Subscribe:

Páginas

30 de jun. de 2009

Prorrogação do IPI é criticada por prefeitos de municípios pequenos

Foto: Divulgação
Benes Leocádio destaca importância da Marcha dos Municípios


Os prefeitos estão criticando a manutenção da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor automobilístico e para a linha branca de eletrodomésticos, anunciada nesta segunda-feira (29) pelo Governo Federal.

As críticas partem principalmente dos gestores de municípios de pequeno porte. É o caso, por exemplo, de Carnaúba dos Dantas, que tem cerca de oito mil habitantes e coeficiente 0.6, considerado um pequeno município.

Em Carnaúba as atividades industriais não representam a base da economia do município.

“A prorrogação, apesar de sabermos de alguns aspectos positivos à economia do País, a desoneração acaba dificultando ainda mais a situação de municípios como o nosso”, diz o prefeito de Carnaúba dos Dantas, Alexandre Dantas de Medeiros.

Em Goianinha, município de maior porte e com registro considerável de atividades industriais, a desoneração sobre o IPI significa perspectivas nada animadoras. O prefeito Júnior Rocha considera que há uma tendência de os gestores municipais absolverem novas quedas de transferências.

Os desdobramentos sobre as medidas do Governo Federal quanto ao enfrentamento à crise mundial fazem parte da pauta de discussões que os prefeitos dos municípios brasileiros levarão à Brasília, entre os dias 14 e 16 de julho, durante a 12ª Marcha em Defesa dos Municípios.

Para o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, Luiz Benes Leocádio, a Marcha é um momento importante do movimento municipalista.

“Principalmente porque é interesse dos gestores municipais mobilizarem as bancadas federais em relação aos temas que serão discutidos no evento”, afirma Benes.

0 comentários:

Postar um comentário