Subscribe:

Páginas

2 de jan. de 2011

Em solenidade bastante prestigiada, vereador Edivan Martins assume presidência da Câmara Municipal e Natal

Fotos: Elpídio Júnior
Edivan assina o termo de posse como novo presidente da Câmara Municipal de Natal
Prefeita Micarla de Souza e os membros da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Natal
Edivan faz seu primeiro pronunciamento como presidente da Câmara Municipal de Natal


A Câmara Municipal de Natal tem nova mesa diretora. A posse dos novos integrantes da mesa diretora do legislativo natalense aconteceu na tarde de ontem e foi bastante prestigiada.

A sessão especial foi realizada no plenário do Palácio Padre Miguelinho e contou com a participação do senador João Faustino, da prefeita Micarla de Sousa, do vice-prefeito Paulinho Freire, dos deputados estaduais Ricardo Motta e Sargento Siqueira, além de várias autoridades e familiares dos vereadores, que lotaram o plenário e as galerias da Casa.

A nova mesa diretora da Câmara Municipal de Natal tem a seguinte composição:

Presidente: Edivan Martins(PV)

1º Vice-Presidente: Ney Lopes Júnior(DEM)

2º Vice-Presidente: Júlia Arruda(PSB)

3º Vice-Presidente: Maurício Gurgel(PHS)

1º Secretário, Júlio Protásio(PSB)

2º Secretário: Albert Dickson(PP)

3º Secretário: Adão Eridan(PR).

O 4º Secretário, vereador Chagas Catarino(PP), só tomará posse posteriormente, pois ocupa o cargo de secretário Municipal de Juventude, Esporte e Lazer.

Perfil

Edivan Martins tem 51 anos e nasceu no bairro das Quintas, onde também iniciou sua carreira política.

Casado e pai de três filhas, é formado em jornalismo, administração e direito pela UFRN.

Elegeu-se vereador pela primeira vez em 1988. Essa é a primeira que ele assume o comando da Câmara Municipal.

Antes, já ocupou os cargos de vice-presidente e primeiro secretário do legislativo municipal.

Edivan Martins foi ainda secretário Municipal de Esporte e Lazer entre 2001 e 2004 e ocupou o cargo de secretário de Educação de Natal nos últimos meses.

Rosalba chora ao falar sobre o pai e a mãe

Durante o primeiro discurso de Rosalba Ciarlini, no Teatro Alberto Maranhão, um momento de emoção que levou a governadora às lágrimas.
Foto: Canindé Soares
Foi quando ela fez referência à família, principalmente ao pai, Clóvis, e à mãe, Conchecita(já falecida).

Eis o trecho em que Rosalba fez referência à família:

"Partilho a luta diária pela causa pública, que hoje reinicio, com a minha família, de quem nunca faltou a renúncia, o estímulo, o conselho, o carinho: Carlos Augusto, companheiro, amigo e constante parceiro em nossa determinação comum de, com dignidade, servirmos ao Rio Grande do Norte; meus filhos, Karla, Marlos, Lorena e Carlos Eduardo, orgulho da mãe, que, malgrado as naturais dificuldades, tenta dividir-se na dedicação ao serviço público e na retribuição incondicional à afeição filial; os netos, que já dão alegria a algumas amarguras da vida; meu querido pai, Clovis, cujo legado de honra busca preservar incondicionalmente a filha Governadora, junto à saudade sem fim nem trégua da mulher que me marcou vida e me moldou a alma, Conchecita, minha mãe".

1 de jan. de 2011

Governadora Rosalba Ciarlini: "A hora é de reconstruir unindo e avançar somando"

No segundo pronunciamento do dia, como governadora, Rosalba Ciarlini usou enfaticamente as palavras “reconstrução” e “avançar”.

Confira os principais trechos do discurso, feito no Palácio da Cultura, depois de receber o governo das mãos de Iberê Ferreira:
Fotos: Canindé Soares

RECONSTRUÇÃO

Vamos reconstruir os serviços públicos – a segurança, a educação, a saúde, a infraestrutura – para que eles cumpram com eficiência e dignidade o papel de melhorar a vida de quem precisa deles.

Vamos reconstruir as finanças do estado, hoje em completo desequilíbrio, por falta de espírito republicano de quem deveria zelar pela coisa pública.

Vamos reconstruir a credibilidade do estado, abalada pelo endividamento irresponsável e pela incapacidade de honrar até os compromissos mais sagrados, como o pagamento em dia, sem sufoco, dos vencimentos do funcionalismo.

ESTADO-PREGUIÇA

Chega do estado-preguiça e do governo-mendigo, que fizeram o rio grande do perder obras e investimentos, tirando dos potiguares oportunidades e empregos.

Esse tipo de estado, esse perfil de governo, não têm mais lugar na história e no desejo da população, que se cansou de expectativas cumpridas e de promessas quebradas.

O cansaço ficou muito claro nas últimas eleições, quando a maioria dos potiguares escolheu a mudança que nós encarnamos, com os nossos projetos, as nossas idéias, sintonizadas com um estado e um governo diferente do que temos tido.

O RN NÃO PODE PARAR

Vivemos um tempo de estabilidade e de crescimento econômico nacional, mas também de alta competição entre estados e regiões, por recursos públicos e por investimentos privados.

Esse ambiente acirrado exige dos governos estaduais um novo perfil, com energia política e dinamismo administrativo acima da média. Quem não perceber a necessidade desse novo estado, continuará no atraso do crescimento social e econômico, sem responder às demandas cada vez maiores – e sempre justas – da população.

Porque é ela quem sabe onde o sapato aperta. É ela quem sabe que a hora é de urgência e de ação.

A saúde e a segurança não podem mais esperar. O professor e o aluno; os jovens e os trabalhadores; que as crianças, as mulheres, os idosos; a fome, o emprego, o desenvolvimento não podem esperar.

O Rio grande do norte não pode esperar. Chegamos a um ponto em que quase tudo está por fazer ou, na melhor das hipóteses, por refazer.


AVANÇAR SOMANDO

Mas, não fui eleita apenas para reconstruir o que não está direito ou para dar um jeito no que parece não ter jeito.

Eu fui eleita, principalmente, para avançar. Para transformar em crescimento social, com benefícios para todos, as riquezas naturais e vocações produtivas. Para fazer do rio grande do norte o espelho do seu povo – forte, corajoso, trabalhador.

E para fazer isso acontecer, é preciso ter a noção clara de que o nosso estado é diferente do que era.

Já não somos o estado do sal, do algodão, do gado e da scheelita. Temos novas fronteiras econômicas a consolidar ou a desbravar, agregando-lhes valor e gerando oportunidades para as pessoas.

O turismo, a fruticultura, a mineração, a arte e a cultura, a ciência e a tecnologia, a geração de energia, a carcinicultura e a pesca – são novas fontes de trabalho e renda que poderiam estar muito mais desenvolvidas se não tivéssemos empacado ou andado para trás nos últimos anos.

A hora é de reconstruir unindo, de avançar somando. Vamos juntos, porque o Rio grande do norte depende do esforço de cada um para ser a terra dos sonhos dos de todos nós.

Viva o Rio Grande do Norte!

Viva o povo potiguar!

Iberê Ferreira transmite cargo a Rosalba Ciarlini, que neste momento profere seu segundo discurso em frente ao Palácio da Cultura

Depois da solenidade de posse no Teatro Alberto Maranhão, a governadora Rosalba Ciarlini e o vice-governador Robinson Faria seguiram em carro aberto até o Palácio da Cultura.

Lá, esperava Rosalba e Robinson o ex-governador Iberê Ferreira.

Foto: Demis Roussus
Numa solenidade rápida e sem constrangimentos, Iberê transmitiu o cargo a Rosalba.

Em seguida, o ex-governador cumprimentou os presentes e deixou o Palácio da Cultura.

Neste momento, Rosalba faz o seu segundo pronunciamento como governadora, num palanque armado em frente ao Palácio da Cultura.

Ao lado de Rosalba está o vice-governador Robinson Faria.

Discurso de posse de Rosalba Ciarlini

Confira os principais trechos do primeiro pronunciamento da governadora Rosalba Ciarlini ao povo do Rio Grande do Norte:

Fotos: João Gilberto
- Não tenho receio de confessar, neste momento solene e de assunção de tantas e tão graves responsabilidades, não temo proclamar publicamente que meu primeiro sentimento é ainda de intensa reflexão interior, plena de questionamentos e perplexidades, por haver sido eu a escolhida.

Desde a memorável campanha do ano ontem findo, que culminou com a consagradora vitória de três de outubro, creiam-me os norte-rio-grandenses, esmaga-me a convicção de que, aplaudida, festejada e por fim escolhida, por trás do êxito, e suas alegrias, está oculta uma contida, mas extremamente forte e rica expectativa popular, a qual o Rio Grande do Norte, pela expressão de seu corpo eleitoral, resolveu confiar-me.

Desvendar estas expectativas, e, mais que isso, desvelar as razões do povo para confiá-las a mim, certamente tornará ostensiva a justa medida de minha escolha, e a causa política de estar hoje aqui, perante Vossas Excelências, Senhores Deputados e Senhoras Deputadas, para dizer: eis-me pronta para servir ao meu povo, nos limites mais extremos de minhas possibilidades humanas, como Governadora do Rio Grande do Norte.

CONVOCAÇÃO PARA UMA ADMINISTRAÇÃO MODERNA

Convoco todas as lideranças políticas do Estado, os Poderes Legislativo e Judiciário, o Tribunal de Contas e o Ministério Público, os quais saúdo respeitosa e confiantemente, convoco a sociedade organizada, os sindicatos, os trabalhadores e empresários, para construirmos juntos uma Administração moderna, que não expõe nem na sua face visível, nem nos seus propósitos mais reservados, a cicatriz infamante de amarras a interesses subalternos, ou submissão a sentimentos ou acomodações pessoais.

Confronto-me, entretanto, com a primeira e angustiante dúvida. Onde encontrar forças para enfrentar tão grande desafio, que chega ao paroxismo de pretender domar as paixões da alma humana, cujas fragilidades não se podem ocultar, e sou a primeira a confessar?

No meu aprendizado na administração de Mossoró, todavia, e depois no exercício do honroso mandato de Senadora da República, que me foi confiado pelo generoso reconhecimento do povo do Rio Grande do Norte, pude comprovar que a dedicação à causa pública nasce dos mais nobres sentimentos pessoais, que cumpre estimular na cidadania, e a verdadeira cidadania é superação das tibiezas pessoais da alma.

A sociedade organizada e o civismo individual são indispensáveis ao êxito dos bons propósitos dos organismos públicos, cuja tarefa mais urgente é esta: devolver a autoestima aos cidadãos, despertar neles a consciência de parcela viva e atuante do ser coletivo, e incentivar em cada um suas potencialidades de serviço.

A justiça social não se realizará enquanto alguém tiver o monopólio do mando, nem mesmo se este alguém for o Governo legal, porque nada do que é só é social.

DESORDEM ORÇAMENTÁRIA E DESCONTROLE FINANCEIRO

Na Legislatura que se vai iniciar a 1º de fevereiro, terei oportunidade de apresentar à Assembleia Legislativa a Mensagem determinada pela Constituição, sobre a situação do Estado.

Aqui e agora, porém, não posso deixar de registrar e compartilhar com a sociedade minha mais profunda e justificada preocupação sobre a desordem orçamentária e descontrole financeiro que se está abatendo sobre o Estado, neste final de exercício e de mandato governamental.

Havíamos designado Comissão de dedicados colaboradores voluntários, os quais, tendo por rumo a transição de Governo, pudessem levantar os dados necessários à percepção da real situação financeira do Estado. A esta Comissão, composta do Deputado Paulo Davim, dos doutores Frederico Menezes, Thiago Cortez, João Augusto Cunha Melo, Ricardo Marinho Nogueira Fernandes, sob a coordenação do doutor Obery Rodrigues, a gratidão da Governadora e o reconhecimento do Estado pelo excelente trabalho.

Aos levantamentos da Comissão de Transição, entretanto, nos últimos dias se acrescentaram fatos comprovados e indícios extremamente graves acerca da manipulação indevida e ilegal de recursos com destinação específica para fins diversos, ao completo arrepio das regras de execução orçamentária, da fiscalização financeira das contas públicas, e dos deveres impostos pelas leis federais de responsabilidade fiscal.

Iniciaremos o novo Governo com a triste tarefa, que pensávamos coisa do passado, de verificar o dano causado à saúde financeira do Estado, com propósito de nocivo comprometimento da futura Administração. Será este, entretanto, o primeiro momento de mostrarmos a mais total transparência, informando à sociedade o prejuízo que lhe foi causado, e apontando-lhe todos os responsáveis.

Não nos desanima, porém, esta tarefa ingrata, da qual supúnhamos que um Governo legitimamente eleito pelo povo fosse poupado.

SEM CONCHAVO E COM TRANSPARÊNCIA

Aproveito o episódio, entretanto, para dele tirar a primeira lição: no Rio Grande do Norte não vai mais haver conchavo secreto em gabinetes ocultos para prejudicar o povo.

E um compromisso público: a transparência dos gastos do Governo será rotina, e mais que rotina ela será total, plena, sem ardil nem artifício, e as contas públicas todas, todos os pagamentos com recursos do Estado muito em breve, logo que tecnicamente possível, pois a decisão política está tomada agora, estarão disponíveis na moderna ferramenta de controle social, a Internet.

Iremos ao extremo na transparência, porque aceito o desafio: nada, rigorosamente nada teremos a ocultar ou esconder, e aceitaremos de bom grado as eventuais críticas às nossas opções administrativas, posto serem falíveis as escolhas humanas, mas, posso assegurar, nunca recenderão o odor podre do azinhavre do dinheiro público mal usado ou mal ganho.

BARREIRAS A TRANSPOR

São grandes as barreiras a transpor. A Governadora do Estado tem como tarefa inicial agregar aliados a seus esforços. É preciso modernizar também politicamente o nosso grande Rio Grande do Norte, dilacerado pela desunião inconseqüente e pela disputa partidária que extrapola os limites da boa prática democrática, deixando por rastro a marca infame e retrógrada de terra arrasada, e fazendo frutificarem práticas políticas obsoletas, atraso nos métodos administrativos, processos de decisão marcados pelo mofo do ultrapassado e do ineficaz.

Neste grande esforço de modernização, o Governo conta com a parceria indispensável do funcionalismo público do Estado. Os nossos servidores terão a seu lado a Governadora e o Governo, para juntos implantarmos a cultura do planejamento das ações administrativas, a partir dos instrumentos constitucionalmente instituídos, o Plano Plurianual, as Leis de Diretrizes Orçamentárias e os Orçamentos Anuais.

Com este compromisso de previdente e responsável planejamento, será possível manter equilíbrio fiscal, chamando o funcionalismo a participar de uma gestão de resultados, disseminando boas práticas de gestão, profissionalizando, com treinamento adequado, a gestão orçamentária e os processos de licitação, dando-lhes total transparência pelo uso de meios eletrônicos para as compras e contratação de serviços pelo poder público. Esta profissionalização passa pela efetiva redução dos cargos de confiança, e o preenchimento dos estritamente necessários pelo critério do mérito, a par de política de vencimentos orientada pelo alcance de metas.

Quanto a este ponto, não posso deixar de registrar meu inconformismo diante das graves disparidades hoje existentes na política de remuneração do serviço público, quando categorias com a exigência da mesma qualificação profissional e acadêmica recebem até dez vezes menos que outras, só por terem estas maior poder de reivindicação e imposição.

Nos estritos limites das faculdades legais, empenharei esforço contínuo para afastar de nosso serviço público a injustiça de tamanha desigualdade.
 

POTENCIALIDADES ECONÔMICAS

O Estado, e esta não é uma mera figura de retórica, Senhora Presidente, tem potencialidades econômicas extremamente pujantes. Sua posição de ligação estratégica entre continentes e regiões, terras e costas comprovadamente adequadas à lavoura de culturas nobres e aquicultura, comprovada vocação turística, fonte de modernas formas de energia renovável, tudo clama por eficiência administrativa na identificação de opções novas de esforço para o desenvolvimento.

Estas opções passam por uma primeira e básica preocupação: o atendimento à demanda de emprego da população. Os setores primário e terciário da economia são as vias mais imediatas para a equação deste grave problema dos nossos tempos de globalização e automação. A agricultura familiar, o agronegócio e os serviços estão aqui com intensa disponibilidade de incremento, com tradição comprovada e novas experiências bem sucedidas.

Há demandas sociais tão importantes e urgentes quanto a efetiva e imediata exploração de nossas potencialidades econômicas.

SAÚDE PÚBLICA

A saúde pública no Rio Grande do Norte clama por socorro e remédio. Como registrei no meu Plano de Governo, entregue à Justiça Eleitoral quando do registro de minha candidatura, a rede pública de saúde deve ser lugar de acolhimento, e não de rejeição.

O cenário de desumanização da saúde não se harmoniza com o montante expressivo de recursos alocados ao Estado pelo Sistema Único de Saúde – SUS -, o que evidencia grave distorção gerencial de todo o aparato de saúde pública no Estado.

Governadora e médica, sei que contarei com a abnegação dos médicos e demais profissionais da saúde para a racionalização da gestão do sistema, dando-lhe a eficiência que pode gerar cada real disponível.

Não se pode ocultar, porém, que a saúde pública se debate na impotente luta contra a doença por falta de mínimo cuidado com a prevenção.

A tal propósito, basta referir a extrema precariedade da rede de esgotamento sanitário no Estado. Se de 2003 a 2008 tivemos um incremento de apenas 2% de acesso da população à rede de esgoto, bem se vê dever ser esta uma absoluta prioridade do novo Governo.

EDUCAÇÃO

Quanto à educação, quadro não menos desolador. As avaliações do Ministério da Educação só nos deixam uma triste certeza: a educação pública no Rio Grande do Norte só não pode piorar.

Vamos devolver o aluno à sala de aula, e, não só, vamos devolvê-lo ao estudo, e para isso vamos convocar o magistério estadual para liderar um grande pacto, em que se vão envolver Governo, alunos, professores, familiares, toda a sociedade.

A liderança deste processo, como disse, será do magistério em todos os seus níveis, e a Governadora conhece o desalento dos professores estaduais, face ao crônico processo de descaso a que os Governos têm submetido a escola pública.

Aos professores estaduais, aos quais convoco desde já com insistência, quero especialmente reiterar que a sociedade, por sua manifestação eleitoral, atribuiu valor à credibilidade da Governadora que decidiu eleger. Esta credibilidade como valor, fruto de obstinada dedicação à causa pública por mais de vinte anos, empenho agora publicamente: a educação pública no Rio Grande do Norte vai superar seu próprio desafio, e dar o salto de qualidade que dela a sociedade espera.

Sem ufanismo estéril, certamente esta nossa credibilidade está trazendo pioneiramente para a nossa equipe importantes quadros de nossa Universidade Federal, mestres ilustres que aceitaram dividir conosco e com o magistério estadual a urgente missão de resgatar a dignidade da escola pública do Rio Grande do Norte.

A estes quadros novos, com a força de ideais renovadores, tenho certeza de que em breve se juntarão não menos ilustres mestres da nossa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN -, da Universidade Federal Rural do Semi Árido – UFERSA, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRNs, e das demais Instituições que conosco se disponham a salvar do naufrágio eminente a educação de nossos jovens.

Estes dois graves problemas, Senhores Deputados, Senhoras Deputadas, embora mereçam imediata e total atenção, não são os únicos com os quais nos devemos defrontar desde logo.

CULTURA

O resgate da educação tem um instrumento de grande valia, qual seja a valorização de nosso patrimônio cultural e legado histórico. O incentivo à produção artística, em todas as suas formas, não será apenas o ensejo do justo e necessário laser para todos, mas especialmente o fomento da atividade criadora, com equipamentos adequados, cujo efeito multiplicador é de comprovada evidência.

Um esforço de ação na área da cultura não pode ficar em casas de tijolo e cal, mas sem alma, sem gente, sem artista: precisamos fazer arte e preservar cultura, e mais este desafio haveremos de enfrentar e vencer.

TURISMO

Já me havia referido há pouco à vocação turística do Estado, mas não podemos de, com amargura, deixar de reconhecer que neste campo estamos vivendo certa estagnação, com riscos de perdemos terreno para os demais Estados do Nordeste.

É preciso reposicionar o Rio Grande do Norte como destino turístico, e aqui, mas uma vez, temos de falar e pensar em resgatar, restaurar, refazer, inovar.

Esta premência de inovação no trato do turismo se torna aguda quando sabemos que instituições de crédito nacionais e internacionais têm recursos disponíveis para as cidades sede da Copa do Mundo de 2014.

Com toda urgência vamos convidar os empresários do setor, os hoteleiros e agentes de viagens, os trabalhadores que têm direto e diário contato com o turista, para definirmos estratégias e elegermos projetos para o salto de desenvolvimento do turismo no Rio Grande do Norte.

Fechando estas referências à educação, cultura, laser e turismo, tudo tem a ver com a necessidade de forte incentivo às atividades esportivas em nosso Estado. Na escola, nas competições amadoras, nas academias públicas polivalentes para a prática de esportes, exercícios físicos e laser, a ação do Governo deve ser prioritária e permanente, como questão de saúde pública, educação e bem estar dos jovens, idosos e da população em geral.
 

(IN)SEGURANÇA PÚBLICA

Falava há pouco de turismo, e logo nos assalta o temor da insegurança pública.

A Governadora do Estado reconhece o esforço dos que trabalham na área de segurança do Estado, notadamente a Polícia Militar e a Polícia Civil. O aparato policial, todavia, precisa de meios, recursos, armas, homens. Não é possível prevenir o crime sem investimentos maciços em inteligência e contra inteligência, o que demanda pessoal altamente qualificado, e equipamentos de tecnologia de ponta, além de homens em número proporcional à população, conforme padrões internacionais, devidamente equipados para enfrentar e vencer a bandidagem violenta e arrogante.

No mesmo passo, não é possível combater o crime, e punir culpados, sem polícia judiciária dotada de homens e equipamentos de última geração, para domar a ousadia crescente dos que, marginais da lei, infernizam as famílias, os lares, os trabalhadores, o indefeso, o inocente.

A sensação de impotência diante do crime dói. E compartilhando dessa dor de quantos já se defrontaram com a violência, o Governo do Estado tem uma convicção: este grave problema nacional só pode ser equacionado com investimentos pesados do Governo Federal, de resto o guardião da paz no território nacional, responsável pelo combate ao tráfico de drogas e armas, e que será chamado, com altivez e determinação, a colaborar conosco para restaurarmos a perdida segurança pública em nosso Estado.

EMPREGO E RENDA

Tem-se dito, e não se pode negar alguma verdade ao argumento, que remédio para a segurança pública é erradicação da pobreza, oferta de emprego, trabalho e renda. O Estado não vai ficar alheio ao desafio de estimular novas e mais promissoras oportunidade de trabalho para jovens e adultos.

Alguns pontos podem ser desde já sumariados: ampliação e integração dos meios de transporte; oferta confiável de energia, inclusive gás natural ao interior, de forma a possibilitar a regionalização da atividade industrial; abastecimento de água, com aproveitamento dos grandes reservatórios e construção de outros, alguns, de suma importância, há muito adiados, e efetiva ampliação da rede de adutoras; esgotamento sanitário como absoluta prioridade, não só como exigência de saúde pública, mas também como imposição de preservação ambiental e atração de investimentos de produção econômica; formação profissional e qualificação técnica; racional política tributária de incentivos.

É certo que muitos destes empreendimentos são de responsabilidade do Governo Federal. O Estado, porém, precisa não só reivindicar com altaneira insistência, mas especialmente desenvolver argumentação técnica consistente, expondo e comprovando a indispensável integração de tais empreendimentos ao processo de desenvolvimento nacional.

O apoio à pecuária passa pela estabilidade do atual Programa do Leite. A improvisação não é benéfica ao Programa, que precisa ser executado com integração de seus dois elementos: a assistência à população carente, notadamente à nossa infância, e a produção leiteira, que precisa ser racionalizada em termos de fluxo economicamente viável, inclusive nas entressafras, e adequada logística de transporte para as áreas mais necessitadas.

A segunda fase do projeto de irrigação do Baixo Assu, com sua regularização fundiária, é inadiável. Inadiável também um plano de manejo e irrigação, com o aproveitamento dos outros grandes reservatórios do Estado, a começar pela barragem de Santa Cruz, entre o Vale e a Chapada do Apodi.

Concluir e pôr em funcionamento o Terminal Pesqueiro Industrial de Natal integrará definitivamente o Estado à cadeia produtiva da pesca de alto mar. Com o mesmo propósito, é urgente programar a construção, também em Natal e no estuário do Potengi, do Terminal Pesqueiro Artesanal, com amplas possibilidades de agregar mão de obra a esta atividade produtiva.

Atrair investimentos privados para o Estado, especialmente no setor industrial, será missão essencial e permanente do Estado, e compromisso de honra, garra e fé da Governadora e sua equipe.

A propósito, e dentro desta vertente de raciocínio, no que depender do novo Governo a realização da Copa do Mundo em Natal será fato, pois todo esforço faremos para cumprir pontualmente as exigências dos organizadores, nada obstante os atrasos já verificados até hoje.

RACIONAR CUSTOS E DESPESAS

Malgrado as atuais e sérias dificuldades financeiras do Estado, agravadas dramática e publicamente nos últimos dias, uma gestão pautada pela responsabilidade e pela probidade dará como resultado, em curto prazo, a ordenação das contas e o saneamento financeiro do Tesouro.

Nossa prática administrativa será de racionalizar não só custos e despesas, mas até idéias e projetos, definindo o que for prioritário, para termos um estoque de iniciativas, prontas a serem deflagradas quando surgirem oportunidades de financiamentos.

Para isso, a inteligência do Rio Grande do Norte terá de estar disponível, e nossas instituições universitárias e de pesquisa, públicas e privadas, serão chamadas a colaborar intensamente.

Os recursos federais têm estado disponíveis, mas o Estado deles não se tem aproveitado devidamente. Ora são detalhes burocráticos ou de projetos, perfeitamente superáveis, que entravam a liberação; ora é o mínimo de contrapartida, para a qual não se dá a prioridade necessária.

A Governadora pessoalmente estará presente nos agentes federais, especialmente a Caixa Econômica e o BNDES, assenhorando-se da situação de cada projeto ou programa, cobrando providências, fixando metas e prazos para a equipe do Governo.

Este bom e profícuo relacionamento com o Governo Federal, no que depender da Governadora do Estado, será rotina constante. Nada afasta o Rio Grande do Norte da Presidenta Dilma Rousseff, pois não atinge o interesse público a eventual divergência de filiação partidária entre os governantes do momento.

E porque assim pensa a Governadora, confia plenamente que o Estado haverá de contar com a especial atenção da Presidenta da República hoje também empossada, a quem o Rio Grande Norte manifesta seu respeito e a expressão de sua justificada confiança.

É HORA DE TRABALHAR

Não pretendi expor um programa de Governo. Falei, com a alma aberta, de propósitos e sentimentos. O que posso afirmar e reafirmar é: eis-me aqui disponível e pronta para servir. Não basta, é certo. Mas nas limitações de minha capacidade é o melhor e tudo que tenho para oferecer à minha gente.

É hora de trabalho. E trabalho só dá fruto se for partilhado.

Partilho meu esforço com todos os potiguares, e com os brasileiros e estrangeiros que aqui vivem e trabalham. De todos espero a contribuição da crítica construtiva, e o incentivo justo ao acertado, para que se torne fértil com outros e novos acertos.

Partilho a luta diária pela causa pública, que hoje reinicio, com a minha família, de quem nunca faltou a renúncia, o estímulo, o conselho, o carinho: Carlos Augusto, companheiro, amigo e constante parceiro em nossa determinação comum de, com dignidade, servirmos ao Rio Grande do Norte; meus filhos, Karla, Marlos, Lorena e Carlos Eduardo, orgulho da mãe, que, malgrado as naturais dificuldades, tenta dividir-se na dedicação ao serviço público e na retribuição incondicional à afeição filial; os netos, que já dão alegria a algumas amarguras da vida; meu querido pai, Clovis, cujo legado de honra busca preservar incondicionalmente a filha Governadora, junto à saudade sem fim nem trégua da mulher que me marcou vida e me moldou a alma, Conchecita, minha mãe.

Anuncio o propósito de união, não a união covarde dos que temem lutar, mas a união verdadeira, forças somadas dos que do passado só colhem o melhor, deixam no olvido do tempo divisões, intrigas, conflitos gratuitos e estéreis, e se arremetem corajosamente para o futuro de resgate, restauração e progresso do Rio Grande do Norte.

Aos norte-rio-grandenses de fé, católicos, irmãos evangélicos, espíritas, crentes de todas as denominações e credos, e a todos os homens e mulheres de boa vontade, convido a um instante de oração, conforme a convicção e o sentimento de cada um. Na minha fé, invoco a proteção de Deus, a intercessão permanente de Santa Luzia de minha Mossoró sempre amada, da Virgem da Apresentação, padroeira desta Natal que, de coração, adotei como minha, para pedir ao Senhor de todas as bênçãos. Luz, força, sabedoria e coragem.

Viva o Rio Grande do Norte

Viva o povo potiguar.

Começa aqui a mudança, a transformação, o fazer acontecer, o Novo Rio Grande do Norte. Que Deus nos abençoe!

Acaba solenidade de posse de Rosalba e Robinson

A governadora Rosalba Ciarlini terminou o seu discurso de posse no Teatro Alberto Maranhão.

Após o término do discurso, a presidente da sessão, deputada Márcia Maia, desjou sorte a Rosalba e ao vice-governador Robinson Faria.

Em seguida, convocou os presentes para ouvir a execução do Hino do Rio Grande do Norte.

Após a execução do Hino do RN, Márcia Maia encerrou a sessão.

Agora, Rosalba e Robinson seguem para o Palácio da Cultura, onde haverá a transmissão do cargo pelo ex-governador Iberê Ferreira.

Após a transmissão de cargo, Rosalba deverá proferir um novo pronunciamento para público presente em frente ao Palácio da Cultura. 

Governadora faz seu primeiro pronunciamento

A governadora Rosalba Ciarlini faz neste momento o seu primeiro pronunciamento como governadora do Rio Grande do Norte.

Num discurso longo, Rosalba pontua seu pensamento em relação a temas como educação, saúde, segurança pública, pecuária, agricultura, recursos hídricos, copa de 2014, emprego e geração de renda.

A governadora também aborda a situação financeira do Estado, destacando a desordem nas finanças provocada pelo governo de Iberê Ferreira.

Márcia Maia decreta empossados Rosalba governadora e Robinson Faria vice-governador

Fotos: João Gilberto
Márcia Maia decreta empossados Rosalba governadora e Robinson vice-governador


A governadora Rosalba Ciarlini e o vice-governador Robinson Faria acabam de fazer o juramento de posse.

Depois dos juramentos, a deputada Márcia Maia, na condição de presidente da Assembléia Legislativa, decretou empossados Rosalba Ciarlini governadora e Robinson Faria vice-governador.

Termo de posse

Em seguida, o deputado Ricardo Motta, primeiro secretário da Assembléia, leu o termo de posse.

Inicialmente, assinou o termo de posse Rosalba Ciarlini.

Em seguida, foi a vez de Robinson assinar o termo de posse.

Bandeira e Constituição

A deputada Márcia passou a presidência para o 1º secretário, Ricardo Motta, e entregou a Bandeira do RN e a Constituição Federal  à governadora Rosalba Ciarlini e ao vice-governador Robinson Faria.
Rosalba recebeu a Constituição de Márcia Maia...
...Que em seguida fez a entrega da Carta Magna do Brasil a Robinson

Acontece agora posse de Rosalba e de Robinson no TAM

Fotos: João Gilberto
Acontece neste momento, no Teatro Alberto Maranhão, a solenidade de posse da governadora eleita Rosalba Ciarlini e do vice-governador eleito Robinson Faria. Solenidade está sendo presidida pela deputada Márcia Maia, presidente da Assembléia Legislativa.

Estão presentes várias autoridades, os 24 deputados estaduais, deputados federais, senadores José Agripino e João Faustino, auxiliares do futuro governo, familiares dos empossados e convidados.

As dependências do Teatro Alberto Maranhão estão lotadas.

Antes do início da solenidade, a deputada Márcia Maia designou uma comissão formada pelos deputados estaduais José Dias, Getúlio Rego, Raimundo Fernandes e Gustavo Carvalho para recepcionar a governadora eleita Rosalba Ciarlini e o vice-governador Robinson Faria.

Lula transmite faixa presidencial a Dilma

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva transmitiu a faixa presidencial para Dilma Rousseff às 16h49 deste sábado (1º), no parlatório do Palácio do Planalto.
Após a transmissão da faixa, foi tocado o Hino Nacional e Lula deixou o parlatório.
O agora ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz a tramissão da faixa
presidencial Dilma Rousseff no parlatório do Palácio doPlanalto

"Luta obstinada" será contra pobreza, diz a presidenta Dilma Rousseff em seu discurso de posse

Fotos: Joel Silva/FolhaPress
Dilma assina termo de posse como nova presidente do Brasil


A presidente da República, Dilma Rousseff, afirmou, em seu discurso de posse neste sábado (1) no Congresso Nacional, que "a luta mais obstinada" do novo governo será "a erradicação da pobreza extrema e a criação de oportunidades para todos".

"Não vou descansar enquanto houver brasileiros sem alimentos à mesa", declarou.

Antes, no início da fala de cerca de 40 minutos pontuada por alguns momentos de emoção, a presidente disse que terá como "compromisso supremo" durante o mandato "honrar as mulheres, proteger os mais frágeis e governar para todos".

Ela reafirmou a defesa da liberdade de culto e de imprensa, disse que a corrupção "será combatida permanentemente" e que estende a mão aos partidos de oposição. "A partir deste momento, sou a presidente de todos os brasileiros", declarou.

Dilma fez menção aos companheiros de militância de esquerda nos anos de regime militar: "Divido com companheiros de luta que tombaram no caminho essa conquista e rendo a eles minha homenagem."

Mulheres, Lula e Alencar
Dilma abriu o discurso saudando as autoridades presentes e em seguida destacando a condição de mulher.

"Pela primeira vez, a faixa presidencial cingirá o ombro de uma mulher", afirmou, interrompida por aplausos.

A presidente disse que a eleição dela significou "abrir portas para que muitas outras mulheres, no futuro, possam ser presidentas".

Em seguida, agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem sucede, e prestou uma homenagem "ao nosso querido vice-presidente José Alencar", que, internado em um hospital de São Paulo, não compareceu à posse.

Sobre Lula, disse que é o "presidente que mudou a forma de governar e levou o povo brasileiro a confiar no futuro". Sobre Alencar, afirmou que é um "exemplo de coragem e amor à vida".

Economia
Dilma abordou o momento econômico pelo qual passa o país, afirmando que "vivemos um dos melhores períodos da vida nacional", destacando o fim de "um longo período de dependência do FMI [Fundo Monetário Internacional]".

"Reduzimos a nossa dívida social, resgatando milhares de brasileiros da tragédia da miséria e ajudando outros a alcançar a classe média, mas sempre é preciso buscar mais", declarou.

E continuou: "Só assim poderemos provar aos que lutam para sair da miséria, que, com a ajuda do governo, eles podem deixar a miséria."

A presidente destacou a necessidade de reformas "para fazer avançar nossa jovem democracia, fortalecer o sentido programático dos partidos e fortalecer as instituições".

Segundo ela, "para dar longevidade" ao crescimento, será necessário manter a estabilidade de preços. Para a presidente, é "inadiável" um conjunto de medidas que modernize o sistema tributário

Ela defendeu a valorização do parque industrial brasileiro e o estímulo à exportação."O apoio aos grandes exportadores não é incompatível com a agricultura familiar e as pequena empresas", afirmou.

Sobre as disputas comerciais com outros países, afirmou que o governo dela não tolerará o protecionismo. "Não faremos a menor concessão ao protecionismo dos países ricos", declarou.


Copa e Olimpíada
De acordo com a presidente eleita, os investimentos previstos para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olímpíadas de 2016 serão feitos com o objetivo de gerar "ganhos permanentes". "É preciso melhorar o transporte aéreo para a Copa e os Jogos Olímpicos", exemplificou.

Educação
Ao falar de educação, Dilma procurou valorizar a figura do professor. Disse que só existirá ensino de qualidade "se professores forem tratados como as verdadeiras autoridades da educação, com formação continuada, remuneração adequada e sólidos compromisso com a educação dos jovens".

Ela também destacou que pretende acelerar a criação de "milhares" de vagas e estender a experiência do ProUni para o ensino médio e profissionalizante.

"Nas últimas décadas o Brasil universalizou o ensino fundamental, mas é preciso melhorar a qualidade", afirmou.

Saúde
Dilma afirmou que acompanhar "pessoalmente" as ações do governo na área de saúde.

"Vou usar a força do governo federal para acompanhar a qualidade do serviço prestado", declarou a presidente, que anunciou que fará parcerias com o setor privado.

Segurança
Dilma destacou no discurso o exemplo das ações nas favelas do Rio de Janeiro ao falar sobre segurança. "O estado do Rio mostrou o quanto é importante a ação coordenada das forças de segurança", afirmou.

Ela afirmou que buscará maior capacitação em inteligência e controle das fronteiras e reiterou o compromisso de campanha do combate às drogas, principalmente o crack, "que aflige muitas famílias brasileiras".

Pré-sal
Sobre as descobertas das jazidas de petrólo na camada pré-sal, afirmou que terá "a responsabilidade de transformar a riqueza de pré-sal em poupança de longo prazo".

"Estamos vivendo apenas o início de uma nova era, Pela primeira vez o Brasil vê a chance de se tornar uma nação desenvolvida", disse.

Cultura
"Vamos investir em cultura, amplainado a produção e o consumo em todas as regiões, expandindo a exportação de nossa música e literaratura."

Meio ambiente
"Considero uma missão sagrada do Brasil mostrar ao mundo que é possível crescer aceleradamente sem destruir o meio ambiente. Seremos os campeões mundiais de energia limpa, o etanol e as energias alternativas terão grande estímulo."

Política externa
"Nossa política externa estará baseada nos valores clássicos da diplomacia brasileira, entre eles a defesa dos direitos humanos e do multilateralismo."

Guimarães Rosa
A presidente encerrou o discurso fazendo referência a trecho de um poema do - como ela - mineiro Guimarâes Rosa:

"O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

Fonte: Portal G1

Vereador Edivan Martins toma posse na tarde hoje na presidência da Câmara Municipal de Natal

Logo mais, às 15h, o vereador Edivan Martins irá tomar posse na presidência da Câmara Municipal de Natal.

Edivan substitui ao colega Dickson Nasser para um mandato de dois anos, já que foi extinto o instituto da reeleição da mesa diretora da Câmara.

Uma das missões de Edivan será melhorar a imagem do legislativo de Natal, que tem enfrentado um processo de desgaste nos últimos anos.

José Adécio vai assumir a direção da Ceasa

O deputado estadual José Adécio vai assumir a direção da Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte S/A(Ceasa).

Para o cargo a governadora eleita já havia anunciado o nome de Eledil Bessa.

Mas segundo informações chegadas ao blog, ele desistiu logo depois de ter tido seu nome anunciado alegando problemas de saúde de sua mulher.

Adécio não conseguiu se reeleger no pleito de três de outubro.

A Ceasa tem uma estrutura grande e há projetos de instalações de filias do órgão em outras regiões do Estado.

O órgão tem três diretorias:

- Diretoria Administrativa(Presidência)

- Diretoria Financeira

- Diretoria Técnica.

A Ceasa tem uma movimentação de 120 mil pessoas por mês.

Movimenta 14 mil toneladas de produtos alimentícios por mês, representando um montante de aproximadamente R$ 15 milhões.

Cuidando da saúde: Micarla de Souza transmite cargo para Paulinho Freire neste domingo

Foto: Alex Régis
A prefeita do Natal Micarla de Sousa(foto) realizará a transmissão oficial do cargo para o vice-prefeito Paulinho Freire neste domingo(2). Como anunciado no último dia 23 de dezembro, a chefe do Executivo Municipal será submetida, neste mês de janeiro, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, a cirurgia para corrigir uma cardiopatia congênita.

Por recomendações médicas, Micarla de Sousa se afastará antes do procedimento para realizar exames, administrar medicações e ficar em repouso, que será mantido também após a cirurgia.

Antes disso, participa, neste sábado(1º), das posses do novo presidente da Câmara Municipal do Natal, vereador Edivan Martins, e da governadora eleita Rosalba Ciarlini.

Medidas administrativas

Uma série de medidas administrativas a serem adotadas durante sua ausência foram encaminhadas pela prefeita Micarla de Sousa nos últimos cinco dias.

Entre elas a redução de despesas com cortes nos custeio, contingenciamento de parte do orçamento de 2011 e intensificação dos trabalhos de limpeza urbana da cidade, bem como recuperação de avenidas e início da Operação Verão 2011, envolvendo todas as secretarias.

Micarla de Sousa está designando planos de trabalho para cada uma das pastas municipais delegando metas para os secretários titulares durante os próximos 30 dias. As solicitações da prefeita serão acompanhadas de perto pelo futuro prefeito em exercício, Paulinho Freire.

Saúde

Em exames realizados entre os dias 17 e 20 deste mês, em São Paulo, foi diagnosticado que a prefeita Micarla de Sousa(foto) sofre de um problema cardíaco chamado cientificamente de forame oval patente, uma abertura que ocasiona a comunicação indevida entre os átrios do coração, e possibilita a ocorrência de trombos venais ou espasmos que podem chegar ao cérebro, rins e membros inferiores.

Na cirurgia, que vai durar cerca de 2h30, será colocada por meio de um cateter uma prótese para fechar essa abertura no coração.

A prefeita de Natal aguarda ainda a definição da data do procedimento cirúrgico, que deverá ser realizado entre os dias 11 e 15 de janeiro de 2011, dependendo dos resultados dos exames pré-operatórios.

Fonte: Assecom/Prefeitura

Dilma Rousseff assume o Brasil

Foto: Divulgação
A ex-ministra Dilma Rousseff(foto) será empossada neste sábado (1º) presidente da República. Dilma será a primeira mulher a assumir o cargo.

Ele receberá a faixa presidencial de seu antecessor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, logo após assinar o termo de posse no Congresso Nacional.

Dilma vai percorrer a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em carro aberto, ao lado de Paula, a filha única.

Divorciada, 63 anos, Dilma iniciou sua militância política no movimento estudantil durante a ditadura militar. Foi presa política e torturada. Ela iniciou sua vida pública no Rio Grande do Sul, onde foi secretária estadual.

No governo do presidente Lula, foi ministra de Minas e Energia e, depois, da Casa Civil, em substituição a José Dirceu, que deixou o cargo devido ao escândalo do mensalão – suposto esquema de pagamento a parlamentares em troca de apoio ao governo.

A cerimônia

A cerimônia de posse de Dilma vai ter início às 14h15, quando a presidente eleita inicia desfile em carro aberto – um Rolls Royce conversível – da Catedral de Brasília até o Congresso Nacional.

O vice, Michel Temer, vai com a mulher num Cadillac de 1968. O percurso é todo na Esplanada dos Ministérios e deve durar 15 minutos.

Caso chova, Dilma seguirá em carro fechado. A comitiva será acompanhada por carro de imprensa, segurança e cavalaria.

Ao todo, 36 agentes da Polícia Federal fazem o percurso a pé com a comitiva. A escolta de segurança será composta por muheres.

O TRAJETO DA CERIMÔNIA

14h

CATEDRAL DE BRASÍLIA
O cortejo pela Esplanada dos Ministérios começa na catedral. Dilma embarca em carro aberto, que desfilará pela faixa central do Eixo Monumental. Será acompanhada por sua filha, Paula

O CARRO USADO NO CORTEJO
O Rolls Royce conversível, modelo Silver Wraith, ano 1952, foi doado pela rainha da Inglaterra em 1953 a Getúlio Vargas

14h30

CONGRESSO NACIONAL
Dilma e Temer chegam ao Congresso. Desembarcam em frente à rampa principal e são recebidos pelos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, Marco Maia

RAMPA DO CONGRESSO
Os três cruzam a passarela inferior, entram pelo Salão Negro e seguem para o plenário da Câmara dos Deputados

PLENÁRIO DA CÂMARA
Dilma e Temer fazem o juramento constitucional e assinam o termo de posse. É executado o Hino Nacional e, em seguida, Dilma discursa

RAMPA DO CONGRESSO
Presidente segue para a rampa, onde acompanha nova execução do hino. Após salva de OU tiros de canhão, ela passa as tropas em revista

16h30

PALÁCIO DO PLANALTO
Dilma e Temer chegam à sede do governo, onde ocorre a troca da faixa presidencial, a nomeação dos novos ministros e o pronunciamento à população

RAMPA
Presidente eleita e vice sobem a rampa. No alto os aguardam o presidente Lula e a primeira dama, Marisa Letícia

PARLATÓRIO
Presidente e vice fazem pronunciamento à população

PARLATÓRIO
Lula, Dilma e Temer vão para o parlatório, onde ela recebe a faixa presidencial, símbolo da transferência de poder

SALÃO LESTE
Presidente e vice cumprimentam as autoridades estrangeiras presentes e posam para fotos oficiais

RAMPA
Dilma acompanha Lula até o alto da rampa, onde se despedem. Na descida do ex-presidente, será tocado o "Tema da Vitória", que celebrava vitórias de Ayrton Senna na F1

SALÃO NOBRE
Dilma assina nomeações dos novos ministros.

Fonte: Portal G1 e Folha de S.Paulo

A cerimônia de posse de Rosalba e Robinson

Foto: Divulgação
Teatro Alberto Maranhão estará lotado para a posse da governadora eleita Rosalba Ciarlini


Mais de mil pessoas devem assistir hoje à posse da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM) e seu vice, Robinson Faria (PMN). A cerimônia acontece às 18h, no Teatro Alberto Maranhão, na Ribeira e será cheia de inovações, segundo o chefe do Cerimonial da Assembleia Legislativa, José de Pádua Martins.

Desde a arrumação do plenário à escolha das músicas que irá recepcionar os convidados, muitas novidades estão previstas para o momento.

Devem passar pelo tapete vermelho do TAM as autoridades do Legislativo, Executivo e Judiciário do Estado, além dos familiares e amigos dos gestores que serão empossados.

Na recepção, música para recepcionar o público que irá ocupar as cadeiras, galerias, camarotes e o jardim do Teatro para assistir a posse. Do lado de fora do Teatro, mais 300 pessoas vão acompanhar a cerimônia através de um telão.

Para a ocasião, Rosalba vestirá um tailleur de cor pérola, com detalhes de renda, figurino desenvolvido pela filha da gestora, Lorena Ciarlini, que é estilista e fez questão de vestir a mãe para a posse.

Na recepção do Teatro, o som dos violinos da Orquestra Jovem de Goianinha irá embalar os convidados. Para a imprensa, a organização do evento separou corredores das laterais da passagem principal, onde deverão ficar cinegrafistas, fotógrafos e repórteres.

Na subida para o salão nobre, cadetes da Polícia Militar estarão a postos para receber as autoridades.

Mesa principal

Na mesa principal estarão a presidente da sessão, a deputada Márcia Maia (PSB), a governadora Rosalba e o vice-governador Robinson Faria, além do presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Rafael Godeiro, a prefeita Micarla de Sousa (PV), o primeiro e segundo secretários da Assembleia, os deputados Ricardo Motta (PMN) e Raimundo Fernandes (PMN), respectivamente.

Além dessas autoridades, há lugares na mesa para os senadores Garibaldi Alves Filho (PMDB) e José Agripino Maia (DEM) e os oito deputados federais da bancada potiguar.

No plenário, estarão os 24 deputados estaduais. Nos camarotes ficarão os desembargadores, juízes, militares, prefeitos, presidentes do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), entre outras autoridades.

Juramento à Constituição

Depois que todos estiverem acomodados em seus lugares, será dado início à cerimônia, conduzida pela atual presidente da Assembleia Legislativa, Márcia Maia. Ela designará uma comissão de parlamentares que conduzirá a governadora e o vice-governador eleitos ao palco.

Logo depois, os presentes ouvirão o hino nacional, interpretado pela cantora Alzeny Neto, do Quarteto de Cordas Opus.

Rosalba e Robinson prestarão juramento à Constituição e assinarão o termo de posse - que será lido pelo primeiro secretário da mesa diretora da Assembleia, o deputado estadual Ricardo Motta (PMN) - além de receberem das mãos dos cadetes a bandeira do Estado.

Primeiro pronunciamento

A governadora fará seu primeiro pronunciamento e o ato se encerra com Alzeny Neto cantando o Hino do Rio Grande do Norte.

Na saída, Rosalba, já como governadora empossada, passará em revista às tropas da PM, na praça Augusto Severo.

Do Teatro, Rosalba e Robinson se encaminharão à Cidade Alta, onde o atual governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) fará a transmissão do cargo, no Salão Nobre do Palácio da Cultura, atual pinacoteca.

Fonte: Diário de Natal

Diário Oficial publica hoje a exoneração de todos os secretários do ex-governo de Iberê Ferreira

O Diário Oficial do Estado(DOE) deste sábado(1º) publica a exoneração de todos os detentores de cargos das administrações direta e indireta do ex-governo de Iberê Ferreira.

Ou seja, a partir deste sábado até a posse dos auxiliares do novo governo, prevista para a próxima segunda-feira(3), as secretarias e os órgãos da administração indireta do Estado estão vagos.

O DOE da próxima terça-feira(4) deve publicar a nomeação dos auxiliares do governo de Rosalba Ciarlini.

A posse dos novos secretários irá ocorrer segunda-feira, às 9 horas, no auditório da Secretaria de Educação do Estado.

A queima de fogos na Ponte Newton Navarro, para celebrar a entrada de 2011, foi um espetáculo lindo

A queima de fogos na Ponte de Todos Newton Navarro, para celebrar a chegada de 2011, foi um espetáculo muito bonito.

Vi tudo da varanda do meu apartamento, no Janelas do Potengi. Foram cerca de 13 minutos de fogos. Foi lindo.

Confira algumas imagens captadas pelas lentes do fotógrafo Canindé Soares:

Começa hoje a era Rosalba/Robinson

Foto: Márlio Forte
Começa neste sábado(1º) a era Rosalba Ciarlin~i/Robinson Faria


Já estamos em 2011. Logo mais, às 18 horas, começa uma nova era na política do Rio Grande do Norte.

A era Rosalba Ciarlini/Robinson Faria.

Serão, no mínimo, quatro anos de governo Rosalba, podendo se estender por oito anos, caso haja reeleição e a governadora se candidate a um novo mandato.

A era Wilma de Faria, que se foi, não deixou saudades. Os oito anos da administração Wilma pouco acrescentaram às políticas públicas do Estado. A era Wilma, enxertada por um período comandado por Iberê Ferreira, foi por demais convencional. Muito pobre do ponto de vista administrativo e político.

Vamos esperar que a era Rosalba Ciarlini/Robinson Faria seja diferente e não seja mais do mesmo, como foi a gestão Wilma de Faria/Iberê Ferreira.

Não obstante às dificuldades administrativas inerentes ao Executivo nos dias atuais, é possível fazer um governo diferente, que melhore realmente a qualidade de vida da população.

Basta que uma palavrinha seja posta em prática: GESTÃO. Sem gestão não há administração.

Torço para que a era Rosalba Ciarlini/Robinson Faria seja eivada de sucesso e que o novo governo não repita os mesmos erros e vícios das administrações passadas.

O Rio Grande do Norte quer e precisa de um governo decente.