Subscribe:

Páginas

30 de jun. de 2011

A convite da Marinha do Brasil, senador Paulo Davim integra expedição que irá visitar a Antártida

Foto: Geraldo Magela
O senador Paulo Davim(foto) viaja neste sábado(2) para o Rio de Janeiro e de lá segue para a Antartida, uma das regiões mais geladas do mundo.

Davim integra uma expedição da Marinha do Brasil que contará ainda com a presença de dois deputados federais e de militares.  A viagem vai durar sete dias.

Paulo Davim vai conhecer de perto a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), responsável pelo Programa Antártico Brasileiro (Proantar) que desde 1982 iniciou ações na Antártica e, a partir de 1983, após o sucesso da Operação Antártica I, teve reconhecimento internacional e garantia de presença permanente no continente gelado com parte Consultiva do Tratado da Antártica.

É esse Programa - a partir das pesquisas científicas que lá são feitas - que garantirá a participação brasileira no processo decisório relativo ao futuro do Continente Antártico.

O senador do PV ficará instalado na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), mantida pela Marinha do Brasil, que fica situada na Baía do Almirantado na ilha Rei George, Arquipélago Shetlands do Sul.

O lugar possui ampla área, com boas condições de acesso, movimentação de embarque e desembarque e abastecimento de água. A partir de 1986 com 32 módulos instalados a Estação passou a operar ininterruptamente.

A área que será visitada por Davim possui a maior camada de gelo do mundo, que cobre cerca de 95% do Continente Antártico.

Para Davim, essa será uma experiência valiosa. "Acredito que será uma experiência valiosa, sobretudo no que diz respeito a conhecer as atuais condições da Antártica. O gelo que exite nessa área representa algo em torno de 70% da água doce do planeta”, afirma o senador.

E acrescenta:  “Logo, é um lugar de extrema importância para os seres vivos. Quero muito ver de perto os estudos que são feitos sobre os efeitos climáticos nas calotas polares".

0 comentários:

Postar um comentário