Subscribe:

Páginas

28 de jul. de 2009

Senado: PSDB protocola três representações contra José Sarney no Conselho de Ética

Foto: Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil)
O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (Foto ao centro), protocolou nesta terça-feira (28) três representações por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética contra o presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP).

As medidas foram fundamentadas em quatro denúncias já apresentadas pelo líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM). Na primeira representação, o PSDB aciona Sarney pelo episódio que envolveu o neto dele José Adriano Cordeiro Sarney em supostas irregularidades na operação de créditos consignados no Senado.

Na segunda, os tucanos pediram ao conselho que investigue Sarney pela edição de atos secretos. Os senadores fundamentam a representação com os diálogos da Operação Boi Barrica, da Polícia Federal, que mostram Fernando Sarney negociando com o presidente do Senado a nomeação de um suposto namorado de sua filha. Nas gravações, aparece o nome do ex-diretor-geral Agaciel Maia.

A terceira representação pede investigação por suposta quebra de decoro de Sarney no caso que envolve supostas irregularidades em um convênio de R$ 1,3 milhão da Petrobras com a Fundação Sarney, entidade criada e controlada pelo presidente do Senado.

A assessoria de Sarney informou ao G1 que ele não comentaria as novas representações ao Conselho de Ética. Segundo a assessoria, o presidente do Senado acompanha a recuperação da mulher, dona Marly, que foi operada em São Paulo no último domingo.

Com as três representações, sob para nove o número de medidas protocoladas no Conselho de Ética à espera de julgamento. Além das quatro denúncias de Virgílio, o PSOL já havia apresentado duas representações em função dos atos secretos, sendo uma contra Sarney e outra contra o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL).

Na próxima quarta-feira (5), o Conselho de Ética fará sua primeira reunião de trabalho. O presidente do colegiado, Paulo Duque (PMDB-RJ), deve começar a analisar as denúncias contra Sarney. Duque é o senador que afirmou que “não existia independência total na política” e que chamou a opinião pública de “volúvel”.

O Conselho de Ética é composto de 15 membros. Na composição atual, a base do governo tem dez cadeiras. A oposição conta com cinco.

Se as denúncias forem acolhidas pelo conselho, Sarney poderá ser afastado do comando da Casa. Isto porque, em fevereiro de 2008, o Senado aprovou projeto de resolução que afasta dos cargos de comando da Casa os parlamentares investigados por quebra de decoro parlamentar.

Fonte: G1 da Globo

0 comentários:

Postar um comentário