Subscribe:

Páginas

21 de out. de 2008

Parecer de Fátima é favorável a projeto que oficiliza Hino à Negritude

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados aprovou o parecer da deputada Fátima Bezerra (PT) pela aprovação do projeto de lei 2445/07 que oficializa o Hino Nacional à Negritude, do poeta e professor Eduardo de Oliveira.

Projeto é de autoria do deputado Vicentinho(PT-SP).

Fátima acolheu sugestão dos deputados Lobbe Neto (PSDB-SP) e Ivan Valente (Psol-SP) e suprimiu da proposta original a determinação de que o hino fosse executado em todas as solenidades dirigidas à raça negra.

Em seu relatório favorável à proposta, Fátima esclarece que a palavra negritude foi empregada pela primeira vez em 1934, pelo poeta francês Aimée Césaire.

O poeta, que nasceu na Martinica, exaltava os valores da cultura africana e combatia o colonialismo.

"Alguns intelectuais negros adotaram a expressão e passaram a utilizá-la como identidade étnica, bandeira de luta, estandarte de orgulho das suas origens", ressalta a parlamentar potiguar.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania.

0 comentários:

Postar um comentário