O secretário municipal de Saúde, médico Levi Jales, deve deixar o cargo já na próxima semana.
Levi, um profissional competente, mas sem nenhuma experiência no serviço público, foi vítima da complexidade que cerca o cargo de secretário de Saúde.
O cargo é espinhoso. Nos últimos anos nenhum secretário conseguiu êxito à frente da Secretaria de Saúde. Tanto no Estado quanto na Prefeitura.
Levi foi alçado à condição de titular da pasta da Saúde ungido pelas entidades médicas(Sindicato dos Médicos e Conselho Regional de Medicina).
A prefeita Micarla de Souza queria outro nome. Tentou vários, mas a maioria não aceitou o desafio de gerenciar a Saúde de Natal.
Sem êxito nas suas investidas, Micarla não teve outra saída a não ser aceitar a imposição das entidades médicas e nomear Levi Jales.
Levi confirmou ao JH Primeira Edição, deste sábado(21), que realmente está deixando o cargo.
Ele diz que já havia informado ao secretário João Faustino e ao líder da prefeita na Câmara Municipal, vereador Enildo Alves, que iria deixar a pasta da Saúde.
Mas Levi ainda não teve uma conversa com Micarla. Mesmo assim, a prefeita já busca um nome para substituir Levi.
Como o blog já noticiou, o deputado Getúlio Rêgo é o nome da preferência de Micarla.
O deputado confirmou ao blog que foi convidado por Micarla.
De quem é a culpa? - Caso aceite o convite de Micarla, Getúlio só passará um ano no cargo, já que em 2010 terá que se desincompatibilizar para disputar a reeleição.
Isto acontecendo, em pouco mais de um ano a administração de Micarla já iria para o terceiro secretário de Saúde.
Algo que não é bom para o desenvolvimento das ações de saúde do município.
É só observar o exemplo do Governo do Estado. Já se perderam as contas dos secretários que passaram pela Secretaria de Saúde nos dois governos de Wilma de Faria.
E a saúde do Estado continua um verdadeiro caos.
Mas fica um questionamento que sugere um grande debate: a culpa é apenas dos secretários que já passaram, que continuam ou que irão passar pelas Secretarias Municipal e Estadual de Saúde?
Ou será que não falta uma política séria de saúde no âmbito do Estado e da Prefeitura de Natal?
Parece-me que o problema na saúde é uma questão muito menos de nomes e muito mais de prioridade e compromisso dos nossos governantes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)



0 comentários:
Postar um comentário