Subscribe:

Páginas

6 de mai. de 2011

Ministério Público Federal denuncia ex-prefeito de Sítio Novo por desvio indevido de verba pública

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) denunciou por desvio e utilização indevida de verba pública o ex-prefeito do município de Sítio Novo.

A denúncia aponta superfaturamento de mais de R$ 20 mil reais na obra de recuperação do hospital-maternidade do município. Os recursos federais foram desviados a partir de um convênio firmado com o Ministério da Saúde, em janeiro de 2002.

Os primeiros indícios que levaram a denúncia surgiram em um relatório da Controladoria Geral da União (CGU), em 2006. No documento, a CGU relata irregularidades nos valores da obra de recuperação do hospital-maternidade.

A reforma da unidade de saúde foi objeto do convênio nº 3511/2001, firmado entre o município e o Ministério da Saúde, no valor total de R$ 53.250,94. "Diversos serviços foram pagos e não executados", ressalta a procuradora da República Cibele Benevides Guedes da Fonseca, após análise dos dados apresentados pela CGU.

A apropriação indevida ou desvio de rendas públicas, em proveito próprio ou alheio, e a utilização indevida de bens, rendas ou serviços públicos são consideradas crimes de responsabilidade.

A pena prevista para esse tipo de crime é de reclusão de dois a 12 anos, além da proibição de exercer cargo ou função pública pelo prazo de cinco anos. O MPF/RN também pede a reparação do dano causado aos cofres públicos, estimado em mais de R$ 20 mil.

O ex-prefeito de Sítio Novo pode recorrer da decisão do Ministério Público Federal do RN.

0 comentários:

Postar um comentário