Subscribe:

Páginas

18 de fev. de 2009

Iberê Ferreira anuncia que RN terá monitoramento de suas águas por satélite

Foto: Jaime Paulino
O vice-governador e secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza, anunciou nesta quarta-feira (18), durante a IV Reunião de Análise e Previsão Climática para o Semiárido Nordestino, a implantação de uma rede de monitoramento automático das águas do RN.

O sistema será composto por mais de 50 estações hidrometeorológicas em todo o Estado e receberá um investimento do Governo da ordem de R$ 6 milhões.

“Com essas estações, teremos informações em tempo real sobre a qualidade e quantidade de água nos nossos reservatórios, além de dados pluviométricos e da vazão dos rios. Os nossos técnicos receberão essas informações através de celular e também via satélite”, explicou Iberê Ferreira.

Até março deste ano, 11 estações estarão em funcionamento nas bacias Apodi-Mossoró e Piranhas-Açu, que receberão as águas do rio São Francisco.

Nesta primeira etapa, a ação faz parte de uma parceria entre o Governo do Estado e a Agência Nacional de Águas, dentro do programa de apoio à implementação do Projeto de Integração do Rio São Francisco às bacias do Nordeste Sententrional.

Na segunda etapa do monitoramento, mais 40 estações hidrometeorológicas serão implantadas pelo Governo do Estado até 2010, através do Programa Semi-árido.

A ampliação receberá um investimento da ordem de 3,3 milhões de dólares, equivalente a mais de 6 milhões de reais e visa melhorar a rede de monitoramento hidrometeorológico do Rio Grande do Norte.

0 comentários:

Postar um comentário