Subscribe:

Páginas

27 de mai. de 2009

Bancada federal potiguar consegue junto ao MEC recursos para a construção do Campus Avançado da Ufersa em Caraúbas

Fotos: Divulgação
A bancada federal esteve reunida nesta quarta-feira(27), em Brasília, com o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Na pauta, a reivindicação para a segunda expansão territorial da Universidade do Semi-Árido(Ufersa) – o Campus de Caraúbas.

Ao final do encontro o ministro aprovou a criação do Campus e autorizou a contratação de professores e funcionários para levar o ensino superior à região.
O deputado federal Henrique Alves, líder do PMDB na Câmara, endossou junto ao ministro a reivindicação antiga dos municípios daquela região - o acesso ao ensino superior federal.

Atualmente, a Universidade do Semi-Árido, sediada em Mossoró, tem um Campus Avançado em Angicos. Com a aprovação dessa segunda expansão, o MEC passa a atender todo o semi-árido, o sertão central e o médio oeste do Rio Grande do Norte.

MEC garante recursos - O Reitor da Universidade do Semi-Árido, Josivan Barbosa, explicou que o Ministério da Educação aprovou integralmente o projeto.

Segundo ele, o MEC vai arcar com todos os recursos – estão previstos R$ 14 milhões para obras, além da contratação de 30 professores e 35 servidores administrativos.

A estimativa é ofertar ensino superior a cerca de 1200 jovens das cidades do médio oeste potiguar.
Inicialmente serão oferecidos cinco cursos de graduação – um bacharelado (Ciência e Tecnologia) e quatro licenciaturas (Química, Física, Matemática e Geografia).

Assim que o MEC liberar a contratação dos professores, a universidade lançará os editais dos concursos e a expectativa é a de começar a funcionar em 2010, inicialmente em instalações provisórias.

Para a deputada Fátima, essa é mais uma grande conquista do governo Lula para a educação do Rio Grande do Norte, principalmente do Médio Oeste. “Isso só foi possível por conta da Esam ter sido transformada em Ufersa e depois por a gente ter conquistado dois Ifets - um em Apodi e outro em Pau dos Ferros”, disse a deputada.

De acordo com o projeto, o campus será construído na margem direita da RN-223, saída de Caraúbas para o município de Apodi.

O Campus vai beneficiar mil pessoas de mais de 30 municípios do Oeste Potiguar e Alto Sertão da Paraíba.
Participaram da audiência, o prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira; o reitor da Ufersa, Josivam Barbosa; as deputadas federais Fátima Bezerra e Sandra Rosado; a senadora Rosalba Ciarlini; o senador Garibaldi Filho; e os deputados Felipe Maia, Rogério Marinho e Henrique Eduardo Alves.

0 comentários:

Postar um comentário