Subscribe:

Páginas

18 de abr. de 2009

Prefeito João Gomes: "Não existe mais cintura. Só existe pescoço e se apertarmos o cinto vai virar enforcamento"

Foto: Laurivan Souza
Prefeito João Gomes, Wilma, Márcia e Raimundo
na inauguração da nova sede da AMLAP

A inauguração da nova sede da Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar (AMLAP), nesta sexta-feira (17) à noite, virou o cenário ideal para os prefeitos cobrarem da classe política do Estado engajamento em defesa da causa municipalista, sobretudo no atual momento de crise financeira, em que os municípios sofrem com a queda de arrecadação.

Aproveitando a presença da governadora Wilma de Faria, da senadora Rosalba Ciarlini, além de deputados federais e estaduais, o presidente da AMLAP, João Gomes, verbalizou essa cobrança em seu discurso.

Segundo João Gomes, que é prefeito de Brejinho, é preciso fazer valer o pacto federativo, com equilíbrio na divisão dos recursos entre as três esferas administrativas (federal, estadual e municipal).

Hoje, segundo ele, esse equilíbrio não existe e os recursos públicos estão em sua maior parte concentrados em poder da União. "Isso acontece porque o pacto federativo vem sendo desvirtuado em desfavor dos municípios desde a Constituição de 1947", frisou o prefeito.

Não existe mais cintura para as prefeituras

Por conta das dificuldades vividas pelos municípios potiguares - a maior parte deles dependente exclusivamente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que sofreu diversas reduções este ano -, o presidente da AMLAP pediu o apoio da governadora Wilma de Faria, da senadora Rosalba Ciarlini para liderar um movimento dos políticos potiguares em favor das prefeituras.

"Não é possível apertar ainda mais o cinto, como recomendou o presidente Lula, porque não existe mais cintura para as prefeituras. Só existe o pescoço, e neste caso, se apertarmos o cinto, vai virar enforcamento", destacou João Gomes.

Além de Wilma e de Rosalba, participaram da solenidade os deputados federais Rogério Marinho e Sandra Rosado, deputados estaduais Márcia Maia, Ricardo Motta, Walter Alves e Poti Júnior; auxiliares do governo (Raimundo Fernandes, Cláudio Porpino, Jáder Torres); Benes Leocádio (presidente da Femurn), e mais diversos prefeitos dos municípios associados à AMLAP e também de outras regiões do Estado (Alto Oeste, Mato Grande e Seridó).

Também participou do evento o ex-prefeito de Natal, Marcos Formiga, fundador da entidade, em 1984.

0 comentários:

Postar um comentário