Foto: João Gilberto
O deputado Walter Alves(foto) fez o pronunciamento mais importante da sessão da Assembléia Legislativa nesta quinta-feira(12).Waltinho abordou a questão da empregabilidade no Rio Grande do Norte, tendo por base dados do Dieese.
Segundo o deputado do PMDB, informações colhidas no Caged (cadastro geral de empregados e desempregados) mostram que no mês de dezembro de 2008 o Rio Grande do Norte teve saldo negativo – contratações menos demissões – com 4.403 postos formais a menos.
De acordo com o cadastro, conforme Waltinho, não havia um mês tão ruim desde dezembro de 2004, quando foi registrado um saldo negativo da ordem de 4.409 postos formais.
“Se formos estabelecer um comparativo com o ano de 2007, constataremos que 2008 foi ainda pior”, disse ele. Acrescentando: “Senão vejamos: em 2008 tivemos 13.531 postos a mais que 2007. Entretanto, em 2007 essa sobra foi de 15.004 empregos formais”.
Walter Alves afirmou que o momento de crise mundial agravou o quadro, chamando a atenção do poder publico estadual para aproveitar esse momento de crise econômica mundial para cortar o custeio ruim e reservar dinheiro para investimento, o fomento e a criação das condições adequadas ao crescimento do Estado de maneira integrada.
O deputado ressaltou que no ano de 2008 o Governo só conseguiu investir 4% de tudo o que arrecadou. “Isso é muito pouco, tendo em vista que nunca se arrecadou tanto. Para se ter uma idéia é apenas R$ 230 milhões de reais em um universo de mais de R$ 5,8 bilhões só de receitas correntes líquidas”, frisou.



0 comentários:
Postar um comentário