Subscribe:

Páginas

14 de jul. de 2011

Deputado Fernando Mineiro visita bairros de Natal e denuncia abandono dos órgãos públicos

Fotos: Divulgação
Posto de Saúde de Parque dos Coqueiros: mofo no teto e nas paredes
Caixa de esgoto estourada na entrada da Unidade Mista de Saúde de Mãe Luíza
 Central do Cidadão de Cidade da Esperança abandonada pelo Governodo Estado


O deputado Fernando Mineiro esteve visitando  vários bairros de Natal com o intuito de ver de perto a situação em que se encontram os prédios e obras públicas da cidade.

Terça-feira(12) e ontem(13) o parlamentar visitou os bairros da Cidade da esperança, Igapó, Mãe Luíza, Conjunto Praiamar, Conjunto Cidade do Sol, Vale Dourado, Nossa Senhora da Apresentação e Parque dos Coqueiros. "Quero conhecer os problemas de perto para elaborar propostas", diz Mineiro, que é pré-candidato a prefeito de Natal pelo PT.

A convite dos Núcleo do Partido dos Trabalhadores de Cidade da Esperança, Mineiro esteve no bairro na terça-feira.

Ele visitou a Central do Cidadão e a Unidade de Saúde da Cidade da Esperança. De acordo com o deputado, a Central, que deveria ser mantida pelo Governo do Estado, foi fechada por Rosalba Ciarlini. O órgão oferecia cursos e serviços à população. "Existe uma boa estrutura, de áudio e salas diversas, mas o prédio está abandonado", frisa Mineiro.

Na Unidade de Saúde, a situação é ainda pior, segundo o parlamentar. Localizada ao lado de um lixão, está tomada pelo mofo em quase todo o prédio, inclusive na sala de esterilização e sala das vacinas (foto abaixo). "Uma autoclave aguarda há oito anos para ser instalada na Unidade de Saúde de Cidade da Esperança", afirma Mineiro. 

Na quarta-feira Mineiro prosseguiu suas visitas. No Posto de Saúde de Bela Vista, em Igapó, ele constatou que a unidade nunca passou por uma reforma e funciona em uma estrutura pré-moldada de 1988. “Devido à falta de profissionais, medicamentos e, até mesmo, de blocos receituários, várias ações de saúde básica deixam de ser feitas no Posto de Saúde”, assinala o deputado. 

No Vale Dourado, a situação se repete. Conforme Mineiro,  não existem médicos em nenhuma das três equipes do Programa de Saúde da Família(PSF) do bairro e nem no Posto de Saúde. 

“O PSF do Parque dos Coqueiros, por sua vez, está sem diretor e sem médicos em duas das quatro equipes, assim como agentes comunitários de saúde e dentistas, além de sofrer com a falta de medicamentos e de blocos receituários”, relata o pré-candidato a prefeito.

Em Planície das Mangueiras, uma das três equipes está sem clínico geral e várias ações básicas estão prejudicadas. 

Devido ao cancelamento da parceria da Prefeitura do Natal com a ONG Bem Estar-Familiar (Benfam), as ações de planejamento familiar nos bairros foram canceladas.

"Visitar as unidades de saúde de Natal é se deparar com a falência múltipla dos órgãos administrativos e com o desamparo da população. Encontrei muitos servidores angustiados e adoecidos com a situação de abandono", enfatiza Mineiro.

Um comentário:

  1. é isso aí meu deputado, oposição se faz assim,
    fiscalizando os descassos deste governo de araque
    e mostrando para a população o quanto é mentira
    quando esse dsmantelo,desmantelado bota imagens
    na televisão dizendo "é trabalho aqui,é trabalho
    agora", esse aqui e esse agora não existi e quan
    do vier é tarde.

    ResponderExcluir