Subscribe:

Páginas

27 de abr. de 2011

Davim apresenta projeto de lei destinando 15% do valor de multas para tratamento das vítimas do trânsito

Foto: Agência Senado
O senador Paulo Davim(PV) apresentou nesta quarta-feira (27) no plenário do Senado projeto de lei destinando 15% do valor arrecadado com multas de trânsito para um fundo de saúde. Esses recursos seriam destinados, segundo Davim, ao pagamento do tratamento das vítimas do trânsito.

O parlamentar apresentou o projeto de lei após considerar que o Brasil convive com uma taxa de mortalidade no trânsito "imoral e absurda".

- Segundo a OMS, o Brasil é o quinto país no mundo em mortes no trânsito, atrás somente de países bem mais populosos, como a Índia, China, Estados Unidos e Rússia – disse Paulo Davim.

Davim assinalou que em 2010 foram gastos no Brasil R$ 200 milhões com 160.856 brasileiros internados com traumatismos causados por acidentes de trânsito.

- Isso quer dizer que, em 2010, cada brasileiro, adulto ou criança, miserável ou milionário, desembolsou mais de um real para que fossem atendidos pelo SUS os acidentados de nosso trânsito – lamentou o senador potiguar.

Outro dado apresentado pelo senador mostra que as internações nos últimos dez anos custaram à rede pública de saúde R$ 1,2 bilhão, com 1,2 milhões de acidentados.

- Isso sem falar nas sequelas que permanecem por toda a vida e as perdas em produtividade devido à inabilitação temporária ou permanente – ressaltou Paulo Davim.

0 comentários:

Postar um comentário