Foto: Divulgação
Tem se falado muito que o grande sonho do deputado federal Henrique Alves(Foto) é ser presidente da Câmara dos Deputados.E é mesmo.
Henrique já estaria até trabalhando neste sentido.
Mas o esforço e a vontade de Henrique podem não valer de Nada.
É que a eleição para a sucessão do deputado Michel Temer na presidência da Câmara Federal só irá acontecer no início de 2011.
Antes, em 2010, haverá eleição para presidente, governador, senador, deputado estadual e deputado federal.
Henrique é candidato à reeleição.
E para ser presidente da Câmara em 2011 ele tem que ser reeleito em 2010.
Esse é o primeiro ponto.
O segundo e mais complicado ponto é que a Câmara Federal em 2011 terá uma nova composição e ninguém sabe ainda quem será o presidente da República.
E todos sabem que a presidência da Câmara, como a presidência do Senado, passam pelo crivo do Palácio do Planalto.
Henrique e o PMDB integram hoje a base aliada do presidente Lula. E a tendência é que marchem com a candidatura da ministra Dilma Rousseff.
Neste caso, se Dilma for eleita, Henrique, reeleito também, tem grandes chances de chegar à presidência da Câmara.
Mas caso o PSDB chegue à presidência da República aí já é outra história.
Dificilmente o PSDB, juntamente com o DEM e outros partidos de oposição ao Governo Lula, irão abrir mão de indicar o presidente da Câmara dos Deputados, caso estejam na presidência da República.
Portanto, em tese, as chances de Henrique chegar à presidência da República dependem da vitória do consórcio político PT/PMDB para o Palácio do Planalto.



0 comentários:
Postar um comentário