Subscribe:

Páginas

15 de fev. de 2011

Micarla presta contas, projeta melhores dias e ressalta perdas de recursos na administração municipal

Fotos: Márlio Forte
Cumprindo a tradição de todos os anos abrir o ano legislativo na Câmara Municipal, a prefeita Micarla de Sousa fez nesta terça-feira(15) a leitura anual do Executivo no plenário da Casa.

Estiveram presentes todos os vereadores de Natal e secretários municipais.

Na mensagem a chefe do Executivo municipal apresentou aos parlamentares e à população natalense um balanço das ações e prestação de contas da Prefeitura dos últimos dois anos de sua gestão, destacando as prioridades para 2011, com ênfase nas áreas de Mobilidade Urbana, Infraestrutura, Educação e Saúde.

“Para mim é muito importante estar de volta à Câmara Municipal para prestar contas do trabalho realizado à frente da Prefeitura nesses últimos dois anos da nossa gestão. Vamos apresentar os números dos investimentos realizados e o que vamos realizar em 2011, principalmente com as importantes parcerias dos Governos Federal e Estadual”, disse Micarla.

Ato ecumênico
Antes de iniciar a leitura da mensagem, foi realizado um ato ecumênico na presidência da Câmara, onde o Padre Lopes e o Pastor Jackson abençoaram os trabalhos da Prefeitura e do Poder Legislativo.

Em seguida, a prefeita iniciou a mensagem de 14 páginas, destacando que 2011 será o ano de grandes transformações em Natal, principalmente pelas obras de mobilidade urbana e de infraestrutura para a Copa de 2014.

Segundo Micarla, a Prefeitura do Natal receberá do Governo Federal R$ 388 milhões para investir nas obras, cujo primeiro lote já foi licitado e terão os trabalhos iniciados ainda neste primeiro semestre.

Recursos

Ela frisou que ainda serão destinados recursos de R$ 185,06 milhões oriundos do PAC II - drenagem e pavimentação, sendo que R$ 126 milhões serão investidos na construção do Túnel de Drenagem do Centro Administrativo e o restante em Urbanização na Zona Norte de Natal.

De acordo com a prefeita, o Poder Executivo Municipal ainda contará com o apoio do Governo do Estado para executar as obras do Pró-Transporte com recursos que somam R$ 72,8 milhões, que serão aplicados na melhoria das estradas da Zona Norte de Natal e na construção de 20,1 quilômetros de via duplicada.

Educação

A Educação também mereceu destaque na mensagem. Sobre as ações realizadas a prefeita destacou a reforma de 36 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), aliado com o plano de Carreira e Remuneração e a redução para 30 horas de trabalho dos educadores infantis.

Para 2011, a Prefeitura do Natal investirá mais de 30% do orçamento municipal na área, totalizando recursos de R$ 247.605.000,00.
Saúde

A Saúde também foi mereceu destaque de Micarla, com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pajuçara e dos três Ambulatórios Médicos Especializados (AME’s) de Nova Natal, Planalto e Brasília Teimosa, cujos serviços têm uma grande aprovação da população natalenses.

“Na UPA já foram realizados mais de 60 mil atendimentos e nos AME’s mais de 52 mil pessoas foram atendidas”, disse a prefeita.

Também foram citados por Micarla os investimentos no Hospital dos Pescadores, na Maternidade Leide Morais e no Pronto-Socorro Infantil Sandra Celeste.

“Os investimentos irão continuar em 2011, pois a prefeitura vai destinar 20,3% do orçamento para a área, com recursos próprios que ultrapassam os R$ 167 milhões”, frisou a prefeita.

A Mensagem ainda destacou os demais investimentos que a Prefeitura fez e fará este ano nas áreas de Assistência Social, Limpeza Urbana, Turismo, Segurança e Defesa Social, Meio Ambiente, Serviços Urbanos.

Perda de recursos

A prefeita Micarla de Sousa lembrou a todos os presentes que todas as ações realizadas pela Prefeitura nos últimos dois anos foram em meio a grandes dificuldades financeiras e à falta de parceiras com o Governo do Estado e com o Governo Federal.

Somado a isso, disse a prefeita, as perdas dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do ICMS que somaram em 2010 um montante de R$ 8.844.405,91.

“Para 2011 a projeção de perda do ICMS é de R$ 22 milhões. Mesmo diante desse cenário, a gestão municipal batalhou para continuar investindo e realizou grandes obras na capital do estado”, afirmou Micarla.

*Com informações da Assecom da Prefeitura de Natal

Um comentário:

  1. Só Deus para salvar a administração de Natal e principalmente que a Prefeita Micarla de Souza seja reeleita e isso ela já esta pedindo através do Padre Lopes e do Pastor Jackson para agradar a todos, Evangélicos e Católicos. Mas não tem geito Deus não vai compactuar com um caos desses que está enraizado em Natal, Deus nos livre dessa Prefeita. Canteiros transformados em BARES, Cemitérios transformados em Curral, Ruas esburacadas, Copa 2014 já foi pelo espaço, etc, etc, etc, fora MICARLA

    ResponderExcluir