Subscribe:

Páginas

6 de jun. de 2011

Curtas do Blog...Curtas do Blog...Curtas do Blog...

Fenacam – Tem início nesta segunda-feira(6), no Centro de Convenções, a VIII Fenacam – Feira Internacional do Camarão. Cerca de 10 mil pessoas deverão passar pela Feira, que vai até a próxima quinta-feira  (10). O tema central do evento deste ano é "Aquicultura: a alternativa para o aumento da produção de pescado no Brasil". O festival gastronômico começa nesta terça-feira(8).

Ministra da Pesca – A solenidade de abertura da Fenacam será às 19 horas, no Centro de Convenções, com as presenças da ministra da Pesca, Ideli Salvatti, e da governadora Rosalba Ciarlini.

Metrópole Digital - O ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ivonildo Rego, será responsável, a partir de agora, pela coordenação do Metrópole Digital, projeto criado pelo deputado federal Rogério Marinho (PSDB) e implantado pela instituição de ensino. Ivonildo revelou o novo desafio em entrevista concedida a O Poti/Diário de Natal veiculada neste domingo (05).  Segundo Ivonildo Rêgo, o Metrópole Digital terá “uma grande repercussão social”. O projeto tem como objetivo criar um pólo tecnológico na área de informática no RN, capacitando os jovens potiguares para a produção de softwares. 

Greves – Mais uma semana se inicia com boa parte dos servidores públicos em greve. Continuam com suas atividades paralisadas várias categorias, com destaque para os professores estaduais e os policiais civis. Também engrossam o cordão das greves a partir de hoje os professores e alunos da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte(UERN). Algumas rodadas de negociação entre Governo e sindicatos já aconteceram, mas não houve consenso entre as partes.

Seminário - A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) promove nos dias 9 e 10 de junho, na Assembléia Legislativa, o seminário "SUS: Direito à Saúde". Evento pretende fomentar o debate sobre o ambiente onde ocorre a judicialização do direito à saúde. 

Participantes - O seminário "SUS: Direito à Saúde" vai reunir procuradores do Estado, defensores públicos, magistrados, advogados, promotores de Justiça e gestores públicos de todo o país. Segundo a procuradora do Estado, Adriana Torquato, que atua no Núcleo de Saúde da PGE, "o que a gente busca nesse seminário é compreender o SUS e saber como atender melhor a população". 

Defensoria Pública – A deputada estadual Márcia Maia apresentou projeto de lei tornando obrigatória a afixação, em painel visível ao público, de informativo sobre endereços e horários de atendimento da Defensoria Pública no Estado. A afixação dos endereços e horários deve ser feita, segundo o projeto, nos seguintes locais: Secretarias de Estado, órgão dos Poderes Legislativo e Judiciário, Delegacias de Polícia, Tribunal de Contas do Estado, Hospitais Públicos, Unidades Básicas de Saúde e Terminais ou Estações de Transporte Público. 

Ceará-Mirim – Caso o ex-senador Geraldo Melo decida pelo ingresso no PMDB, a tendência do vereador e presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Venâncio, é deixar o partido e assinar ficha de filiação ao PSD. Ronaldo tem dito que não permanece no mesmo partido de Geraldo Melo. As conversas para Ronaldo desembarcar no PSD estão sendo conduzidas pelo vereador Júlio César, que vai trocar o PSDB pelo PSD. Outro vereador que poderá ingressar no PSD é Élcio Venâncio. 

Isenção da taxa do vestibular - A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal aprovou, em caráter conclusivo, proposta que isenta da taxa de inscrição no vestibular nas instituições federais de ensino superior os candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública e os que tenham recebido bolsa integral em escola particular. Em ambos os casos, os candidatos devem comprovar renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (o equivalente hoje a R$ 817,10). A proposta será encaminhada para o Senado, a menos que haja recurso para que seja analisada pelo Plenário. 

Reforma Política – Neste final de semana a deputada federal Fátima Bezerra discutiu a Reforma Política em Mossoró e na cidade de São Paulo do Potengi. Em Mossoró Fátima também participou de ato dos professores estaduais  em greve.

Direitos Humanos - O CDHMP (Centro de Direitos Humanos e Memória Popular); o CEAHS (Centro de Educação e Assessoria Herbert de Souza); a Pastoral Carcerária e o MNDH-RN convidam para a  Oficina de Monitoramento em Direitos Humanos, etapa RN, que acontecerá nesta terça-feira(7), das 08:30 às 17:30h, no auditório Robinson Faria, na Assembléia Legislativa. 

PSD em Parnamirim - Leio na coluna de Roberto Costa Lima, no Jornal Metropolitano, que  foi entregue ao deputado Agnelo Alves o comando do PSD em Parnamirim. O partido liderado pelo vice-governador Robinson Faria será presidido pelo ex-vereador Homero Greg que já deixou o PRB, segundo Costa Lima. Homero garante que a nova agremiação será integrada, entre outros, pelos vereadores Valério Santiago, Lucinha Thiago e Walquiria Fonseca. Costa Lima escreve ainda na sua coluna que o atual presidente da Câmara Municipal, vereador Rosano Taveira, ficará no comando do PRB.

0 comentários:

Postar um comentário