Fotos: Divulgação
Rogério e Arlindo discordam do parecer do procurador Ronaldo Sérgio
Alguns partidos e políticos do RN não concordam com o teor do parecer do procurador regional eleitoral, Ronaldo Sérgio, que impede a formalização de mais de uma coligação na eleição proporcional.
De acordo com o procurador, respondendo a uma consulta do PHS, não pode haver coligações diferentes para deputado estadual e deputado federal, mesmo que os partidos coligados estejam juntos na eleição majoritária.
Com isso, o PT, por exemplo, não poderia se coligar com o PSB para deputado federal e sair sozinho para deputado estadual ou fazer coligação com outro partido, mesmo que estejam aliados no pleito para governador.
O deputado Arlindo Dantas, presidente estadual do PHS, entende que o parecer do procurador Ronaldo Sérgio vai de encontro ao que determina o Tribunal Superior Eleitoral(TSE).
De acordo com Arlindo, no pleito de 2006 os partidos puderam formalizar coligações diferentes para a Assembléia Legislativa e a Câmara Federal, desde que na eleição majoritária estivessem juntos.
“De lá prá nada mudou, o TSE não baixou nenhum resolução nova sobre o assunto”, disse Arlindo ao blog.
Outro que discorda do parecer do procurador regional eleitoral é o deputado federal Rogério Marinho, presidente estadual do PSDB.
Ele tem o mesmo entendimento de Arlindo Dantas.
Rogério, inclusive, protocolou uma consulta sobre o assunto no TSE.
O ex-presidente estadual do PT e pré-candidato a deputado federal, Geraldo Pinto(Geraldão), é outro político que discorda do parecer de procurador Ronaldo Sérgio.
Risco de não eleger nenhum deputado estadual
Caso o entendimento do procurador seja acatado pelo Tribunal Regional Eleitoral(TRE), o PT, o PHS e o PSDB seriam partidos que poderiam se prejudicar na eleição deste ano.
É que esses partidos seriam obrigados a se coligar com legendas fortes eleitoralmente e correriam o sério risco de não eleger nenhum deputado estadual.
PT e PHS, por exemplo, teriam que fazer aliança para deputado estadual com o PSB, PTB e PPS.
E dificilmente teriam condições de eleger representantes para a Assembléia.
Já o PSDB seria forçado a se coligar com o DEM e o PMN, partidos que possuem candidatos fortíssimos na disputa por uma vaga no Poder Legislativo do Estado.






0 comentários:
Postar um comentário