Subscribe:

Páginas

19 de abr. de 2011

Juiz Mário Jambo: "“Sinto-me profundamente angustiado por julgar todo dia a miséria brasileira"

Fotos: João Gilberto
A situação do sistema penitenciário do Estado foi discutido nesta terça-feira(19) na Assembléia Legislativa durante mais de quatro horas.

Evento foi uma iniciativa conjunta dos deputados Ricardo Motta e Hermano Morais.

Representantes dos Poderes Executivo e Judiciário, do Ministério Público, da Justiça Federal, da OAB, da Pastoral Carcerária e de vários outros segmentos da sociedade organizada estiveram presentes ao evento. O co

Na abertura da audiência pública o deputado Ricardo Motta propôs a formação de um fórum permanente de discussão em torno do sistema carcerário do Estado.

Ricardo colocou a Assembleia Legislativa à disposição. “A nossa Casa, que tem se notabilizado por abrigar grandes debates, constituindo-se num fórum democrático sobre os temas mais relevantes para o nosso Estado, estará sempre de portas abertas para mediar impasses, apresentar sugestões e encaminhar soluções”, frisou o presidente da Assembléia.

Mário Jambo

Um dos momentos altos da audiência pública foi durante o pronunciamento do juiz da 2ª Vara Federal Mário Jambo.

Brilhante em suas colocações, Jambo iniciou sua fala declarando: “Sinto-me profundamente angustiado por julgar todo dia a miséria brasileira. Estamos aqui tratando das conseqüências do descaso brasileiro com o sistema carcerário. Não é um problema histórico, é uma opção histórica”.
Durante seu pronunciamento, Mário Jambo(foto) relatou a importância de se pensar mais no lado humano. Ele lembrou que durante um debate sobre penas alternativas na UFRN, uma jornalista perguntou como o cidadão Mário Jambo se sentiria se a pena alternativa fosse dada a um traficante que levava drogas para a filha dele.

“Eu respondi com outra pergunta: como você queria que fosse condenado este traficante, se ele fosse seu irmão? Por que pensamos que criminoso só existe na família dos outros”, enfatizou o Juiz Federal.

Mário Jambo sugeriu uma mobilização de todos para solucionar de uma vez por todas os problemas nos presídios. Ele questionou os gastos com a realização da Copa de 2014 em detrimento dos recursos utilizados com o sistema carcerário.

“Não é ético resolver os problemas da Copa, sem resolver os problemas do sistema penitenciário. Por que não estabelecemos um cronograma de investimento como na Copa? Não é possível que a Fifa tenha mais poder que nossa consciência humana. Estamos abandonando um processo civilizatório”, argumentou Mário Jambo, que foi aplaudido de pé pelas mais de 150 pessoas que lotavam o auditório Robinson Faria.

2 comentários:

  1. Presente na audiência, me senti contagiado pela emoção que o Dr. Jambo exalou com a seriedade e afinco de seus comentários para com a situação cárcere do nosso estado. É muito confortante saber que existem pessoas como ele no nosso Judiciário, e não apenas magistrados viciados num sistema extremamente técnico e desprovidos de caráter humano. No mais, concordo que foi o ponto alto do encontro, e parabenizo o dono do blog pela execução dos serviços prestados para a realização do evento.

    ResponderExcluir
  2. Oliveira, Mário Jambo é brilhante. Se na nossa Justiça tivessem uns 10 Mários Jambos a coisa seria diferente. Um juiz moderno, humano, inteligente, sensível e competente. Todas os vivas para Mário Jambo.

    ResponderExcluir