Foto: Divulgação
Benes(esquerda), vai cobrar de Henrique(direita) os compromissos
assumidos com os prefeitos durante reunião na Fiern
“O Movimento Municipalista, o Novo Governo e o Novo Congresso”. Este é o nome da mobilização que irá acontecer em Brasília na próxima quarta-feira(10) pelos prefeitos de todo o País.
Mobilização é uma convocação da Confederação Nacional dos Municípios(CNM).
O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Benes Leocádio, viaja nesta terça(9) para Brasília para participar de reunião da diretoria da CNM, da qual é vice-presidente nacional, com os presidentes de federações e associações estaduais de municípios de todo o País.
A mobilização convocada pela CNM objetiva ratificar os principais pleitos dos municípios junto ao Congresso e ao Governo, definir estratégias para o encaminhamento das propostas e atualizar a agenda da luta municipalista.
Alguns assuntos que irão constar da pauta de reunião dos prefeitos: o financiamento da saúde, a redistribuição dos royalties, o encontro de contas com a Previdência e a compensação financeira pelas perdas no Fundo de Participação dos Municípios.
Benes afirma que os prefeitos esperam o cumprimento do compromisso assumido pessoalmente pelo presidente Luiz Inácio da Silva, ao participar da XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada em maio deste ano.
Na ocasião, o presidente Lula firmou o compromisso de reposição das perdas no FPM.
Expectativa dos prefeitos do RN
Os prefeitos potiguares seguem para Brasília com uma expectativa ainda maior.
Na última semana de outubro, mais de 80 prefeitos participaram de mobilização convocada pela Femurn para discutir as principais reivindicações com a bancada federal no Congresso.
Ao participar da reunião realizada no auditório da Federação das Indústrias do RN (Fiern), o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Alves, assumiu, em nome do Governo Federal e de sua bancada o compromisso de agilizar a tramitação da proposta de compensação financeira pelas perdas no FPM, que estão inviabilizando financeira e administrativamente os municípios do RN.
Na ocasião, ficou acertada para Brasília, dentro da agenda da mobilização convocada pela CNM, uma nova reunião dos prefeitos potiguares com Henrique.
“A nossa maior expectativa e principal objetivo, ao participar desta nova e importante mobilização, é garantir que os pleitos dos municípios possam ser viabilizados junto ao Congresso e ao Governo do presidente Lula”, afirmou Benes Leocádio.




0 comentários:
Postar um comentário