM, o PDT passara a defender o afastamento por licença.
Lula incumbiu a ministra-candidata Dilma Rousseff (Casa Civil) de levar um recado a Sarney. Pediu que não tomasse nenhuma decisão antes do seu retorno ao Brasil.
No início da noite, a assessoria de Sarney informou aos repórteres que a hipótese de licença não está nem mesmo sendo considerada.
Fonte: Blog de Josias de Souza
José Sarney viveu nesta terça (30) o pior dia dos cinco meses de sua presidência. Chamou à sua residência, no Lago Sul, os três filhos: Roseana, Zequinha e Fernando.
Pela primeira vez, cogitou deixar o comando do Senado. Abandonado pelo DEM, parceiro de primeira hora, sentiu-se “traído”.
Farejou na exigtência de licença formulada pelos ‘demos’ um cheiro de fim de linha. Abatido, recebeu, no início da tarde, uma trinca de senadores tucanos.
Foram à casa Sarney, às margens do Lago Paranoá, Sérgio Guerra, Marisa Serrano e Alvaro Dias. Encontraram-no queixoso, desanimado.
Roseana, governadora do Maranhão, permaneceu na sala. Zequinha, deputado pelo PV e Fernando, o filho que toca os negócios da família Sarney, deixaram o recinto.
Os tucanos propuseram a Sarney que assumisse como se fosse sua uma idéia urdida em reunião do PSDB.
Sarney constituiria um grupo suprapartidário de senadores. Esse grupo poria de pé, em 60 dias, uma proposta de reformulação profunda do Senado.
Nesse período, Sarney se absteria de presidir. Seria uma licença informal, não formalizada. Depois, retornaria ao cargo.
Sérgio Guerra, presidente do PSDB, chegou mesmo a sugerir os nomes dos senadores que integrariam o tal grupo.
Seriam: Tasso Jereissati, pelo PSDB; Garibaldi Alves, pelo PMDB; Aloizio Mercadante, pelo PT; e Eliseu Resende, pelo DEM.
Sarney não pareceu refratário à idéia. Pediu tempo para refletir. Disse que teria de consultar aliados e membros da Mesa que dirige o Senado junto com ele.
Pôs em dúvida, porém, a eficácia do gesto. Reclamou da vida. Disse que o Senado tornara-se uma Casa “inadministrável”. Repetiu o vocábulo três vezes.
Queixou-se da falta de apoio dos colegas. Disse que os senadores não reconhecem o mérito das providências que vem adotando.
Considerou “absurdo” que um político com a sua biografia tenha de ouvir “insultos” sempre que se anima a presidir as sessões do Senado.
Ouviu dos tucanos palavras de ânimo. Se topasse formar o grupo de senadores, dando-lhe plenos poderes, retomaria, dali a dois meses, o comando do Senado.
Disseram-lhe que até o insurreto DEM concordaria com a idéia. Era lorota. O líder ‘demo’, Agripino Maia, tachara de “maluquice” o plano do tucanato.
Agripino fora avisado da movimentação do PSDB por Renan Calheiros. O líder do PMDB havia sido procurado por Sérgio Guerra.
Antes de se dirigir à casa de Sarney, Guerra tocara o telefone para Agripino, que se recusou a atendê-lo.
Agripino estava reunido com sua bancada. Dos 14 senadores ‘demos’, 11 apoiaram a tese da licença de Sarney.
Três hesitaram: ACM Jr., Heráclito Fortes e Eliseu Resende. Mas, diante do fato consumado, renderam-se à opinião da maioria.
Agripino pediu uma audiência com Sarney. Queria comunicar-lhe a decisão da bancada. O encontro foi marcado para as 16h. Mas Sarney cancelou. Desistiu de ouvir os "traidores".
Mais tarde, em novo contato, Renan perguntou a Agripino se o DEM fechara as portas para eventuais composições. E Agripino, peremptório: qualquer composição passa pelo pedido formal de licença de Sarney.
Simultaneamente, na mansão do Lago Sul, Roseana agregava ao chororô do pai um ingrediente familiar.
Disse que o neto do presidente do Senado, José Adriano Cordeiro Sarney, estava transtornado. Achava que havia arruinado a carreira política do avô.
Filho de Zequinha, José Adriano é sócio da Sarcris, empresa que agenciou empréstimos a servidores do Senado. “Não fez nada de errado”, disse Roseana.
Lero vai, lero vem perguntou-se a Sarney quando seria instalada a CPI da Petrobras. Ele respondeu que o noticiário da crise suplantara a investigação.
Em timbre lamurioso, disse que, até onde estava informado, nem a oposição interessava-se mais pela investigação petroleira. Alvaro Dias disse que não verdade.
Os tucanos despediram-se de Sarney. Zequinha deu as caras na sala, para cumprimentar os interlocutores do pai.
Roseana conduziu os visitantes até a saída. Antes que entrassem no carro, disse-lhes uma frase sintomática.
Disse que, à luz da proposta formulada pelo PSDB, tentaria demover o pai da decisão que havia tomado. Os tucanos entenderam que Sarney flertava com a renúncia.
Em viagem à Líbia, Lula foi informado sobre a erosão da base de apoio de Sarney. Além do DEM, o PDT passara a defender o afastamento por licença.
Lula incumbiu a ministra-candidata Dilma Rousseff (Casa Civil) de levar um recado a Sarney. Pediu que não tomasse nenhuma decisão antes do seu retorno ao Brasil.
No início da noite, a assessoria de Sarney informou aos repórteres que a hipótese de licença não está nem mesmo sendo considerada.
Fonte: Blog de Josias de Souza
Justiça Eleitoral cassa mandato do prefeito e vice-prefeito de Santa Cruz
Foto: Divulgação
Joca Ferreira: diplomas cassados
A Justiça Eleitoral cassou o mandato do prefeito de Santa Cruz Péricles Rocha(PSDB).
O juiz Flávio Pires, da Comarca de Tangará, acatou parecer do Ministério Público Eleitoral favorável à cassação de Péricles.
Além de Péricles, teve também o mandato cassado o vice-prefeito de Santa Cruz, Joca Ferreira, filho do vice-governador Iberê Ferreira de Souza.
O pedido de cassação de Péricles foi feito pela coligação oposicionista, que teve como candidato a prefeito o médico Petrônio Spinelly(PT).
A coligação alegou que Péricles usou e abusou do poderio econômico no pleito de 2008.
Além de vasta documentação de abuso de poder econômico apresentada por Petrônio, houve a apreensão pelo juiz Airton Pinheiro de uma mala contendo cerca de R$ 10 mil.
A mala estava no veículo utilizado pelo então prefeito Tomba.
O juiz Airton Pinheiro encaminhou a mala com o dinheiro para o TRE.
Cabe recurso da decisão.
Caso a cassação seja mantida, haverá nova eleição em Santa Cruz, já que Péricles foi eleito com 57,19% dos votos válidos.
O juiz Flávio Pires, da Comarca de Tangará, acatou parecer do Ministério Público Eleitoral favorável à cassação de Péricles.
Além de Péricles, teve também o mandato cassado o vice-prefeito de Santa Cruz, Joca Ferreira, filho do vice-governador Iberê Ferreira de Souza.
O pedido de cassação de Péricles foi feito pela coligação oposicionista, que teve como candidato a prefeito o médico Petrônio Spinelly(PT).
A coligação alegou que Péricles usou e abusou do poderio econômico no pleito de 2008.
Além de vasta documentação de abuso de poder econômico apresentada por Petrônio, houve a apreensão pelo juiz Airton Pinheiro de uma mala contendo cerca de R$ 10 mil.
A mala estava no veículo utilizado pelo então prefeito Tomba.
O juiz Airton Pinheiro encaminhou a mala com o dinheiro para o TRE.
Cabe recurso da decisão.
Caso a cassação seja mantida, haverá nova eleição em Santa Cruz, já que Péricles foi eleito com 57,19% dos votos válidos.
Assinar:
Postagens (Atom)












