Muitas análises têm sido feitas já prevendo as eleições de 2010, tendo como base o resultado do pleito de 2008.
Mas qualquer análise que for feita agora é, no mínimo, prematura, já que muita coisa vai acontecer nos próximos dois anos.
A começar pela seguinte interrogação: vai ter eleição em 2010?
Há no Palácio do Planalto e no Congresso Nacional um movimento, ainda na surdina, que pode desaguar na apresentação de uma Emenda propondo a prorrogação dos atuais mandatos de presidente, governador, senador, deputados estaduais e deputados federais por mais dois anos.
Só estaria faltando um nome de credibilidade no Congresso para apresentar essa Emenda. Tem se falado no nome do senador Pedro Simon(PMDB).
Além dessa possibilidade, há a questão da verticalização.
Havendo a verticalização, como aconteceu no pleito de 2006, algumas das alianças verificadas na eleição deste ano poderiam não ser repetidas em 2010.
Também há a questão da abertura de uma ‘janela’, no próximo ano, permitindo a mudança de partido.
Portanto, qualquer análise que for feita agora em relação a 2010 não passa de especulação.
O que não deixa de ser natural no jornalismo político. Mas não passa de especulação.
Mas qualquer análise que for feita agora é, no mínimo, prematura, já que muita coisa vai acontecer nos próximos dois anos.
A começar pela seguinte interrogação: vai ter eleição em 2010?
Há no Palácio do Planalto e no Congresso Nacional um movimento, ainda na surdina, que pode desaguar na apresentação de uma Emenda propondo a prorrogação dos atuais mandatos de presidente, governador, senador, deputados estaduais e deputados federais por mais dois anos.
Só estaria faltando um nome de credibilidade no Congresso para apresentar essa Emenda. Tem se falado no nome do senador Pedro Simon(PMDB).
Além dessa possibilidade, há a questão da verticalização.
Havendo a verticalização, como aconteceu no pleito de 2006, algumas das alianças verificadas na eleição deste ano poderiam não ser repetidas em 2010.
Também há a questão da abertura de uma ‘janela’, no próximo ano, permitindo a mudança de partido.
Portanto, qualquer análise que for feita agora em relação a 2010 não passa de especulação.
O que não deixa de ser natural no jornalismo político. Mas não passa de especulação.



0 comentários:
Postar um comentário