Subscribe:

Páginas

26 de set. de 2009

PSDB divulga a "Carta de Natal" sobre as diretrizes do partido para a educação

Foto: Canindé Soares
Rogério Marinho, presidente estadual do PSDB, abriu
seminário que tem educação como tema principal

O PSDB divulgou agora há pouco a “Carta de Natal”, com diretrizes sobre a questão da educação no País.

Divulgação foi feita durante o seminário que o partido realiza no Praiamar Hotel, que temo como tema principal a educação.

“A Educação é o mais importante ativo econômico de qualquer Nação e um poderoso instrumento de ascensão social e aumento de produtividade. Assegurar uma educação de qualidade para o conjunto da população Brasileira é o único caminho, para nos tornarmos um País desenvolvido e socialmente justo”, diz o trecho inicial da “Carta de Natal”.

E prossegue: “No atual cenário existem graves problemas não solucionados de cobertura, eficiência e desempenho na Educação nacional. A busca por qualidade na educação aferida pelos indicadores de aprendizagem dos alunos é o principal objetivo a ser atingido. Ele deve ser colocado em primeiro lugar por ser o mais complexo e levar mais tempo para ser equacionado”.

Confira as propostas do PSDB para a área de educação:

· Aumento do financiamento e qualidade dos gastos em educação pública. Ao garantir o aporte de mais recursos, há necessidade de aplicá-los com transparência, de forma eficiente, coibindo e punindo eventuais desvios. Os recursos adicionais devem ser dirigidos a apoiar as políticas que estimulem a melhoria da qualidade medida pelos indicadores de aprendizagem dos alunos.
· É preciso investir na ampliação do ensino para a faixa de quatro a dezessete anos. implantar programas de correção do fluxo escolar e apoiar programas de elevação do desempenho escolar, priorizando as unidades educacionais com resultados insatisfatórios nos sistemas de avaliação.
· Incentivar programas para a educação de crianças de 0 a 3 anos de famílias mais pobres, em parceria com o setor de saúde pública, e ampliar e qualificar a rede de ensino pré-escolar de crianças de 4 a 6 anos incompletos.
· Erradicar o analfabetismo no Brasil, financiando programas de alfabetização.
· Contribuir e financiar projetos de diversificação do ensino médio no País.
· Financiar a implementação, com o estabelecimento de parcerias, do Ensino Integral para toda a Educação Básica.
· Elaborar e contribuir para uma Política Nacional de Aproveitamento de Capacidades e Talentos dos estudantes em todos os níveis de ensino.
· Promover e financiar Redes Estaduais de Ensino Profissionalizante com a construção de centros de educação profissional. Ampliar a matrícula em instituições de ensino técnico, com a distribuição de bolsas de estudo de instituições particulares de ensino para estudantes carentes e que demonstrem mérito.
· Implantar e consolidar uma Escola Superior de Formação de Professores, com forte ênfase em pesquisa, avaliação, metodologia e prática de ensino e alfabetização de crianças, que atenda o aprimoramento e a qualificação de professores do ensino básico de forma presencial e a distância.
· Implantar uma certificação nacional de professores da educação básica pactuada com a sociedade. Ajudar a promover e valorizar o mérito escolar, com prêmios para as melhores escolas, professores e diretores.
· Estabelecer um sistema de bonificação por resultados para todos os integrantes da equipe escolar
· Promover a melhoria significativa nas carreiras e nos padrões de remuneração do magistério com base no mérito e no aperfeiçoamento profissional.
· Incentivar a consolidação de infraestrutura de pesquisa, ensino e extensão em áreas tecnológicas e de formação de recursos humanos de alto nível de modo a colaborar com os setores produtivos.
· Dar visibilidade aos resultados do sistema de avaliação da educação superior. Ajudar a aproximar a universidade pública dos setores produtivos da sociedade. Investir na avaliação e regulação das IES e fomentar a formação de mestres e doutores em áreas estratégicas para o crescimento econômico.

“O PSDB defende a eficiência e o mérito como eixos de desenvolvimento. É vital construir uma educação pública com ênfase na distribuição do saber para as famílias mais pobres do País. A educação de qualidade é fator de segurança, promoção da pessoa humana e mobilidade social. Prepara os indivíduos a obter melhores rendimentos quando adultos e quebra o ciclo de reprodução da pobreza", conclui a “Carta de Natal”.

0 comentários:

Postar um comentário