Subscribe:

Páginas

27 de mai. de 2010

Projeto de lei de Paulo Davim quer evitar que pessoas sofram amputações por causa da diabete

Foto: João Gilberto
O deputado Paulo Davim(PV) apresentou projeto de lei criando o programa estadual do Pé Diabético.

Em pronunciamento na sessão plenária da Assembléia Legislativa desta quarta-feira(26), Davim(foto) explicou que o programa visa prevenir, diagnosticar e tratar os diversos tipos de lesões que o paciente diabético pode apresentar nos pés.

De acordo com o artigo terceiro do projeto, os hospitais da rede estadual de saúde e clínicas conveniadas oferecerão os serviços de podologia, em datas e horários pré-agendados, aos pacientes diabéticos e realizarão atividades educativas esclarecendo e ensinando como prevenir complicações.

Segundo o deputado, que é médico, é denominado de “pé diabético” os diversos tipos de lesões que o paciente diabético pode apresentar em seus pés, em conseqüência da associação de doença vascular periférica, neuropatia, deformações ortopédicas, infecções e traumatismos.

“Mais de 120 milhões de pessoas no mundo são portadoras de diabetes e muitos desses indivíduos têm úlcera no pé que pode levar a uma amputação do membro inferior”, justificou Paulo Davim.

De acordo ainda com a justificativa do deputado, estima-se que 20 por cento de todos pacientes diabéticos são hospitalizados por causa de problemas nos pés.

“No mundo inteiro, entre 5% e 15% dos pacientes com pé diabético sofrem amputações e mais de 50% das amputações não traumáticas dos membros inferiores acontecem em pacientes diabéticos. No Brasil, ocorrem anualmente, aproximadamente 55 mil amputações decorrentes da diabetes”, disse Paulo Davim.

0 comentários:

Postar um comentário