Foto: Divulgação
Um fato inusitado está acontecendo no município de Janduís.
O prefeito Salomão Gurgel teve que se licenciar do cargo para fazer uma viagem a Moscou, onde mora um de seus dois filhos. No lugar de Salomão assumiu o vice-prefeito, José Bezerra(foto). Os dois são primos.
O primeiro ato de José Bezerra, ao assumir a prefeitura, foi exonerar o secretário municipal de Educação, Antônio Cácio dos Santos.
Motivo: Antônio Cássio é desafeto da mulher de José Bezerra.
Mas não ficou só nisso. José Bezerra chamou sua prima, a secretária de Governo, Lourinalda Gurgel, e pediu que ela tirasse férias durante a interinidade no cargo.
“Tire férias, pois você é muito autoritária e não dará certo comigo”, teria dito José Bezerra a Lourinalda, que é irmã de Salomão.
Ao tomar conhecimento do que estava acontecendo em Janduís, Salomão sugeriu que os secretários municipais pedissem exoneração até ele voltar de Moscou e reassumir a prefeitura.
De acordo com Salomão Gurgel, a atitude do prefeito interino causou um transtorno à administração pública. Ele afirma que no processo democrático, em nenhum lugar do mundo, um vice assume e faz modificações na equipe por um período tão curto de tempo.
"Além do mais o prefeito interino não havia sinalizado que pretendia fazer alterações na equipe de Governo", afirma Salomão.
Com a demissão coletiva do secretariado municipal, José Bezerra tem duas opções: nomear novos auxiliares ou governar o município sem secretários durante o período em que ficará interinamente no comando da prefeitura de Janduís.
José Bezerra ficará à frente da prefeitura por um período de 25 dias.




Prezado Oliveira,
ResponderExcluirNão sei qual foi a fonte em que o Sr.obteve a informação sobre as mudanças Administrativas ocorridas no município de Janduís, mas com cidadã janduiese que conhece a realidade do município e como esposa do prefeito em exercício, José Bezerra,venho esclarecer que não tive e nem tenho nenhuma relação pessoal com o ex secretário de educação citado neste veículo,portanto, não há razões para"desafetos". Cabe ainda esclarecer que o então secretário,responde ao Processo:
0000203-46.2010.8.20.0141 por Ação Civil de Improbidade Administrativa,enriquecimento ilícito,tendo seus bens bloqueados.Motivo suficiente para que qualquer gestor público, sério, pelo menos afaste o servidor até os devidos esclarecimentos. Talvez por responder ao mesmo processo, o prefeito licenciado, Salomão Gurgel,por solidariedade,não o tenha feito.
A exoneração coletiva orientada por Salomão Gurgel,na tentativa de desestabilizar a administração, mostra claramente o compromisso que tem com a cidade e com a "coisa" pública.
Quem tem compromisso com a ética,moralidade, transparência e zelo pela coisa pública, independe de tempo para tomar decisões em defesa do patrimônio público.
No interesse da verdade, agradeço pela publicação.
Sírlia Lira.