Subscribe:

Páginas

21 de mar. de 2009

Levi Jales confirma que está deixando a Secretaria Municipal de Saúde

O secretário municipal de Saúde, médico Levi Jales, deve deixar o cargo já na próxima semana.

Levi, um profissional competente, mas sem nenhuma experiência no serviço público, foi vítima da complexidade que cerca o cargo de secretário de Saúde.

O cargo é espinhoso. Nos últimos anos nenhum secretário conseguiu êxito à frente da Secretaria de Saúde. Tanto no Estado quanto na Prefeitura.

Levi foi alçado à condição de titular da pasta da Saúde ungido pelas entidades médicas(Sindicato dos Médicos e Conselho Regional de Medicina).

A prefeita Micarla de Souza queria outro nome. Tentou vários, mas a maioria não aceitou o desafio de gerenciar a Saúde de Natal.

Sem êxito nas suas investidas, Micarla não teve outra saída a não ser aceitar a imposição das entidades médicas e nomear Levi Jales.

Levi confirmou ao JH Primeira Edição, deste sábado(21), que realmente está deixando o cargo.

Ele diz que já havia informado ao secretário João Faustino e ao líder da prefeita na Câmara Municipal, vereador Enildo Alves, que iria deixar a pasta da Saúde.

Mas Levi ainda não teve uma conversa com Micarla. Mesmo assim, a prefeita já busca um nome para substituir Levi.

Como o blog já noticiou, o deputado Getúlio Rêgo é o nome da preferência de Micarla.

O deputado confirmou ao blog que foi convidado por Micarla.

De quem é a culpa? - Caso aceite o convite de Micarla, Getúlio só passará um ano no cargo, já que em 2010 terá que se desincompatibilizar para disputar a reeleição.

Isto acontecendo, em pouco mais de um ano a administração de Micarla já iria para o terceiro secretário de Saúde.

Algo que não é bom para o desenvolvimento das ações de saúde do município.

É só observar o exemplo do Governo do Estado. Já se perderam as contas dos secretários que passaram pela Secretaria de Saúde nos dois governos de Wilma de Faria.

E a saúde do Estado continua um verdadeiro caos.

Mas fica um questionamento que sugere um grande debate: a culpa é apenas dos secretários que já passaram, que continuam ou que irão passar pelas Secretarias Municipal e Estadual de Saúde?

Ou será que não falta uma política séria de saúde no âmbito do Estado e da Prefeitura de Natal?

Parece-me que o problema na saúde é uma questão muito menos de nomes e muito mais de prioridade e compromisso dos nossos governantes.

0 comentários:

Postar um comentário