Subscribe:

Páginas

27 de jul. de 2009

Caicó: Festa dos 50 anos do Bar do Ferreirinha foi "absolutamente fantástica"

Foi absolutamente fantástica a Festa de 50 Anos do Bar de Ferreirinha, realizada neste domingo(26), em frente ao boteco mais charmoso de Caicó.

Encontro reuniu clientes de todas as gerações, teve a presença do primeiro de todos, o agropecuarista José Anchieta Fernandes, e de outros quatro que desde o início frequentam o Bar de Ferreirinha: Xexéu, Benedito Santos, "Seu" Chico e Pajá.

A festa foi transmitida em tempo real pelo blog do Bar do Ferreirinha e pelo twitter, e muitos caicoenses puderam acompanhar a farra pela internet.

Por volta do meio dia, o número de acessos era tão grande, que o blog e o perfil do Twitter (www.twitter.com/bardferreirinha) saíram do ar.

Um dos momentos mais importantes das comemorações foi a entrega da placa comemorativa ao Comendador Ferreirinha, confeccionada pelos clientes e amigos do homenageado.

O outro, foi a entrega do título de Cidadão Caicoense Honorário ao escritor, professor e poeta Moacy Cirne, que falou publicamente da importância de Caicó na sua formação cultural e das referências sobre a terra de Sant'Ana que ele transmite aos seus alunos.

"Eu falo tanto e tão bem sobre Caicó, que alguns alunos meus chegaram a questionar a existência desta minha querida cidade", disse Moacir, ao receber a honraria.

O título foi proposto pelo vereador Lobão Filho, e entregue na calçada do Bar de Ferreirinha por uma comissão integrada pelo presidente da Câmara, vereador José Maria, e pelos vereadores Lobão Filho, Leleu Fontes e Milton Batista.

Além do título de Cidadão Caicoense, Moacy recebeu a medalha Amigo do Bar de Ferreirinha, pela visibilidade nacional que ele deu à Festa dos 50 Anos, ao divulgá-la no seu prestigiado Balaio Porreta, um blog visitado pela elite cultural do Brasil (www.balaiovermelho.blogspot.com).

A medalha foi outorgada a ele e a Zé Anchieta, primeiro cliente do boteco.

Depois, houve shows variados, com roda de samba, violeiros, Dodora Cardoso e João Damásio, considerado o Roberto Carlos do Sertão.

Tudo correu desorganizadamente, como previram os irmãos Pituleira e Roberto Fontes, idealizadores da homenagem.

Muitos apelos foram feitos para que a festa de repita em 2010, no que seria o aniversário de 50 anos + 1 do Bar de Ferreirinha.

Quem sabe?

Outra sugestão foi dada pelo livreiro, editor e sebista Abimael Silva, do Sebo Vermelho de Natal: ele quer editar um álbum de fotografias sobre Caicó, a partir do material reunido por Bacuê, militar aposentado e ex-fotografo amador nas décadas de 1960 e 1970.

Depois da Festa de Sant'Ana, quando começa o ano novo para os caicoenses nativos, avoantes e honorários, Abimael conversará com Roberto Fontes e Moacy Cirne sobre o projeto.

Confira mais fotos da festa dos 50 anos do Bar do Ferreirinha, no clic do jornalista-twiteiro-fotógrafo-blogueiro-organizador do evento Roberto Fontes:

0 comentários:

Postar um comentário