Subscribe:

Páginas

11 de ago. de 2009

Aliança envolvendo o PMDB, o PMN e o PR enfraquece pré-candidatura de Rosalba Ciarlini ao Governo

A aliança envolvendo o PMDB, o PR e o PMN, a ser firmada no início da tarde de hoje, enfraquece o projeto da senadora Rosalba Ciarlini na disputa pelo Governo do Estado em 2010.

É que essa aliança, segundo uma fonte disse ao blog, tem como objetivo principal manter os deputados Robinson Faria e João Maia no sistema liderado pela governadora Wilma de Faria.

Como se sabe, Robinson e João Maia estão meio trombudos com a governadora, porque entendem que Wilma tem demonstrado certa preferência pela pré-candidatura a governador de Iberê Ferreira.

E o estremecimento das relações políticas entre a governadora e os dois parlamentares pode culminar com a ida de Robinson e João Maia para a oposição, fortalecendo o palanque de Rosalba Ciarlini.

União da base - Atuando como o principal articulador da base aliada do presidente Lula no Estado, Henrique, ao costurar a união do PMDB, PMN e PR, evita que Robinson e João Maia se rebelem e pulem para o lado da oposição.

A estratégia de Henrique é manter unida a base de Lula no Estado visando não apenas a eleição nacional, mas o pleito estadual.

Robinson e João Maia permanecendo no sistema governista, o palanque de Rosalba vai se resumir ao DEM e ao PSDB.

Nem o PPS, que em nível nacional faz aliança com democratas e tucanos, fica no palanque da oposição na eleição para governador.

É muito provável que o PV também fique no palanque da governadora Wilma de Faria.

Dificuldade - Outra dificuldade enfrentada por Rosalba Ciarlini é o fato de o DEM disputar a eleição majoritária com um candidato ao Governo e outro ao Senado.

Sobraria apenas uma vaga de senador para ser negociada com os partidos aliados.

“Como é que o DEM que fazer alianças com outros partidos apresentando uma chapa majoritária com Rosalba para o Governo e José Agripino para o Senado”?, questiona o deputado Nelter Queiroz.

0 comentários:

Postar um comentário