A candidata ao Governo do Estado, Rosalba Ciarlini, da coligação “A Força da União, disse durante sabatina “Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, na manhã desta segunda-feira (09), que é preciso mudar o RN do período do já teve ou deixou de ter, para comemorar o futuro e o que podemos ter e fazer acontecer.“Com gestão, planejamento e eficiência vamos fazer acontecer. Começando por colocar a Saúde, Educação e Segurança para funcionar. Depois melhorando nossa infraestrutura e trabalhando para a atração de mais indústrias para a geração de mais emprego e renda”, disse Rosalba Ciarlini.
Durante 25 minutos, Rosalba Ciarlini expôs as linhas centrais do Plano de Governo para empresários que estiveram no auditório da Fiern.
Ela disse que pretende reduzir gastos e melhorar a capacidade de investimento do Governo que hoje não chega a 4%.
A responder sete perguntas formuladas pelos organizadores sobre Educação, Indústria, Turismo, Infraestrutura, Empreendedorismo, Energia, Comércio e Serviço, Rosalba Ciarlini teve oportunidade de detalhar pontos de seu plano de governo.
A candidata deixou claro que é possível fazer mais. “Fiz mais por Mossoró quando fui prefeita por três gestões e saí com 94% de aceitação. Agora no Senado da República aprovei leis que vão trazer mais desenvolvimento para o RN como a ZPE do Sertão, em Assú, que junto com a ZPE de Macaíba, de autoria do deputado Henrique Eduardo, trará mais emprego e renda para o Estado. afirmou Rosalba.

Ao ser indagada a respeito do que pode ser feito para o Rio Grande do Norte aproveitar o legado deixado pela Copa do Mundo de 2014 em Natal, Rosalba respondeu: “A Copa de 2014 vai escancarar as portas do Rio Grande do Norte para o mundo. Temos que planejar bem para aproveitar as coisas que a Copa vai trazer. Esse diagnóstico já está atrasado assim como o treinamento e a capacitação da mão-de-obra dos setores que vão tirar proveito do maior evento”.
Rosalba também disse que, em relação ao Turismo, vai buscar aproveitar mais o potencial cultural do Estado. “O produto é bom, mas precisa ser melhor divulgado”, assinalou.
Ao falar de Educação, Rosalba disse que no seu governo serão criadas escolas técnicas estaduais e centros de profissionalização. Segundo ela, essas instituições serão implantadas inicialmente nos principais pólos do Estado para uma política continuada de estágios. “Vamos apostar no empreendedorismo. Já fiz isso com prefeita e farei como governadora”, disse.
E acrescentou: “Além disso, vamos incentivar e estimular os alunos com a criação de programas como o Aluno Nota 10 e Boa Nota. O setor da educação terá mais recursos e investimentos acima do que prevê a Constituição”.
Questionada sobre seus projetos para a Indústria no Rio Grande do Norte, Rosalba disse que é necessário incentivar a estrutura oferecida no Estado.
De acordo com ela, é preciso implantar as ZPE’s de Macaíba e de Assú, além de detectar a vocação oferecida em cada área e desenvolver de acordo com o potencial de cada uma.
“Temos também que ir em busca de empreendedores e investidores e dar estruturas para que eles cresçam. Vou preparar a mão-de-obra e incentivar a gestão e o planejamento”, ressaltou.

Sobre a produção da energia eólica no Estado, Rosalba afirmou que a estrutura deve ser menos burocratizada, para que mais empresas possam vir se instalar no Estado.
A candidata disse que há outras fontes de energia alternativa que devem ser utilizadas, como a energia solar. Para ela, o governo deve ter um setor específico para tratar de energia e fazer os aproveitamentos da potencialidade do setor para dinamizar a economia do estado.
Durante a sabatina, Rosalba frisou que a construção de um novo Porto é viável, possível e necessário. De acordo com ela, o município de Porto do Mangue é um bom local para um novo Porto.
Aeroporto de São Gonçalo
Rosalba Ciarlini falou também da importância do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante como terminal de cargas e ainda anunciou a realização de um Plano Diretor para toda a região do entorno para disciplinar a ocupação das áreas.
“Mais uma vez o atual governo corre atrás. Não cuida das obras de mobilidade para o novo Aeroporto e não cuida nem mesmo dos que estão em operação. O Aeroporto Augusto Severo precisa ser reformado, os aeroportos regionais precisam ser homologados como o de Caicó e Pau dos Ferros, e não são por imobilismo do atual governo”, criticou Rosalba.
A candidata anunciou um plano permanente de manutenção de estradas e empenho para a implementação de uma Marina na região da Grande Natal.
Rosalba finalizou sua participação na sabatina dizendo que os filhos dela tiveram orgulho de vê-la prefeita e agora os netos vão ter o mesmo orgulho.
“Sou avó de cinco netos e eleita governadora eles vão poder olhar no meu olho e sentir orgulho porque eu tenho as mãos limpas”, enfatizou a candidata da coligação “A Força da União”.
Texto e fotos: assessoria de imprensa de Rosalba



Caro Oliveira
ResponderExcluirA Senadora continua com seu discurso meramente político, isso já passou, não existe mais, criticar o que falta é politicagem, tem mesmo é que apresentar projetos para que o estado continue desenvolvendo, eu lembro que em Mossoró no palanque de Wilma ela disse.. Wilma você fez em quatro anos o que Garibaldi não fez em oito e agora fica falando besteira. Sou de Mossoró sempre acompanei a Senadoro..........