Subscribe:

Páginas

18 de jan. de 2011

Mesa Diretora da Assembléia: Pelo critério da proporcionalidade, o PMDB indicaria a 1ª secretaria e o PSB ficaria com a 1ª vice-presidência

Caso haja um consenso para a 1ª secretaria da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, cabendo ao PMDB a indicação do nome que ocupará o cargo, o PSB deverá indicar o 1º vice-presidente da Casa.

É que o partido conta com uma bancada de 4 deputados, a segunda maior da Assembléia, juntamente com o PMN.

Como o PMN já estará contemplado com a presidência da AL, com o deputado Ricardo Motta, caberá ao PSB ocupar a 1ª vice-presidência pelo critério da proporcionalidade.

A 2ª vice-presidência seria ocupada pelo PR ou o DEM. Tanto o DEM como o PR contam com uma bancada de dois deputados.

Caso o DEM fique com a 2ª vice-presidência, caberia ao PR a indicação do nome para a 2ª secretaria e vice-versa.

Os demais partidos – PV, PT, PTB, PSDB, PHS e PDT – que só elegeram um deputado cada, disputariam a 3ª e 4ª secretarias, caso seja adotado o critério da proporcionalidade.

As articulações para a composição da Mesa Diretora da Assembléia estão sendo comandadas pelo deputado Ricardo Motta, que é o nome de consenso para a presidência da Casa, e pelo vice-governador Robinson Faria.

O trabalho dos dois é costurar um consenso em torno da composição da futura Mesa Diretora da AL, evitando que haja disputa para a 1ª secretaria e para a 1ª vice-presidência.

0 comentários:

Postar um comentário