Subscribe:

Páginas

30 de nov. de 2008

Tucanos e democratas estão em lados opostos no RN desde a eleição de 2002

PSDB e DEM estão em lados opostos no Rio Grande do Norte há vários anos. Nas eleições de 2002, 2004, 2006 e 2008, PSDB e DEM(na época PFL) foram adversários.

Em 2002, O então PFL apoiou a candidatura ao Governo de Fernando Bezerra, que amargou a terceira colocação. Mas o partido reelegeu o senador José Agripino.

Já o PSDB se coligou com o PMDB e apoiou para o Governo do Estado a candidatura de Fernando Freire, que foi derrotado por Wilma de Faria. O então senador Geraldo Melo fez dobradinha com Garibaldi Filho e não conseguiu se reeleger.

Na eleição para a prefeitura de Natal em 2004, o PSDB teve como candidato a prefeito o deputado Luiz Almir. Já o DEM disputou o pleito com o deputado Ney Lopes de Souza.

No pleito de 2006, tucanos e democratas continuaram separados. O PSDB de Geraldo Melo foi preterido pelo PMDB, que preferiu fazer aliança com o DEM. Geraldo saiu candidato ao Senado em faixa própria e amargou a terceira colocação. O DEM elegeu a senadora Rosalba Ciarlini.

Por causa do acirramento dos ânimos entre o PSDB e o DEM no Rio Grande do Norte, em 2006, a candidatura do ex-governador Geraldo Alkmin a presidente da República foi totalmente desorganizada no Estado. PSDB e DEM se preocuparam apenas com as candidaturas no âmbito regional.

Na eleição deste ano para a prefeitura de Natal, novamente tucanos e democratas estiveram em lados opostos. O DEM apoiou a candidatura vitoriosa de Micarla de Souza e o PSDB indicou o candidato a vice-prefeito de Wober Júnior, candidato a prefeito pelo PPS.

Atualmente, o PSDB é aliado da governadora Wilma de Faria, que apóia incondicionalmente o governo do presidente Lula. Já o DEM é oposição a Wilma e ao governo Lula.

0 comentários:

Postar um comentário