O candidato ao Governo do Estado, Carlos Eduardo (PDT-PCdoB-PRP), destacou nesta segunda-feira (9), na sabatina “Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, cinco pontos principais com os quais promoverá o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte:01 - Infraestrutura,
02 - Educação,
03 - Saúde,
04 - Segurança
05 - E recuperação da capacidade de investimento do Estado.
Carlos Eduardo ressaltou que a Educação será estratégica na construção do crescimento econômico justo, sustentável e com menos desigualdades regionais.
“Vamos fazer uma revolução na Educação: qualificação do ensino médio e fundamental, construção de uma ampla rede de escolas profissionalizantes em acordo com a vocação de cada território”, frisou.
E emendou: “De forma mais objetiva, vou aparelhar a UERN para criar cursos de formação em nível superior que atendam ao nosso potencial econômico: petróleo, minérios, turismo, fruticultura e energias eólica e solar. A UERN também investirá em pesquisa e extensão para essas áreas”.

A sabatina foi promovida pela Tribuna do Norte, Fiern, Fecomércio e a RG Salamanca Investimentos. O mediador do encontro foi o jornalista Merval Pereira, colunista do jornal O Globo e da emissora Globonews.
Novo modelo de gestão
Carlos Eduardo garantiu a construção de um porto em Porto do Mangue, da ferrovia que ligará o Rio Grande do Norte à Transnordestina e a construção das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) em Macaíba e no Vale do Açu. “Sem as ZPEs, o aeroporto de São Gonçalo será apenas meio aeroporto”.
Ele se comprometeu em regulamentar a Emenda 29, que obriga os Estados a investir 12% da arrecadação própria especificamente na Saúde. Na Segurança, o candidato disse que levará a Tecnologia da Informação às polícias e que criará o patrulhamento inteligente nos bairros e áreas comerciais.
Carlos Eduardo relembrou ainda o modelo de gestão técnica com que administrou Natal durante seis anos e disse que afastará a máquina pública da “politicagem”.

“Eu estou propondo um novo modelo de gestão, baseado na austeridade, transparência, eficiência, participação popular e valorização do servidor público. Precisamos cortar radicalmente os cargos comissionados, combater desperdícios, definir prioridades, eliminar os excessos da estrutura administrativa e planejar os gastos”, afirmou o ex-prefeito.
O candidato garantiu que aumentará os investimentos em desenvolvimento econômico dos menos de 4% da receita própria que são praticados atualmente para 10% — o que resultará em R$ 3 bilhões destinados à construção de obras e aquisição de equipamentos ao fim de quatro anos.
“Ao fazermos isso, o Rio Grande do Norte vai se equiparar aos Estados que mais avançam e vamos impulsionar o crescimento econômico e melhorar o padrão de vida das pessoas, iniciando um ciclo virtuoso de desenvolvimento sustentável e permanente em todos os seus aspectos”, enfatizou ele.
Encerrando sua participação na Sabatina, Carlos Eduardo convidou os empresários a se engajarem na luta para construir um futuro melhor para todo o Estado e se integrar no bom momento econômico e social vivido pelo país.
Texto e fotos: assessoria de imprensa de Carlos Eduardo



0 comentários:
Postar um comentário