Foto: Canindé Soares
O ex-prefeito de Natal e pré-candidato a governador pelo PDT, Carlos Eduardo Alves(Foto), não defende que o nome do candidato do sistema situacionista ao Governo do Estado seja definido até o final deste ano.Carlos entende que as discussões estão apenas começando e que não há como definir um candidato a governador faltando quase um ano para o pleito de 2010.
“A minha posição é a posição do PDT é que nós comecemos a discutir o processo sucessório estadual e que a definição do nome do candidato a governador só ocorra em abril ou maio de 2010”, diz Carlos Eduardo.
A opinião de Carlos Eduardo vai de encontro ao que pensa e defende a governadora Wilma de Faria e os demais pré-candidatos a Governo pela base política do presidente Lula.
Tanto Wilma quanto Iberê Ferreira, João Maia e Robinson Faria defendem que o nome do candidato governista seja escolhido até dezembro.
Na entrevista concedida ao blog, Carlos Eduardo considera difícil uma aliança do PDT com o DEM, mas frisa que qualquer decisão quem irá tomar é o partido e não ele.
Ele também deixa claro que o PDT vai continuar fazendo oposição ao Governo Wilma de Faria mesmo depois de sua posse na presidência estadual do partido.
Confira a entrevista de Carlos Eduardo ao blog:
Blog – Carlos Eduardo, o senhor vai ter uma reunião nos próximos dias com a Unidade Potiguar. O que o senhor espera dessa reunião?
Carlos Eduardo – Eu espero conhecer os propósitos da Unidade Potiguar, o que a Unidade Potiguar está pensando sobre a eleição de 2010 e a partir daí a gente começar a conversar, tendo em vista que a Unidade Potiguar quer manter unido o sistema que apóia o Governo Federal. E esse também é o nosso pensamento.
Blog – O senhor tem conversado com a governadora Wilma de Faria?
Carlos Eduardo – A governadora me ligou e disse que a Unidade Potiguar iria me procurar e que achava importante a nossa conversa com os integrantes da Unidade Potiguar.
Blog – Carlos Eduardo, a governadora, Iberê, Robinson, João Maia e Henrique defendem que o nome do candidato da base aliada do presidente Lula ao Governo seja escolhido até o final deste ano. O senhor também concorda com esse prazo?
Carlos Eduardo – Não. Não acho que a escolha do nome do candidato ainda este ano seja uma decisão sábia, inteligente e necessária. Se a eleição é só em 2010 qual a razão de definirmos um candidato até dezembro? Acho que essa definição deve ficar para abril ou maio do próximo ano.
Blog – Então, essa é a proposta do PDT que será levada para reunião com a Unidade Potiguar?
Carlos Eduardo – É, sim. É a posição do PDT. Mas é evidente que iremos ouvir a Unidade Potiguar e saber as razões pelas quais eles defendem essa antecipação.
Blog – Na sua opinião, quais os critérios que devem ser adotados para a escolha do candidato do sistema governista?
Carlos Eduardo – Olhe, eu não tenho clareza sobre esses critérios, até porque essa sucessão começou muito cedo. Eu não tenho conhecimento de outra sucessão que tenha começado tão cedo. Nós temos quatro pré-candidatos e esses pré-candidatos estão começando a discutir suas propostas com a comunidade, com as instituições, com os demais partidos e quando chegar o momento próprio, em abril ou maio de 2010, nós saberemos quem teve fôlego de chegar até lá. Por isso, que acho precipitado querer definir uma candidatura ainda este ano.
Blog – O senhor descarta a possibilidade de aliança do PDT com o DEM e um possível apoio à senadora Rosalba Ciarlini para o Governo do Estado?
Carlos Eduardo – Olha, a orientação do PDT em nível nacional é no sentido de que façamos alianças com partidos que integram a base de apoio ao Governo Federal. E nós vamos perseguir isso. O DEM não está no nosso leque de alianças, o PSDB não está e nem tampouco o PPS. Portanto, eu não creio que o PDT faça aliança com essas forças políticas.
Blog – Mas o senhor se negará a conversar com o DEM caso seja convidado para disuctir 2010?
Carlos Eduardo – Veja bem, essa não será uma decisão unilateral minha, caso surja esse fato novo que você está colocando. Se isso vier a acontecer, a decisão será do partido. Se o partido decidir que devemos conversar, nós conversaremos.
Blog – Carlos Eduardo, o senhor irá assumir a presidência estadual do PDT. O partido faz oposição ao Governo Wilma de Faria, enquanto o senhor se diz aliado da governadora. Como irá ficar a relação do PDT com o Governo Wilma?
Carlos Eduardo – Olhe, o PDT faz oposição ao Governo do Estado. E a minha chegada à presidência estadual do PDT não vai mudar em nada o posicionamento do partido. O que o PDT já deliberou, atendendo a uma recomendação nacional do partido, é que para as eleições de 2010 a prioridade do PDT é costurar aliança com os partidos da base aliada do presidente Lula. E aqui no RN nós também deliberamos que o PSB está incluído na lista de partidos que o PDT poderá conversar.



0 comentários:
Postar um comentário