Cerca de duzentas pessoas que atuaram no “Movimento de Natal” se reúnem neste sábado (5), a partir das 12h30, no Centro de Treinamento de Ponta Negra.
O encontro será aberto por Otto Santana, um dos integrantes de ações que fizeram parte do Movimento.
Às 15h, haverá uma videoconferência com o cardeal e arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Dom Eugênio de Araújo Sales, idealizador do Movimento.
Entre as pessoas que participarão do encontro estão o jornalista Manoel Chaparro e o escritor Alceu Ferraro.
Chaparro trabalhou no jornal ‘A Ordem’, da Arquidiocese de Natal, na década de 60, tendo recebido por duas vezes o “Prêmio Esso de Comunicação”. Atualmente, reside em São Paulo, onde é professor da Escola de Comunicação da USP.
Alceu Ferraro é autor do Livro “Igreja e Desenvolvimento”, que conta toda a trajetória do Movimento de Natal. Também confirmaram presença no evento o ex-deputado federal João Faustino e o ex-deputado federal Ney Lopes de Souza.
Movimento de Natal
Início da década de 1940, época da 2ª Guerra Mundial. Natal era uma cidade com 60 mil habitantes.
No final de 1941, 20 mil soldados americanos desembarcaram nas praias de Natal. Isso significava um aumento bastante expressivo da população e que traria suas conseqüências no campo social, econômico e cultural.
Diante da situação, os jovens sacerdotes Eugênio Sales e Nivaldo Monte começaram a pensar um jeito de “reorganizar” a sociedade em Natal.
O conjunto de ações sociais realizadas pela Arquidiocese, na época, recebeu o nome de “Movimento de Natal”.
O Movimento foi responsável pela criação do Patronato de Ponta Negra, idealização de reuniões e de cursos de formação permanente do clero, frentes de trabalho, incentivo à organização de Sindicatos de Trabalhadores Rurais, criação da Campanha da Fraternidade, formação de lideranças, missões rurais, escolas radiofônicas, cooperativismo e educação de base.
O encontro será aberto por Otto Santana, um dos integrantes de ações que fizeram parte do Movimento.
Às 15h, haverá uma videoconferência com o cardeal e arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Dom Eugênio de Araújo Sales, idealizador do Movimento.
Entre as pessoas que participarão do encontro estão o jornalista Manoel Chaparro e o escritor Alceu Ferraro.
Chaparro trabalhou no jornal ‘A Ordem’, da Arquidiocese de Natal, na década de 60, tendo recebido por duas vezes o “Prêmio Esso de Comunicação”. Atualmente, reside em São Paulo, onde é professor da Escola de Comunicação da USP.
Alceu Ferraro é autor do Livro “Igreja e Desenvolvimento”, que conta toda a trajetória do Movimento de Natal. Também confirmaram presença no evento o ex-deputado federal João Faustino e o ex-deputado federal Ney Lopes de Souza.
Movimento de Natal
Início da década de 1940, época da 2ª Guerra Mundial. Natal era uma cidade com 60 mil habitantes.
No final de 1941, 20 mil soldados americanos desembarcaram nas praias de Natal. Isso significava um aumento bastante expressivo da população e que traria suas conseqüências no campo social, econômico e cultural.
Diante da situação, os jovens sacerdotes Eugênio Sales e Nivaldo Monte começaram a pensar um jeito de “reorganizar” a sociedade em Natal.
O conjunto de ações sociais realizadas pela Arquidiocese, na época, recebeu o nome de “Movimento de Natal”.
O Movimento foi responsável pela criação do Patronato de Ponta Negra, idealização de reuniões e de cursos de formação permanente do clero, frentes de trabalho, incentivo à organização de Sindicatos de Trabalhadores Rurais, criação da Campanha da Fraternidade, formação de lideranças, missões rurais, escolas radiofônicas, cooperativismo e educação de base.



0 comentários:
Postar um comentário