Páginas

21 de out. de 2011

Câmara aprova em primeira discussão projeto que garante gratuidade a acompanhante de cadeirante

Foto: Elpidio Júnior
 Ney Júnior(1º à esquerda) justifica perante seus colegas projeto de lei de sua autoria


A Câmara Municipal de Natal aprovou na sessão desta quinta-feira(20), em primeira discussão, projeto de lei que garante gratuidade ao acompanhante de pessoas portadoras de deficiência, que usam cadeiras de rodas, em eventos culturais e esportivos. 

Projeto é de autoria do vereador Ney Lopes Júnior.  "O cidadão que tem algum tipo de deficiência é um cidadão como outro qualquer e muitas vezes precisa que o poder público e privado possibilitem meios para mais acessibilidade. Não há diferenças", diz Ney Júnior.

Segundo o vereador do DEM, a presença do acompanhante é para que possa ser garantido o direito de se locomover do cadeirante.  "O cadeirante só irá a qualquer espetáculo se tiver ajuda de alguém e não pode pagar em dobro em detrimento de um cidadão que tem direito", frisa o parlamentar.

Ney Júnior ressalta, no entanto, que o ingresso destinado ao acompanhante é pessoal e intransferível, para evitar o mau uso do benefício. "O ingresso do acompanhante é pessoal e intransferível. Essa medida tem objetivo de evitar má-fé por parte de pessoas que queiram se aproveitar dos cadeirantes para entrar nos eventos gratuitamente", enfatiza Ney Júnior.

O vereador lembra ainda que o projeto estabelece que os organizadores dos eventos deverão afixar cartazes indicando o número da lei e, caso haja o descumprimento ou algum constrangimentos ao acompanhante, o infrator receberá multa equivalente a 10 salários mínimos.

O projeto, que tem como coautor o vereador Assis Oliveira,  será apreciado agora em segunda e última votação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário