Projeto é de autoria do deputado Vicentinho(PT-SP).
Fátima acolheu sugestão dos deputados Lobbe Neto (PSDB-SP) e Ivan Valente (Psol-SP) e suprimiu da proposta original a determinação de que o hino fosse executado em todas as solenidades dirigidas à raça negra.
Em seu relatório favorável à proposta, Fátima esclarece que a palavra negritude foi empregada pela primeira vez em 1934, pelo poeta francês Aimée Césaire.
O poeta, que nasceu na Martinica, exaltava os valores da cultura africana e combatia o colonialismo.
"Alguns intelectuais negros adotaram a expressão e passaram a utilizá-la como identidade étnica, bandeira de luta, estandarte de orgulho das suas origens", ressalta a parlamentar potiguar.
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania.



0 comentários:
Postar um comentário