Fotos: João Gilberto
A Academia Norte Riograndense de Letras foi homenageada nesta segunda-feira(12) durante sessão solene realizada pela Assembléia Legislativa.
Homenagem foi em decorrência da passagem dos 75 anos de fundação da Academia. A iniciativa foi do deputado Antônio Jácome(PMN).
Em seu pronunciamento, Jácome disse que a Academia existe para preservar e difundir o conjunto do valioso patrimônio que constitui a identidade do povo do Rio Grande do Norte.
“A Antropologia ensina-nos que a maior preciosidade de uma civilização é seu próprio povo e o que caracteriza o povo é a sua identidade. Tal identidade está presente na língua falada e escrita, no sotaque, na cultura, no modo como se vive, nos valores, nas crenças, nas múltiplas manifestações artísticas e folclóricas e em sua história”, afirmou o deputado.
Jácome frisou ainda que a sessão solene para homenagear a Academia, que no dia 15 de novembro último completou 75 anos de fundação, era uma das mais justas honrarias prestadas pela Assembleia Legislativa a uma instituição importante para o desenvolvimento cultural do Estado.
Em nome do Poder Legislativo, Jácome entregou uma placa comemorativa ao presidente da Academia, Diógenes da Cunha Lima, e ao vice-presidente Paulo Macedo.
Diógenes da Cunha Lima agradeceu a homenagem e assinalou que a instituição trabalha dia a dia pela valorização da cultura do Rio Grande do Norte.
Segundo Diógenes, a instituição está agora empenhada para que a UNESCO reconheça a Fortaleza dos Reis Magos como patrimônio da humanidade.
“A Academia está vigilante e trabalhando sempre para melhorar o nosso patrimônio cultural”, enfatizou Diógenes.







0 comentários:
Postar um comentário