Subscribe:

Páginas

27 de jan. de 2011

Parnamirim: Prefeito Maurício Marques vai reunir hoje Defesa Civil para avaliar resultado das últimas chuvas

Fotos: Divulgação
Lagoa Antônio Pontes na manhã de segunda-feira, após chuva de 162 milímetros
A mesma lagoa, na manhã desta quarta-feira(26)


O Prefeito de Parnamirim, Maurício Marques dos Santos, vai reunir nesta quinta-feira(27) a Defesa Civil para fazer uma avaliação de como a infraestrutura do município se comportou durante as duas grandes chuvas que ocorreram com intervalo de 48 horas entre uma e outra.

A primeira chuva foi na madrugada de sexta-feira(21) e chegou a 99 milímetros, conforme o Boletim Pluviométrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). A segunda chuva ocorreu no domingo(23) à noite e atingiu 162 milímetros.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Epifânio Bezerra, apenas uma lagoa, a Aderbal, em Boa Esperança, transbordou alagando a rua, sem, no entanto, invadir as residências.

A lagoa foi escavada no ano passado, aumentando em 30% a capacidade de armazenamento de água das chuvas. “Nas demais lagoas não houve problemas. Algumas encheram porque a chuva foi muito forte, mas o serviço de bombeamento manteve o nível sob controle”, disse o secretário.

Epifânio informou que mandou instalar uma bomba móvel (movida a óleo diesel) na lagoa Antônio Pontes, enquanto encaminhava para conserto uma das duas bombas que funcionam com eletricidade.

No passado os alagamentos eram comuns no entorno da lagoa Antônio Pontes, no Parque de Exposições. Com duas bombas funcionando 24 horas por dia, a lagoa perdeu mais de dois metros cúbicos de água.

Às 11 horas desta quarta-feira(26), o nível se aproximava dos 60%. Como não choveu ontem, é provável que fique abaixo dos 30% nesta quinta-feira(27).

Sem medir esforços

O prefeito Maurício Marques disse que não medirá esforços no sentido dotar a cidade de Parnamirim da infraestrutura adequada para conter as enchentes e lembrou que as obras de drenagem realizadas nos últimos dois anos contribuíram para evitar inundações.

Entre as obras ele citou o Parque das Orquídeas, onde as inundações eram comuns durante o inverno. Outra obra importante foi a pavimentação, drenagem e construção de uma lagoa na Bacia da Petra Kelly, em Nova Parnamirim.

De acordo com a Emparn, choveu 350 milímetros em Parnamirim entre o dia 17 e 25 de janeiro.

0 comentários:

Postar um comentário