Subscribe:

Páginas

12 de abr. de 2011

Infectologista desabafa: "Quem morre de dengue hemorrágica são os pobres. Aí as autoridades falham, os agentes de endemias falham, os médicos falham, a população falha, todos são responsáveis”

Fotos: Moraes Neto
Durante audiência pública da manhã desta terça-feira(12), sobre a dengue, a deputada Márcia Maia (PSB) anunciou que estuda a elaboração de um projeto de lei que pretende responsabilizar os proprietários de terrenos ou imóveis com foco da doença, inclusive com fixação de multas.

A iniciativa da parlamentar pretende envolver a todos no combate ao mosquito da dengue. Ela também disse que irá envidar esforços para que a TV Assembléia veicule uma campanha educativa para prevenir a dengue.

A deputada ressaltou o nível alarmante que a doença alcançou no Estado com os números da Secretaria Estadual de Saúde apontando um aumento de sete vezes o número de registros em relação aos primeiros meses do ano passado.
“Sabemos do tamanho do problema. Tive dengue, minha filha teve dengue hemorrágica. É uma doença que não escolhe vítima e que tem matado pessoas por todo o país”, frisou Márcia(foto).

Quem morre de dengue hemorrágica são os pobres

O presidente da Sociedade de Infectologia do Rio Grande do Norte, Hênio Lacerda, fez um relato emocionado da atual situação do Hospital Giselda Trigueiro, referencia em doenças infectocontagiosas no Estado.

Após um plantão durante toda a noite de ontem, o infectologista relatou a superlotação dos leitos e a necessidade urgente de uma virada no jogo contra a doença.

“Ontem coloquei um paciente onde eu iria dormir. Só havia esse lugar vago no Giselda. Nós discutimos a dengue há 14 anos. Uma doença tão simples de combater. Quem morre de dengue hemorrágica? Os pobres! E aí as autoridades falham, os agentes de endemias falham, os médicos falham, a população falha, todos são responsáveis”, disparou o infectologista.

Ênio também alertou para o risco ainda maior de epidemia nos anos de 2012 e 2013, quando o tipo 4 da dengue chegar ao Estado.

O Secretário Estadual de Saúde, Domício Arruda, anunciou que amanhã a secretaria vai disponibilizar todos os 17 “carros fumacê” para ações nas zonas Leste e Oeste de Natal e na cidade de Macaiba.
“É o suficiente? Em anos normais sim. Mas podemos também pedir emprestados no Estado do Ceará. Mas o importante é dizer que esta é a última ação possível”, afirmou Domício Arruda(foto).

Domício também se disse preocupado com o número de leitos disponíveis para atender os infectados. “Hoje temos déficit de leitos de UTI para os infectados com a dengue”, assinalou.

Aumento de 800%

Segundo a diretora do Hospital Gisleda Trigueiro, Milena Martins, a unidade é um termômetro da gravidade da epidemia.

Ela afirmou que o aumento nos casos do Giselda este ano em relação ao mesmo período de 2010 chega a 800%.

“Houve este ano um aumento de 800% no número de atendimentos. O hospital está lotado, até as cadeiras estão todas ocupadas. Ou todos se unem ou vai morrer muita gente”, alertou a gestora.

Um estudo feito pela coordenação de infectologia da Secretaria Estadual de Saúde revelou que cerca de 80% dos criadouros do Estado estão dentro das nossas casas.

0 comentários:

Postar um comentário