Fotos: João Gilberto
dívidas da Cosern com Cooperativas de Eletrificação Rural
A Assembléia Legislativa poderá aprovar a instalação de uma CPI para investigar as dívidas da Companhia Energética do Rio Grande do Norte(Cosern) e as Cooperativas de Eletrificação Rural do Estado.
Proposta neste sentido será levada para o plenário da Casa pelo deputado Ricardo Motta(PMN), presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo.
A proposta foi aventada durante a realização de uma audiência pública nesta sexta-feira(21) na Assembléia.
Proposta por Ricardo Motta, audiência teve como objetivo discutir mais uma vez as dívidas da Cosern com as Cooperativas.
Desde a privatização da Cosern, em 1997, as Cooperativas de Eletrificação Rural, que foram responsáveis pela distribuição de energia no interior do Estado por muito tempo, cobram um a compensação financeira da Cosern.
Os cooperativistas alegam que a Companhia usa a estrutura construída pelas Cooperativas e não paga por isso.
“As Cooperativas de Eletrificação Rural construíram mais de 10 mil quilômetros de rede elétrica no Estado. A Cosern usa boa parte dessa estrutura e não repassa nada às Cooperativas”, protestou o presidente da Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural do Rio Grande do Norte (Fecoern), Roberto Coelho.
Um termo de acordo entre a as duas partes foi assinado em 2009, quando a Cosern pagou R$ 15 milhões à Fecoern. Esse valor, uma espécie de adiantamento de parte das dívidas, foi repassado às nove Cooperativas de Energia do Estado. Apesar do acordo assinado, a situação ainda não foi resolvida.
Roberto Coelho(foto) acusa a Cosern de chantagem. “Nós só assinamos o termo porque fomos chantageados pela Cosern. Se não assinássemos, a distribuição de energia elétrica às Cooperativas seria suspensa”, explicou Roberto Coelho.
Ele afirmou que o valor pago pela Cosern até agora não corresponde com o montante que a Companhia deve às Cooperativas.
Presente à audiência pública, o deputado federal Betinho Rosado(DEM), que membro da CPI da Energia Elétrica do Congresso, defendeu as Cooperativas de Energia.
“As Cooperativas foram responsáveis por levar energia elétrica ao interior do Estado. Quando a Cosern assumiu integralmente a distribuição de energia, passou a usar a estrutura física construída pelas Cooperativas. Por isso, as Cooperativas precisam de uma compensação financeira justa”, disse Betinho.
Além de Ricardo Motta, Betinho Rosado e Roberto Coelho, estiveram presentes ao evento o advogado Roberto Medeiros, representando a Cosern; o diretor da Arsep e representante da Aneel, Luiz Eduardo Bezerra de Farias; os deputados Poti Júnior(PMDB), Antônio Jácome(PMN) e José Adécio(DEM); além de representantes de Cooperativas e uma caravana de cooperados do interior.
Proposta neste sentido será levada para o plenário da Casa pelo deputado Ricardo Motta(PMN), presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo.
A proposta foi aventada durante a realização de uma audiência pública nesta sexta-feira(21) na Assembléia.
Proposta por Ricardo Motta, audiência teve como objetivo discutir mais uma vez as dívidas da Cosern com as Cooperativas.
Desde a privatização da Cosern, em 1997, as Cooperativas de Eletrificação Rural, que foram responsáveis pela distribuição de energia no interior do Estado por muito tempo, cobram um a compensação financeira da Cosern.
Os cooperativistas alegam que a Companhia usa a estrutura construída pelas Cooperativas e não paga por isso.
“As Cooperativas de Eletrificação Rural construíram mais de 10 mil quilômetros de rede elétrica no Estado. A Cosern usa boa parte dessa estrutura e não repassa nada às Cooperativas”, protestou o presidente da Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural do Rio Grande do Norte (Fecoern), Roberto Coelho.
Um termo de acordo entre a as duas partes foi assinado em 2009, quando a Cosern pagou R$ 15 milhões à Fecoern. Esse valor, uma espécie de adiantamento de parte das dívidas, foi repassado às nove Cooperativas de Energia do Estado. Apesar do acordo assinado, a situação ainda não foi resolvida.
Roberto Coelho(foto) acusa a Cosern de chantagem. “Nós só assinamos o termo porque fomos chantageados pela Cosern. Se não assinássemos, a distribuição de energia elétrica às Cooperativas seria suspensa”, explicou Roberto Coelho.Ele afirmou que o valor pago pela Cosern até agora não corresponde com o montante que a Companhia deve às Cooperativas.
Presente à audiência pública, o deputado federal Betinho Rosado(DEM), que membro da CPI da Energia Elétrica do Congresso, defendeu as Cooperativas de Energia.
“As Cooperativas foram responsáveis por levar energia elétrica ao interior do Estado. Quando a Cosern assumiu integralmente a distribuição de energia, passou a usar a estrutura física construída pelas Cooperativas. Por isso, as Cooperativas precisam de uma compensação financeira justa”, disse Betinho.
Além de Ricardo Motta, Betinho Rosado e Roberto Coelho, estiveram presentes ao evento o advogado Roberto Medeiros, representando a Cosern; o diretor da Arsep e representante da Aneel, Luiz Eduardo Bezerra de Farias; os deputados Poti Júnior(PMDB), Antônio Jácome(PMN) e José Adécio(DEM); além de representantes de Cooperativas e uma caravana de cooperados do interior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário