Subscribe:

Páginas

29 de mai. de 2009

Deputado Paulo Davim diz que Natal tem o segundo maior índice do NE de jovens fumantes

Foto: João Gilberto
A questão do tabagismo foi tema de pronunciamento do deputado Paulo Davin(Foto) na sessão desta quinta-feira(28) na Assembléia Legislativa.

Segundo Davim, o tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde(OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

“A OMS estima que 1,2 bilhão de pessoas no mundo são fumantes, entre as quais 200 milhões são mulheres. Em percentuais, 47% da população masculina no mundo fuma e 12% da feminina também. O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia”, afirmou o deputado verde.

Davim alertou para o fato de que, caso as atuais tendência de expansão do consumo sejam mantidas, esses números aumentarão para 10 milhões de mortes anuais, por volta do ano 2030, sendo metade delas em indivíduos em idade produtiva entre 35 e 69 anos.

“Em abril começaram a ser pesquisados, no Brasil, os resultados daquelas advertências sanitárias que existem nos maços de cigarro, falando sobre os malefícios do tabagismo”, frisou Davim

Ele disse que Natal tem o segundo maior índice no Nordeste de jovens, entre 18 e 24 anos, fumantes. Está atrás apenas de Teresina. “12,5 % dos natalenses nesta faixa etária são tabagistas”, ressaltou o deputado.

Lei de Lauro - Davim fez referência a uma Lei de autoria do ex-deputado Lauro Bezerra que proíbe o uso do fumo em repartições públicas, inclusive na Assembléia Legislativa.

Ele criticou o não cumprimento da Lei, que é descumprida na própria Assembléia Legislativa. “A própria Assembléia Legislativa descumpre a Lei que ela mesma aprovou. Isso é uma incoerência que precisa ser revista pela presidência da Casa”, afirmou Paulo davim.

No próximo domingo(31) é comemorado o Dia Mundial de Luta contra o tabaco.

0 comentários:

Postar um comentário