Subscribe:

Páginas

27 de mai. de 2009

Audiência Pública na Câmara aponta mudanças para melhorar o funcionamento do Porto de Natal

Foto: Elpídio Júnior
Na manhã desta quarta-feira (27), a Câmara Municipal de Natal realizou uma audiência pública para discutir a atividade portuária no Rio Grande do Norte. A iniciativa foi do vereador Hermano Morais (PMDB).

No seu pronunciamento, na abertura da audiência, Hermano Morais destacou algumas deficiências do Porto de Natal, o que acaba fazendo com que metade da produção de frutas do estado seja escoada através do Porto de Pecém, no Ceará.

O fato de não haver profundidade para o recebimento de navios de grande porte e a ausência de um sistema de navegação por cabotagem (navegação pelo litoral ou através de vias fluviais) dificultam a exportação e importação de algumas cargas, o que acarreta no aumento do preço de determinados produtos para o consumidor final.

Hermano destaco, no entanto, a iniciativa e esforço da Codern para dinamizar a atividade portuária através de mudanças no Porto de Natal que trariam melhores condições para o seu funcionamento.

O vereador também elogiou o fato de a Codern trabalhar também no sentido de ampliar a capacidade de armazenar cargas no Porto-Ilha, em Areia Branca.

Mudanças - Emerson Fernandes, presidente da Codern, anunciou algumas mudanças que deverão melhorar o funcionamento e contribuir para o crescimento do fluxo de cargas no Porto de Natal.

As mudanças compreendem a ampliação do espaço (através da remoção da comunidade do Maruim), a instalação de um terminal pesqueiro e a realização da dragagem (aumento a profundidade de entrada no porto de cerca de 10m para 12,5m), cuja abertura de licitação para início da obra foi publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial.

A secretária de Habitação do município de Natal, Diana Motta, anunciou durante a audiência, a liberação da primeira parte dos recursos para a remoção da comunidade do Maruim para um novo conjunto habitacional que deverá ser construído.

Também estiveram presentes o Capitão de Fragata, Francisco José Vasconcelos, representando a Capitania dos Portos; Antônio Alberto Cortez, sub-secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Pesca; Jefferson Pedrosa, representando a STTU; Jansen Leiros, presidente da Fecomércio; e Josenilson Dantas de Araújo, representando a FIERN.

0 comentários:

Postar um comentário