Subscribe:

Páginas

30 de jun. de 2009

Presidente Lula quer base aliada defendendo Sarney para neutralizar o DEM

Preocupado com a desestabilização do mandato do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está operando pessoalmente para assegurar o apoio do PT e dos partidos de esquerda ao aliado.

A operação tem como objetivo neutralizar o impacto da ameaça feita pelo DEM de retirar o apoio a Sarney, o que poderá se concretizar nesta terça, e que fragilizaria ainda mais sua posição.

A determinação de Lula é para que os integrantes da bancada petista passem a explicitar o apoio a Sarney em pronunciamentos e entrevistas.

Nos últimos dias, Lula disse a Sarney para ficar tranqüilo em relação ao PT. O senador também conversou, na última sexta-feira, com o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro.

No Senado, o petista Tião Viana (AC), que disputou a presidência da Casa com Sarney, em fevereiro, reconheceu que a posição do presidente Lula de defender publicamente o senador deve influenciar a bancada.

Nesta segunda, o líder do partido, Aloizio Mercadante (SP), que preferiu não comentar a orientação do governo, convocou a bancada para reunião, nesta terça.

- Mercadante pediu calma para a bancada. A idéia é ter uma decisão conjunta. Agora, a posição do presidente Lula vai influenciar os senadores petistas - admitiu Viana.

Na reunião de coordenação, Lula considerou que a ameaça do DEM de retirar a sustentação a Sarney está relacionada à posição do próprio senador de apoiar antecipadamente a candidatura presidencial da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, em 2010.

Fonte: Jornal O Globo - Hoje

0 comentários:

Postar um comentário