Subscribe:

Páginas

26 de nov. de 2009

São Gonçalo é o primeiro município do RN a aderir à Campanha de Acessibilidade do Conade

Foto: Rogério Vital
Jaime assina termo de adesão de São
Gonçalo à Campanha de Acessibilidade

O prefeito Jaime Calado assinou nesta quinta-feira (26) o termo de adesão da Campanha de Acessibilidade – Siga essa Idéia.

O documento formaliza a parceria entre a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante e o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência – Conade, órgão ligado À Presidência da República.

Ao aderir à campanha de acessibilidade, São Gonçalo se tornou o primeiro município do Rio Grande do Norte que se compromete em colaborar com o desenvolvimento de programas de acesso das pessoas com deficiência física, sensorial (visual e auditiva), intelectual e múltipla aos seus ambientes.

A presidente do Conade, Denise Granja, esteve presente na solenidade e elogiou o empenho da prefeitura nas questões de acessibilidade. “Agradecemos ao prefeito Jaime Calado pela iniciativa de fazer da prefeitura, a primeira do Estado, nesta parceria com o Conade. Estamos confiantes no compromisso assumido aqui em São Gonçalo”, declarou ela.

O prefeito Jaime Calado se emocionou ao lembrar que tem um filho com deficiência e determinou ações imediatas de acessibilidade.

“Nós temos que fazer a nossa parte. Já determinei às secretarias de Infraestrutura e de Meio Ambiente e Urbanismo que não se faz e nem se aprova nenhuma obra em São Gonçalo do Amarante que não esteja dentro dos padrões de acessibilidade. Cerca de onze por cento da nossa população tem algum tipo de deficiência e essa é uma parcela da sociedade que merece respeito e atenção especial”, enfatizou o prefeito.

Além de Jaime Calado e Denise Granja, a Miss São Gonçalo e Miss Brasil, Larissa Costa, assinou o documento assumindo o compromisso ético na defesa da acessibilidade e na disponibilidade da imagem para divulgação da campanha.

“Como educadora e agora na condição de Miss Brasil não poderia deixar de participar e apoiar uma campanha que tem um objetivo tão nobre: o de melhorar a vida das pessoas com deficiência quebrando as barreiras arquitetônicas”, ressaltou Larissa.

No início desse mês técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo participaram de uma capacitação sobre acessibilidade.

O próximo passo é realizar oficinas com pedreiros e mestres de obras do município para abranger também os trabalhadores da área de construção civil de São Gonçalo do Amarante.

0 comentários:

Postar um comentário