Subscribe:

Páginas

26 de nov. de 2008

Geraldo Wanderley é reconduzido por mais dois anos para a Ouvidoria de Polícia

O Diário Oficial desta quarta-feira(26) publica a recondução de Geraldo Wanderley(foto) para o cargo de Ouvidor de Polícia da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social por mais dois anos.

O nome de Geraldo é uma indicação do Conselho Estadual de Direitos Humanos.

A Ouvidoria da Polícia é um órgão responsável por fiscalizar as irregularidades praticadas por policiais (civis e militares), cumprindo um importante papel como mecanismo de controle da sociedade sobre as ações policiais.

É atribuição da Ouvidoria receber, encaminhar e acompanhar denúncias e reclamações da população com relação a abusos, atitudes injustas, desonestas e excessivas praticadas por autoridades ou agentes policiais.

Apesar de não investigar diretamente os casos que recebe, a Ouvidoria acompanha cada denúncia e cobra agilidade e rigor nas apurações feitas pela Corregedoria de Polícia.

O funcionamento da Ouvidoria é independente, isto é, ela não está subordinada à estrutura das polícias ou da Secretaria de Segurança Pública, o que lhe garante maior liberdade para agir.

O Ouvidor, que tem um mandato de dois anos, é escolhido pela governadora a partir de uma lista tríplice de nomes indicados pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos, órgão formado em sua maioria por membros da sociedade civil.

0 comentários:

Postar um comentário