Fotos: João Gilberto
Leonardo Nogueira presidiu audiência pública sobre gás veicular naturalO mercado de gás natural veicular (GNV) do Rio Grande do Norte está em crise. Cada vez menos pessoas convertem seus carros para receber esse combustível. O número de empresas convertedoras passou, nos últimos 10 anos, de 35 para apenas cinco.
Numa tentativa de reaquecer esse mercado, o deputado Leonardo Nogueira(DEM) vai apresentar até o final do mês um projeto de lei que prevê redução de IPVA para carros movidos a GNV.
Para debater o assunto, a Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta quarta-feira (14), uma audiência pública, que contou com a participação de representantes de segmentos que trabalham com o GNV e do Governo do Estado.
Audiência foi proposta por Leonardo Nogueira.
O GNV é considerado um combustível limpo, que libera menos quantidade de resíduos poluentes do que os combustíveis convencionais.
A redução de impostos para os veículos movidos a gás, defendida pelo deputado Leonardo Nogueira, já é adotada por outros estados.
No Rio de Janeiro, por exemplo, o IPVA é 75% mais barato para quem tem o motor adaptado para uso de gás. Em São Paulo, o desconto no IPVA é de 25% e no Paraná, de 60%. A proposta do deputado é para essa redução ser de 50 a 60% no Rio Grande do Norte.
Depois de adotada a redução de IPVA, as conversões para GNV bateram recorde no Rio de Janeiro. Os representantes das empresas convertedoras do Rio Grande do Norte defendem o projeto de Lei do deputado Leonardo Nogueira, pois acreditam que o número de conversões pode voltar a crescer.
Atualmente, pouco mais de 5% dos carros do estado são adaptados para o uso do GNV.
Solução depende da Petrobrás
O representante da Secretaria Estadual de Tributação, Américo Nobre Maia, afirmou que o Governo do Estado já concede benefícios fiscais para o gás natural. “Enquanto a gasolina e o álcool pagam 25% de ICMS, o gás natural paga apenas 12%”, explicou.
Américo Maia(foto) afirmou que o fator que mais contribui para a queda no número de veículos convertidos não é a falta de incentivos fiscais, mas o alto preço do combustível.
Para converter um veículo para o uso de GNV, o custo é de R$ 3 mil. Atualmente, o metro cúbico do gás custa aproximadamente R$1,80, preço próximo ao litro de álcool.
Apesar de não concordar que o mercado de GNV vai ser reaquecido somente com mais benefícios fiscais, o representante da Secretaria de Tributação admitiu a possibilidade de o Governo do Estado realizar um estudo sobre a redução do IPVA para os carros convertidos.
Américo Maia disse, no entanto, que o problema maior não está nas mãos do Governo, mas da Petrobrás.
“O RN é produtor de GNV, mas paga pelo produto o mesmo que os estados vizinhos, pois a Petrobrás unificou o preço do combustível para as distribuidoras”, criticou ele.
Reportagem de Lucas Mesquita – Assecom/AL
Numa tentativa de reaquecer esse mercado, o deputado Leonardo Nogueira(DEM) vai apresentar até o final do mês um projeto de lei que prevê redução de IPVA para carros movidos a GNV.
Para debater o assunto, a Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta quarta-feira (14), uma audiência pública, que contou com a participação de representantes de segmentos que trabalham com o GNV e do Governo do Estado.
Audiência foi proposta por Leonardo Nogueira.
O GNV é considerado um combustível limpo, que libera menos quantidade de resíduos poluentes do que os combustíveis convencionais.
A redução de impostos para os veículos movidos a gás, defendida pelo deputado Leonardo Nogueira, já é adotada por outros estados.
No Rio de Janeiro, por exemplo, o IPVA é 75% mais barato para quem tem o motor adaptado para uso de gás. Em São Paulo, o desconto no IPVA é de 25% e no Paraná, de 60%. A proposta do deputado é para essa redução ser de 50 a 60% no Rio Grande do Norte.
Depois de adotada a redução de IPVA, as conversões para GNV bateram recorde no Rio de Janeiro. Os representantes das empresas convertedoras do Rio Grande do Norte defendem o projeto de Lei do deputado Leonardo Nogueira, pois acreditam que o número de conversões pode voltar a crescer.
Atualmente, pouco mais de 5% dos carros do estado são adaptados para o uso do GNV.
Solução depende da Petrobrás
O representante da Secretaria Estadual de Tributação, Américo Nobre Maia, afirmou que o Governo do Estado já concede benefícios fiscais para o gás natural. “Enquanto a gasolina e o álcool pagam 25% de ICMS, o gás natural paga apenas 12%”, explicou.
Américo Maia(foto) afirmou que o fator que mais contribui para a queda no número de veículos convertidos não é a falta de incentivos fiscais, mas o alto preço do combustível.Para converter um veículo para o uso de GNV, o custo é de R$ 3 mil. Atualmente, o metro cúbico do gás custa aproximadamente R$1,80, preço próximo ao litro de álcool.
Apesar de não concordar que o mercado de GNV vai ser reaquecido somente com mais benefícios fiscais, o representante da Secretaria de Tributação admitiu a possibilidade de o Governo do Estado realizar um estudo sobre a redução do IPVA para os carros convertidos.
Américo Maia disse, no entanto, que o problema maior não está nas mãos do Governo, mas da Petrobrás.
“O RN é produtor de GNV, mas paga pelo produto o mesmo que os estados vizinhos, pois a Petrobrás unificou o preço do combustível para as distribuidoras”, criticou ele.
Reportagem de Lucas Mesquita – Assecom/AL



0 comentários:
Postar um comentário