Subscribe:

Páginas

29 de out. de 2010

Durante a missa em ação de graças pelo seu aniversário, Rosalba diz que vai precisar da união de todos para enfrentar a crise que encontrará no Governo do Estado

Fotos: Carlos Costa
Durante a missa em ação de graças pelo seu aniversário, nesta quinta-feira(28), na Catedral de Santa Luzia, em Mossoró, a governadora eleita Rosalba Ciarlini comentou as dificuldades que deverá enfrentar quando assumir o Governo do Estado.

Rosalba disse que irá precisar do apoio e da compreensão de todos os potiguares.

"Vou precisar da compreensão, da força e da solidariedade de todos para organizar o Estado e depois darmos passos largos", afirmou a governadora eleita.

E acrescentou: "Já convoquei todos os eleitos, independente dos partidos. Sei que não vai ser fácil, mas se Deus quiser iremos vencer todos os obstáculos".

O celebrante da missa, padre Flávio Augusto, destacou a expectativa em torno do novo governo, ressaltando que Rosalba vai precisar de ajuda para governar. "Ninguém vai salvar o RN sozinho. Precisamos avançar e responder às expectativas da população", enfatizou o padre.
Estiveram presentes à missa os senadores reeleitos José Agripino e Garibaldi Filho; a prefeita Fafá Rosado; o deputado federal Betinho Rosado; os deputados estaduais reeleitos Leonardo Nogueira e Ricardo Motta; a vice-prefeita Ruth Ciarlini; além de vereadores e prefeitos da região.
Rosalba ganhou de presente uma imagem de Santa Luzia, padroeira de Mossoró. Ela disse que vai colocar a imagem no seu gabinete.

Depois da missa, as comemorações alusivas de Rosalba prosseguiram na praça Vigário Antonio Joaquim, com o tradicional bolo de aniversário.

28 de out. de 2010

Vantagem de Dilma Rousseff sobre José Serra é de 14 pontos, aponta pesquisa Ibope



Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (28) aponta Dilma Rousseff (PT) com 57% dos votos válidos e José Serra (PSDB) com 43% na disputa em segundo turno pela Presidência da República.


Como a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, Dilma pode ter entre 55% e 59%, e Serra, entre 41% e 45%. O critério de votos válidos exclui as intenções de voto em branco e nulo e os indecisos.

Na pesquisa anterior do Ibope, divulgada no último dia 20, Dilma aparecia com 56% dos votos válidos e Serra com 44%.

O Ibope entrevistou 3.010 eleitores, de 26 a 28 de outubro. A pesquisa foi encomendada ao instituto pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo". Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número de protocolo 37596/2010.

Votos totais

Pelo critério de votos totais (que incluem no cálculo brancos, nulos e indecisos), Dilma Rousseff soma 52% das intenções de voto, e José Serra, 39%.

As intenções de voto em branco ou nulo acumulam 5%, segundo o Ibope. Os eleitores indecisos são 4%.

Nos votos totais da pesquisa anterior do Ibope, do último dia 20, Dilma tinha 51%, e Serra, 40%. Brancos e nulos eram 5%, e indecisos, 4%.

Fonte: Portal G1

C.Mirim: Uma pérola de texto da assessoria de imprensa

O blog recebeu um texto da assessoria de imprensa da prefeitura de Ceará-Mirim narrando a sessão da Câmara Municipal em que o prefeito Antônio Peixoto apresentou sua versão acerca da crise que assola o município.

O texto, assinado pela jornalista Daiana Brandão, mescla palavras de Peixoto, posicionamento de alguns vereadores e interpretação da própria assessora de imprensa. Diz, entre outras coisas, que Peixoto "saiu nos braços do povo" e que o prefeito tem uma "oratória eloquente".

O blog transcreve o texto na íntegra. Vale a pena ler até o fim. É uma pérola. Muda até o nome do presidente da Câmara, que é Roberto Lima. O texto diz que o presidente se chama Ronaldo Fernandes. Pior: não existe na Câmara nenhum vereador com esse nome. Existe Ronaldo Venâncio.

Confira o texto:

O prefeito Antônio Marcos de Abreu Peixoto foi chamado pela Câmara dos vereadores de Ceará-Mirim para prestar esclarecimentos à população pelas dificuldades que o município vem enfrentando na administração pública local. Demonstrou coragem, confiança, determinação, além de muita força de vontade para resolver a situação atual da cidade.

Na sua abertura, após a fala do presidente da Câmara, Peixoto iniciou o seu pronunciamento.

“Esse problema que vivemos em Ceará-Mirim não é privilégio de nossa cidade. Outros municípios estão em situação ainda pior, atrasando até o pagamento dos funcionários públicos. Nós pelo menos ainda estamos pagando em dia nossos servidores e precisamos do apoio e ajuda de todos”, ressaltou o prefeito.

De acordo com as possibilidades da Prefeitura, Peixoto já fez o que estava ao seu alcance. Tomou todas as providências cabíveis em um curto período de tempo, mesmo diante das dificuldades financeiras do município. Além disso, antes do prazo de 15 dias para comparecer a Câmara Municipal e se pronunciar publicamente aceitou a solicitação dos vereadores. Retratou-se com maestria diante das câmeras de televisão e da sociedade cearamirinense.

Fundamentado pela verdade dos fatos e sob a luz do conhecimento de causa explicou com propriedade a origem dos problemas na coleta de lixo; a falta de energia em alguns órgãos públicos e a interdição do mercado da carne e do peixe. Ressaltou a necessidade de exonerar os cargos comissionados, assim como também respondeu as questões levantadas na área de saúde, educação e moradia. Respaldado por provas documentais e dados estatísticos mostrou a realidade do município e apresentou as medidas que foram e estão sendo tomadas na busca de melhorias para a população.

Dessa forma convenceu a grande maioria dos vereadores e das pessoas presentes demonstrando que é um homem preparado para ser o prefeito da cidade. Um verdadeiro gestor público não é aquele que administra um município em tempo de bonança, mas é nos momentos de crise que se coloca a prova a capacidade de gestão de um prefeito.

Até os vereadores da oposição reconheceram os esforços de Peixoto diante as dificuldades administrativas e econômicas de Ceará-Mirim. Parabenizaram por ter atendido ao convite; disseram que se sentiam honrados com a presença do prefeito, e que sua ida à Câmara Municipal representou um gesto de coragem e profundo respeito pelos cearamirinenses. Alguns se colocaram a disposição para ajudar na resolução dos problemas para o bem do município.

“Sou oposição com responsabilidade. Estou aqui para criticar o que tiver errado e aplaudir o que for certo. Eu quero que a administração dê certo! Somos oposição, mas nós temos que ajudar em nome do povo de Ceará-Mirim”, declarou a vereadora Zélia Santos. “Não votei em Vossa Excelência, mas estou aqui para ajudar no que for preciso para resolver os problemas de Ceará-Mirim. Agradeço pela vinda do prefeito e pelos esclarecimentos prestados”, afirmou o vereador Renato Coutinho.

Durante a sessão plenária o vereador Elcio Clemente também deixou sua mensagem. “Espero que o município possa encontrar as soluções o mais rápido possível para o bem de nossos munícipes, para que o prefeito possa superar as dificuldades e continuar o seu mandato da melhor forma possível”, professou.

Ronaldo Fernandes, presidente da Câmara de Ceará-Mirim disse que é preciso viabilizar uma proposta salutar para resolver os problemas da cidade, independente que os representantes do governo sejam situação ou oposição. “Sinto-me convencido que as providências foram e estão sendo tomadas. Estou grato pelo gesto do prefeito de ter nos atendido em tempo curto e ter vindo nos esclarecer as situações para se restabelecer os serviços públicos”, agradece.

Em nome de todos os parlamentares do município Ronaldo Fernandes reconheceu os esforços do prefeito Antônio Peixoto e afirmou publicamente que é de responsabilidade dos vereadores como representantes do povo cobrar melhorias nos serviços municipais. “Reconheço que em alguns momentos cometemos alguns excessos nas cobranças. Mas o que importa é que saíamos daqui com os serviços retomados e a cidade possa voltar a conviver com os serviços essenciais a população”, declarou.

O vereador Carlos Pereira, conhecido como irmão Carlos chegou a deixar o prefeito emocionado com sua mensagem de apoio e otimismo. Disse que não é a toa que Peixoto é representante de Ceará-Mirim. “Vossa Excelência, tem o meu apoio, respeito e apreço. O caminho é esse! O senhor é um homem escolhido por Deus para governar essa cidade, e foi escolhido pelo povo com a grande maioria dos votos”, destacou.

“Todo governo erra, mas acredito que o senhor vai superar essa situação e vai acertar nos próximos anos de governo, porque é um homem responsável e determinado. Muitos são chamados, mas poucos escolhidos. O prefeito foi chamado e escolhido para cumprir sua missão e vamos à luta!”, conclui o vereador.

A sessão plenária estava lotada e nas ruas próximas a Câmara Municipal, servidores públicos, assim como boa parte dos moradores esperavam com entusiasmo e emoção a saída do prefeito.

Os cearamirinenses gritavam pelo seu nome como forma de apoio e vibravam pela sua eloquente oratória e postura ética diante dos parlamentares presentes. Ao som de aplausos, acolhido pelos populares por abraços e apertos de mão calorosos, Peixoto saiu pelas ruas de ombros, cabeça erguida, consciência tranquila, sorriso no rosto e com um olhar de otimismo no vislumbre de um futuro melhor para a cidade de Ceará-Mirim.

Jornalista Daiana Brandão (DRT-RN1420JT)
Assessora de Comunicação da Prefeitura de Ceará-Mirim.

Fátima Bezerra faz visita ao presidente do TRE

Foto: Divulgação
A deputada federal Fátima Bezerra (PT), coordenadora estadual da campanha de Dilma, fez uma visita de cortesia, na tarde desta quinta-feira (28), ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE),  desembargador Vivaldo Pinheiro.

Fátima parabenizou os membros do TRE pelo trabalho nas eleições deste ano e elogiou os avanços do processo eleitoral.

“Quero aproveitar essa visita para parabenizar o TRE, na pessoa do presidente Vivaldo Pinheiro, pelo trabalho no processo de realização das eleições, que está avançando cada vez mais, principalmente em se tratando da rapidez e do progresso tecnológico”, disse a deputada.

Vivaldo Pinheiro agradeceu a visita da deputada, ressaltando que o quadro técnico do TRE tem se desdobrado para que a eleição ocorra dentro da normalidade.

“A Justiça Eleitoral atingiu um grau de eficiência impressionante. Basta lembrar que, até pouco tempo, as eleições eram manuais, mas agora são totalmente tecnológicas. Em relação às eleições, tomamos todas as providências para que tudo ocorra bem, inclusive em relação à segurança”, enfatizou o presidente do TRE.

OAB: "Seja quem for o presidente eleito, o grande perdedor destas eleições é o eleitor brasileiro"

Foto: Divulgação
Ophir Cavalcante, presidente da OAB Nacional


Dilma Rousseff ou José Serra? Qualquer que seja o presidente eleito no próximo domingo, o grande perdedor destas eleições não será a petista nem o tucano: será o eleitor brasileiro.

A avaliação é do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante Junior. Para ele, o marketing eleitoral encobriu a falta de propostas das duas candidaturas, intensificou a troca de acusações pessoais e tratou o cidadão como “consumidor” de uma “democracia de consumo”.

“Não se viram programas consistentes, que tivessem até parâmetros do próprio orçamento do Estado. Na tentativa de conseguir votos, a campanha sai com um saldo negativo no que diz respeito a propostas factíveis. A maioria das propostas é para tentar ter votos”, considera o advogado.

Em entrevista concedida ao Site Congresso em Foco, o presidente da OAB diz que o alento desta eleição foi a Lei Complementar 135/10, a chamada Lei da Ficha Limpa, que restringiu a candidatura de políticos com condenação em órgão colegiado ou que renunciaram a mandato para escapar da cassação.

Segundo Ophir, a Ficha Limpa despertou um sentimento que parecia adormecido na sociedade – o de que, por meio da mobilização popular, é possível transformar a realidade e exigir posicionamentos dos seus representantes.

Confira a entrevista do presidente da OAB:

Congresso em Foco – Como o senhor avalia o nível da campanha para presidente da República?
Ophir Cavalcante – Com muita preocupação. Infelizmente, as campanhas de um modo geral se preocuparam muito mais em vender a imagem dos candidatos do que propriamente em discutir propostas, como se o eleitor fosse um consumidor e estivesse participando de uma democracia de consumo. Isso nos traz preocupação e nos faz continuar na fiscalização, direcionando um olhar crítico em relação ao próximo governo para que sejam cumpridas as propostas, principalmente as políticas sociais.

Faltou grandeza aos candidatos para se sobreporem ao marketing eleitoral?
Ophir - A partir do momento em que o marketing passou a ter uma preponderância sobre a política de um modo geral – a política concebida dentro de uma grandeza maior –, muito menos se deu ênfase à discussão de programas. Deu-se ênfase muito mais a ataques pessoais. Evidente que uma campanha dessas é tensionada, é sempre nervosa, sempre implica embates, mas embates que não deveriam ser travados no campo pessoal, mas no campo das ideias, das propostas, dos programas. Não se viram programas consistentes, que tivessem até parâmetros do próprio orçamento do Estado. Na tentativa de conseguir votos, a campanha sai com um saldo negativo no que diz respeito a propostas factíveis. A maioria das propostas é para tentar ter votos.

Quem sai perdendo mais?
Ophir - Saímos perdendo todos nós, eleitores, a sociedade de modo geral. O debate se tornou apequenado pela postura que os candidatos adotaram, de confronto direto, pessoal, e não pelo confronto de planos, ideias e programas de governo feitos com critérios.

Isso reforça o descrédito da sociedade em relação aos políticos brasileiros?
Ophir - Ajuda a aumentar o descrédito. Creio que, eleito o próximo presidente da República, no próximo domingo, ele deverá ter uma postura republicana, de grandeza, no sentido de resgatar essa imagem e fazer um governo para todos os brasileiros.

Que mérito a Lei da Ficha Limpa teve nesta eleição?
Ophir - Não tenho dúvida de que a ficha limpa teve o grande mérito de trazer para a sociedade uma discussão que estava restrita a determinados segmentos da sociedade. A gente viu cidadãos de todas as classes discutindo a importância da ética na política. Esta foi a grande revolução que a Ficha Limpa proporcionou a todos nós: uma mudança de olhar, um olhar mais direcionado à ética, à importância da política e da seleção dos candidatos que vão nos representar.

Houve uma pressão popular muito grande em torno dessa lei, seja na coleta das assinaturas, seja na aprovação no Congresso, seja sobre a Justiça depois. É sinal de que a sociedade precisa acordar para outros temas também?
Ophir - Não há dúvida que sim. A ficha limpa ajudou a sociedade a despertar para o seu poder, o poder de transformar, de cobrar, de exigir daquelas pessoas às quais ela delega poder que cumpram as promessas e os anseios da sociedade brasileira.

Depois da ficha limpa, qual deve ser o próximo alvo da sociedade civil?
Ophir - A reforma eleitoral. Para nós, é importante que a sociedade discuta o sistema eleitoral, o sistema partidário. A sociedade precisa participar disso, discutir a validade da reeleição ou não, se o voto deve ser obrigatório ou facultativo. A partir da ficha limpa, temos um campo aberto para maior participação popular. Com essa participação popular, haverá pressão muito forte em relação ao próximo presidente da República, ao próximo Congresso, a respeito da importância de se modificarem os atos políticos a partir de uma reforma eleitoral.

Como a OAB pretende se mobilizar nesse sentido?
Ophir - Já está trabalhando. Entre os dias 16 e 18 de novembro, vamos realizar um seminário em que vamos debater com toda a sociedade civil uma proposta de reforma política para entregar aos próximos presidentes da República e do Congresso, para que essa matéria continue pautada institucionalmente no país, a fim de que possamos enfrentá-la já no primeiro ano de governo. Acreditamos que ela só sairá se for objeto de pressão popular neste primeiro ano. Uma das prioridades da Ordem, em 2011, será exigir do próximo governo a reforma política, juntamente com outras demandas que acontecerão.

Essa reforma política da OAB vai partir de algum modelo específico? Quais são suas bases?
Ophir - A intenção da Ordem é envolver maior participação popular. Mas isso nós iremos discutir de forma mais aprofundada neste seminário de novembro.

A OAB apoia tradicionalmente o Prêmio Congresso em Foco, que premia os parlamentares que mais bem exerceram o mandato ao longo do ano? Que importância tem esse tipo de iniciativa?
Ophir - Todas as iniciativas que estimularem o mérito devem ser incentivadas. O Congresso em Foco tem sido referência para a avaliação dos parlamentares brasileiros. É muito importante continuar prestigiando esse tipo de iniciativa, para que os congressistas, a partir de uma legítima e saudável competição interna, façam o melhor para a sociedade brasileira. Façam mais e melhor para a sociedade. O prêmio quebra o discurso de que todos são iguais, demonstra que é importante que haja diferenças, sobretudo, quando elas criam uma cultura para melhorar a condição de vida da população brasileira.

O senhor disse que a reforma política é uma das prioridades da OAB em 2011. No Judiciário, o combate à morosidade é o grande desafio a ser enfrentado?
Ophir - É preciso fortalecer o Poder Judiciário, buscando cada vez mais a autonomia e a independência do Judiciário. Isso passa também pela autonomia e pelo fortalecimento do próprio Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem sido muito importante para a Justiça brasileira nestes últimos cinco anos.

A imagem da Justiça está melhorando no país?
Ophir - O CNJ tem ajudado a melhorar essa imagem por ter introduzido um item muito importante, que é a transparência do Judiciário. O Judiciário sempre se fechou nele próprio. Era um poder sempre para dentro, e não para fora, para a sociedade. Isso o desacreditava e o afastava cada vez mais do cidadão. A partir do CNJ, houve melhoras significativas. Mas, lamentavelmente, o Supremo Tribunal Federal tem retirado, na questão disciplinar, o poder constitucional do CNJ de analisar diretamente, e não esperar pelas corregedorias, os casos disciplinares mais gritantes envolvendo direções dos tribunais de Justiça.

Em que casos isso ocorreu, por exemplo?
Ophir - O caso mais emblemático foi em Mato Grosso, onde foram afastados o presidente do tribunal, alguns desembargadores e vários juízes. E o Supremo, sob o argumento de que essa questão ainda não havia sido analisada pela corregedoria interna do TJMT, mandou todo mundo voltar. Ou seja, quem o CNJ já havia punido, com a aposentadoria compulsória. É uma coisa que nos preocupa, porque o Conselho Nacional de Justiça tem constitucionalmente o poder de fazer a avocação de processos em curso. Se ele pode avocar, também pode iniciar processos, que não precisam ser analisados primeiro pelas corregedorias.

Qual o problema de as corregedorias abrirem as investigações?
Ophir - Porque as corregedorias dentro dos tribunais têm sido extremamente corporativas, não têm cumprido seu papel. Por isso, criou-se o CNJ como controle externo da sociedade. As corregedorias internas dos tribunais falharam e estão falidas. É preciso resgatar a imagem do Judiciário brasileiro no que diz respeito à disciplina e à inexistência de corrupção.

O senhor avalia que o CNJ corre risco?
Ophir - Se continuarem a retirar esse poder de analisar casos e punir juízes que incorrem em faltas, vão esvaziar o CNJ e tirar sua eficácia constitucional. A sociedade não pode concordar com isso.

O combate à impunidade no Brasil está avançando? É possível dizer que o Judiciário está mais eficiente?
Ophir - A impunidade é o fermento da corrupção. Enquanto não houver um posicionamento firme do Judiciário no combate à impunidade, seja internamente, seja em relação a outros poderes, nós vamos, infelizmente, continuar com essa descrença da sociedade em relação à Justiça. É fundamental que haja total alinhamento entre o Judiciário e esse reclame da sociedade a fim de que a impunidade deixe de ser um fato para ser alguma coisa que, se cometida alguma falta, a pessoa saiba que vai ser efetivamente punida.

Esse problema pode ser resolvido com mudanças na legislação?
Ophir - Precisamos discutir a atualização das leis processuais, isso pode ajudar. Mas não será o bastante. O que precisamos é mudar a cultura do Judiciário e fazer com que a lei seja aplicada da forma mais efetiva, como a sociedade exige.

Presos ou detidos no dia da eleição serão conduzidos para a sede da PF e para o Ginásio Nélio Dias

As pessoas que forem presas ou detidas em Natal, no próximo domingo(31), dia da eleição referente ao segundo turno - nas Zonas Sul, Leste e Oeste – serão conduzidas para a sede da Polícia Federal, no bairro de Lagoa Nova.

Já quem for preso ou detido na Zona Norte, será levado para o Ginásio Nélio Dias.

Os eleitores presos terão serão ouvidos no mesmo dia da eleição.

Desde o dia 26 de outubro que nenhum eleitor pode ser preso ou detido, salvo em flagrante delito.

Ceará-Mirim: Maioria dos vereadores se intimida diante da presença de Peixoto na Câmara Municipal

Dos 10 vereadores que integram a Câmara Municipal de Ceará-Mirim apenas 3 tiveram a coragem de questionar de forma mais incisiva o prefeito Antônio Peixoto durante a presença do chefe do executivo cearamirinense no legislativo municipal nesta quarta-feira(27).

Foram Júlio César, Graça Freitas e Patrícia Juna.

Júlio, na verdade, foi o único que tocou em algumas feridas da administração de Peixoto.

Os demais vereadores se intimidaram com a presença de Peixoto e participaram timidamente da sabatina.

O vereador Irmão Carlos chegou a dizer que Peixoto foi enviado por Deus para cumprir uma missão em Ceará-Mirim.

Peixoto, por sua vez, tentou justificar a crise na prefeitura culpando a queda no FPM.

Não teve a humildade de reconhecer que a crise também é provocada pela incompetência de sua administração em gerir bem os recursos do município.

O prefeito ainda falou sobre sua origem "humilde" e tentou usar do emocionalismo dizendo que sua família estava sofrendo com as críticas que têm sido feitas contra ele.

É evidente que o discurso de Peixoto não sensibiza o povo de Ceará-Mirim, que sofre com os mais diversos problemas.

 Mas a atitude da maioria dos vereadores cearamirinenses é justificável. Vários deles desfrutam das benesses da prefeitura e não querem perder "as boquinhas".

No mais, Ceará-Mirim continua repleta de lixo, com a saúde na UTI e enfrentando todo tipo de problema.

Ufa! Hoje é o último dia para a realização de comícios e propaganda no rádio e na televisão

Hoje é o último dia para a realização de comícios e carreatas com a utilização de equipamentos de som.

Também é o último dia da propaganda eleitoral no rádio e na televisão.

Ufa! Ninguém suporta mais ver e ouvir José serra e de Dilma Rousseff com suas promessas mirabolantes e os ataques pessoais mútuos. Ninguém sabe quem é mais antipático dos dois. Serra e dilma sorriem forçadamente diante das câmeras.

As duas campanhas irão realizar mobilizações em Natal e no interior.

A mobilização da campanha de Dilma deverá ser bem mais intensa, principalmente na capital.

Amanhã e sábado poderá haver movimentação política, mas sem discursos.

Em Mossoró, Rosalba Ciarlini pede votos para Serra e diz que vai encontrar um Estado em crise

Fotos: Assessoria/Rosalba
Em reunião na casa da prefeita Fafá Rosado, Rosalba pediu para os mossoroenses votarem em José Serra


A prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, reuniu lideranças do seu sistema político na noite desta quarta-feira(27) na cidade de Mossoró.

O ato, que serviu também para comemorar o aniversário da governadora eleita Rosalba Ciarlini, se transformou numa reunião em defesa da candidatura do presidenciável José Serra.

Em seu pronunciamento, Rosalba disse que estava mais uma vez entregando uma campanha eleitoral aos conterrâneos, porque sabe da força e da vontade que eles têm em ver o Rio Grande do Norte e o Brasil no caminho do desenvolvimento.

"Cada um aqui entende que vou precisar de apoio para sanear esse Estado. Fazer a reconstrução", afirmou Rosalba.

Ela ressaltou que as dificuldades enfrentadas pelo Estado são apontadas até mesmo pelo atual governador, Iberê Ferreira, e pela ex-governadora Wilma de Faria.

"Se até eles admitem que vou governar o RN em crise, imaginem como está o Estado?", questionou, reforçando a necessidade de ter Serra presidente da República para ajudá-la a adotar as medidas saneadoras.
José Agripino afirmou que a vitória de Serra representa esperança de novos tempos para o RN. "A Rosa não vai poder resolver tudo sozinha", enfatizou o senador.

Também participaram da reunião o deputado federal reeleito Betinho Rosado, o deputado estadual reeleito Leonardo Nogueira, e o deputado estadual eleito Dibson Nasser, além de vereadores de Mossoró e lideranças da região.

Em Macau, palanque dilmista reuniu Garibaldi e Iberê, adversários na disputa pelo Governo do Estado

Fotos: Assessorias de Garibaldi e de Iberê
Iberê deve ter pensado: esse era o palanque que eu queria ter tido na disputa estadual


O palanque pró-Dilma Rousseff na cidade de Macau, nesta quarta-feira à noite, reuniu adversários no último pleito eleitoral na disputa pelo Governo do Estado.

O palanque dilmista acomodou o governador Iberê Ferreira, o senador Garibaldi Filho, e os deputados federais Henrique Alves e João Maia.

Como é sabido, na eleição para o Governo do Estado, Garibaldi apoiou a candidatura vitoriosa da senadora Rosalba Ciarlini, que concorreu com Iberê.
Ainda estavam presentes o prefeito de Macau, Flávio Veras, e os deputados estaduais eleitos Hermano Morais e George Soares, além de prefeitos da região.

Todos defenderam a continuidade do governo do presidente Lula e pediram ao povo de Macau para votar na chapa Dilma Rousseff/Michel Temer.

Em Macau, no 1º turno, Dilma Rousseff teve 8.821 votos, o que representa 59,39% dos votos válidos.

27 de out. de 2010

Prazo para os candidatos apresentarem as prestações de contas da campanha eleitoral acaba terça-feira

Os candidatos, os comitês financeiros e os partidos têm até a próxima terça-feira(2) para entregar à Justiça eleitoral as prestações de contas da campanha eleitoral deste ano.

Mesmo com o feriado de finados o Tribunal Regional Eleitoral(TRE) vai funcionar em regime de plantão para receber as prestações de contas.

O plantão no TRE funcionará nos dias 30 e 31 de outubro e 1º e 2 de novembro, no horário das 13 às 19 horas.

Rosalba e Agripino defendem o nome de José Serra durante reunião na cidade de Currais Novos

Fotos: Assessoria
A governadora eleita, Rosalba Ciarlini, e o senador José Agripino participaram nesta quarta-feira(27) de reunião pró-Serra na cidade de Currais Novos.

Evento aconteceu no Aero Clube e contou ainda com as presenças do deputado federal Felipe Maia, prefeito Geraldo Gomes, deputado estadual eleito Dibson Nasser, além dos prefeitos Alvamar Alves(Bodó), Erivan costa(Lagoa Nova), e Nilton Medeiros(Ouro Branco).
“Serra tem o compromisso de dar o 13º salário do Bolsa Família, o reajuste para os aposentados e o aumento do salário mínimo para R$ 600,00. Quem votou em Rosalba e José Agripino vota em José Serra”, afirmou Felipe Maia.

Os senadores Rosalba Ciarlini e José Agripino aproveitaram a oportunidade e agradeceram a votação que tiveram na região.
Rosalba e Agripino ratificaram o apoio a Serra e pediram o engajamento dos correligionários do Seridó na reta final da campanha.

São Gonçalo: Prefeito Jaime Calado antecipa para esta quinta-feira pagamento dos salários dos servidores

Foto: Divulgação
O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado(foto), anunciou na tarde desta quarta-feira (27) a antecipação do pagamento da folha do mês de outubro de todo o funcionalismo municipal para esta quinta-feira(28), dia do servidor público.

A liberação dos salários, que deveria acontecer apenas no final do mês, será em razão das festividades de São Benedito, Patrono de São Gonçalo, e do feriadão.

Com a antecipação da folha a prefeitura garante uma injeção superior a R$ 2 milhões na economia da cidade e deixa o servidor satisfeito por contar com o salário do mês antes da data prevista.

“Mesmo vivendo um momento de dificuldades nas nossas contas públicas resolvemos beneficiar os nossos servidores. Apesar da crise não podemos deixar de cuidar das pessoas para que elas se sintam cada vez mais motivadas e prestem um serviço de qualidade”, declarou Jaime.

Feriado

Em São Gonçalo do Amarante não haverá expediente nas repartições públicas na próxima sexta-feira (29), por conta do feriado municipal, em comemoração ao Dia de São Benedito.

Já o feriado do servidor público, comemorado nesta quinta, foi transferido para segunda-feira(1º).

Padres Murilo e Miguel participam de caminhada das mulheres em Parnamirim em defesa da candidatura de Dilma Rousseff à presidência da República

Fotos: Divulgação
O comitê pró-Dilma de Parnamirim, coordenado pelo prefeito Maurício Marques, realizou na tarde desta quarta-feira(27) a caminhada das mulheres.

Caminhada contou com a participação da deputada federal Fátima Bezerra, do deputado estadual Fernando Mineiro, do presidente do PT de Parnamim, José Amorim, dos padres Murilo e Miguel e do pastor Sandoval.
A movimentação partiu do Centro Pastoral da Cohabinal e fez parte das atividades pelo Dia Nacional de Mobilização que ocorre hoje em todo o País.

"As pesquisas estão muito boas, mas quero ressaltar que a gente não ganha a partida de véspera. O jogo só é ganho no dia”, disse Fátima Bezerra.

E acrescentou: “Elegemos o operário presidente e agora precisamos eleger a primeira mulher presidente desse País".

Assembléia Legislativa promove nesta quinta-feira audiência pública sobre o Samu Metropolitano e o Consórcio Intermunicipal

A Assembléia Legislativa promove nesta quinta-feira(28), através do Centro de Estudos e Debates, mais uma audiência pública.

Audiência discutirá o tema “Samu Metropolitano e o Consórcio Intermunicipal”.

Evento é uma iniciativa do mandato do deputado Paulo Davim(PV) e começa às 9h30 no auditório Robinson Faria.

Representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, bem como de várias instituições que lidam com o assunto foram convidados para a audiência pública.

Fernando Fernandes será nomeado pelo governador Iberê Ferreira para a Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado

O secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa, Fernando Fernandes de Oliveira, vai acumular também a Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado.

Fernando Fernandes assumirá a SEEL no lugar do vereador Júlio Protásio, que pediu exoneração do cargo para retornar à Câmara Municipal de Natal.

A nomeação de Fernando será publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira(28).

Corregedoria Regional Eleitoral vai realizar correições em 9 municípios durante o mês de novembro

A Corregedoria Regional Eleitoral do TRE definiu o calendário de realização de correições em zonas eleitorais do Estado para o mês de novembro.

Ao todo, são nove circunscrições a serem visitadas pelo corregedor regional eleitoral, Saraiva Sobrinho, e sua equipe de assessores.

A maioria das circunscrições está localizada na região Oeste.

Confira as datas e os municípios que receberão a visita do corregedor e sua equipe:

DIA 8 DE NOVEMBRO
Janduís – 58ª Zona Eleitoral

DIA 9 DE NOVEMBRO
Patu – 37a Zona Eleitoral

DIA 10 DE NOVEMBRO
Alexandria – 41ª Zona Eleitoral

DIA 11 DE NOVEMBRO
Marcelino Vieira – 60a Zona Eleitoral
Luís Gomes – 42a Zona Eleitoral

DIA 12 DE NOVEMBRO
Portalegre – 63a Zona Eleitoral

DIA 17 DE NOVEMBRO
São Bento do Norte – 52a Zona Eleitoral

DIA 18 DE NOVEMBRO
João Câmara – 10a Zona Eleitoral

DIA 19 DE NOVEMBRO
Poço Branco – 62a Zona Eleitoral.

Dilma e Serra: Foi demais para o Polvo!

Vereadores têm a chance de sabatinar prefeito Peixoto sobre a crise financeira e administrativa de Ceará-Mirim

Foto: Divulgação
O vereador Júlio César(foto) disse ao blog que vai pedir todos os esclarecimentos necessários ao prefeito Antônio Peixoto(PR) durante a presença do chefe do executivo cearamirinense à Câmara Municipal nesta quarta-feira(27).

“Os vereadores não podem deixar passar essa oportunidade sem questionar de forma clara e incisiva o prefeito sobre os graves problemas financeiros e administrativos que afetam Ceará-Mirim”, afirmou Júlio César.

Segundo o vereador, quase todas as prefeituras do Estado passam por dificuldades, mas nenhuma enfrenta o caos que se instalou em Ceará-Mirim.

“A crise financeira e administrativa da prefeitura de Ceará-Mirim é decorrente, em grande parte, da falta de competência e de planejamento do prefeito e de sua equipe de auxiliares”, enfatizou o vereador,  acrescentando: "Nós,vereadores, não podemos achar que tudo isso é normal e que o prefeito não tem culpa por todos esses problemas que afetam o povo de Ceará-Mirim".

Júlio César está correto. E é bom que os demais vereadores não se intimidem diante de Peixoto com medo de perder as “boquinhas” que têm na prefeitura.

Ceará-Mirim atravessa séria crise e não é apenas pela queda do FPM.

O prefeito Peixoto e sua equipe são os responsáveis diretos pela situação de caos a que chegou Ceará-Mirim.

A Câmara Municipal tem um papel importante nesse processo e não deve ficar omissa.

E o prefeito não pode querer que os vereadores e a população aceitem a justificativa de que a situação vivida por Ceará-Mirim é apenas por causa da queda do FPM e por problemas das gestões anteriores.

Peixoto precisa ser humilde e reconhecer os erros cometidos nesses primeiros dois anos à frente do executivo cearamirinense.

Ceará-Mirim: Feriado do Dia do Servidor, que transcorre amanhã, foi transferido para a próxima segunda-feira

O prefeito Antônio Peixoto baixou Decreto transferindo para a próxima segunda-feira(1º) o feriado alusivo ao Dia do Servidor Público, que transcorre nesta quinta-feira(28).

Os efeitos do Decreto não se aplicam aos órgãos ou entidades institucionais responsáveis por atividades ou serviços considerados essenciais.

São os casos do Hospital Municipal Percílio Alves de Oliveira, Guarda Municipal e equipes do Programa Saúde da Família(PSF).

Garibaldi e Henrique fazem campanha pró-Dilma e Michel Temer na cidade de Pau dos Ferros

Fotos: Everton Dantas
O senador Garibaldi Filho e o deputado federal Henrique Alves fizeram campanha em favor de Dilma Rousseff nesta terça-feira(26) na cidade de Pau dos Ferros.

Foi a continuidade das mobilizações do PMDB em defesa da candidatura de Dilma.

Em seu pronunciamento, durante comício, Garibaldi defendeu a continuidade do Governo Lula. Garibaldi citou dois exemplos para justificar a sua defesa da continuidade do Governo Lula.

O primeiro foi em relação ao programa Bolsa Família, que em Pau dos Ferros beneficia 3.312 famílias, gerando um repasse mensal de R$ 322.602,00.

O segundo exemplo foi a unidade local do Instituto Federal de Educação Tecnológica. O IFRN de Pau dos Ferros foi inaugurado em setembro de 2009 e hoje atende a 780 alunos distribuídos em dois cursos de ensino técnico (alimentos e informática); um curso superior (química); e duas especializações.

“Tudo isso começou agora, com o Governo Lula. Temos esses dois casos, são exemplos fortes do que o Governo Lula representa para Pau dos Ferros. E isso não pode acabar”, afirmou o senador do PMDB.

E acrescentou: “Se no dia 31 de outubro for eleito um presidente que não represente a continuidade do Governo Lula, isso pode ser revogado. Vejam o que está acontecendo com o programa do leite aqui no Estado. Foi um programa criado no meu Governo e que agora passa por dificuldades”.
Além de Garibaldi e de Henrique, o ato político de apoio à chapa formada por Dilma Rousseff e Michel Temer contou com a presença do deputado estadual eleito, Gustavo Fernandes; do diretor do Dnocs, Elias Fernandes; do ex-prefeito Nilton Figueiredo; além de outras lideranças da região do Alto Oeste.

Macau

Nesta quarta-feira(27), Garibaldi e Henrique estarão na cidade de Macau participando de mais um comício pró-Dilma no Estado.

Em Macau, no primeiro turno, Dilma obteve 8.821 votos, o que equivale a 59,39% dos votos válidos.

Rosalba, Agripino e João Faustino reúnem lideranças do Alto Oeste e pedem apoio para José Serra

Fotos: Franskin Leite

A governadora eleita, Rosalba Ciarlini, e o senador José Agripino estiveram nesta terça-feira(26) na cidade de Pau dos Ferros. Os dois líderes do DEM participaram de reunião pró-candidatura de José Serra à presidência da República.

Também esteve presente ao encontro o senador tucano João Faustino.

Faustino disse que com Serra presidente as prefeituras voltarão a respirar, “porque ele tem sensibilidade e sabe a dificuldade que as prefeituras estão tendo com a diminuição do repasse do FMP”.
O prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego, referendou as palavras de João Faustino e lembrou que o FPM de 2009 caiu em relação a 2008, e em 2010 diminuiu em relação a 2009.

“Pau dos Ferros, por exemplo, teve uma queda de 400 mil reais. A dificuldade de administrar está em todas as prefeituras e é muito importante essa sensibilidade de Serra”, afirmou Leonardo.

Saúde vai melhorar

José Agripino ressaltou que com Serra presidente o Bolsa Família vai continuar. “Além do Bolsa Família Serra vai dar emprego e o salário mínimo será de R$ 600,00”, frisou o líder do DEM.
Rosalba Ciarlini enfatizou que com Serra presidente a saúde vai melhorar. “Serra criou os agentes de saúde e os genéricos, ações importantíssimas para a saúde. Com Serra presidente a saúde vai melhorar, porque o Brasil pode mais”, assinalou Rosalba.

Participaram ainda da reunião pró-Serra o deputado federal Felipe Maia; os estaduais Getúlio Rego e Raimundo Fernandes; os prefeitos Leonardo Rego (Pau dos Ferros),Galeno Torquato(São Miguel),Marco Aurélio (Riacho da Cruz), Gilson Dias(Francisco Dantas), Edson Melo(Itaú) e Expedito Salviano(Venha Ver); e os ex-prefeitos Augusto (Pilões) e Luizão (Serrinha dos Pintos).

26 de out. de 2010

Definida programação da campanha de Dilma Rousseff em Natal e no interior até sábado

A coordenação do Comitê Suprapartidário pró-Dilma definiu a agenda de mobilizações da reta final da campanha na capital e no interior do Rio Grande do Norte.

No Dia Nacional de Mobilização “O Brasil vota 13”, marcado para esta quarta-feira (27), haverá eventos simultâneos em todas as regiões do Estado.

Neste dia estão programados “caminhadões” nas zonas Oeste e Norte de Natal.

Parnamirim, por sua vez, vai realizar a caminhada “Mulheres com Dilma”. Já em São Gonçalo do Amarante, haverá comício-relâmpago nas comunidades de Guajirú e Olho D’água do Carrilho.

A agenda prossegue na quinta-feira (28), com atividades dos comitês setoriais, “caminhadão” nas avenidas Itapetinga (Zona Norte) e Engenheiro Roberto Freire (Zona Sul), além de comícios-relâmpagos no interior.

A sexta-feira (29) foi reservada para o dia de mobilizações no Seridó.

Em Natal, além das atividades dos comitês setoriais, haverá mobilização no centro, com concentração no calçadão da Rua João Pessoa.

No sábado (30), estão programados eventos em Natal, Parnamirim e Caicó. Às 15h do sábado, será dada a largada da mini-carreata de Nova Parnamirim, comandada pelo Comitê dos Bancários.

Uma hora depois, é a vez da largada da carreata que vai da zona Sul de Natal até Parnamirim, com concentração na Av. Engenheiro Roberto Freire, próximo ao Praia Shopping.

Gesane cobra cumprimento de acordo permitindo que a escolha do novo defensor público do Estado seja feita através de lista triplice da própria defensoria pública

Foto: Divulgação
A deputada estadual Gesane Marinho (foto) fez pronunciamento na sessão desta terça-feira(26) da Assembléia Legislativa em defesa da nova luta dos defensores públicos do Rio Grande do Norte.

A luta é pelo cumprimento do acórdão unânime do Tribunal de Justiça que determina que a escolha do novo defensor público-geral do Estado seja feita por meio de lista tríplice formada por profissionais da carreira e eleita pela própria categoria.

Segundo a deputada, há uma divergência entre as legislações federal e estadual sobre a matéria.

Ela ressalta, no entanto, que o próprio Tribunal, por meio de decisão publicada no dia 8 de setembro deste ano, determinou que o cargo de defensor-geral deve ser ocupado por um profissional da carreira, estável e com mais de 35 anos de idade.

Esses pré-requisitos, de acordo com Gesane, são atendidos por um grupo de defensores públicos hoje em dia.

Atualmente, a escolha tem sido feita, exclusivamente, pelo chefe do executivo estadual, que pode indicar qualquer advogado com registro na Ordem dos Advogados do Brasil para o exercício do cargo.

“A escolha por meio da lista tríplice já acontece em diversas defensorias públicas do Brasil e já é hora do RN avançar neste sentido, dando mais independência à instituição e valorizando sua categoria, assim como já ocorre com o Ministério Público”, argumentou Gesane.

A parlamentar aproveitou o seu pronunciamento para cobrar a autonomia financeira da defensoria potiguar.

“A autonomia financeira permite a realização de auto-ajustes menos burocráticos na instituição, o que proporciona a prestação de um serviço com mais qualidade para a população menos favorecida”, enfatizou Gesane Marinho.

Disputa presidencial: Datafolha mostra Dilma com 56% e Serra com 44% dos votos válidos

Margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
No total de votos, petista registra 49%, e tucano, 38%.

Do Portal G1

Pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta terça (26) indica que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, tem 56% dos votos válidos, e o candidato do PSDB, José Serra, 44%. Os votos válidos excluem brancos, nulos e indecisos.

O segundo turno da eleição, no próximo domingo (31), decidirá quem será o novo presidente da República, a partir de 1º de janeiro.

Realizado nesta terça, o levantamento do Datafolha ouviu 4.066 pessoas em 246 municípios e tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Isso quer dizer que Dilma pode ter de 54% a 58%, e Serra, de 42% a 46%.

O resultado em votos válidos é o mesmo da pesquisa anterior, realizada no dia 21.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo” e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 37404/2010.

Votos totais

Se considerados os votos totais (que incluem brancos, nulos e indecisos), Dilma soma 49% das intenções de voto, e Serra, 38%, segundo o Datafolha. Os brancos e nulos são 5%, e os indecisos, 8%.

Na pesquisa anterior, no dia 21, Dilma registrou 50%, e Serra, 40%. Brancos e nulos eram 4%, e os indecisos, 6%.

Ex-prefeito e ex-vereadores de Serra do Mel são acusados pelo MPE de improbidade administrativa

O 4º Promotor de Justiça da Comarca de Mossoró, José Hercy de Alencar deu início a uma Ação Civil Pública contra 8 ex-vereadores e um ex-prefeito de Serra do Mel.

A ação diz respeito a um ato de improbidade que teria sido cometido pelos governantes nos ano de 2000 e 2001.

Entendendo por improbidade não apenas a prática de enriquecimento ilícito mas, também desonestidade aos princípios constitucionais o Promotor de Justiça julgou ilegal o acordo realizado entre a prefeitura e a Câmara de vereadores para o pagamento do duodécimo atrasado.

De acordo com o que consta na publicação da Ação Civil Pública, no ano 2000 a Câmara de Vereadores impetrou uma ação cobrando do Município de Serra do Mel o repasse do duodécimo dos meses de outubro, novembro e Dezembro.

Uma decisão interlocutória determinou o pagamento de R$ 49 mil, valores referentes aos meses de outubro e novembro de 2000.

No entanto a Prefeitura e a Câmara homologaram um acordo para o pagamento de 30 mil reais dividido em 5 parcelas a serem pagas em 2000 e 2001.

A improbidade foi caracterizada, já que de acordo com a Constituição Federal, os créditos suplementares repassados aos poderes Legislativo e Judiciário não podem ser menor ou maior ao percentual previsto por lei.

No no caso, a Câmara de Vereadores abriu mão de receber mais de 19 mil reais, o que, sob a ótica da promotoria, contraria os princípios de Administração Pública, Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

Para averiguar os fatos a Promotoria determinou que os ex-vereadores e o ex-prefeito fossem notificados para apresentarem manifestação por escrito.

Ainda determinou que de acordo com o averiguado, fosse realizado o pedido de perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de 3 a 5 anos, proibição do direito de ser contratado direta ou indiretamente pelo Poder Público e o pagamento de multa até 100 vezes maior que o valor da remuneração dos agentes políticos.

Fonte: Assecom/MPE

Agnelo Alves conversa com Fátima Bezerra e diz que irá reforçar a campanha de Dilma em Parnamirim

Foto: Emerson do Amaral
Fátima ladeada pelo prefeito Maurício Marques e o deputado estadual eleito Agnelo Alves


Após conversar com a deputada federal Fátima Bezerra, nesta terça-feira26), o ex-prefeito e deputado estadual eleito, Agnelo Alves, anunciou que vai reforçar a campanha de Dilma Rousseff em Parnamirim nesta reta final do segundo turno.

O prefeito Maurício Marques também participou da conversa.

“É um apoio significativo o de Agnelo, o deputado estadual mais votado no município, prefeito que fez muito pela cidade e uma liderança importante no cenário político estadual”, disse Fátima.

Agnelo afirmou que não tinha motivos para mudar de voto. “É a candidata do meu partido, teve meu voto no primeiro turno, por que não terá no segundo turno?", enfatizou Agnelo, rechaçando informações de que ele estaria propenso em votar no candidato do PSDB, José Serra.

O prefeito Maurício Marques disse que a eleição de Dilma é importante para dar continuidade a uma série de parcerias da prefeitura com o governo federal.

Fátima esteve em Parnamirim nesta terça-feira para a solenidade de entrega de 26 casas aos moradores de Moita Verde, uma comunidade quilombola encravada no bairro Jóquei Clube.

A entrega das casas faz parte da primeira etapa de um projeto de urbanização maior, que consiste na pavimentação e drenagem de ruas, construção de lagoa de captação de águas pluviais, regularização fundiária e qualificação profissional.

Peixoto vai a Câmara nesta quarta-feira prestar esclarecimentos sobre caos administrativo

O prefeito Antônio Peixoto(PR) comunicou à presidência da Câmara Municipal de Ceará-Mirim que irá nesta quarta-feira(27) ao legislativo cearamirinense prestar esclarecimentos sobre as medidas adotadas na área administrativa do município.

Como o blog já noticiou, Peixoto exonerou todo seu secretariado, 274 cargos comissionados e mais de 100 pessoas que tinham funções gratificadas na Prefeitura de Ceará-Mirim.

Peixoto foi obrigado a fazer as exonerações em razão do município ter extrapolado o limite prudencial, o que não é permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal(LRF).

Peixoto será sabatinado pelos vereadores cearamirinenses na sessão desta quarta-feira, que começa às 16 horas.

Peixoto deverá ser bombardeado pelos vereadores.

Aos 79 anos, morre o senador Romeu Tuma

Foto: Divulgação
O senador Romeu Tuma(foto) morreu às 13h desta terça-feira(26), aos 79 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em decorrência de falência de múltiplos órgãos.

Internado desde o dia 2 de setembro, ele passou por uma cirurgia cardíaca no dia 2 de outubro, quando foi colocado um dispositivo de assistência ventricular chamado Berlin Heart - o aparelho é um coração artificial.

O corpo será velado na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Romeu Tuma começou sua carreira política em 1994, quando foi eleito senador, mas se projetou nacionalmente como policial. Casado com Zilda Dirane, Tuma teve quatro filhos e nove netos.

Nascido na capital paulista em 4 de outubro de 1931, Tuma ingressou na Polícia Civil do Estado em 1951, na função de investigador. Nos anos 60, concluiu o curso de direito na PUC e se tornou delegado em 1967.

Em 1994, concorreu a uma vaga no Senado pelo PL (Partido Liberal). Ficou com a segunda vaga no Senado, à frente de Luiza Erundina (PT).

Em 1997 transferiu-se para o PFL. No ano seguinte sofreu um infarto e colocou quatro pontes de safena. A partir daí, os rumores sobre sua saúde tornaram-se freqüentes.

Em 2000, disputou a Prefeitura de São Paulo pelo PFL, mas ficou apenas em quarto lugar. Dois anos depois, porém, conseguiu se reeleger, ficando novamente em segundo lugar, à frente de Orestes Quércia (PMDB).

Após a reeleição de Lula em 2006, deixou o partido se transferiu para o PTB, que integrava a base aliada.

Neste ano, disputou novamente uma vaga ao Senado ficando em quinto lugar com 10,79% (3.970.169 de votos).

Fonte: Folha Online

Robinson volta ao RN com saúde em dia

Deu na coluna Observatório DN

O vice-governador eleito Robinson Faria (PMN) volta hoje ao RN depois de cinco dias em São Paulo para tratamento de uma diverticulite diagnosticada na semana passada.

O deputado comemora a boa notícia de que a doença cedeu aos medicamentos e os médicos descartaram a necessidade de uma intervenção cirúrgica.

Volta a tempo de se engajar na campanha de Dilma Roussef.