Subscribe:

Páginas

25 de abr. de 2010

Iberê desembarca em Natal no início da tarde e a noite se reúne com membros do PSB

O governador Iberê Ferreira de Souza retorna hoje a Natal, depois da segunda semana em São Paulo se submetendo a sessões de quimioterapia e radioterapia para a cura do câncer de pulmão.

Iberê chega no início da tarde e a noite terá reunião com os membros do PSB.

Na reunião será formalizado o apoio do PSB estadual à pré-candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República e discutidas questões referentes ao processo eleitoral do RN.

Além de Iberê, a reunião do PSB contará com a presença da ex-governadora Wilma de Faria e demais lideranças políticas do partido.

O PSB ainda não definiu sua nominata de candidatos à Assembléia Legislativa e à Câmara Federal.

O partido também não decidiu com quais legendas fará aliança na eleição proporcional.

No pleito majoritário o PSB deverá se coligar com o PT, PTB, PHS e PPS.

24 de abr. de 2010

Artigo: Emprego e qualidade de vida

Foto: Divulgação
Tramita na Câmara Federal há 15 anos a PEC No 231-A, de 1995, que reduz a jornada máxima de trabalho, dos atuais 44, para 40 horas semanais, sem diminuição nos rendimentos dos trabalhadores. Também estabelece que a remuneração pelo trabalho extraordinário tenha um acréscimo de, no mínimo, 75% do valor da hora normal.

A jornada de trabalho no Brasil é uma das mais extensas do mundo. Quando as primeiras indústrias se instalaram no país, a jornada passou a 12 horas/dia, resultando em 3.600 horas/ano. Voltou-se ao ritmo de trabalho de um século antes, na Inglaterra, quando eram comuns jornadas diárias de 12 a 15 horas, variando conforme o empregador.

Desde os primórdios do processo de industrialização, as primeiras greves já tinham a redução da jornada como principal reivindicação. Na época, os salários eram muito baixos, as jornadas de trabalho muito longas e até crianças cumpriam jornadas longas recebendo salários ínfimos.

A primeira lei a regulamentar a jornada foi inserida na Constituição Federal de 1934. A jornada de trabalho foi fixada em 8 horas diárias e 48 horas semanais, passando a valer para todos os trabalhadores. A entrada em vigor da CLT, em 1943, não trouxe inovações em relação ao que já previa o texto constitucional.

A CLT vigente admite uma série de exceções, como a realização de até duas horas extras diárias. A CLT lista algumas categorias de trabalhadores urbanos que não deveriam adotar a jornada de trabalho estipulada em lei, e também exclui todos os trabalhadores das atividades agrícolas, extrativas minerais e vegetais da jornada máxima de 8 horas diárias.

Em 56 anos de história, de 1932 a 1988, o Brasil promoveu poucas alterações na legislação sobre a jornada. Em 1985, no contexto e mobilização pela democratização, o movimento sindical lutou por jornadas menores para algumas categorias. As vitórias não se estenderam a todos os trabalhadores. A Constituição Federal de 1988 fixou em 44 horas a jornada de trabalho semanal para todos os brasileiros.

No Brasil, grande parte do empresariado aceita a redução da jornada, embora alguns setores patronais reacionários tentem a todo custo no Congresso Nacional barrar a aprovação da PEC 231, em prejuízo para o país. Segundo o DIEESE, impede-se assim a geração direta de cerca de dois milhões de novos empregos.

A redução da jornada é um dos meios para criar empregos de qualidade, com distribuição de renda. Mais de 40% dos países têm o limite legal de 40 horas semanais, ou menos. Na quase totalidade dos países desenvolvidos limita a jornada de trabalho a 36, 37 horas. Os demais países adotam o limite entre 42, até 45 horas trabalhadas. Muito poucos ainda adotam a jornada de 48 horas semanais.

Os benefícios da redução são inegáveis na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores: ficar mais tempo com sua família promove a relação entre pais e filhos, bem como o acompanhamento no período fundamental para sua formação. A redução também permite ao trabalhador se dedicar aos estudos e ao lazer, bem como a atividades sociais, culturais e políticas, fundamentais para o exercício de sua cidadania plena.

Portanto, qualquer que seja o enfoque estamos convictos de que a redução da jornada de trabalho promoverá melhoria na qualidade de vida do trabalhador. Este é o momento da sociedade brasileira ser alçada a um novo patamar civilizatório. O Brasil cresce em educação em todos os níveis e modalidades, o que permite aos trabalhadores usufruírem dos frutos do processo civilizatório em curso, no país e no mundo.

Fátima Bezerra
Deputada Federal – PT/RN

Carlos Eduardo e Álvaro Dias cumprem agenda em Santa Cruz, Jardim do Seridó e Parelhas

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo (PDT), visitou a cidade de Santa Cruz na manhã deste sábado (24).

Ele concedeu entrevista à radio comunitária Santa Rita e falou da importância de se valorizar os servidores públicos do Estado.

Durante a entrevista ao radialista Hugo Tavares, Carlos Eduardo destacou que nos últimos anos os funcionários públicos receberam alguns benefícios. Mas ainda é preciso fazer muito pelos servidores”, disse Carlos, que estava acompanhado do deputado Álvaro Dias, seu pré-candidato a vice.

O radialista Hugo Tavares também perguntou a Carlos Eduardo sobre as alianças políticas para a campanha eleitoral.

Carlos Eduardo lembrou que sua coligação, integrada também pelo PCdoB, pretende se fortalecer na Assembleia Legislativa, com candidaturas como as de Agnelo Alves, Sargento Regina, Roberto Germano, George Câmara, Gutemberg Dias e Flaviano Monteiro.

Para a Câmara Federal, Carlos citou os nomes de Canindé de França e Sérgio Freire.

"Nós temos dois meses até as convenções e, com certeza, vamos aumentar essa aliança e também buscar uma força dentro de Santa Cruz. Nós estamos com uma campanha muito bonita, em que lutamos contra o Governo do Estado e uma senadora", enfatizou o pré-candidato ao Governo pelo PDT.

Debate político em Jardim do Seridó

Depois de conceder entrevista em Santa Cruz, Carlos Eduardo e Álvaro Dias seguiram para Jardim do Seridó.

Em Jardim, Carlos Eduardo participou de um debate político na rádio Cabugi do Seridó, em cadeira com as rádios 106 FM de Caicó e Rural de Parelhas.

Na pauta de discussões, o desenvolvimento econômico da região, as perspectivas para os jovens e para o turismo local.

"O Seridó é uma região muito importante do nosso Estado e podemos ajudá-la ainda mais a se desenvolver. A prova disso é que escolhemos um filho do Seridó para ser o vice na nossa chapa", disse Carlos Eduardo.

Álvaro dias, que também participou do debate, enalteceu o caráter moderno da candidatura de Carlos Eduardo e abordou a questão da barragem de Oiticica e o gasoduto.

"Carlos Eduardo é um candidato moderno com algo novo para o Rio Grande do Norte. Aqui no Seridó, nós teremos o prestígio do Governo que pretende construir a barragem de Oiticica, beneficiando 16 municípios, bem como instalando o gasoduto na região, o que trará desenvolvimento econômico na área da cerâmica", disse Álvaro Dias.

Sobre este assunto, Carlos Eduardo acrescentou: "O gás dará um grande incentivo econômico e acabará com o ataque ao meio-ambiente, que é feito com a extração de madeira para transformar em lenha. O Seridó tem vocação para a cerâmica e com esse gasoduto vamos multiplicar esse potencial, gerando ainda mais oportunidades para os moradores da região".

O ex-prefeito de Parelhas, Antônio Petronilo, também participou do debate.

Agora à noite, Carlos Eduardo e Álvaro Dias estão em Parelhas, quando acontece a festa de lançamento da pré-candidatura de Antônio Petronilo a deputado estadual.

Rosalba Ciarlini visita Ceará-Mirim e pede bênção ao monsenhor Rui Miranda

Fotos: Assessoria de Rosalba
Rosalba Visitou feira livre ao lado de lideranças políticas

Rosalba na feira livre com Betinho Rosado e os deputados José Adécio e Ricardo Motta

Rosalba visitou o monsenhor Rui Miranda, a quem pediu bênção para a campanha eleitoral


Na visita que fez neste sábado(24) à cidade de Ceará-Mirim a senadora Rosalba Ciarlini, pré-candidata ao Governo do Estado, parecia que estava em campanha.

A senadora visitou a feira livre, conversou com feirantes e desabafou: “Gosto muito de feira. Ela representa a alma da cidade. É possível encontrar gente da zona urbana, rural e de cidades vizinhas".

Rosalba ouviu reclamações sobre a falta de segurança na cidade e reivindicações para que a senadora se empenhe na luta por geração de emprego e renda para Ceará-Mirim.

Depois de visitar a feira livre, Rosalba foi à Casa Paroquial se encontrar com o monsenhor Rui Miranda, que há 50 anos exerce o sacerdócio em Ceará-Mirim.

“Venho aqui, monsenhor, fazer uma visita e pedir sua bênção para minha caminhada que se inicia,” pediu Rosalba.

Monsenhor Rui, claro, abençoou a pré-candidata a governadora do DEM.

Em seguida, Rosalba concedeu entrevista à rádio 87 FM.

Acompanharam Rosalba na visita a Ceará-Mirim o deputado federal Betinho Rosado, os deputados estaduais José Adécio e Ricardo Motta, além de vereadores e lideranças políticas locais e de outros municípios.

Reportagem da Folha de S.Paulo diz que Natal é uma das cidades-sedes da Copa de 2014 com problemas para cumprir prazos da Fifa

Foto: Divulgação
Projeto Arena das Dunas corre o risco de ter obras atrasadas

A cidade de Natal é citada em reportagem da Folha de S.Paulo, edição deste sábado(24), como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 com problemas para cumprir os prazos estipulados pela Fifa.

Além de Natal, o Rio de Janeiro e Salvador também são apontadas como cidades que apresentam problemas.

Segundo a reportagem, o senador Garibaldi Filho(PMDB) já pediu ao Ministério dos Esportes revisão no prazo para o início das obras do complexo Arena das Dunas.

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, ficou de analisar o pedido de Garibaldi.

Nesta sexta-feira(23) o ministro Orlando Silva admitiu a possibilidade da exclusão de até 4 das 12 cidades-sedes da Copa de 2014.

Diante da repercussão das declarações do seu titular, o Ministério dos Esportes divulgou nota oficial negando que o governo federal trabalhe com a possibilidade de reduzir as sedes.

Confira reportagem completa publicada na Folha de hoje sobre o assunto:

O ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., afirmou ontem que podem ser excluídas até 4 das 12 cidades-sedes da Copa de 2014 por conta de atrasos nos projetos dos estádios. Assim, o Mundial no Brasil passaria a ter só oito sedes.

Horas mais tarde, no entanto, diante da repercussão das declarações de seu titular, o ministério divulgou nota oficial em que nega haver plano do governo federal para reduzir as sedes. E afirma não ter responsabilidade sobre o assunto.

Mas, durante fórum de empresários na Bahia, Silva Jr. tratou do tema sem ressalvas.
"Possibilidade de exclusão [de sede] sempre existe. Insisto: o plano da Fifa era construir em oito cidades. Nós é que insistimos para que fossem 12", disse Silva Jr., que afirmou que o ministério não trabalha com a mudança de cenário agora.

"Não há plano B do governo federal para reduzir o número de cidades-sedes da Copa do Mundo-2014. Estádios é assunto entre as cidades, os Estados e a Fifa", disse mais tarde o Ministério do Esporte, em nota.

É a Fifa que tem a prerrogativa de escolher e cortar sedes do Mundial pelas regras dos contratos assinados pelo Brasil.

Para Silva Jr., será importante observar o andamento das obras no dia 3 de maio, prazo máximo da entidade para o início das reformas. Mas ele disse que o caso de cada estádio será analisado em separado.

A primeira data era o início de março, mas foi postergada porque a maioria tinha feito pouca coisa ou nada.

Entre os estádios com problemas, está o Morumbi, com o projeto ainda criticado pela Fifa e sob fogo da CBF. "Não há plano B em São Paulo. O único plano de São Paulo é o Morumbi como sede dos jogos da Copa. O que tem que ser feito é cumprir os critérios da Fifa. Insisto: em São Paulo, não há plano B. É o Morumbi e ponto final. Quem disse isso foi o Estado, a prefeitura", afirmou o ministro, que elogiou São Paulo por ter um projeto privado.

Natal, Salvador e Rio de Janeiro

A lista das cidades com problemas para cumprir a data da Fifa inclui Natal, Salvador e Rio de Janeiro, caso mais grave por ser indicado para a final.

A entidade máxima do futebol mundial pediu a revisão do projeto do estádio carioca, cuja licitação teve de ser adiada.

Na primeira data da entidade, operários trabalharam no Maracanã só para serem vistos por jornalistas e foram dispensados logo em seguida.

Em Salvador, a licitação para obras da Fonte Nova enfrenta problemas judiciais e terá que ser refeita. Mas o ministro disse que a cidade já avançou no acordo com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para o financiamento da obra.

Em Natal, há problemas justamente para obter o dinheiro para construir a Arena das Dunas, disse o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), que pediu uma revisão do prazo. O ministro prometeu analisar.

No geral, Silva Jr. eximiu-se dos problemas de atrasos das obras nos estádios por serem tarefa dos Estados e dos municípios. Segundo ele, a União fez sua parte ao abrir uma linha de financiamento às arenas.

Micarla admite a possibilidade de Edivan permanecer na Secretaria de Educação mesmo com o vereador tendo que assumir a presidência da Câmara Municipal

“Quem sabe eu não convenço Edivan Martins. Quem sabe ele não toma gosto e fica. Não descarto a possibilidade dele continuar na nossa gestão mesmo após dezembro”.

A declaração é da prefeita Micarla de Souza(PV) admitindo a possibilidade do novo secretário municipal de Educação, vereador Edivan Martins(PV), permanecer no secretariado após o mês de dezembro deste ano.

A declaração de Micarla só pode ser uma brincadeira.

Edivan já foi eleito para a presidência da Câmara Municipal de Natal e assume o cargo em janeiro de 2011.

Ora, será que Micarla vislumbra a possibilidade de Edivan acumular a presidência da Câmara e a Secretaria de Educação?

Ou será que Micarla trabalha com a possibilidade de Edivan não assumir a presidência da Câmara e permanecer como secretário municipal de Educação?

Qualquer uma das duas hipóteses seria algo inédito no País.

Bola fora - A verdade é que a nomeação de Edivan para a Secretaria de Educação de Natal parecer ter sido mais uma boa fora de Micarla.

Não pela falta de capacidade de Edivan, mas pelo fato de o vereador assumir a Educação de Natal já com prazo definido para deixar o cargo.

Isso é ruim para o processo educacional do município.

O que dá a entender é que para Micarla mudar de secretário é uma medida boa para a administração pública.

É tanto que ela já trocou quase todo o seu secretariado em pouco mais de um ano de gestão.

Políticos de Maxaranguape prestigiam a visita da senadora Rosalba Ciarlini a Ceará-Mirim neste sábado

O grupo político do ex-candidato a prefeito de Maxaranguape, empresário Anderson Miguel(PSDC), estará hoje pela manhã na cidade de Ceará-Mirim.

Anderson e seus aliados irão prestigiar a visita da senadora Rosalba Ciarlini, pré-candidata ao Governo do Estado pelo DEM, à cidade dos belos verdes canaviais.

Anderson, que foi derrotado por apenas 47 votos para o grupo do ex-prefeito Amaro Saturnino, vai apoiar Rosalba para o Governo e para o Senado apoiará Joanilson de Paula Rêgo(PSDC) e José Agripino(DEM).

Para deputado estadual o grupo de Anderson Miguel está fechado com a reeleição do deputado José Adécio(DEM).

23 de abr. de 2010

Micala diz aos seus novos secretários que não quer apenas o possível, "mas o impossível"

Foto: Frankie Marcone
Micarla anuncia novos secretários


Ao anunciar os nomes dos novos secretários, na tarde desta sexta-feira(23), a prefeita Micarla de Souza(PV) lembrou que a população de Natal exige e merece serviços públicos prestados com agilidade e ética por servidores qualificados.

“Tudo isso continuará norteando a conduta de nossa gestão”, disse Micarla.

E acrescentou: “Da mesma forma que cobro de vocês é porque a população cobra de mim. Não quero apenas o possível, quero que busquem o impossível”.

A prefeita pediu aos secretários que tenham a real noção da responsabilidade de seus cargos.

Micarla disse esperar que não haja mais necessidade de mudança na equipe de auxiliares, mas afirmou que se for preciso fará os ajustes que forem necessários.

“Esse é o secretariado de minha realidade, que continuarei cobrando para colocar em prática as bandeiras levantadas na campanha. Espero continuar com essa equipe até o final da gestão, mas se for necessário, pelo bem da cidade, faremos os ajustes que forem precisos”, enfatizou a prefeita de Natal.

Paulinho Freire - Micarla de Sousa anunciou ainda que o vice-prefeito Paulinho Freire(PP) ficará à frente das ações que envolvam o planejamento relativo à Copa do Mundo de 2014.

Será um trabalho conjunto com a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi).

“Vou tomar pé da situação para dar andamento às ações necessárias à realização do mundial”, afirmou Paulinho Freire.

Logo o anúncio dos novos auxiliares, a prefeita concedeu entrevista coletiva à imprensa e se reuniu com todo o secretariado.

*****
Vai ser difícil Micarla manter até o final o novo secretariado. Até porque na Secretaria Municipal de Educação já haverá mudança no final do ano, já que o novo secretário, vereador Edivan Martins(PV), assume a presidência da Câmara no início de janeiro de 2011.

Davim sobre o novo secretário de Saúde: "Não sei quem é e não conheço sua militância na área de saúde pública"

Liguei para o médico e deputado Paulo Davim(PV).

Quis saber sua opinião sobre o novo secretário municipal de Saúde.

Davim disse que não sabia ainda quem era.

- É o advogado Tiago Trindade, que exercia o cargo de secretário-adjunto da Semsur – disse a Paulo.

O deputado do PV foi seco e lacônico:

- Não sei quem é e não conheço sua militância na área de saúde pública.

Ponto.

Novo secretário de Saúde de Natal exercia o cargo de secretário-adjunto da Semsur

A prefeita Micarla de Souza anunciou na tarde de hoje o nome do novo secretário de Saúde de Natal.

O escolhido não foi nenhum profissional da área de saúde.

Trata-se do advogado Tiago Trindade.

Ele exercia o cargo de secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos(Semsur).

Deve entender muito de saúde!

Demitido do cargo, Jean-Paul Prates divulga nota sobre sua saída do Govero de Iberê Ferreira

Foto: Márlio Forte
Jean-Paul Prates foi secretário no Governo de Wilma de Faria


O secretário de Energia e Assuntos Internacionais, Jean-Paul Prates, que foi exonerado hoje do cargo pelo governador Iberê Ferreira, divulgou nota sobre sua saída do Governo.

“Pelo que compreendi da breve conversa, a decisão do atual governo será no sentido de remanejar esta Secretaria Extraordinária para outra destinação, subordinando este tema à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. É uma decisão que não defendo, mas respeito”, diz o secretário demitido.

Confira o teor da nota:

Caros amigos, colaboradores e colegas,

Esta manhã fui comunicado pelo Gabinete Civil do Governo de que o posto da Secretaria de Energia precisaria ser remanejado por motivos de composição política.

Como é sabido, coloquei meu cargo à disposição do Governador Iberê Ferreira no ato de sua posse, como creio ser o dever de todo nomeado em cargo de confiança e por ter sido convidado individual e pessoalmente pela Governadora Wilma de Faria - por razões eminentemente técnicas, não políticas.

Pelo que compreendi da breve conversa, a decisão do atual governo será no sentido de remanejar esta Secretaria Extraordinária para outra destinação, subordinando este tema à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. É uma decisão que não defendo, mas respeito.

Penso que a criação da Secretaria de Energia, num estado em que este talvez seja o setor econômico mais relevante para o futuro, foi um dos grandes acertos da Governadora Wilma de Faria. Deu autoridade e legitimidade a um tema que se achava distante dos gabinetes e do planejamento estadual, para conferir-lhe a devida efetividade, e visibilidade local, nacional e até mesmo internacional.

Com isso, conseguimos projetar a imagem de um RN além das belas praias. Um Estado capaz de se organizar para atrair investimentos em setores complexos como o petróleo, o gás natural, a energia eólica, solar e biomassa.

Com efeito, em TODOS estes segmentos tivemos evolução efetiva, algumas vezes sem tanta evidência midiática, mas com grande importância para o futuro do Estado. Nas próximas horas, divulgarei aqui o balanço geral das realizações da Secretaria de Energia e Assuntos Internacionais, neste período de 21 meses.

Ao desejar tudo de melhor para a gestão do Governador Iberê, de quem fico à disposição para o que necessitar, resta-me agradecer a todos - em especial à Governadora Wilma de Faria pelo voto de confiança neste filho adotivo do RN; aos colegas secretários, dirigentes da administração direta e indireta, às equipes técnicas e administrativas do Governo do Estado pelo apoio e parceria sempre prestados a esta "secretaria caçula"; aos amigos que conquistei - no mundo real e no virtual; e, sobretudo, a todos os cidadãos deste Estado, adotivos como eu ou natos, que se sentem mais fortes e orgulhosos cada vez que vêem o Estado se afastar do provincianismo e do atraso para abraçar um futuro eficiente, confortável e sustentável para todos.

Por fim, uma nota de caráter pessoal: devo informar a todos que não deixarei o Estado de forma alguma. Continuarei a residir em Natal e a desenvolver aqui minhas atividades profissionais de forma a dar continuidade ao trabalho iniciado.

Fico por aqui. Obrigado e saúde a todos!

Jean-Paul Prates.

Iberê Ferreira exonera Jean-Paul Prates da Secretaria de Energia e Assuntos Internacionais

O economista e advogado Jean-Paul Prates foi comunicado nesta sexta-feira(23) que deixaria a Secretaria Extraordinária de Energia e Assuntos Internacionais do Governo do Estado.

Jean-Paul foi informado de sua exoneração pelo chefe da Casa Civil, Leopoldo Rosado, já que o governador Iberê Ferreira encontra-se em São Paulo se submetendo a tratamento de quimio e radioterapia.

Antes de Iberê tomar posse Jean-Paul colocou o cargo à disposição.

Ele era da cota pessoal da ex-governadora Wilma de Faria.

Carlos Eduardo e Álvaro Dias cumprem agenda neste sábado nas regiões do Trairi e do Seridó

Os pré-candidatos a governador e vice-governador do PDT, Carlos Eduardo Alves e Álvaro Dias, respectivamente, estarão neste sábado(24) nas regiões do Trairi e do Seridó.

No Trairi, Carlos e Álvaro se reúnem com lideranças políticas de Santa Cruz e concedem entrevista a uma emissora de rádio local.

No Seridó, os dois líderes pedetistas cumprem compromissos em Jardim do Seridó e em Parelhas.

Em Jardim do Seridó, além de conversar com lideranças políticas, Carlos Eduardo e Álvaro concedem entrevista à imprensa local.

Na cidade de Parelhas, os pré-candidatos ao Governo pelo PDT participam do lançamento da pré-candidatura a deputado estadual do ex-prefeito Antônio Petronilo(PMDB).

Evento irá acontecer às 19 horas, na sede da AABB.

Embora pertença ao PMDB, Petronilo está fechado com a chapa puro sangue do PDT ao Governo.

Rosalba visita Ceará-Mirim neste sábado acompanhada dos deputados José Adécio e Ricardo Motta

A senadora Rosalba Ciarlini, pré-candidata do DEM ao Governo do Estado, estará na cidade de Ceará-Mirim neste sábado(24).

Rosalba visitará a feira livre de Ceará-Mirim, fará uma visita ao padre da cidade, concederá entrevista a uma emissora de rádio e conversará com lideranças políticas do município que apóiam sua candidatura.

Os deputados José Adécio(DEM) e Ricardo Motta(PMN) acompanharão Rosalba na visita à terra dos verdes canaviais.

O vereador Franklin Marinho Júnior(DEM) estará à frente da visita de Rosalba a Ceará-Mirim.

Prefeito libera correligionários

Embora tenha recebido o apoio do DEM e da senadora Rosalba Ciarlini, o prefeito Antônio Peixoto(PR) vai apoiar para o Governo do Estado Iberê Ferreira(PSB), seguindo orientação do deputado federal João Maia(PR).

Peixoto, no entanto, não vai exigir que os seus auxiliares e correligionários votem em Iberê.

Até porque na equipe de auxiliares de Peixoto existem pessoas ligadas ao DEM, ao PR e a outros partidos.

“Peixoto só vai apoiar Iberê por causa de João Maia. Se não fosse isso, ele apoiaria Rosalba, que foi quem esteve no seu palanque em 2008 juntamente com o senador José Agripino”, disse ao blog um correligionário do prefeito de Ceará-Mirim.

PT pede a cabeça de Ciro e PSB atende

Dputado Robinson Faria visita novas instalações do Instituto do Legislativo Potiguar

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Robinson Faria, visitou a sede do Instituto do Legislativo Potiguar (ILP) nesta quinta-feira (22).

Foi a primeira visita do deputado ao novo prédio da escola legislativa, que passou a funcionar na Rua Açu, em Petrópolis.

Acompanhado do diretor executivo da escola, Mizael Barreto, Robinson visitou todas as salas de aula do Instituto, além do moderno laboratório de informática da escola.
Fotos: João Gilberto

O deputado cumprimentou os alunos e professores dos cursos de inglês e os da pós-graduação em administração legislativa.

Cursinho - Robinson Faria aproveitou a visita ao ILP para conferir de perto as aulas do cursinho preparatório para o vestibular.

“Fiz questão de incluir este cursinho na pauta de cursos do ILP. Me sinto muito feliz em ver os alunos tendo oportunidade de estudar para alcançarem seus objetivos. Espero estar dando uma grande contribuição para o futuro destes jovens”, afirmou Robinson.

Durante a visita, houve o descerramento da placa inaugural do prédio. Em seguida, o parlamentar falou sobre a importância do ILP na formação dos servidores da Assembleia.

“O trabalho realizado pelo ILP é um trabalho de cidadania. É muito importante dar oportunidade de educação aos servidores da AL. O ILP prepara os servidores para que a sociedade possa cobrar uma maior qualificação deles. O funcionamento do ILP é a realização de um antigo sonho”, enfatizou o presidente da Assembléia.

Precavida, prefeita Micarla de Souza não participa da programaçao do presidenciável José Serra em Natal

Como era de se esperar a prefeita Micarla de Souza não participou da programação do presidenciável José Serra em Natal nesta quinta-feira(22).

Micarla foi precavida.

Ela pertence ao PV, partido que tem a senadora Marina da Silva como pré-candidata à Presidência da República.

Micarla também não quis se indispor com os aliados do Governo Lula, principalmente o deputado federal Henrique Alves, líder do PMDB na Câmara dos Deputados.

A prefeita tem em Henrique um dos instrumentos para chegar ao Governo Lula e conseguir investimentos para Natal.

Ex-vereador Renato Fernandes, indicado por João Maia, é o novo secretário municipal de Mobilidade Urbana

A prefeita Micarla de Souza anuncia hoje à tarde os novos secretários municipais.

Mas o Diário Oficial do Município já publica na edição desta sexta-feira(23) a nomeação de alguns secretários.

A Secretaria de Mobilidade Urbana vai continuar na cota do PR. Depois de uma reunião entre Micarla de o deputado federal João Maia, presidente estadual do PR, ficou definido que o ex-vereador de Mossoró, Renato Fernandes, vai substituir Kelps Lima.

Renato era assessor de João Maia em Brasília.

A nomeação de Renato saiu hoje no Diário Oficial do Município.

Também foram publicadas as nomeações dos seguintes secretários:

- Alceu Borges de Melo Júnior – Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social.

- André Luiz Miranda de Macedo – Secretário Municipal de Tributação.

- Antonio Carlos Soares Luna – Secretário Municipal de Planejamento.

- Rivaldo Fernandes Pereira – Secretário Municipal de Relações Interinstitucionais e Governança Solidária.

Para a Educação já está definida a ida do vereador Edivan Martins.

A expectativa é quanto ao nome do novo secretário de Saúde de Natal. O ex-secretário estadual de Planejamento, Vagner Araújo, é um dos nomes cotados.

Não pode mais errar - Ao anunciar uma nova leva de auxiliares, em pouco mais de um ano de administração, Micarla de Souza sabe que não pode errar.

Se esses novos secretários não corresponderem às expectativas dos natalenses, o caldo vai entornar ainda mais para Micarla.

A troca constante de secretários é péssima para qualquer Governo.

E aí surge sempre a pergunta: Micarla estava preparada para governar Natal?

22 de abr. de 2010

Hermano foi convidado para assumir pasta da Saúde, mas declinou do convite para disputar vaga na AL

O vereador Hermano Morais(PMDB) confirmou que foi convidado para assumir a Secretaria Municipal de Saúde pela prefeita Micarla de Souza(PV) e pelo vice-prefeito Paulinho Freire(PP).

Em pronunciamento na sessão ordinária desta quinta-feira(22), na Câmara Municipal, Hermano agradeceu o convite e explicou os motivos pelos quais não aceitou comandar a Secretaria de Saúde de Natal.

“Tive a oportunidade de explicar à prefeita Micarla e ao vice-prefeito Paulinho Freire que fiquei muito honrado com o convite, mas a aceitação implicaria no impedimento do meus planos de pleitear uma vaga na Assembléia Legislativa. Se não fosse isso, eu certamente poderia dar a minha contribuição, como já fizemos anteriormente”, argumentou Hermano.

O vereador peemedebista já exerceu o cargo de secretário municipal de Saúde no período de 1995 a 1996.

Outro vereador que também não aceitou dirigir a Secretaria de Saúde de Natal foi Enildo Alves(PSB).

A imagem do dia: Serra bebendo mel

Fotos: Moraes Neto
A imagem do dia: o presidenciável José Serra(PSDB) bebendo mel de abelha.

O mel foi doado a Serra por Milton Alves de Araújo, produtor do município de Acari.

Serra não se fez de rogado e saboreou o mel na boquinha da garrafa.
Parecia uma criança tomando mingau na mamadeira.

Fica uma pergunta: Serra gosta mesmo de mel ou o seu gesto foi pura demagogia?

PDT e PC do B de Mossoró fecham com pré-candidaturas de Carlos Eduardo e Álvaro Dias ao Governo do Estado

Fotos: Divulgação
Carlos Eduardo e Álvaro Dias estiveram reunidos com lideranças do PDT de Mossoró

Na sua visita a Mossoró nesta quinta-feira(22), o ex-prefeito Carlos Eduardo recebeu o apoio integral dos três vereadores do PDT a sua pré-candidatura ao Governo do Estado.

Carlos Eduardo e o pré-candidato a vice-governador, deputado Álvaro Dias, estiveram reunidos com os vereadores Claudionor dos Santos, Jório Nogueira e Ricardo de Dodoca, além de outras lideranças do PDT mossoroense.

Havia rumores de que o partido estaria rachado politicamente em Mossoró, principalmente em relação às eleições deste ano.

Carlos Eduardo descartou essa hipótese após se reunir com os correligionários na cidade e minimizou o que chamou de “divergências que são naturais em qualquer partido”.

As diferenças entre os pedetistas de Mossoró estão relacionadas principalmente ao apoio administrativo à gestão da prefeita Fafá Rosado (DEM).

É que uma ala do partido mantém o apoio à prefeita, enquanto outra defende uma postura de oposição à administração municipal.

Carlos Eduardo ressaltou que o diretório estadual não tem nenhuma posição sobre esse assunto, por entender que se trata de uma atribuição exclusiva da direção municipal.

Fidelidade partidária

Segundo o pré-candidato do PDT ao Governo, o diretório estadual só vai se pronunciar se houver alguma dissidência em relação à chapa majoritária do partido à sucessão estadual.
“Mais que uma determinação pessoal, essa é uma questão legal, estabelecida pela lei de fidelidade partidária. Há instâncias partidárias apropriadas para analisar casos assim, como o Conselho de Ética. O fato é que, pela lei, quem for filiado e não seguir a orientação partidária pode enfrentar problemas com a Justiça”, deixou claro Carlos Eduardo.

Mas Carlos Eduardo não acredita que haverá resistência à chapa do PDT ao Governo por parte das lideranças pedetistas de Mossoró.

“Viemos a Mossoró, eu e Álvaro, para conhecer os problemas da cidade e discutir as estratégias a serem adotadas quando a campanha começar. Não encontramos nenhuma resistência à chapa do PDT”, enfatizou o ex-prefeito.

O vereador Claudionor dos Santos, presidente do diretório municipal de Mossoró, endossou as palavras de Carlos Eduardo.

“Na hora em que nosso partido decide ter um candidato próprio, não há o que discutir. Estamos todos unidos em torno do projeto de eleger Carlos Eduardo”, declarou o vereador.

Ainda em Mossoró, Carlos Eduardo e Álvaro Dias receberam o apoio da representação local do PCdoB, partido com o qual o PDT vai se coligar na eleição estadual deste ano.

Acompanhou Carlos Eduardo e Álvaro Dias a Mossoró o jornalista Sávio Hackradt (PCdoB), pré-candidato ao Senado pela coligação PDT/PCdoB.

Gesane Marinho apresenta projeto de lei criando cursinho pré-vestibular para alunos da rede pública

A deputada Gesane Marinho(foto) apresentou nesta quinta-feira(22) projeto de lei criando o programa permanente de curso pré-vestibular estadual.

Denominado de Cursinho Estadual no Rio Grande do Norte(Cern) o programa visa beneficiar os estudantes que concluíram os estudos na rede pública de ensino.

De acordo com o projeto, as vagas serão ofertadas a estudantes residentes e domiciliados no RN que estejam cursando ou que já tenham concluído o 3º ano do ensino médio em escolas públicas, não portadores de diploma de curso superior, assim como alunos que pertençam a famílias com renda inferior a dois salários mínimos, conforme critérios a serem estabelecidos pelo Governo do Estado.

Em pronunciamento na sessão ordinária desta quinta-feira, Gesane justificou o projeto de lei apresentado pelo seu mandato, ressaltando que em 2009 cerca de 20 mil alunos disputaram uma das seis mil vagas oferecidas pela UFRN, segundo dados da Comperve.

Desse total, segundo Gesane, 60% dos vestibulandos eram oriundos da rede pública de ensino.

“Porém, menos de 800 desses jovens atingiram seu objetivo, significando que apenas 7% do grupo conseguiram uma vaga na Universidade”, disse a deputada do PMN.

Na opinião de Gesane, o Cern surge como uma forma de aproximar os jovens carentes de um sonho que antes parecia inacessível: o de realizar um curso superior em uma instituição pública.

“Dando esta oportunidade aos estudantes da rede pública, o Estado cria uma situação mais justa de concorrência com alunos da rede privada de ensino”, frisou a parlamentar.

O projeto de lei estabelece que as despesas com a execução da proposta de Gesane correrão por conta de dotações orçamentárias próprias do Executivo Estadual.

Governo assina termo de compromisso com o TRT para pagamento de R$ 3 milhões de dívidas da Datanorte

Foto: Denise Silva
Reunião no TRT para tratar sobre dívidas da Datanorte


A Justiça do Trabalho deu mais um passo na execução de dívidas trabalhistas com a Companhia de Processamento de Dados do RN (Datanorte).

Na tarde desta quinta-feira (22), o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, desembargador José Barbosa Filho, recebeu o presidente da instituição, Genildo Pereira, e o secretário de Planejamento do Estado, Nelson Tavares.

Na reunião, ficou acertada a assinatura de um termo de compromisso para o pagamento de R$ 3 milhões em dívidas durante o exercício deste ano.

Também participaram do encontro o advogado da Datanorte, Marcos Maurício de Souza, o Procurador do Estado, João Carlos Gomes, e as juízas do Trabalho Elizabeth Florentino de Almeida e Maria Rita Manzarra.

Nesta segunda rodada de negociações, o secretário de Planejamento do RN formalizou junto ao TRT a intenção de sanar as várias ações judiciais que tramitam nas Varas do Trabalho de Natal e do interior.

A Datanorte soma cerca de R$ 60 milhões em ações trabalhistas.

Repasse - Ficou definido que entre os meses de maio e dezembro deste ano a Datanorte se comprometerá em repassar a quantia de R$ 400 mil para a execução de parte dessas ações judiciais.

Neste primeiro momento, será dada prioridade a processos menores. Todas as audiências serão agrupadas na Central de Apoio à Execução (Caex).

Também ficou acertado que será dado um prazo de 30 dias para que a Datanorte possa formalizar a proposta de acordo e sugerir a ordem de pagamento dos créditos.

Após esse prazo, o termo de compromisso será assinado pelos representantes da empresa, da Secretaria de Planejamento, da Procuradoria-Geral do Estado, do Ministério Público e pela representante da Caex.

Uma próxima reunião entre as partes envolvidas ficou agendada para o dia 25 de maio.

Fonte: Assecom/TRT

José Serra faz palestra para cerca de 700 pessoas, segundo secretário do PSDB

O presidenciável José Serra proferiu palestra para empresários e lideranças políticas no início da tarde desta quinta-feira(22) no Olimpo Recepções.

Segundo o secretário geral do PSDB, Clécio Santos, cerca de 700 pessoas compareceram à palestra de Serra.

Estavam presentes as principais lideranças dos partidos que apóiam a candidatura de Serra a presidente: PSDB, DEM e PPS.

Outros políticos também estiveram presentes ao evento promovido pelo CDL/Natal.

Entre eles o deputado Robinson Faria(PMN), presidente da Assembléia Legislativa e pré-candidato a vice-governador na chapa encabeçada pela senadora Rosalba Cialrini(DEM).

Quem também compareceu à palestra de Serra foi o ex-governador Geraldo Melo(PPS).

Geraldo havia reclamado por não ter sido convidado.

Confira algumas imagens de Serra no clic do grande Márlio Forte:

Serra proferrindo palesra para políticos e empresários

Serra e o deputado Rogério Marinho

Serra cumprimenta o deputado Robinson Faria

Procuradoria Regional Eleitoral pede a cassação do mandato do prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira

Foto: Divulgação
Prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira, pode ter mandato cassado


A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte (PRE/RN) opinou pela cassação do mandato e aplicação de multa para Ademar Ferreira da Silva e Francisco Alcivan Viana, atuais prefeito e vice de Caraúbas.

O motivo é a constatação da compra de votos praticada por Ademos Ferreira da Silva Júnior, conhecido como “Ferreirinha”, sobrinho do prefeito. Dessa forma, ele também responde pela conduta ilícita e está sujeito à penalidade de multa.

A conduta foi apontada em ação de investigação judicial eleitoral promovida pela Promotoria Eleitoral de Caraúbas. A ação teve como base um diálogo relativo a compra de votos, gravado por uma eleitora.

De acordo com o apurado, a gravação do diálogo ocorrido entre “Ferreirinha” e a família dessa eleitora comprovam que ele ofereceu e entregou a quantia de R$ 3.400,00, além de prometer outras vantagens, em troca do voto para o tio, Ademar Ferreira da Silva.

A sentença de primeira instância julgou improcedente a acusação, pois considerou ilícita a prova apresentada. Narra a sentença que a gravação em ambiente particular realizada por um dos interlocutores, sem o conhecimento dos demais, como regra geral, deve ser considerada prova ilícita.

A decisão também considerou não haver indicações de que os então candidatos à prefeitura sabiam ou concordaram com a conduta de “Ferreirinha”. A Promotoria Eleitoral de Caraúbas ingressou com recurso contestando a decisão.

Para a PRE/RN, a evidência da gravação deve ser considerada válida. “Ao contrário do que foi defendido na sentença, seria irrazoável e desproporcional desconsiderar para o processo as gravações ambientais, posto que constituem importante instrumento de prova das tentativas de corrupção eleitoral”, explica o procurador eleitoral auxiliar Ronaldo Pinheiro de Queiroz, que assina o parecer.

Provas claras e contundentes

Ainda de acordo com o parecer, há provas claras e contundentes de que o prefeito Ademar Ferreira da Silva estava ciente e consentia com a conduta ilícita do sobrinho na captação de votos.

Diante disso, a PRE/RN pede o provimento do recurso, o que pode trazer como consequência a cassação dos mandatos do prefeito e do vice de Caraúbas, além da aplicação de multa para todos os envolvidos.

O Tribunal Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte vai analisar o parecer da PRE/RN.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Procuradoria Regional Eleitoral do RN

Serra promete manter o Bolsa-Família, defende o voto distrital, elogia Lula e garante que vai participar de todos os debates durante a campanha

O presidenciável José Serra(PSDB) concedeu uma longa entrevista à TV Tropical.

Entrevistaram Serra os jornalistas Cassiano Arruda, Jânio Vidal e Daniela Freire.

Serra elencou várias obras e investimentos que teria vindo para o Rio Grande do Norte na época em que ele foi ministro de Saúde e do Planejamento no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Destacou a importância do aeroporto de São Gonçalo do Amarante e cobrou maior agilidade na conclusão das obras.

Como não poderia ser diferente, Serra garantiu que vai manter o programa Bolsa-Família e prometeu ampliá-lo.

Indagado sobre a acusação de que não gosta do Nordeste, Serra chegou a afirmar que individualmente, como político, foi quem mais trouxe benefícios para os nordestinos.

Sobre o seu companheiro de chapa, Serra desconversou e afirmou que não há pressa para a definição do vice.

O presidenciável do PSDB defendeu o voto distrital como forma de modernizar o sistema político brasileiro.

Anunciou que vai participar de todos os debates que forem realizados durante a campanha eleitoral.

Serra criticou veladamente o governo federal, mas elogiou a postura do presidente Lula.

Ele reconheceu que em nenhum momento São Paulo foi discriminado por ser governado pelo PSDB.

“Lula sempre tratou o nosso governo sem nenhuma discriminação”, afirmou o presidenciável do PSDB.

Neste momento Serra faz palestra para empresários no Olimpo Recepções.

Em seguida, concede entrevista coletiva à imprensa.

Serra retorna a São Paulo às 16 horas.

José Serra está hospedado no Ocean Palace e às 11 horas concede entrevista à TV Tropical

O presidenciável José Serra(PSDB) está hospedado no Ocean Palace Hotel, na Via Costeira.

Serra chegou a Natal pela madrugada na companhia do senador José Agripino(DEM).

Por volta das 11 horas Serra estará concedendo entrevista à TV Tropical.

Neste momento o deputado federal Rogério Marinho está indo ao encontro de Serra.

O restante da programação de Serra está confirmada.

Ex-tucano, Geraldo Melo reclama que não foi convidado para a programação de Serra em Natal

Do ex-senador Geraldo Melo(PPS) em seu Twitter:
- Serra chegando a Natal.Vou deixar o território livre para que a turma local não tenha ciúmes. A vida continua um assunto local.

Em outro post, Geraldo diz que não foi convidado para nada:
- De repente as pessoas, querendo crescer, ficam pequenas demais: não me convidaram pra nada e disseram que eu, convidado, me neguei a comparecer!

*****
Ao ler o que Geraldo escreveu no seu Twitter, um tucano de pluma larga declarou:
- Quem está com ciúmes é Geraldo.

E emendou:
- Como amigo de Serra, Geraldo deveria convidar amigos para prestigiar o nosso candidato a presidente. Geraldo não precisa de convite para ir ao encontro de Serra.

O tucano ainda lembra que o convite não foi feito a Geraldo, mas ao PPS, que tem como presidente o deputado Wober Júnior.
- Geraldo é apenas um filiado do PPS – frisa o tucano.

Rogério Marinho anuncia no seu Twitter que Serra chegou a Natal na madrugada de hoje

O ex-governador José Serra, pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, antecipou sua chegada a Natal.

Inicialmente, a agenda de Serra previa que ele desembarcaria no aeroporto Augusto Severo às 11 horas.

Mas segundo o deputado federal Rogério Marinho, presidente estadual do PSDB, Serra chegou a Natal na madrugada de hoje.

De acordo com Rogério, Serra veio acompanhado do senador José Agripino Maia(DEM), que estava em São Paulo fazendo exames médicos.

Resta saber o que Serra vai fazer em Natal agora pela manhã, já que a agenda do presidenciável previa compromissos dele a partir de sua chegada, prevista inicialmente para às 11 horas.

A informação sobre a antecipação da chegada de Serra a Natal foi dada por Rogério em seu Twitter.

Garibaldi Filho pode ser o grande beneficiado com a "briga" envolvendo Agripino Maia e Wilma de Faria

Divulgação
Garibaldi pode se beneficiar com a "briga" entre Agripino e Wilma


O senador Garibaldi Filho(PMDB) pode se beneficiar com a troca de acusações envolvendo o senador José Agripino Maia(DE) e a ex-governadora Wilma de Faria(PSB).

É que o eleitor agripinista, que estaria propenso a dar o segundo voto a Wilma, pode recuar e votar em Agripino e em Garibaldi, até pela afinidade existente entre os senadores, que apóiam Rosalba Ciarlini(DEM) para o Governo do Estado.

Wilma sairia perdendo.

Já o eleitor wilmista, que teria em Agripino sua opção do segundo voto, tende a mudar de rumo e votar em Wilma e no senador do PMDB ou na ex-governadora e no candidato do PT ao Senado.

O perdedor seria Agripino.

Nas duas situações o beneficiado seria Garibaldi.

É pouco provável que o eleitor ferrenho de Wilma vote em Agripino.

E que o eleitor juramentado de Agripino vote na ex-governadora.

Isso, claro, levando-se em conta as acusações mútuas envolvendo Wilma e Agripino.

Garibaldi, que de besta não tem nada, assiste tudo de camarote e talvez até torça para aumentar o acirramento entre seus dois concorrentes na disputa pelas duas vagas do Senado.