Subscribe:

Páginas

4 de mai. de 2010

Por iniciativa de Ricardo Motta, Assembléia discute nesta quarta-feira a Síndrome de Down


A Assembléia Legislativa realiza nesta quarta-feira(5), às 9h30, no auditório Robinson Faria, audiência pública para discutir a situação dos portadores da Síndrome de Down no Rio Grande do Norte.

Evento é uma iniciativa do mandato do deputado Ricardo Motta(PMN), em parceria com a Associação de Síndrome de Down do Rio Grande do Norte.

Foram convidados para o evento representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde; da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil(APABB); da ADOTE; da APAE; do Ministério Público Estadual; da CORDE; do Centro de Reabilitação Infantil(CRI); e da Sub-Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria de Educação do Estado.

O Brasil tem 300 mil pessoas com a Síndrome de Down.

As informações são do pediatra e geneticista Zan Mustacchi, chefe do Departamento de Genética do Hospital Estadual Infantil Darcy Vargas e responsável pelo tratamento de 20% da população com a síndrome no país.

Em 1959, quando a caracterização genética foi descoberta por Jérôme Lejeune, a expectativa de vida da criança era de apenas 15 anos.

Após o desenvolvimento de tratamentos adequados, atualmente, os deficientes intelectuais podem chegar a 70 anos.

No Rio Grande do Norte existem cerca de 300 pessoas com a Síndrome de Down.

0 comentários:

Postar um comentário