Foto: Divulgação
Os professores da rede municipal de ensino de Ceará-Mirim estão em greve desde o mês de julho.Eles reivindicam reposição salarial e melhores condições de trabalho.
Nesta sexta-feira(7) os representantes dos professores foram recebidos pelo prefeito Antônio Peixoto.
Alguns avanços foram registrados, mas a greve permanece até que as reivindicações da categoria sejam atendidas.
Em setembro, conforme compromisso assumido por Peixoto, a prefeitura fará o adiantamento de 50 por cento do 13º salário.
A prefeitura solicitará ao Ministério do Trabalho uma avaliação nas escolas da rede municipal de ensino para que se estude a legalidade e viabilidade de pagamento por insalubridade, pleiteada pelos Auxiliares de Serviços Gerais (ASGs).
Até o final deste mês, a prefeitura também encaminhará ao Sinte/RN o cronograma de execução da instalação de refeitórios nas escolas da rede municipal.
Quanto às queixas em relação ao mau funcionamento dos veículos que fazem o transporte de alunos, o prefeito e os representantes do Sinte acordaram que as reclamações serão formalizadas e enviadas à empresa prestadora do serviço para que sejam apuradas e eventuais falhas corrigidas.
Reajuste salarial - Quanto à reivindicação de reajuste de 65% nos salários, o prefeito Antônio Peixoto anunciou que vai fazer consulta ao Tribunal de Contas do Estado(TCE) sobre a possibilidade de conceder reajuste sem que a prefeitura sofra sanções e penalidades previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal.
A consulta se faz necessária porque o município atingiu o limite prudencial estabelecido pela LRF no que diz respeito a gastos com pessoal.
Os educadores também solicitam reajuste de 10% sobre os salários, de acordo com o Plano de Cargo, Carreira e Salários. O reajuste é concedido a cada três anos.
Também fará parte da consulta ao TCE outra solicitação dos educadores, a de que a prefeitura encerre a contratação de pessoal de apoio via empresa terceirizada e o faça diretamente com os funcionários.
Uma nova audiência de negociação será realizada depois que a Prefeitura receber resposta do TCE.
Os grevistas farão uma nova assembléia na próxima segunda-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário